E se nós disséssemos que as hashtags não são a única maneira de chegar na página For You? Entenda os princípios do SEO no TikTok para fazer seu conteúdo chegar a mais pessoas – e vender mais. Leia agora em nosso artigo! 

Quando falamos em técnicas de otimização para mecanismos de busca, é fácil associar a prática com plataformas como o Google ou o YouTube. Mas, na prática, essas técnicas também podem ser aplicadas em redes sociais. E o TikTok é uma delas! 

A plataforma é uma das mais usadas em todo o mundo, incluindo o Brasil. No país, são mais de 74 milhões de usuários com mais de 18 anos, de acordo com dados da Opinion Box. A grande maioria deles (82%) acessa o TikTok ao menos uma vez por dia, enquanto 39% acessam várias vezes e 12% relatam manter o aplicativo aberto durante o dia todo. 

O TikTok chegou ao Brasil em 2018 e, desde então, se tornou um dos principais espaços para empresas que desejam alcançar mais clientes por meio das redes sociais. Informações da mesma pesquisa mostram que 42% dos usuários usam o TikTok para acompanhar marcas e empresas

A competição pela atenção do cliente nessa plataforma, no entanto, não é brincadeira. Milhares de perfis postam conteúdos todos os dias e, por isso, conhecer as bases do SEO para TikTok é a chave para destacar os seus vídeos e fazê-los chegar a mais pessoas. 

Neste artigo, e no vídeo abaixo, te ensinamos exatamente como fazer isso. Vamos começar? 

O que é o SEO para TikTok? 

O SEO para TikTok é a prática de otimizar os conteúdos para que eles sejam encontrados mais facilmente dentro da plataforma. O intuito dessa estratégia é fortalecer a marca, alcançar novos clientes em potencial e, é claro, aumentar as vendas

No dia a dia, as práticas de SEO no TikTok se assemelham bastante às que são usadas em sites e outras plataformas. Isto é, você vai precisar otimizar as palavras-chave nos conteúdos, por exemplo.

Caso esteja se perguntando: “Mas o TikTok é uma rede social, não um mecanismo de busca, certo?” A resposta vai além de um mero “sim” ou “não”. 

Enquanto o TikTok não é, necessariamente, um mecanismo de busca tradicional – como o Google, por exemplo – ele é usado para este fim por boa parte de seus usuários mais jovens. 

Uma pesquisa publicada no New York Times mostrou que 40% desse demográfico usa o TikTok e o Instagram como ferramentas de busca, mesmo para as atividades mais simples do dia a dia, como encontrar um bom restaurante. 

Dados da Opinion Box também mostram que muitas pessoas fazem buscas e descobrem novos produtos por meio da plataforma. No total, 35% dos usuários já compraram algum produto ou serviço que viram na plataforma. Enquanto isso, 43% já seguiram a indicação de alguém no TikTok para comprar algum item. 

Além disso, nós podemos ver sutis mudanças nos fatores de indexação do Google. Postagens de redes sociais não apareciam na página de resultados, mas hoje elas são indexadas mesmo para as pesquisas mais simples. Veja a imagem: 

seo tiktok

Por tudo isso, o SEO para TikTok é uma prática muito recomendada para todas as empresas que desejam aumentar o seu alcance e alcançar o sucesso nessa rede social. 

Como funciona o algoritmo do TikTok?

O algoritmo do TikTok funciona com o objetivo de personalizar a experiência de cada usuário no aplicativo. Isso acontece a partir de alguns elementos básicos.

O primeiro deles é a análise do comportamento do usuário, considerando os tipos de vídeos que ele assistiu, curtiu, compartilhou e comentou. Essa análise permite ao algoritmo entender as preferências individuais e sugerir conteúdos que provavelmente serão do interesse do usuário.

Além disso, o algoritmo leva em conta informações sobre o criador do vídeo, como popularidade, histórico de publicações e interações anteriores com seus vídeos. Dessa forma, o TikTok procura equilibrar a entrega de conteúdo entre criadores estabelecidos e novos talentos.

Outro aspecto importante é a diversidade de conteúdo. O algoritmo busca apresentar uma variedade de vídeos, evitando a repetição excessiva de um único tipo de conteúdo. Isso contribui para manter a experiência do usuário dinâmica e envolvente.

É importante destacar que o tempo de interação com o vídeo também é um fator considerado. Se um usuário assistir a um vídeo até o final, é um sinal de que o conteúdo é relevante e interessante para ele. Esse feedback é utilizado para refinar ainda mais as recomendações do algoritmo.

3 fatores de ranqueamento para SEO no TikTok

Agora que você já sabe o que é o SEO para TikTok, vamos falar um pouco sobre os fatores de ranqueamento que operam na plataforma, ou seja, as variáveis que podem impactar o posicionamento do seu conteúdo. 

💡 Esses dados foram divulgados pelo próprio TikTok, no artigo “How TikTok recommends videos #ForYou” (ou, em tradução livre, “Como o TikTok recomenda vídeos na aba Para Você”. Veja um resumo que preparamos: 

1. Interação dos usuários 

A interação dos usuários com o conteúdo é um dos principais fatores de ranqueamento para vídeos no TikTok. Isso pode variar desde os vídeos que você gostou ou salvou, até vídeos que assistiu até o fim e os vídeos que denunciou ou escolheu esconder. 

Todos esses dados são importantes, pois mostram qual a probabilidade daquele ser um bom conteúdo, ou seja, que vai agradar os usuários. 

No fim das contas, o objetivo da plataforma é fazer com que as pessoas passem o máximo possível de seu tempo navegando no TikTok. E para isso acontecer, a opinião dos usuários deve ser levada a sério. 

📲 Leia também: Como republicar vídeo no TikTok? Entenda como funciona a função “Repost”

2. Informação do vídeo 

Se você já postou no TikTok alguma vez, provavelmente sabe que o processo de upload requer o preenchimento de várias informações, como hashtags, descrição, música, efeitos e mais. 

Todos esses dados são levados em consideração na hora de determinar quais conteúdos são relevantes para o usuário e podem ser impulsionados pelos algoritmos da plataforma. 

Vídeos que têm palavras-chave relevantes em seus títulos, descrições e até mesmo na legenda, têm mais chances de performar melhor. É por isso, por exemplo, que vídeos que cobrem assuntos virais tendem a ter uma curva de alcance muito maior. 

3. Informações da conta e do dispositivo 

As configurações da conta e do dispositivo também têm seu impacto no ranqueamento dos vídeos. Essas configurações podem incluir, por exemplo, preferências de linguagem, país do usuário, tipo de dispositivo móvel usado, categorias de interesse e mais. 

Esses são fatores que, sem dúvidas, têm um menor impacto na performance de seu vídeo. No fim das contas, a qualidade do conteúdo e as interações dos usuários sempre vão prevalecer. Ainda assim é interessante levar esses fatores em consideração. 

Número de seguidores é um fator de ranqueamento no SEO para TikTok? 

Felizmente, não. O número de seguidores não é um fator de ranqueamento para o SEO no TikTok. 

Ganhar seguidores no TikTok é um objetivo comum a muitas empresas que usam a plataforma, mas aqueles que estão apenas começando vão ficar felizes em saber que este não é um fator levado em consideração na entrega de conteúdo. 

Isso quer dizer que, se você produziu um conteúdo de qualidade, que atende às necessidades do seu público, suas chances de aparecer na página For You – o feed inicial, que é personalizado para os gostos de cada usuário – é tão grande quanto a de qualquer outro criador famoso.

Como fazer SEO no TikTok?

A seguir, vamos compartilhar algumas dicas que julgamos importantes para todas as empresas que desejam investir no SEO para TikTok como forma de aquisição de clientes e aumento nas vendas. 

Veja agora!  

1. Entenda a sua audiência 

Assim como toda estratégia de SEO, o caminho para conseguir uma audiência maior começa com um estudo detalhado do seu público. Afinal de contas, como você vai produzir conteúdo para pessoas sem saber quais as suas necessidades, desejos ou dúvidas? 

Se você, como a maioria dos brasileiros, usa o TikTok diariamente, é possível que já tenha uma boa ideia do que o seu público quer ver. Se esse não é o seu caso, considere investir algum tempo nessa jornada de conhecimento. 

Observe, por exemplo, os vídeos que recebem maior engajamento dentro do seu nicho de mercado. Quais hashtags eles usam? Quais temas parecem se repetir mais? Existe algum fator em comum entre todos esses vídeos? Essas são reflexões que valem o seu tempo. 

Não se esqueça de observar os comentários também! Esses são espaços que contêm discussões e tópicos que podem ser muito úteis na hora de criar um conteúdo personalizado. 

2.  Faça uma pesquisa de palavra-chave 

Quando falamos em SEO, seja para TikTok ou qualquer outra plataforma, palavras-chave ainda são os elementos mais importantes. A busca de palavras-chave consiste na pesquisa de termos relevantes para o público que você deseja atingir. 

Nessa fase da sua estratégia, é importante considerar os diferentes tipos de se escrever sobre o mesmo tópico, assim como as palavras-chave relacionadas. 

Você pode usar uma série de ferramentas durante essa busca, mas algumas das mais usadas são o Google Keyword Planner, o Ubersuggest, o Semrush e o Ahrefs. Enquanto algumas dessas ferramentas são pagas, outras podem ser usadas gratuitamente. 

Elas mostram palavras-chave relacionadas, seu volume de busca e até mesmo o nível de competitividade para cada termo. Abaixo, você confere os resultados de palavras-chave para o termo “cuidados com o cabelo”.

seo tiktok

Vale lembrar que essas ferramentas, ainda que possam ser usadas para o SEO no TikTok, coletam informações da SERP do Google. As técnicas de SEO no TikTok são tão novas que ainda não existem ferramentas que mostram o volume de buscas específico da plataforma. 

Mas isso não deve ser um obstáculo! Existem formas de extrair palavras-chave relevantes diretamente do TikTok – e de uma maneira simples e gratuita. Estamos falando da barra de pesquisa da plataforma. 

Quando você faz uma busca dentro da rede social, a barra de pesquisa é automaticamente preenchida com alguns termos relevantes. Por exemplo, uma pessoa que busca dicas de cuidados com o cabelo vai encontrar os seguintes resultados no TikTok: 

seo tiktok

Se você quiser ir ainda mais longe na sua busca por uma palavra-chave dentro do TikTok, tente adicionar letras ao final da sua palavra-chave. Veja os exemplos: 

  • “Cuidados para cabelo a”
seo tiktok
  • “Cuidados para cabelo b”:
seo tiktok
  • “Cuidados para cabelo c”:
seo tiktok

É provável que você tenha que repetir este exercício algumas vezes até que tenha uma lista de palavras-chave relevantes para a estratégia de SEO no TikTok. Não desanime! Temos certeza de que este é um esforço que será recompensado, fazendo toda a diferença na performance dos seus conteúdos. 

Leia também: Como usar o TikTok? Aprenda a usar no seu negócio! [GUIA] 

3. Adicione essas palavras-chave ao seu conteúdo 

Uma vez que a sua lista de palavras-chave está pronta, você deve aplicar os termos em seus conteúdos. Isso inclui não só usá-los nos títulos e nas descrições, mas também nas hashtags e qualquer texto que aparece escrito na tela. 

Se você puder mencionar a palavra-chave em voz alta durante o conteúdo, melhor ainda. Os algoritmos do TikTok priorizam vídeos que mencionam as palavras-chave, a fim de garantir que o conteúdo esteja realmente relacionado ao tópico.

Nessa etapa, é importante usar também variações de sua palavra-chave, seja na descrição ou nas hashtags. Se o seu perfil é bastante focado em um único tema, considere usar uma palavra-chave forte na descrição de sua página inicial, isso vai dar aos seus visitantes uma ideia melhor do que o seu perfil trata e se eles deveriam seguir a sua página. 

4. Tenha atenção ao horário de publicação

Existem diversos estudos sobre os melhores horários para se publicar no TikTok ou em qualquer outra rede social.  Mas a verdade é que você deve identificar o melhor horário de acordo com o comportamento da sua audiência.

Isto é, em qual momento do dia  os usuários estão mais ativos dentro da plataforma e interagindo com os seus conteúdos? Saber isso é importante para você não perder a oportunidade de gerar mais engajamento para suas publicações ao aplicar as técnicas de SEO para TikTok.. 

⏰ Leia também: Qual o melhor horário para postar no TikTok?

5. Crie conteúdo de qualidade

É verdade que existem muitos conteúdos fracos no TikTok… Mas, quando falamos sobre vender pela plataforma,você não deve ignorar o poder dos conteúdos de qualidade. 

Diante disso, faça vídeos originais e que tenham uma boa edição. Isso vai te ajudar a não só chamar a atenção dos usuários, mas também mantê-los por mais tempo no perfil da sua empresa – e, se tudo der certo, interessados em comprar o que você está vendendo.

6. Use hashtags

Não poderíamos deixar de falar em mais detalhes sobre as hashtags, não é mesmo? Esses recursos já são bem conhecidos por quem vende pelas redes sociais. E, acredite, isso não é à toa…

No TikTok, as hashtags são termos precedidos pelo símbolo "#" que são utilizados para categorizar e classificar o conteúdo. Elas desempenham um papel vital na organização e descoberta de vídeos (e, consequentemente, produtos) na plataforma.

De maneira geral, as hashtags são ótimas para aumentar a visibilidade dos seus vídeos. Escolha-as com sabedoria! Use termos amplos e também específicos, a fim de se conectar mais diretamente com o seu público dentro da rede social.

#️⃣ Leia também: Confira as 105 melhores hashtags para TikTok e alavanque suas vendas.

7. Publique seus vídeos do TikTok em outras plataformas 

Uma boa estratégia na hora de impulsionar o alcance de seus vídeos do TikTok é usando-os em outras plataformas, como os blogs próprios. Esses são espaços onde a sua empresa pode mostrar toda a autoridade que tem no mercado, compartilhando informações de qualidade.

Não se esqueça de incluir a palavra-chave no título do seu artigo, assim como repeti-la algumas vezes durante o texto. Use o seu vídeo do TikTok como uma mídia incorporada para aumentar as chances de que o conteúdo apareça na SERP

8. Monitore resultados 

Toda estratégia de SEO precisa de constante monitoramento e aperfeiçoamento. Isso porque o mercado está em constante mudança, assim como o comportamento do usuário. 

O TikTok Analytics, a página de relatórios do próprio TikTok é um bom começo. Ali, você tem acesso ao número de novos seguidores, dados de engajamento com seus vídeos e mais. 

Se algum conteúdo não parece estar engajando a sua audiência ou tendo o resultado esperado, não hesite em mudar a estratégia e testar coisas diferentes. O TikTok é uma excelente plataforma para a experimentação – use isso a favor do seu negócio! 

Nós sabemos que nem sempre é fácil ter ideias para a produção de conteúdo nas redes sociais. Isto é especialmente verdade para aqueles empreendedores que não tem uma equipe focada nessa área, e precisam gerenciar tudo sozinhos. 

A inexperiência ou a falta de tempo, no entanto, não devem ser obstáculos para criar uma estratégia de conteúdo sólida. Foi por isso que criamos o treinamento Marketing de Conteúdo para Negócios

Durante as aulas, você vai aprender como criar conteúdos de valor para as redes sociais e mensurar o seu sucesso. O curso já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática! 

Para começar a estudar agora, clique aqui:

Perguntas Frequentes

O que é o SEO para TikTok?

O SEO para TikTok é a prática de otimizar os seus conteúdos para que eles sejam encontrados mais facilmente por quem usa a plataforma como ferramenta de busca. O intuito dessa estratégia é fortalecer a marca, alcançar novos clientes em potencial e, é claro, aumentar as vendas.

Quais os fatores de ranqueamento para SEO no TikTok?

De acordo com a própria plataforma, o SEO no TikTok funciona a partir de 3 fatores de ranqueamento: a interação dos usuários com o conteúdo, as informações contidas no vídeo e as configurações da conta e do dispositivo.

Como as palavras-chave funcionam no TikTok?

Palavras-chave no TikTok funcionam da mesma forma que em qualquer outra plataforma. Ou seja, elas representam termos usados com frequência para busca de tópicos e interesses. Usá-las em seus conteúdos pode ajudar a colocar o seu vídeo no topo dos resultados, trazendo mais visualizações.

Como fazer SEO no TikTok?

Primeiro, entenda a sua audiência e, depois, faça uma pesquisa de palavras-chave. Isso pode ser feito com ferramentas pagas ou gratuitas.Também há maneiras de fazer essa busca dentro do próprio TikTok. Então, adicione essas palavras-chave em seus conteúdos e monitore os resultados.