Seja nas redes sociais, em um site ou até mesmo nos aplicativos de mensagens, os vídeos têm se consolidado como uma das formas mais eficazes de comunicação – sobretudo na hora de vender na internet. Neste artigo, você vai aprender como usar vídeos para divulgação de produtos, com dicas, ferramentas e mais. Continue lendo!

Já parou para pensar na quantidade de vídeos que consumimos diariamente? Seja um tutorial, vlog, comercial ou unboxing, os vídeos invadiram nossa rotina e transformaram a maneira como consumimos conteúdo.

Este fenômeno não é mera coincidência ou moda passageira. O vídeo é, de fato, um meio poderoso que as empresas encontraram para se comunicar com o  público. Neste formato, é possível transmitir informações de maneira clara e envolvente, contar histórias, mostrar produtos em ação, e muito mais… 

Mais do que isso, o vídeo é uma maneira incrivelmente eficaz de promover produtos ou serviços, gerar engajamento, construir confiança e converter vendas.

Neste artigo, vamos explorar o potencial dos vídeos como ferramenta de divulgação de produtos, apresentar diferentes tipos de vídeos que você pode criar e oferecer dicas práticas para você começar.

O consumo de vídeos na internet hoje 

A procura por vídeos na web tem experimentado um crescimento notável nos últimos tempos. Segundo uma pesquisa patrocinada pelo Google e executada pela Provokers, a audiência de vídeos online já supera a da televisão

Informações valiosas divulgadas pela Kantar Ibope Media no estudo Inside Video mostram que 99,6% da população brasileira foi alcançada por vídeos durante 2022.  Este estudo avalia minuciosamente o comportamento do consumo de vídeos no ambiente doméstico, além de explorar a variedade de dispositivos utilizados para esse fim. 

Um outro estudo, a Pesquisa TIC Domicílios, mostrou que cerca de 71% da população conectada à internet tinha o formato  de vídeo como seu favorito no audiovisual. Hoje, podemos ver essa tendência na prática, com o aumento de redes sociais que usam o vídeo como seu principal veículo de conteúdo – o Instagram e o TikTok são apenas dois exemplos. 

Algumas plataformas tradicionais do Ecommerce brasileiro, como o Mercado Livre, já investiram no uso de vídeos como ferramenta para aumentar a conversão em sua plataforma. Nós falamos mais sobre isso neste artigo: Mercado Livre Vídeos: o que é, como ativar na sua loja e por que usar

Da mesma maneira, plataformas como o TikTok permitem integração com plataformas de Ecommerce – a Nuvemshop é uma delas, por exemplo – para que produtos sejam marcados nos conteúdos em vídeo patrocinados. Interessante, não acha? 

Dessa forma, podemos entender que ainda há muito espaço para que o consumo de vídeos por meio de dispositivos móveis cresça nos próximos anos. Será que a sua empresa está preparada para este futuro? 

Usar vídeos para divulgação de produtos é mesmo importante? 

Sem dúvida, utilizar vídeos para a divulgação de produtos é crucial, especialmente para empreendedores de Ecommerce – que estão inseridos em um contexto extremamente competitivo. 

Os vídeos proporcionam uma experiência mais envolvente e informativa para os clientes, permitindo que eles visualizem o produto em ação e compreendam melhor suas características e benefícios.

Além disso, os vídeos auxiliam na construção de confiança com os consumidores, pois permitem que eles vejam o produto de uma maneira mais tangível, diminuindo incertezas e incentivando a decisão de compra. 

Ao mesmo tempo, melhoram o SEO, aumentam o tempo de permanência no site e, consequentemente, elevam as taxas de conversão. Portanto, os vídeos são um elemento vital na estratégia de marketing de qualquer empresa de Ecommerce.

Aqui está um resumo com as principais vantagens de usar vídeos para divulgação de produtos:

  • Maior engajamento: vídeos costumam ser mais envolventes e interessantes para os espectadores do que o texto, o que pode levar a taxas de engajamento mais altas;
  • Melhor compreensão do produto: vídeos permitem demonstrar o uso do produto de maneira efetiva, ajudando os clientes a entenderem melhor como ele funciona e quais são seus benefícios;
  • Construção de confiança: mostrar seu produto em ação pode construir uma maior confiança do consumidor, ao oferecer uma visão mais tangível do que ele pode esperar;
  • SEO melhorado: vídeos podem ajudar a melhorar o ranking de SEO do seu site, uma vez que sites com conteúdo em vídeo geralmente são vistos como mais valiosos pelos motores de busca;
  • Taxas de conversão mais altas: a incorporação de vídeos em suas páginas de produtos pode levar a taxas de conversão mais altas, pois os clientes têm uma melhor noção do produto e se sentem mais confiantes para realizar a compra;
  • Maior alcance: os vídeos têm grande potencial de compartilhamento nas redes sociais, o que pode aumentar significativamente o alcance da sua marca.

📚 Leia também: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA] 

Como criar vídeos para divulgação de produtos? 5 dicas para te ajudar

O poder do vídeo como uma ferramenta de divulgação de produtos é indiscutível. Nós sabemos que criar um vídeo que conquiste seu público e transmita a mensagem desejada não é uma tarefa fácil, e exige uma série de cuidados. 

Quer saber como acertar em cheio na criação de vídeos para divulgar seus produtos? Temos 5 dicas incríveis para compartilhar com você…

1. Tenha cuidado com a iluminação 

A iluminação é um dos fatores mais impactantes na qualidade de um vídeo. Ela deve ser bem feita não apenas para realçar as melhores características do seu produto, mas também para criar a atmosfera correta, ajudando a transmitir a sensação desejada aos espectadores.

A primeira dica que deixamos é: aproveite a luz natural. Se você tem um orçamento apertado, a luz do dia é a sua melhor escolha para criar um vídeo bem iluminado. Nesse caso, opte pela luz indireta e evite mostrar o produto sob a luz forte do sol. 

Se você está disposto a investir um pouco mais, usar equipamentos de iluminação – mesmo que amadores – pode ser uma boa alternativa. Existem várias opções no mercado, desde iluminadores LED portáteis até softboxes completos.

Uma outra maneira de melhorar a iluminação sem gastar muito é usando o que você já tem em casa. Uma luminária ou abajur podem ser ótimos aliados para criar uma iluminação mais direcionada.

E se a luz estiver muito intensa e causando sombras fortes, tente suavizá-la com um pedaço de papel vegetal. 

Lembre-se, o objetivo é sempre garantir que seu produto seja visto da melhor maneira possível. Portanto, experimente diferentes técnicas até encontrar a iluminação que melhor se adapte às suas necessidades e ao seu produto.

💡 Em um de nossos artigos mais populares, ensinamos como criar um estúdio fotográfico em casa, com alguns materiais fáceis de encontrar. Leia se o assunto te interessa: Veja como fazer mini estúdio fotográfico [+ dicas de fotos] 

2. Certifique-se de que o som está adequado 

O som é um elemento fundamental para o sucesso de  vídeos para divulgação de produtos, mas muitas vezes seu impacto no resultado final é subestimado. No fim das contas, um bom áudio pode ser decisivo para transmitir a mensagem ao cliente.

Em primeiro lugar, você deve evitar ruídos de fundo. Tente  gravar em um ambiente silencioso para garantir que os únicos sons capturados sejam aqueles que você deseja transmitir.

O uso de um microfone externo – sobretudo para narrações – pode fazer uma grande diferença, mas nem todos empreendedores têm o orçamento certo para fazer esse investimento. 

Com o uso de ferramentas de inteligência artificial, como a oferecida pela Adobe Podcasts, você pode melhorar o áudio do seu vídeo sem fazer grandes investimentos. Vale a pena conferir! 

Além da narração, é preciso considerar a trilha sonora e os efeitos sonoros. Certifique-se de que esses elementos não estão  demais a ponto de ofuscar a voz principal. Com um pouco de atenção aos detalhes, você pode garantir que seus vídeos soem tão bem quanto parecem. O seu público e os seus produtos merecem!

3. Mostre informações relevantes sobre o produto

Uma das melhores maneiras de vender um produto é mostrar ao seu público-alvo o que ele faz, como ele é feito, e o valor que ele pode trazer para suas vidas. Isto é conseguido fornecendo informações relevantes e detalhadas sobre o produto. 

Aqui estão alguns pontos que você pode querer considerar:

  • Apresente o modo de uso do produto: não presuma que as pessoas automaticamente entenderão como usar seu produto. Demonstre em seu vídeo como ele deve ser usado corretamente. Isto não só ajuda os clientes potenciais a entender o valor do seu produto, mas também mostra que você se importa com a sua experiência;
  • Mostre o processo de produção do item: dar aos clientes um vislumbre dos bastidores do seu negócio pode ajudar a construir confiança e transparência. Se o seu produto é feito à mão ou tem características ecológicas, por exemplo, mostrar o processo de produção pode ser uma grande vantagem;
  • Utilize depoimentos de outros consumidores: as pessoas estão mais propensas a comprar um produto se virem que outras pessoas tiveram uma boa experiência com ele. A prova social é um dos gatilhos mentais mais poderosos! Incluir depoimentos de clientes satisfeitos no seu vídeo pode ser uma maneira poderosa de mostrar a qualidade do seu produto;
  • Responda perguntas frequentes: se os clientes em potencial estão fazendo as mesmas perguntas sobre o seu produto, é provável que mais pessoas tenham as mesmas dúvidas. Incluir respostas a essas perguntas no seu vídeo pode economizar tempo para você e seus clientes, além de eliminar possíveis barreiras para a compra.

Lembre-se, o objetivo do vídeo é ajudar o cliente a entender melhor o seu produto e quebrar possíveis objeções de venda. Tenha isso em mente na hora de produzir o conteúdo. 

4. Crie vídeos para lançamentos e ofertas 

Se tem algo novo e empolgante acontecendo na sua empresa, como o lançamento de um novo produto ou uma oferta especial, os vídeos são uma ótima maneira de divulgar a novidade. 

Isso porque este formato é ótimo para criar expectativas, despertar o interesse e atrair os olhos do público – os vídeos funcionam de uma maneira que poucas outras formas de comunicação conseguem.

Quando você está lançando um novo produto, os vídeos promocionais podem maximizar o alcance das suas ofertas e tirar dúvidas de clientes sobre as aplicações daquele item. 

Nesse caso, a chave é criar um senso de urgência, o que pode encorajar os espectadores a agir imediatamente, em vez de deixar para depois.

Criar vídeos para lançamentos e ofertas é, sem dúvida, uma estratégia que pode aumentar a visibilidade dos seus produtos e impulsionar suas vendas, dando à sua marca um destaque especial no mercado.

📚 Leia também: Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia

5. Sempre que possível, humanize a sua marca 

Faz parte do instinto humano conectar-se com histórias e experiências pessoais. Por isso, quando você humaniza a sua marca, está criando uma conexão emocional com o seu público, o que pode aumentar significativamente o engajamento e a fidelidade do cliente. 

Mas… como você pode usar vídeos para humanizar sua marca?

Um dos principais aspectos da humanização de uma marca é permitir que o público veja as pessoas por trás dos produtos. Você pode, por exemplo, criar vídeos de bastidores mostrando a sua equipe trabalhando na concepção e produção dos itens.

Outra estratégia poderosa é contar a história da sua marca. Isso pode incluir a motivação para iniciar o negócio, os desafios enfrentados ao longo do caminho e as conquistas alcançadas. 

Também é válido destacar a participação da sua empresa na comunidade ou em causas sociais. Mostrar a sua marca fazendo a diferença no mundo – seja por meio de ações sociais, de sustentabilidade ou de apoio à comunidade local – não só humaniza a sua marca, como também demonstra os seus valores e princípios.

Talvez você esteja se perguntando: mas por que se preocupar com esses aspectos? Como eles podem fazer diferença na percepção do meu produto? Bem, a resposta é simples: assim como em qualquer outra estratégia de marketing, é importante se atentar a essas nuances, pois elas podem ser o diferencial no sucesso de suas vendas. 

Agora que você entendeu as dicas, é hora de conhecer algumas das ferramentas que vão te ajudar a colocá-las em prática. Vem ler! 

5 ferramentas que você pode usar para produzir vídeos de divulgação 

Na era digital em que vivemos, a produção de vídeos deixou de ser um recurso exclusivo das grandes empresas e passou a ser uma opção acessível também para pequenos empreendedores. 

A qualidade da produção de vídeos evoluiu drasticamente e, hoje, com a ajuda de ferramentas certas, é possível criar conteúdos visuais atraentes e de alta qualidade sem a necessidade de um grande investimento.

A seguir, listamos 8 opções interessantes para você, que deseja fazer vídeos para divulgação de produtos. Veja: 

iMovie

O iMovie é uma ferramenta de edição de vídeo gratuita desenvolvida pela Apple e disponível exclusivamente para dispositivos Mac e iOS. Com uma interface intuitiva, permite a criação de vídeos de alta qualidade através de recursos como cortes, transições, efeitos especiais, além de trilhas sonoras e narrações. 

O iMovie é uma excelente opção para empreendedores que estão começando a se aventurar na criação de vídeos e buscam uma ferramenta fácil de usar, mas que ofereça um resultado final profissional.

vídeos para divulgação de produtos

Openshot

Openshot é um editor de vídeos gratuito e de código aberto que está disponível para Windows, Mac e Linux. Ele oferece uma série de recursos como corte e arraste de vídeo, animações, efeitos e transições, que podem dar um toque profissional aos seus vídeos de divulgação. 

Além disso, o Openshot permite exportar vídeos em diversas resoluções, inclusive 4K, o que é uma grande vantagem para quem deseja garantir a qualidade da imagem.

vídeos para divulgação de produtos

Movavi

Movavi, por sua vez, é um programa de edição de vídeo pago, mas com uma versão de teste gratuita, que se destaca pela facilidade de uso e diversidade de recursos. 

Além das funções básicas de edição, como corte e ajuste de vídeo, a ferramenta oferece uma ampla gama de efeitos e filtros, transições, legendas, e muito mais. Além disso, o Movavi permite gravar vídeos diretamente da sua webcam, o que pode ser especialmente útil para vídeos de demonstração de produtos.

vídeos para divulgação de produtos

Filmora Wondershare

O Filmora Wondershare é um software de edição de vídeo que oferece uma vasta gama de recursos que permitem aos usuários criar vídeos de alta qualidade. 

Com uma interface intuitiva, ele é adequado tanto para iniciantes quanto para editores de vídeo mais experientes. Ele permite fazer coisas como adicionar texto, música de fundo, efeitos de transição, aplicar filtros e sobreposições. 

Apesar de ser um software pago, o Filmora oferece uma versão gratuita, embora com algumas limitações.

vídeos para divulgação de produtos

Camtasia

Camtasia é um software pago, disponível para Windows e Mac, que combina ferramentas de captura de tela e edição de vídeo em um único programa. 

Ele é especialmente útil para criar vídeos tutoriais ou demonstrativos, pois permite gravar ações na tela do computador. Além disso, o Camtasia oferece uma ampla gama de recursos de edição, como adição de texto, animações, efeitos, música de fundo e muito mais.

vídeos para divulgação de produtos

Chegamos ao final de nossa jornada pelo mundo da criação de vídeos para divulgação de produtos. Esperamos que as dicas e informações compartilhadas aqui sejam de grande valor para o seu negócio. 

Para aprofundar ainda mais o seu conhecimento sobre marketing e aprender como usar vídeos para impulsionar as vendas do seu negócio online, recomendamos o curso Marketing de Conteúdo para Negócios

O treinamento já está disponível em nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para começar: