O Meta Business Suite é uma ferramenta gratuita que permite que pequenas empresas e criadores de conteúdo gerenciem suas contas do Facebook e Instagram em um só lugar. Com ela, é possível agendar postagens, acompanhar desempenho de conteúdos e até mesmo fazer anúncios.

Não é nenhuma novidade que a Meta – empresa anteriormente conhecida como Facebook – domina o mercado das redes sociais. Algumas das maiores plataformas do segmento, como o Instagram, WhatsApp e o próprio Facebook, são parte do conglomerado. 

Juntas, elas acumulam bilhões de usuários diários e, por isso, tornaram-se pontos focais na estratégia de marketing de empresas em todos os nichos de mercado. 

Fazer o gerenciamento de tantos canais, no entanto, pode ser um desafio. Principalmente quando você não usa ferramentas especificamente criadas para este fim – como é o caso do Meta Business Suite

Neste artigo, portanto, vamos te mostrar como usar a plataforma, quais suas vantagens e dar dicas para melhorar a performance digital da sua empresa. Temos muito conteúdo pela frente, então vamos começar. 

O que é o Meta Business Suite?

O Meta Business Suite é uma plataforma gratuita que foi criada para ajudar pequenos empreendimentos eprodutores de conteúdo a gerenciar suas presenças online nas plataformas da Meta – mais especificamente o Facebook e o Instagram. Ela pode ser usada no computador ou no aplicativo para celulares

Lançada em setembro de 2020, a plataforma teve as suas funcionalidades focadas, primeiramente, em ajudar pequenos empreendimentos a navegar a crise sanitária que impediu o fluxo de clientes às lojas presenciais. 

Com o Meta Business Suite, empreendedores são capazes de visualizar notificações e responder a mensagens rapidamente. Além disso, também é possível programar publicações – em Feed e Stories – e anúncios.

A plataforma é fácil de usar e não requer conhecimentos avançados. Todas as ações são acompanhadas de relatórios e insights valiosos, que podem ser aplicados nas próximas estratégias. 

Leia também: Data driven marketing: o que é e como tomar decisões baseadas em dados.

Quais são as funcionalidades do Meta Business Suite?

O principal objetivo do Meta Business Suite é otimizar o tempo que empreendedores e criadores passam gerenciando seus conteúdos ou interagindo com seu público. Por isso, a plataforma concentra, em um só lugar, diversas funcionalidades interessantes – e gratuitas! 

Vamos mostrar algumas delas agora… 

1. Visão geral das atividades

A primeira tela com a qual você terá contato é a de visão geral das atividades. Ali, é possível encontrar as principais notificações das contas vinculadas, vendo em apenas alguns cliques as mensagens enviadas, as publicações recentes, calendário de postagens por vir e últimos anúncios. 

2. Agendamento de postagens

Na plataforma também é possível agendar publicações para o Feed do Facebook e Instagram ao mesmo tempo. Os Stories também podem ser programados por aqui. Essa é uma funcionalidade muito usada, afinal, além de ser gratuita, tem um grau de confiabilidade muito grande. 

Programar postagens é uma das principais demandas que os empreendedores buscam quando começam a alavancar a sua presença nas redes sociais. Isso porque pode ser difícil conciliar a agenda de postagens com outras tarefas do cotidiano da empresa. 

Além disso, é essencial fazer testes e descobrir os melhores horários para o seu público. Nós falamos um pouco sobre isso no seguinte artigo: Descubra o melhor horário para postar no Instagram e aumentar o seu alcance.  

3. Acompanhamento e análise dos dados

Ao usar a plataforma, você vai perceber a guia de “Insights”. Seu papel é oferecer uma visão geral do desempenho de seus perfis comerciais no Instagram e Facebook. Aqui, é possível acompanhar alcance das publicações, taxa de engajamento, performance de cliques e mais. 

Também é possível entender dados demográficos do seu público, tais como localização, faixa etária e mais. Nem precisamos dizer o quanto essas informações são úteis na hora de criar campanhas de marketing, não é mesmo? 

Vale dizer que, por mais valiosos que estes dados sejam, não substituem a necessidade de criar uma persona para o seu negócio. As informações contidas em um estudo de persona vão muito além da cidade onde mora, ou qual a sua idade. 

Se você precisar de ajuda, recomendamos que faça o download do nosso Mapa da Empatia, uma ferramenta especialmente criada para auxiliar na montagem de personas. É gratuito!

4. Acesso rápido a outras ferramentas do Facebook

Se você já usa as ferramentas da Meta, sabe que o Meta Business Suite é apenas a ponta do iceberg. A empresa disponibiliza, hoje, diversas outras ferramentas para ajudar empreendedores que usam suas soluções. 

E, na plataforma da Meta, você consegue o acesso facilitado a todas elas. Alguns dos exemplos que podemos citar são o Gerenciador de Anúncios, as configurações gerais do Negócio e a Biblioteca de Mídia. Interessante, não acha? 

5. Criação de anúncios

Além de tudo isso, a interface também permite que você crie anúncios do zero e impulsione conteúdos que já foram publicados. Na prática, o que isso faz é levar a mensagem da sua empresa para mais pessoas e aumentar o envolvimento do público com a marca.

Além disso, essa é uma maneira excelente de alcançar novos clientes, lançar novos produtos e, no geral, aumentar o tráfego para seu site de vendas.

Aqui, vale lembrar que não existe apenas uma categoria de anúncios. A variedade de objetivos e metas para cada campanha é grande e fazer essa escolha é essencial para garantir os resultados que você espera. 

Vamos explicar, a seguir, algumas das principais categorias de anúncios que você pode criar com o Meta Business Suite.

Reconhecimento

Como o próprio nome sugere, as campanhas de reconhecimento têm como objetivo fazer com que clientes se lembrem da sua marca. Essa é uma escolha adequada para empresas que estão começando agora, querem fortalecer o seu branding ou fazer um rebranding

Esse também é o tipo de objetivo de campanha escolhido para empresas que desejam lançar novos produtos no mercado, ou entrar em um novo segmento.

Vendas

Indo direto ao ponto, esse é o objetivo de campanha mais usado por empresas que desejam aumentar a taxa de conversão e fazer mais vendas. Usualmente, campanhas do tipo tendem a ser direcionadas para um público mais maduro, que está no fim do funil de marketing

Cadastros

Campanhas com o objetivo de cadastro são feitas por empresas que precisam aumentar os leads – ou seja, a lista de clientes em potencial – ou qualificá-los. Aqui, a ideia é oferecer materiais ricos em troca de informações de contato relevantes, como o e-mail ou telefone. 

Esse é um objetivo comum às empresas que têm times de venda, capazes de entrar em contato com essas pessoas e falar mais sobre a proposta da empresa. Usualmente, companhias que precisam qualificar os leads antes de fazer uma venda têm um ci

👥 Leia também: Qualificação de leads: saiba como fazer para vender mais.

Engajamento

O engajamento dos usuários é um recurso de muito valor para quem vende ou cria conteúdos na internet. E, querendo ou não, a Meta sabe exatamente como mapear o perfil de pessoas que têm mais chances de engajar com uma publicação. 

Nas campanhas com este objetivo, o que ela faz é exatamente isso: mostrar seu anúncio para pessoas que têm maior propensão de curtir, comentar ou compartilhar o conteúdo. Esse é um objetivo interessante, sobretudo para empresas que buscam criar uma audiência forte em seus canais de comunicação

Tráfego

Em termos simples, as campanhas de tráfego têm como objetivo levar usuários do Facebook ou Instagram para alguma página específica, que pode ser a sua loja online, perfil do marketplace ou até mesmo o perfil de outra rede social. 

Caso a sua página de destino seja o site, as chances de que você veja um aumento da taxa de conversão é grande, afinal, quanto mais pessoas visitam o seu site, mais chances você tem de fazer uma venda. 

📈 Leia também: Como fazer tráfego pago no Instagram [GUIA PRÁTICO]

Promoção do aplicativo

Esse é um objetivo de campanha especialmente criado para empresas que desejam divulgar seus aplicativos e aumentar o número de downloads. O recurso mais usado nesse caso é o de promoção de vendas, ou seja, dar descontos ou brindes para usuários que fazem compras pelo app. 

Como usar o Meta Business Suite? 

O Meta Business Suite pode ser usado tanto no celular quanto no desktop. Isso facilita a vida de empreendedores, que podem fazer configurações e gerenciar a presença digital de suas empresas de onde estiverem. 

Para começar, acesse a página da ferramenta: 

Lembrando que você precisa ter uma página comercial no Facebook e vincular a sua conta do Instagram no mesmo espaço. Vamos mostrar como fazer isso agora…

1. Vincule e configure sua conta 

O primeiro passo para usar o Meta Business Suite é vincular suas contas. Os passos são os seguintes: 

  • Vá até os links que deixamos acima e acesse a página da plataforma;
  • Faça login ou crie uma conta;
  • Na aba “Ativos de negócios”, clique em “Adicionar ativos” e adicione sua conta.

Nessa aba você pode adicionar o perfil do Instagram, Messenger e até mesmo do WhatsApp Business.

Se quiser adicionar colaboradores, acesse o menu lateral esquerdo e clique em “Configurações”, depois em “Pessoas” e, por fim, em “Adicionar pessoas”. Tenha atenção às permissões dadas a cada colaborador. 

2. Familiarize-se com a plataforma

Como já mencionamos, o Meta Business Suite é uma plataforma poderosa que concentra diversos recursos. Se você nunca a acessou antes, pode levar um tempo para se acostumar com todas as suas possibilidades – por mais simples que seja a sua usabilidade. 

Logo no menu principal, você já poderá programar publicações e gerenciar a publicação de postagens, tanto no Feed quanto nos Stories. Na aba de notificações, é possível mapear novas curtidas e novos seguidores.

Na caixa de entrada, é possível acompanhar todas as mensagens novas e antigas. Essa aba também conta com filtros diferentes, que podem ajudar no atendimento ao cliente

Já no menu de conteúdo, você vai encontrar opções para gerenciar novas publicações, acompanhar menções e acompanhar toda a performance de suas postagens. 

Mas esses não são os únicos recursos que você tem com o Meta Business Suite. Algumas das outras funcionalidades que o Business Suite te permite gerenciar são: 

Fazer esse exercício de familiarização, no entanto, é essencial para garantir que você use todos os seus recursos ao máximo, potencializando a presença digital da sua empresa. 

3. Analise os dados e relatórios

Um cuidado muito importante, mas que a maioria dos empreendedores não coloca em prática, é o acompanhamento de dados e relatórios. Por isso, se você começar a usar a plataforma agora, é bom fazer desse um hábito logo no início. 

Ter dados na hora de criar campanhas ou até mesmo postagens simples, é essencial. Isso porque essas informações tornam mais claras as necessidades dos seus clientes, assim como os seus desejos. Dessa forma, você pode criar comunicações mais efetivas, que realmente toquem nos pontos mais sensíveis da sua audiência.

Com o Meta Business Suite, você tem acesso a uma ampla gama de informações que podem ser cruciais para o sucesso de suas campanhas:

  • Desempenho nas plataformas: você pode acompanhar o desempenho da sua Página do Facebook e do seu perfil empresarial do Instagram, permitindo uma visão clara de como sua marca está sendo percebida e interagindo com o público;
  • Tendências: o Suite oferece insights sobre tendências com maior possibilidade de alcance, permitindo que você ajuste suas estratégias de acordo com o que está em alta;
  • Investimento em anúncios: monitore o investimento da sua conta de anúncios nas plataformas, garantindo que você esteja dentro do orçamento e otimizando seus gastos;
  • Engajamento: a plataforma fornece dados detalhados sobre o engajamento com o conteúdo das publicações, sejam elas orgânicas ou impulsionadas. Isso inclui métricas como curtidas, comentários e compartilhamentos;
  • Dados demográficos e geográficos: tenha um resumo dos dados demográficos e geográficos das pessoas que curtem sua página e seguem seu perfil comercial, permitindo segmentar e personalizar suas campanhas de forma mais eficaz;
  • Feedback do público: preste atenção especial aos comentários e comportamentos do público em relação às suas postagens e campanhas. Esses feedbacks são termômetros valiosos que podem ajudar a aprimorar suas estratégias de comunicação.

Ao utilizar esses dados e relatórios, você estará mais preparado para tomar decisões informadas, ajustar suas estratégias e maximizar o retorno sobre o investimento em suas campanhas.

Vantagens de usar o Meta Business Suite

Agora você sabe o que é e como usar a plataforma de gerenciamento da Meta. Por isso, queremos reforçar algumas das vantagens que esse recurso pode trazer para a sua empresa.

Veja só! 

1. Aumento da presença online da sua empresa 

Aumentar a presença online da empresa é, provavelmente, um dos maiores objetivos de todo empreendedor do Ecommerce. 

Afinal de contas, de que vai adiantar ter ótimos produtos, um site incrível e um time de atendimento excelente, se ninguém conhece a sua companhia? Hoje, uma das principais formas de apresentar sua empresa ao mundo é por meio das redes sociais

E é possível fazer isso direcionando as suas comunicações a um público qualificado, que realmente pode ter interesse em sua marca. Para isso, é claro, é preciso contar com ferramentas de gerenciamento. 

2. Aproxima a sua empresa dos clientes 

Além de apresentar a sua empresa para pessoas que ainda não a conhecem, o Meta Business Suite também pode te ajudar a aproximar sua companhia daquelas pessoas que já compraram seus produtos. 

Como você já sabe, existem muitas ferramentas de atendimento ao cliente na plataforma. E elas são essenciais para criar um relacionamento no pré-venda e no pós-venda

De acordo com uma pesquisa da Zendesk, 61% dos consumidores estão dispostos a desistir de fazer negócios com uma empresa depois de uma experiência ruim no atendimento. 

Além disso, 83% dos entrevistados afirmam querer ajuda na hora de comprar. Será que a sua empresa está deixando oportunidades passar, por não conseguir atender esses consumidores em tempo hábil?

3. Atrai tráfego para o site 

As redes sociais podem ser grandes canais de venda para um negócio, mas elas funcionam ainda melhor quando são usadas como um canal de aquisição – ou seja, uma espécie de “porta de entrada” para que pessoas visitem o seu site. 

Para isso, é importante que você use CTAs atrativas, que realmente sirvam como um incentivo para o clique. Uma forma de colocar isso em prática é usando gatilhos mentais especialmente criados para a sua persona, além de fazer ofertas atrativas para o visitante. 

Desvantagens do Meta Business Suite

Entendendo as vantagens do Meta Business Suite, é essencial também conhecer suas desvantagens para fazer uma escolha informada. Aqui estão algumas das desvantagens associadas ao uso do Meta Business Suite:

1. Dificuldade com a curva de aprendizado

Para muitos usuários, a interface do Meta Business Suite pode ser um desafio. Se você não tem experiência anterior com ferramentas de publicidade em redes sociais, a curva de aprendizado pode ser mais acentuada ao criar uma página do Facebook para sua empresa.

2. Interface diferente

Embora algumas das ferramentas sejam semelhantes às usadas em contas pessoais do Facebook, elas não estão localizadas nos mesmos lugares. Isso pode tornar mais difícil para você encontrar o que está procurando.

3. Limitações com contas de anúncios

Uma vez que você adiciona uma nova conta de publicidade do Facebook à sua conta comercial, não é possível removê-la. Ela permanecerá vinculada à sua conta, independentemente de sua utilidade.

Além disso, pode haver um limite no número de contas de anúncios do Facebook que você pode ter. Mesmo que você não esteja mais usando uma conta específica, pode ser que você não consiga removê-la, complicando a gestão de seus recursos.

Ao considerar a implementação do Meta Business Suite, é crucial ponderar tanto os benefícios quanto as desvantagens. Embora possa ser uma ferramenta valiosa para gerenciar uma loja online, é essencial estar preparado para superar possíveis obstáculos.

Baixe o manual completo de Facebook Ads!

Esperamos que, depois deste artigo, você tenha uma noção melhor do que é o Meta Business Suite e como ele pode ajudar a sua empresa. O Facebook e o Instagram são ferramentas riquíssimas, que podem realmente ajudar a alavancar um negócio.

E isso é ainda mais potencializado quando você investe em mídia paga. 

Foi por isso que nós criamos um Manual Completo de Facebook Ads, um guia prático de como usar a plataforma de anúncios da Meta para criar campanhas e atingir os seus objetivos por meio dos anúncios. 

Este é um conteúdo gratuito, que está disponível para download aqui:

Perguntas Frequentes

O que é o Meta Business Suite?

O Meta Business Suite é uma plataforma gratuita, que pode ser usada no computador ou no aplicativo para celulares. Ela foi criada para ajudar pequenos empreendedores e produtores de conteúdo a gerenciar a sua presença online nas plataformas da Meta – mais especificamente o Facebook e o Instagram.

Como usar o Meta Business Suite?

Primeiro, vincule sua conta do Meta Business Suite com o Facebook, Instagram e WhatsApp Business. Depois, tome um tempo para se familiarizar com a plataforma e entender todos os seus recursos. Não se esqueça de acompanhar relatórios para ter insights interessantes sobre o seu negócio.

Onde fica o Meta Business Suite?

No desktop, a plataforma pode ser encontrada no endereço business.facebook.com. Já para celulares, é preciso buscar o aplicativo na App Store ou Play Store.