Se você produz vídeos como estratégia de marketing de conteúdo da sua empresa, já deve ter se dado conta que um bom editor de vídeo pode te ajudar muito a apresentar um conteúdo profissional para o seu público. Para te ajudar nessa tarefa, nós reunimos 29 programas de edição de vídeo gratuitos para pc e celular.

Caso você ainda não saiba, existem vários programas de edição de vídeo gratuitos e super fáceis de usar que podem ajudar você a se destacar da concorrência.

Isso porque os vídeos de produtos bem produzidos são uma forma mais interessante de  envolver o seu público e podem facilitar a decisão de compra do seu cliente.

A grande verdade é que os vídeos de produtos no Ecommerce podem aumentar bastante as taxas de conversão.

Por isso, nós fizemos essa lista com os melhores softwares gratuitos de edição de vídeo da web para você produzir vídeos profissionais para a sua marca.

Segue com a gente para conhecer cada um deles…

Programas de Edição de Vídeo gratuitos para PC

Antes de começar a lista, é importante pontuar que os editores de vídeos para PC costumam ter bem mais ferramentas do que as versões para celular.

Por isso, nós colocamos eles antes, até porque, se você pretende editar vídeos para o YouTube, por exemplo, provavelmente, eles vão te atender melhor.

Vamos lá?

1. Clipchamp

O Clipchamp é um editor de vídeo online e super fácil de usar, mesmo que você não tenha experiência com editores de vídeo. 

O editor te permite fazer o upload de arquivos do seu computador, gravar diretamente da webcam ou ainda capturar a tela do PC.

A ferramenta permite cortar, alterar a velocidade, espelhar e até retirar o áudio do vídeo. 

2. Shotcut

Outro editor simples e eficaz é o Shotcut. Ele te permite fazer uma série de ajustes bem legais em seus vídeos. 

Com o programa, é possível fazer a adição de filtros especiais como borrões, balanço de cores, modificação de brilho e modificação de saturação, utilização de recortes e muito mais...

Ainda assim, o principal ponto positivo do Shotcut é a facilidade apresentada para a utilização das suas funcionalidades.

3. Avidemux

Se você já precisou fazer pequenos ajustes e edições simples em vídeos baixados ou gravados, provavelmente já procurou um aplicativo simples e com funcionalidades para iniciantes. 

Ainda bem que esses softwares realmente existem, e uma excelente opção disponível atualmente é o Avidemux, que é voltado para quem deseja fazer pequenas correções de cor e brilho em vídeos de qualquer formato.

Além disso, o software permite fazer ajustes de subtítulos, inserção de logos e vários outros recursos parecidos.

4. Windows Movie Maker

Esse é o editor de vídeos mais conhecido por todo mundo. Além disso, o Movie Maker é uma opção descomplicada e excelente para edições simples.

Nós sabemos que o Windows Movie Maker pode até sofrer um pouco de preconceito, mas a verdade é que ele é uma grande mão na roda. 

Vale dizer que o Windows Movie Maker conta com um bom sistema de compartilhamento direto com redes sociais e serviços de armazenamento.

5. Wondershare Filmora

O Filmora tem uma interface bem bonita e leve e é um editor de vídeos que une ferramentas avançadas e filtros modernos e simples de usar. 

De uma maneira bem resumida, o Filmora permite juntar fotografias, vídeos, texto e áudio em uma só ferramenta. 

Outro destaque é para a utilização de timelines completas e que te permite saber exatamente como trabalhar com cada camada das edições. 

6. VSDC Free Video Editor

Outra opção de editor de vídeo bem simples e intuitiva é o VSDC Free Video Editor. Ele traz vários recursos bem legais para os usuários que querem mais do que apenas slideshows com suas fotografias. 

Este aplicativo conta com recursos qualificados e uma grande variedade de efeitos e filtros predefinidos,que podem ser aplicados a uma gravação ou montagem.

7. Lightworks

A versão gratuita do Lightworks é uma ótima ferramenta para quem precisa editar vídeos de um modo rápido e descomplicado.

Isso porque o grande diferencial dele está justamente na otimização para o aumento de velocidade, desde a aplicação de filtros e efeitos até a renderização dos conteúdos criados ali.

8. EaseUS Video Editor

O EaseUS Video Editor tem opções bem completas como mais de 50 transições pré-definidas e a capacidade de adicionar narração com muita facilidade.

Este editor de vídeo tem ainda diversos filtros e overlays de alto nível para que você consiga realizar suas edições sem dificuldades.

9. Filmora9

O Filmora9 está disponível para Windows e Mac. Ele se destaca por combinar ferramentas avançadas em uma interface simples de usar. 

Assim, o programa é uma boa opção para quem está começando a experimentar a edição de vídeos de forma mais profissional.

10. Hitfilm Express

Já o Hitfilm Express é outro programa com vários recursos para criar filmes com qualidade profissional. 

O software permite criar máscaras de vídeo customizadas, inserir tela verde para chroma key e até fazer animações 3D.

11. Blender

O Blender é um programa de criação 3D, mas tem um editor de vídeos integrado que é eficiente e simples de usar. 

O editor reúne ferramentas básicas, como corte e montagem, e recursos avançados, tais como máscaras e visualização da prévia em tempo real.

12. DaVinci Resolve

O DaVinci Resolve é um programa profissional de edição de vídeos. Ele faz correção de cores e pós-produção, com recursos para efeitos especiais e até edição de áudio. 

A versão gratuita deixa de lado opções mais avançadas como alguns filtros e efeitos, edição de vídeos 3D e trabalho colaborativo.

13. VideoPad

O VideoPad é uma ótima alternativa para quem não precisa de uma solução profissional.

Ele é ideal para o uso doméstico e possui mais de 50 efeitos e transições, com modelos de fácil aplicação. 

Além disso, o programa te permite exportar suas produções para o YouTube, ou até mesmo gravar no computador em formatos até 4K, com recursos para vídeos 3D e 360 graus.

14. Movie Maker Online

Se você não quer instalar um programa no computador, uma opção interessante é o Movie Maker Online. 

Uma questão a pontuar é que  o modo de uso não é dos mais intuitivos para quem já não tem experiência com editores de vídeo, de todo modo, vale a experiência.

Mas, diferente de outras opções gratuitas na web, o Movie Maker Online não inclui uma marca d’água no vídeo criado.

15. iMovie (macOS)

Esse editor já é conhecido por usuários de Mac. O iMovie continua sendo um ótimo editor de vídeos gratuito para macOS e até para iOS.

Como esperado, ele tem ótima integração com os produtos da Apple, a edição é bem fácil e há vários trailers, efeitos e transições para criar vídeos casuais.  

16. Openshot

O Openshot é compatível com Windows, Mac e Linux. A principal vantagem é que ele é totalmente open source e tem uma interface construída toda em cima do arrastar e soltar.

A diferença é que o Openshot possui mais recursos do que o iMovie, como por exemplo a mixagem de áudio, a criação de legendas 3D e muito mais.

Programas de Edição de vídeo para dispositivos móveis

Se você é daqueles que gosta de criar vídeos com o seu celular e para poder compartilhar na mesma hora, então os editores de vídeo para celular são a escolha certa para você.

É claro que o número de apps para edição de vídeos para celular cresce todo dia, mas nós fizemos questão de selecionar os melhores e gratuitos para você.

17. Adobe Premiere Clip

Um dos apps mais conhecidos do mercado é o Adobe Premiere Clip, que está vinculado ao Adobe Premiere Pro, mas funciona muito bem sozinho para quem busca como editar vídeos gratuitamente. 

O editor de vídeos permite incluir músicas salvas na biblioteca do usuário, corrigir as cores das imagens e muito mais.

18. Horizon

O Horizon é um editor de vídeos grátis simples e intuitivo.disponível para iOS e Android.

O grande diferencial dele é a possibilidade de capturar vídeos horizontalmente independentemente da posição do celular, o que garante imagens mais definidas e claras.

19. Magisto

O Magisto é um editor de vídeos que já ganhou um prêmio em 2019. Ele permite incluir fotos, vídeos, música e o que mais você quiser dentro do app.

O aplicativo possui moldes e tipos de histórias já prontos, o que facilita o processo de edição de vídeos. 

Os vídeos produzidos são de qualidade altamente profissional e excelentes para para publicações nas redes sociais.

20. FilmoraGo

O FilmoraGo é um app para edição de vídeos disponível para iOS e Android que permite incluir músicas, realizar transições de imagens e cortar vídeos. 

Também é possível aplicar temas, incluir textos e legendas.

21. InShot

Já o InShot é um aplicativo gratuito que permite que você faça vídeo com fotos. 

Disponível para Android e iPhone, ele tem uma interface simples e intuitiva e aceita montar projetos com vídeos, áudios, imagens e efeitos populares. 

InShot identifica a faixa de áudio do vídeo e permite realizar edições ou acrescentar trilha sonora a partir de músicas da biblioteca do celular.

22. iMovie

Disponível somente para iOS, o iMovie é um programa de edição de vídeo gratuito da Apple que tem recursos poderosos para criar projetos de qualidade mesmo sem conhecimento técnico de edição. 

A plataforma oferece temas para aberturas, legendas, descrições e efeitos diversos que podem ser aplicados sobre as cenas.

23. Splice

Esse aplicativo é disponível gratuitamente apenas para o iPhone e oferece ajustes diversos em imagens e ferramentas de edição avançadas. 

Além disso, os usuários podem adicionar transições, efeitos de câmera, filtros, legendas, sobreposições, ajuste de velocidade, trilhas sonoras, narração, efeitos de áudios e outros recursos profissionais.

24. KineMaster

O KineMaster é uma das opções mais completas para a adição de efeitos. À primeira vista, a interface do app pode causar estranheza devido à gama de recursos que ele possui. 

Um dos seus diferenciais fica por conta da loja de efeitos que podem ser acrescentados aos recursos do programa. 

25. FilmoraGo

Totalmente gratuito, sem marcas d'água ou limite de tempo para utilização, o FilmoraGo é uma ferramenta poderosa. 

Ele oferece todas as funções que profissionais e amadores procuram na edição de vídeo.

Facilmente usado para mesclar fotos e vídeos, adicionar filtros e transições, o aplicativo também conta com opções complexas. 

26. Vlogit

O Vlogit é um poderoso aplicativo de edição de vídeo para YouTubers e Vloggers e o melhor de tudo: é totalmente gratuito e sem marca d'água.

Com o Vlogit, você pode fazer um vídeo com música e efeitos de forma fácil e práticae ainda pode postar sua criação no YouTube ou em outras redes sociais diretamente do aplicativo.

27. PowerDirector

o PowerDirector  está disponível apenas para dispositivos com Android e é gratuito e inclui diversas funções simples de usar. 

Além de permitir a criação de vídeos em Full HD, o aplicativo te dá a opção de gravar narração e incluir efeitos especiais de filmes de ação.

28. KineMaster

O KineMaster  é, provavelmente, o mais conhecido entre os editores de vídeo para celular.

Ele suporta múltiplas camadas de áudio, vídeo, imagens e textos, além de inserir cortes precisos, sendo possível visualizar cada quadro da filmagem.

A utilização do aplicativo é simples e as possibilidades são muitas: dá para adicionar filtros, temas, fade-in de áudio, entre várias outras funcionalidades, que incluem opções gratuitas e pagas.

29.VN Video Editor

O VN Video Editor tem uma interface intuitiva, mesmo para quem não tem experiência com edição.

O programa permite adicionar música, legenda, textos, além de fotos ou vídeos em sobreposição.

Além disso, é possível cortar o filme, aplicar filtros e alterar a velocidade em diferentes trechos do clipe. 

Escolha o melhor editor de vídeo para você

Agora que você conhece 29 opções de editores de vídeo gratuitos, pode finalmente encontrar as melhores opções para o seu negócio.

O melhor de tudo é criar vídeos de forma consistente, para conseguir mais engajamento, nas suas redes sociais ou até mesmo na descrição dos produtos.

Criar vídeos profissionais vai te ajudar a captar a atenção de seu público, desenvolver a personalidade de sua marca e, claro, aumentar as suas vendas.

Aprenda a Criar um Conteúdo Encantador


Para criar vídeos que realmente impactam a sua audiência, produza um material para educar e, o mais importante, encantar o seu público com um conteúdo de valor que fique na lembrança das pessoas.

Mas se você não sabe como criar um conteúdo encantador, não se preocupe…

Pois nós temos um presente para te ajudar nisso…

É a aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Negócios.

Nessa Aula GRATUITA você vai Aprender como:

  • Produzir conteúdo de valor para o seu negócio;
  • Gerar tráfego qualificado (clientes com alto potencial de compra);
  • Aumentar a Relevância da Sua Marca;
  • Atrair, Engajar e Vender para Milhares de Clientes nas Redes Sociais;
  • Usar o poder do Instagram e do Facebook para potencializar seus resultados;
  • Terceirizar a produção de conteúdo do seu negócio (se quiser);
  • Usar ferramentas simples e gratuitas para criar conteúdo de alto alcance;
  • Potencializar o Alcance do seu negócio.

Assista à aula gratuita de Marketing de Conteúdo para Négócios agora mesmo, clicando no botão abaixo: