As séries são uma ótima fonte de entretenimento, mas também podem ser uma maneira de aprender sobre o mundo dos negócios e adquirir conhecimento de uma maneira leve e agradável. Confira uma lista de séries para empreendedores para te inspirar na sua jornada empreendedora!

Muitos podem duvidar, mas as séries podem fornecer insights valiosos sobre liderança, estratégia empresarial, marketing, finanças e outros aspectos importantes do mundo dos negócios… 

Ao observar como os personagens enfrentam e superam desafios em suas empresas fictícias, por exemplo, os espectadores podem aplicar – ou não – esses ensinamentos em suas próprias vidas profissionais e encontrar inspiração para suas próprias empreitadas. 

Neste artigo, apresentaremos uma lista de séries para empreendedores que vão te fazer rir, chorar e, quem sabe, ter algumas boas ideias para a sua própria empresa. Confira!

17 séries para empreendedores

As séries que retratam o mundo dos negócios são ricas em ensinamentos para quem pretende ser ou já é dono de um negócio. 

É verdade que nem sempre o contexto de algumas delas é realista ou positivo, mas, levando em consideração o mundo fictício das produções, as histórias podem render bons momentos de reflexão, diversão e, até mesmo, aprendizado para os empresários. 

Veja a lista seguir:

1. Succession

Succession é uma série dramática que explora o mundo da mídia e das grandes corporações, acompanhando a família Roy e sua disputa pelo controle do império midiático da família. 

A série apresenta personagens intrigantes, questões familiares e uma dose de humor ácido. Além de entreter, a série também traz importantes lições para os empreendedores, mostrando a importância de planejamento estratégico, visão de futuro e liderança efetiva.

séries para empreendedores

2. Suits

Suits é uma série para empreendedores que não poderia ficar de fora desta lista. Ela acompanha o dia a dia de um escritório de advocacia corporativo em Nova York, com personagens carismáticos e inteligentes que estão sempre se desafiando. 

A série destaca a importância da perseverança, confiança em si mesmo e trabalho em equipe.

Os personagens enfrentam grandes desafios e precisam se adaptar rapidamente para resolver os problemas de seus clientes, mostrando como a agilidade e a criatividade são importantes para o sucesso empreendedor.

séries para empreendedores

3. Ozark

Ozark é uma série que segue a história de um consultor financeiro, Martin Byrde, que se muda com sua família para o interior do Missouri para lavar dinheiro para um cartel de drogas.

Apesar do contexto e das práticas ilegais praticadas do protagonista, a série apresenta personagens complexos e situações extremas, mostrando o quanto as pessoas muitas vezes se arriscam em busca do que acreditam ser o sucesso. 

séries para empreendedores

4. Shark Tank

Shark Tank é um reality show que coloca empreendedores frente a frente com investidores experientes, que decidem se querem ou não investir no negócio apresentado. A obra destaca a importância de saber apresentar sua ideia de forma clara e concisa, além de mostrar como os empreendedores precisam estar preparados para responder a perguntas difíceis e lidar com rejeições. 

Os empresários apresentam suas ideias e produtos, e os investidores decidem se querem ou não investir, o que torna a série um ótimo exemplo de como lidar com a pressão e com a concorrência.

Leia também: Como ser um empreendedor? 32 dicas para ter sucesso no Ecommerce

séries para empreendedores

5. Girl Boss

Girl Boss é uma série baseada na história real de Sophia Amoruso, que criou um império de moda a partir de um brechó online

A série mostra a jornada de Sophia e as lições que ela aprendeu ao longo do caminho, destacando a importância de persistência, criatividade e visão de futuro para o sucesso empreendedor. 

Girl Boss mostra personagens cativantes e situações divertidas, além de apresentar a importância de ter uma marca forte e uma estratégia de marketing eficiente.

séries para empreendedores

6. Silicon Valley

Silicon Valley é uma comédia que acompanha a história de um grupo de programadores que tenta criar uma startup no Vale do Silício. 

A produção apresenta muitas situações cômicas enquanto os personagens enfrentam desafios relacionados ao desenvolvimento de tecnologia e a busca por investidores. Também aponta muitas referências e críticas ao mundo da tecnologia e dos negócios, mostrando como a inovação pode trazer tanto sucesso como problemas.

séries para empreendedores

7. O Sócio

O Sócio é um reality show em que o empresário Marcus Lemonis ajuda pequenas empresas a superar dificuldades financeiras e a melhorar sua gestão. 

Marcus investe seu próprio dinheiro nas empresas em troca de uma participação nos negócios, e usa sua experiência e conhecimento para ajudar os empreendedores a crescerem e se tornarem mais eficientes. 

A série destaca a importância da gestão eficiente e do trabalho em equipe para o sucesso empresarial.

séries para empreendedores

8. The Dropout

The Dropout é uma série baseada na história real de Elizabeth Holmes, fundadora da empresa de tecnologia Theranos. 

A série apresenta a ascensão e queda de Elizabeth, que se tornou uma das empreendedoras mais famosas do Vale do Silício antes de ser presa por fraude. Também mostra como a falta de ética empresarial e a pressão por resultados a qualquer custo podem levar a consequências desastrosas.

séries para empreendedores

9. The Office

"The Office" é uma comédia de televisão americana que se passa em uma empresa fictícia, a Dunder Mifflin Paper Company, e segue as vidas de seus funcionários. 

Conhecida por seu estilo de falso documentário – que dá ao espectador a sensação de estar assistindo à vida real em vez de uma produção de ficção –, a produção retrata personagens com um humor ácido e sarcástico, que é tanto hilário quanto perturbador em alguns momentos. 

Além disso, aborda temas universais como amor, amizade, trabalho em equipe e a luta pelo sucesso. É uma série que definitivamente vale a pena ser assistida por empreendedores em busca de inspiração e uma boa risada.

séries para empreendedores

10. Chef's Table

Chef's Table é uma série documental criada por David Gelb que destaca chefs de cozinha de renome mundial e seus restaurantes. Cada episódio foca em um profissional, mostrando não apenas sua culinária, mas também sua jornada para se tornarem bem-sucedidos e inovadores em seus campos. 

Além disso, a  série destaca a importância da paixão, da criatividade e da determinação para o sucesso empresarial. Um prato cheio para quem empreende quer vender comida na internet, não é mesmo?

séries para empreendedores

💡 Aproveite para conhecer nosso treinamento Como Vender no iFood! Ele ensina o  passo a passo para criar um negócio lucrativo na maior plataforma de delivery do Brasil!

11. Eike: Tudo ou Nada

Eike: Tudo ou Nada é uma série documental que conta a história do empresário Eike Batista, um dos homens mais ricos do Brasil, e sua ascensão e queda como empreendedor. 

A história começa em 2006, momento em que a Economia do país crescia por conta do pré-sal. Na época, o empresário criou a petroleira OGX, contratando pessoas relevantes da Petrobras para participar do leilão do pré-sal. Contudo, seus planos não saem como o planejado e todo seu império começa a desmoronar. 

Baseada no livro da jornalista Malu Gaspar, a série apresenta as dificuldades enfrentadas por Eike em sua jornada empresarial, incluindo problemas com corrupção e falta de ética empresarial.

séries para empreendedores

12. Som na Faixa

Som na Faixa mostra a jornada de Daniel Ek e seus parceiros, que sonham em criar a sua própria plataforma de streaming de música. 

Os episódios mostram desde a ideia inicial até a fundação da empresa, passando por todos os desafios e obstáculos encontrados pelo caminho. A série ressalta que empreender é um trabalho árduo que exige muita dedicação e perseverança.

Por isso, não há como negar que Som na Faixa é uma das séries para empreendedores que logo chamam a atenção daqueles que buscam entender melhor o mundo dos negócios e do empreendedorismo.

séries para empreendedores

13. Super Pumped - A Batalha pela Uber

Baseada no livro homônimo de Mike Isaac, a série conta a história da Uber, desde sua fundação até o momento em que se tornou uma das empresas mais valiosas do mundo. 

Focada na jornada de Travis Kalanick, fundador da empresa, a produção explora os desafios que a companhia enfrentou ao longo do tempo, incluindo a concorrência acirrada com outras empresas de compartilhamento de carros e as questões regulatórias enfrentadas em várias cidades ao redor do mundo.

Aproveite para ler: Conheça as 12 maiores empresas de Ecommerce do Brasil

séries para empreendedores

14. Código Bill Gates 

O Código Bill Gates é um documentário original da Netflix que explora a vida e a carreira do lendário fundador da Microsoft. A série apresenta uma visão abrangente sobre a história da Microsoft e como ela mudou o mundo da tecnologia para sempre.

O documentário conta com entrevistas com Bill Gates e outros executivos-chave da Microsoft, bem como com imagens de arquivo inéditas que mostram o processo de criação do primeiro software da empresa. 

Outro ponto de destaque é que também explora as estratégias de negócios da Microsoft, incluindo a sua polêmica relação com a Apple e a batalha antitruste que a empresa enfrentou na década de 90.

séries para empreendedores

15. Abstract

Outra série para empreendedores é a Abstract, que apresenta a jornada de diversos empreendedores criativos, como arquitetos, designers de moda, artistas gráficos e muito mais

A produção é única em sua abordagem ao mundo do design, já que ela não se concentra apenas na estética, mas também no pensamento e na filosofia por trás de cada criação. Ela mostra como os designers pensam fora da caixa e utilizam sua criatividade para resolver problemas complexos e desafios do mundo real.

No geral, Abstract destaca a importância da inovação, da criatividade e da determinação para o sucesso empresarial em um mundo em constante evolução.

Leia também: Sua loja de moda no bolso: 10 dicas para vender roupas pelo Instagram 

séries para empreendedores

16. House of Cards

House of Cards é uma série dramática que acompanha a jornada de Frank Underwood, um político implacável que usa suas habilidades de manipulação para chegar ao topo do governo americano. 

Ao longo das temporadas, Underwood busca consolidar seu poder, primeiro como líder da maioria na Câmara dos Representantes e depois como vice-presidente dos Estados Unidos. A série é conhecida por sua trama complexa e intrigante, com personagens ambíguos e muitas reviravoltas.

Embora não seja uma série explicitamente sobre empreendedorismo, a série destaca as habilidades de liderança, estratégia e negociação que são fundamentais para o sucesso nos negócios.

séries para empreendedores

17. Billions

Billions é uma série dramática que segue a jornada de Bobby Axelrod, um bilionário fundador de um fundo de hedge, e Chuck Rhoades, um promotor público que tenta colocá-lo na prisão. 

Um dos pontos fortes da produção é a abordagem de temas como corrupção, ambição, ética e poder, oferecendo uma visão interessante do mundo dos negócios e do mercado financeiro. 

Para empreendedores e pessoas interessadas em finanças, Billions pode ser uma ótima opção para aprender mais sobre estratégias e táticas de investimento, além de proporcionar entretenimento de qualidade.

séries para empreendedores

Gostou das dicas de séries para empreendedores? Esperamos que sim! Elas podem ser inspiradoras na hora de criar e estruturar um negócio de sucesso no ambiente online…

Mas e se disséssemos que você pode ir muito mais além do consumo dessas produções, indo realmente em busca de conhecimento para alavancar a sua empresa? 

Nós estamos falando, mais precisamente, da plataforma de educação para empreendedores do Ecommerce na Prática!

Nela, você tem acesso a todos os nossos treinamentos renomados e mais de 350 conteúdos exclusivos feitos por especialistas do mercado, como masterclasses,  análises de negócio e diversas aulas sobre o mundo dos negócios. 

Quer fazer a sua assinatura? Clique aqui: