Você provavelmente já conhece a Leroy Merlin. Não é preciso trabalhar com Decoração e Construção e nem ter interesse pelo assunto para reconhecer, de longe, a logomarca verde no topo de uma gigante loja de departamento. O que talvez você ainda não saiba é que, além de marcas próprias, a Leroy Merlin também permite outras empresas venderem dentro do seu Marketplace.

Tudo bem… muitas pessoas não sabem que a Leroy Merlin tem um Marketplace. Mas está na hora de você entender a importância disso para o mercado.

 

Leroy Merlin: Marketplace de Casa, Decoração e Construção

A francesa Leroy Merlin é uma das maiores empresas de Casa e Construção do país. São 42 lojas, hoje, distribuídas pelas principais cidades e um investimento anual que gira em torno de 300 milhões. Ou seja: os diretores da empresa sabem que têm força, sabem que existe um mercado forte no Brasil para este segmento.

Esse investimento sobre o qual falei tem voltado especialmente para inovações e no mercado online. Além de já possibilitar o sistema “drive thru”, onde o cliente não precisa sair do carro para buscar a mercadoria, e a possibilidade de impressões em 3D, a Leroy também têm colocado bastante dinheiro para expandir a operação online.

Com a forte presença do brasileiro no meio digital, o marketplace surgiu como um teste de operações e tem funcionado bem. A ideia é que este "shopping virtual" amplie o mix de produtos oferecidos pela Leroy, sejam eles produtos próprios quanto de terceiros. 

Como funciona o Marketplace da Leroy Merlin

Para vender na Leroy Merlin, o lojista precisa passar por um processo de avaliação. Depois disso, funciona de forma semelhante à Americanas.com: você é o responsável pela sua entrega.

Você precisa cumprir um prazo para a entrega do produto. Caso não o faça, a Leroy devolve o dinheiro para o cliente, o que dá uma garantia para as pessoas confiarem mais no marketplace da loja.

Assim como os demais marketplaces, o prazo de troca é de 7 dias após a entrega do produto e de 90 dias em caso de produto com defeito.

Tudo isso é transmitido para o vendedor pelo próprio email, canal oficial da Leroy para manter o lojista informado tanto da venda quanto das notificações do cliente.

No caso de qualquer problema, o responsável é o próprio vendedor, e não a Leroy.

benefícios do marketplace leroy Merlin

Por que vender no marketplace da Leroy Merlin?

Como expliquei anteriormente, a Leroy Merlin é uma das maiores lojas de departamento voltado para Decoração e Construção do país. As pessoas já confiam na marca, já sabem o que esperar dela e já vão atrás dela quando querem algo relacionado ao mercado. Portanto, por que não aproveitar a fama para vender também os seus produtos?

Estar no marketplace da Leroy é como ter um especialista no assunto endossando a qualidade do seu produto e do seu serviço. Como está presente ali, no site deles, as pessoas tendem a confirmar mais, do mesmo jeito que acontece na Americanas.com e no Mercado Livre.

Você, portanto, vai usar a popularidade da marca para fincar uma bandeira e atrair clientes para a sua loja.

Que tal, por exemplo, enviar um panfleto com seu site e seu número de Whatsapp para todo cliente que comprar com você? Ou, ainda, dar um código de desconto caso a pessoa compre direto no seu site?

Tem uma porção de ideias que pode utilizar para fortalecer a sua marca, ainda que, ali dentro do marketplace, esteja “sob a asa” de uma marca maior.

Isso vai fazer com que, aos poucos, a sua marca fique reconhecida.

Conheça também o marketplace do Facebook.

Leroy Merlin

Benefícios de um Marketplace de Nicho

O marketplace da Leroy Merlin não é nada mais e nada menos do que um marketplace de nicho. Por isso, marcar presença nesse espaço é extremamente importante para melhorar  sua visibilidade e assertividade.

Talvez você pense que está diante de diversos concorrentes, mas a concorrência você tem em todo lugar, em toda a internet. Até mesmo quando tem um site próprio.

Só que, em um marketplace segmentado, você tem um benefício muito bom para o negócio: clientes realmente interessados naquele mercado no qual você atua. Assim, quando uma pessoa vai até o site da Leroy em busca de produtos, é porque ela está em busca de materiais para casa.

Se o seu produto está ali, está um passo mais próximo do consumidor e ainda em um canal no qual ele já confia.

Então eu te pergunto: Por que ignorar um canal como esse? 

Você pode vender lá e continuar vendendo no seu próprio site e em outros marketplaces, sem nenhum problema.

Tudo isso para aumentar o seu contato com possíveis clientes e tornar sua marca mais conhecida e com maior potencial de faturamento.

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!