As estratégias de gestão de pessoas podem fazer toda a diferença na qualidade do trabalho de uma equipe. 

Nesse sentido, é possível aplicar os novos conceitos desse tipo de gestão para criar uma equipe forte e engajada, o que facilita toda a evolução do seu negócio.

E você? Sabe o que é a gestão de pessoas e como aplicar no seu time de Ecommerce? Acompanhe esse texto até o fim para ficar por dentro dessa área que é tão importante para o sucesso da sua empresa.

O que é Gestão de Pessoas? 

A gestão de pessoas é o conjunto de práticas que abrange a contratação, formação, engajamento e retenção de talentos de uma empresa, ao mesmo tempo em que fornece suporte contínuo ao negócio e orientação aos funcionários.

Essa área é um subconjunto chave da gestão de recursos humanos e abrange todos os aspectos de como as pessoas trabalham, se comportam, se engajam e crescem no ambiente de trabalho. 

A importância da gestão de pessoas se refere ao fato que os colaboradores são o maior ativo de uma empresa e afetam o funcionamento total da organização e, por esse motivo, precisam ser guiados como partes dinâmicas de um quebra-cabeças que, no fim das contas, vai formar o quadro geral da empresa. 

Algumas subáreas da gestão de pessoas são o recrutamento, a gestão de desempenho, o desenvolvimento organizacional, os benefícios, a motivação e o engajamento dos funcionários. Juntos, esses aspectos tecem o tecido cultural dentro da empresa e levam a uma experiência do funcionário que atrai e retém o talento certo.

enp-prime

Conheça o EnP Prime e aprenda tudo sobre empreendedorismo e Ecommerce.

Por que a gestão de pessoas é importante?

Uma equipe mal gerenciada pode impactar negativamente vários aspectos do seu negócio; enquanto uma equipe adequadamente gerenciada pode melhorar o moral da empresa, otimizar seus níveis de produção e eficiência e dar a ela uma vantagem competitiva no mercado. 

Percepção cultural da empresa

As empresas que têm uma cultura organizacional problemática geralmente apresentam altas taxas de rotatividade e esgotamento de funcionários.

Nesses casos, a implementação de estratégias ideais de gerenciamento de pessoas pode dar a seus funcionários um forte senso de propriedade sobre seu trabalho e melhorar a satisfação geral em relação à empresa.

Produtividade e eficiência

A gestão de pessoas envolve organizar sua equipe de forma a aumentar a produtividade e otimizar a eficiência

E quando você tem os funcionários certos, treina sua equipe constantemente e colabora com os objetivos dos funcionários, você prepara sua equipe para o sucesso.

Vantagem competitiva no mercado

Saber como orquestrar uma equipe de trabalho certamente vai fornecer às pequenas empresas uma vantagem competitiva adicional no mercado. 

Isso acontece porque, como as pequenas empresas geralmente não têm o orçamento ou ainda não conquistaram a presença no mercado de corporações maiores, saber como guiar um conjunto menor de recursos é crucial – e isso inclui otimizar seu capital humano e priorizar o bom funcionamento da equipe.

Leia também: Gestão de Ecommerce: entenda TUDO o que precisa para alavancar o seu negócio

Quais são as habilidades fundamentais da gestão de pessoas?

Existem várias qualidades que um gestor de pessoas deve trabalhar em si mesmo para se tornar um gerente eficaz. Conheça as quatro principais habilidades de gestão de pessoas.

  • Ética e integridade: os membros da equipe precisam perceber que o líder faz a coisa certa. Por isso, um grande gerente deve ser honesto, responsável e agir com integridade. A falta de confiança de uma equipe no seu gestor é um sabotador de cultura em uma empresa.
  • Comunicação clara: um líder eficiente se comunica de forma clara, constante e ponderada, mantendo os membros da equipe informados sobre o que está acontecendo no negócio. Bons gerentes incentivam a comunicação e são receptivos aos feedbacks.
  • Organização e consciência: ter metas bem definidas, objetivos, processos, cronogramas é fundamental para o bom funcionamento de uma equipe. Cada objetivo deve estar alinhado com a missão geral e a declaração de visão da empresa.
  • Empoderamento: os grandes líderes desenvolvem outros líderes. Os líderes que capacitam e orientam os funcionários podem criar alto desempenho e retenção aprimorada nas empresas.

Outras habilidades de gestão de pessoas incluem empatia, paciência, reconhecimento de conquistas, capacidade de relacionamento, adaptabilidade, resolução de conflitos e determinação.

Como melhorar a gestão de pessoas na sua organização

A gestão de pessoas não tem uma fórmula pronta e pode variar de empresa para empresa. Por isso, nós reunimos algumas dicas gerais para cultivar uma boa gestão de pessoas na sua organização. 

1. Cultive uma cultura de aprendizagem

Incorporar o aprendizado contínuo nos processos do dia a dia da sua empresa pode fazer maravilhas para o gerenciamento de pessoas e ainda colocá-la em um caminho de melhoria constante. 

Para isso, os gestores precisam continuar desenvolvendo suas habilidades de gerenciamento por meio de aprendizado de liderança ou qualificações.

Por outro lado, a implementação de estruturas de aprendizado como planos de desenvolvimento de carreira, treinamento regular no local de trabalho e momentos de compartilhamento de conhecimento em equipe pode ajudar os gerentes a trabalhar os pontos fortes e fracos de seu pessoal. 

É importante ressaltar que um elemento-chave de qualquer cultura de aprendizagem é abraçar contratempos e erros como parte necessária de um processo de aprendizagem positivo. Essa atitude ajuda as pessoas a se sentirem seguras e a construir confiança ao abordar seus gerentes para ajudar a corrigir um erro ou superar um revés.

2. Pratique o feedback constante

A prática de troca de feedback mantém a sua empresa funcionando sem problemas, mas precisa ir nos dois sentidos: dos gerentes ao seu pessoal e vice-versa. Afinal, ninguém pode resolver um problema sem saber que ele existe.

Porém, dar e receber feedbacks pode não ser algo tão natural para todos e, portanto, precisa ser constantemente incentivado. Isso vai além das avaliações de grupo e individuais. 

Uma boa ideia para isso é incorporar conscientemente o feedback em processos cotidianos, como reuniões internas, por exemplo, colocando cinco minutos de feedback aberto em cada agenda.

Para garantir que o feedback não seja prejudicial às pessoas, é importante lutar pela franqueza mas também pelo respeito e cortesia. A ideia é que esse feedback seja honesto e construtivo, para ser encorajador. 

3. Considere o valor da liderança empoderadora

Uma liderança empoderadora é construída em torno da confiança nas pessoas para fazer o que elas precisam fazer, sem que o gerente se envolva demais.

Nesse sentido, um bom gerente de pessoas deve tentar garantir que cada funcionário tenha os recursos e a estrutura necessárias para produzir seu melhor trabalho, além de capacitá-los para alcançar seu potencial máximo.

Os bons exemplos de liderança empoderadora deixam claro que a gestão de pessoas não se trata de controlar pessoas, mas de ajudá-las quando elas precisam de apoio e incentivá-las a serem automotivadas.

Conheça o EnP Prime: Tudo sobre Empreendedorismo em um só lugar!

Tenha acesso a uma plataforma completa e EXCLUSIVA para membros, em que você terá contato com conteúdos personalizados e simplificados para te ajudar a chegar mais longe no mundo dos negócios.

O EnP Prime!

No EnP Prime, você terá acesso imediato a:

  • + 200 Conteúdos e Vídeos Inéditos;
  • Aulas com Profissionais do Mercado e Especialistas em Diversas Áreas;
  • Novos conteúdos TODA SEMANA;
  • Estreias ao vivo com nomes GIGANTES do mercado;
  • Aulas inéditas sobre Ecommerce, Negócios, Empreendedorismo, Marketing Digital;
  • E MUITO MAIS!

Conheça o EnP Prime e participe dessa verdadeira REVOLUÇÃO para o mercado!