O Mercado Livre é o maior marketplace do país e um dos melhores lugares para se vender online. Contudo, quem não toma cuidado pode sofrer golpe de pessoas mal intencionadas.

Para que isso não aconteça com você, dê uma olhada nas dicas e precauções que separei neste artigo. Com elas, você fica mais atento e capaz de se proteger.

O poder do Mercado Livre

Antes de te falar sobre os cuidados que deve ter ao vender nesse marketplace, preciso deixar claro que, mesmo com alguns casos de golpes, o Mercado Livre continua sendo a melhor opção para vender online seus produtos.

Afinal, ele é o marketplace mais relevante no Brasil. Independentemente se você vende ou não numa loja online própria, pode continuar com seus produtos lá para trazer cada vez mais clientes para seu mapa.

Hoje, são mais de 34 milhões de clientes ativos no Mercado Livre. Um público grande demais para ser ignorado.

Dentre esses 34 milhões, no entanto, tem sempre um ou outro que tenta se aproveitar de alguma maneira…

Mas é possível detectar algum comprador quando ele está mal intencionado. Na verdade, é bastante simples.

Vou te mostrar agora os cuidados que deve ter para evitar golpe no Mercado Livre.

1 - Avalie o comportamento do comprador

O primeiro passo para detectar uma tentativa de golpe é prestando atenção ao comportamento do possível comprador.

O Mercado Livre tem um sistema de reputação tanto para vendedores quanto para consumidores. Portanto, a primeira coisa que você deve fazer para garantir a segurança em uma venda é avaliar a reputação do usuário no Mercado Livre.

Em caso de suspeitas, você pode bloquear o comprador, evitando problemas.

Além da reputação, é preciso também ficar atento a qualquer pedido estranho que o comprador possa fazer. Ele pode pedir que você envie o produto antes do pagamento, por exemplo, ou pode deixar em branco as informações de endereço e telefone. Esses são alguns sinais de quetem alguma coisa errada.

2 - Tenha atenção ao envio/entrega do pedido

Além do comportamento do comprador, outro fator que deve ser levado em consideração para evitar golpe no Mercado Livre é o envio do produto até o destino final.

O modo mais fácil de evitar problemas é utilizar o Mercado Envios.

Caso essa opção de frete não esteja disponível e você utilize outros serviços dos Correios, é fundamental ter um código de rastreamento associado ao pedido.

É muito importante também pedir a assinatura do Aviso de Recebimento (AR) assim que o comprador receber o produto.

Dessa forma, se houver qualquer problema relacionado ao pagamento ou o comprador disser que o produto não chegou, você tem como comprovar que o envio foi feito e que a pessoa recebeu sua mercadoria.

No caso da entrega presencial, o cuidado precisa ser redobrado. Certifique-se de ter em mãos uma nota fiscal com o nome do comprador e um comprovante de entrega. Além disso, marque É sempre recomendável marcar o encontro em um local público e movimentado.com várias pessoas.

Antes de ir encontrar a pessoa, confira se os dados do cliente estão de acordo com as informações disponibilizadas na plataforma. 

Se não estiverem, entre em contato com a pessoa e pergunte o motivo disso. Se parecer muito suspeito,  não se arrisque!

3- Participe do Programa de Proteção ao Vendedor

Se você trabalha apenas com produtos físicos e aceita pagamentos via Mercado Pago, é possível entrar no Programa de Proteção ao Vendedor.

Caso tenha vendido um produto físico e possua o comprovante de entrega, o programa oferece cobertura. Se você receber uma contestação de pagamento por parte do comprador, a plataforma entrará em contato para que seja enviado o comprovante de entrega.

Assim, o Mercado Livre não descontará o dinheiro da venda. 

O comprovante da entrega depende da  forma como foi realizado o envio do produto.

  • Envio pelos Correios: Nesse caso, o Mercado Livre pedirá o código de rastreamento e o Aviso de Recebimento assinado como comprovantes.
  • Mercado Envio: Se o envio foi feito pelo serviço da plataforma, você não precisa apresentar nenhum comprovante.
  • Pessoalmente, transportadora ou outro meio próprio: Nesse caso, o Mercado Livre pede como comprovante a nota fiscal em nome do comprador ou comprovante de entrega da transportadora com a assinatura do receptor.

Para proteger suas vendas e evitar golpes, o Mercado Livre ainda aconselha:

  • Antes de entregar o produto, peça o RG para confirmar se os dados do comprovante de entrega são reais.
  • Guarde toda a documentação das suas operações por pelo menos um ano.
  • Contrate empresas de correio de confiança para enviar os seus produtos.

4 - Utilize o Chat do Mercado Livre

Uma das melhores formas de se proteger de um golpe é conversando pelo chat do próprio Mercado Livre.

Uma coisa que golpistas fazem no Mercado Livre é utilizar emails falsos e supostas confirmações de pagamento para fazer com que os vendedores enviem a mercadoria sem terem, na verdade, recebido um centavo sequer.

Por isso, utilize o canal do próprio marketplace para se comunicar. Dessa forma, se houver algum problema, você tem toda a conversa salva para utilizar como possível prova de que a pessoa estava de má fé.

Sabemos como é extremamente frustrante vender um produto e não receber o pagamento. Contudo, não desconte sua raiva no comprador. Mantenha a calma e a compostura ao cobrar o valor que é devido.

Não dê à pessoa qualquer coisa que ela possa usar contra você, como xingamentos ou ameaças. Entre em contato e,caso não obtenha resposta ou o problema não seja resolvido, fale com a plataforma e mostre a conversa e os comprovantes.

5 - Fique atento ao “golpe da pedra”

Ao receber um produto de alto valor, normalmente smartphones ou videogames, o comprador mal-intencionado registra uma reclamação junto ao Mercado Livre exigindo a devolução por defeito ou quebra no transporte.

A plataforma, então, aceita o pedido, gerando uma etiqueta para retorno. É aí que o golpe acontece.

Ao receber a caixa de volta, o vendedor se surpreende com a presença de lixo, pedras ou tijolos em seu interior, como uma forma de simular o peso do produto original.

Enquanto isso, o golpista fica com o produto e também com o dinheiro. E quando o vendedor tenta entrar em contato com o comprador, não obtém sucesso.

A maneira de se proteger desse tipo de golpe é mantendo os comprovantes em mãos e informando o Mercado Livre sobre o ocorrido para receber o valor de volta.

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$18,5 mil por mês

Agora que você já sabe o que precisa sobre como evitar golpes no Mercado Livre, essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$18,5 mil por mês.

No treinamento Mercado Livre do Zero, você vai ter acesso ao caminho das pedras para praticamente Hackear o sistema e encontrar os produtos mais vendidos em qualquer categoria. O treinamento completo está disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Assine o Ecommerce na Prática para participar: