O Twitter Ads é a plataforma de anúncios do Twitter, uma das redes sociais mais usadas por brasileiros. Menos conhecido do que outras ferramentas de anúncios, esse pode ser um ótimo recurso para a estratégia de empresas. Entenda como usá-lo neste artigo.

Temos certeza de que você já ouviu falar sobre o Google Ads e o Facebook Ads. Talvez, você até mesmo já use essas ferramentas de forma rotineira na estratégia de marketing da sua empresa.

Mas você sabia que o Twitter também tem a sua própria plataforma de anúncios? O Twitter Ads é uma alternativa interessante para empresas que desejam se destacar em uma das redes sociais mais usadas pelos brasileiros. 

Se você sente que é o momento de ampliar a presença digital da sua empresa e quer sair do óbvio quando o assunto é anunciar nas redes sociais, o Twitter Ads pode te ajudar nessa missão. 

Neste artigo, nosso objetivo é explicar o que é o Twitter Ads, como promover um tweet e tirar dúvidas comuns sobre o assunto. Hora de começar… 

O que é o Twitter Ads? 

Em resumo, o Twitter Ads é a plataforma de anúncios do Twitter. Seu objetivo é permitir que marcas usem o espaço da rede social para divulgar seus produtos e serviços, investindo em comunicações patrocinadas.

A rede social, que foi fundada em 2006, ficou conhecida pela característica dos conteúdos compartilhados: os textos só poderiam ter até 140 caracteres. A ideia era criar uma plataforma para comunicações curtas e dinâmicas

Desde então, o Twitter mudou bastante. Os caracteres foram expandidos, imagens e vídeos foram adicionados às opções disponíveis para usuários, além de uma porção de outros recursos de mídia. 

Junto com essas mudanças veio também a possibilidade de pagar a plataforma para ter seus conteúdos promovidos, ou seja, levados para mais usuários. Assim nasceu o Twitter Ads

Empresas e criadores de conteúdo que promovem os seus conteúdos contam com uma série de segmentações de público, o que garante que suas comunicações sejam entregues a pessoas realmente interessadas no que a mensagem tem a dizer. 

Para fins de transparência, tweets patrocinados aparecem na plataforma com destaque e um selo que comunica ao usuário que aquele conteúdo não é orgânico

Por que usar o Twitter Ads?

Por mais que esta seja uma plataforma popular, muitas empresas ainda não utilizam o Twitter Ads, dando preferência a ferramentas mais populares, como o Google Ads e o Facebook Ads

Esse pode ser um erro, no entanto. Principalmente quando a empresa não considera a sua persona na hora de criar campanhas de marketing. Vamos falar mais sobre os motivos a favor do Twitter Ads agora…

1. Brasil é o segundo maior mercado da rede social 

Atualmente, o Twitter conta com mais de 430 milhões de usuários em todo o mundo. E 19 milhões deles são brasileros. Esses dados são fruto de uma análise da Statista. 

Sendo assim, o Brasil é a nação com o maior número de usuários no Twitter, perdendo apenas para os Estados Unidos – país de origem da rede social. E os brasileiros não estão no Twitter apenas em quantidade, mas também em qualidade.

Uma pesquisa da Opinion Box mostrou que 61% dos usuários brasileiros do Twitter acessam a plataforma ao menos uma vez por dia. Mais da metade deles (57%) já têm o Twitter há pelo menos 3 anos e 36% têm uma conta na rede social há mais de 5 anos. 

E quem pensa que o Twitter não é uma boa rede social para taxa de conversão, precisa dar uma olhada nos números… 

Ainda de acordo com dados da Opinion Box, 74% dos usuários do Twitter seguem marcas ou empresas. Além disso, 44% deles já compraram um produto ou serviço indicado por meio da rede social. 

Por outro lado, 41% desses usuários já desistiram de comprar algo por ver uma reclamação sobre o produto no Twitter. Com todo esse contexto, é fácil entender que o Twitter é, sim, um ponto importante na jornada de compra do consumidor

2. O pagamento é feito apenas depois dos resultados 

Dentro do Twitter Ads, você tem a opção de pagar apenas depois que os seus objetivos de campanha foram concluídos. Esse é um recurso interessante, sobretudo para empresas que ainda têm medo de investir em tráfego pago

Esse medo pode acontecer por diversos fatores: baixo orçamento, inexperiência no gerenciamento de campanhas ou pouco conhecimento sobre o público-alvo. 

Vamos exemplificar, para que fique mais claro…

Imagine que você criou uma campanha no Twitter Ads e o seu objetivo é levar clientes para uma página de vendas. Nesse caso, a conversão significa que o cliente visualizou a página de destino. 

Isso quer dizer que o Twitter Ads cobrará apenas pelos clientes que, de fato, clicaram no link e foram até a página. 

Outro exemplo… 

Digamos que você tenha feito uma campanha para divulgar um aplicativo. Muitas pessoas podem ver o anúncio, mas você será cobrado apenas por aquelas que clicaram no botão de download. 

Interessante, não acha? 

3. As ferramentas de segmentação são muito precisas 

Você já foi impactado por anúncios que nada tinham a ver com o seu perfil de consumidor? Esse é um problema comum para consumidores, mas que também afeta empresas. Se as campanhas não estão bem segmentadas, as chances de que você esteja desperdiçando recursos é altíssima. 

A grande sacada do Twitter Ads é fazer segmentações de acordo com o grupo de palavras usadas pelos usuários. Esse é um recurso que não é encontrado em outras plataformas de anúncios e melhora muito a capacidade de segmentação das campanhas. 

Quando os usuários demonstram interesse em determinado tópico, usando as suas próprias palavras, as chances de que eles tenham uma afinidade com aquele segmento é muito maior. 

O Twitter Ads também tem diversas outras ferramentas de segmentação que levam em conta as interações que usuários completam na plataforma, como curtidas, comentários e até mesmo visualizações. 

Quais categorias de anúncios existem no Twitter Ads?

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que é o Twitter Ads, vamos te mostrar as principais categorias que existem dentro da plataforma. Veja… 

Anúncios Promovidos

Os Anúncios Promovidos são tweets do formato tradicional – com imagem ou vídeo, por exemplo – que ganham um alcance maior. Nesse caso, os tweets podem chegar até mesmo a usuários que não têm nenhum seguidor em comum com a sua conta. 

Eles são veiculados com o selo de “Promovido”, para que as pessoas entendam que aquele é um conteúdo pago. Eles aparecem nos resultados de busca ou na timeline dos usuários. 

Os Anúncios Promovidos são compatíveis com diferentes tipos de mídia, incluindo imagem, vídeo, carrossel, texto e até mesmo moment, que é uma coleção de tweets que contam histórias imersivas, que vão além dos 280 caracteres. 

Leia também: Mídia paga: o que é e como investir nessa estratégia [GUIA 2024]

Anúncios para seguidores

O formato de Anúncios para Seguidores foi especialmente pensado para aumentar o alcance de uma conta dentro de sua própria audiência.

Esse é um recurso interessante, pois os perfis que seguem uma conta comercial, de certa forma, já estão segmentados de acordo com o interesse em sua empresa. 

Aqui, o objetivo é atrair a atenção dos consumidores, aumentar o reconhecimento de marca e atrair novos interessados na sua proposta. 

Twitter Amplify

O Twitter Amplify, por sua vez, permite que os anunciantes alinhem o seu conteúdo aos conteúdos premium em formato de vídeo. Nessa categoria, existem duas ofertas de anúncio: Pre-Roll do Amplify e Parcerias do Amplify. 

Twitter Takeover 

O Twitter Takeover é o posicionamento considerado mais valioso. Isso porque gera um amplo alcance em massa, e garante um espaço privilegiado também para usuários do desktop. 

Dentro dessa categoria existe o Takeover de Timeline, que coloca as marcas no topo da página e aparece como o primeiro anúncio do dia. E o Trend Takeover / Trend Takeover Spotlight, que coloca o tweet patrocinado junto a assuntos populares do momento, na aba de exploração. 

Twitter Live 

Os anunciantes que optam pelo Twitter Live podem transmitir vídeos em tempo real. Esse é um posicionamento especialmente usado para lançamento de produtos, conferências, eventos, watch parties e mais. 

Anúncios de produtos dinâmicos

Esse tipo de anúncio permite que os anunciantes do Twitter veiculem produtos de acordo com as demandas dos clientes. Esse é o modelo mais usado para campanhas de remarketing, por exemplo.

Essa também é uma ótima maneira de atrair tráfego para um site, mostrando os produtos mais relevantes do seu mix, para clientes bem segmentados. Com as estratégias certas, este pode ser um dos modelos de anúncio no Twitter com melhor retorno sobre investimento. 

Anúncios de coleção

Os anúncios de coleção oferecem uma maneira interessante de contar histórias dentro do Twitter. Nesse formato, os anunciantes podem usar uma coleção de imagens de produtos. Os principais benefícios deste tipo de formato são: 

  • As coleções mostram todas as imagens, sem a necessidade de rolagem;
  • É possível usar diferentes páginas de destino (ou landing pages) para a campanha; 
  • Existe maior flexibilidade para destacar produtos, serviços e promoções.

Quais recursos existem em um anúncio no Twitter Ads?

Independentemente do formato de anúncio escolhido, você poderá incrementar a sua campanha com alguns recursos exclusivos. Eles têm o intuito de facilitar conversões e melhorar a experiência do usuário ao interagir com comunicações patrocinadas.

Os recursos são os seguintes:

  • Enquetes: elas adicionam a opção de votar em diferentes opções, criadas pelo anunciante. Esse é um recurso com altas taxas de engajamento; 
  • Botões Conversa: esse é um recurso integrado, que permite a criação de CTAs diretas para a conversa. Assim, sempre que o usuário clicar, ele será redirecionado para um chat com a sua empresa;
  • Botões Aplicativos: eles adicionam a funcionalidade de clique no anúncio. Dessa forma, o usuário será redirecionado para a página de download na App Store ou na Play Store. Caso o usuário já tenha o seu aplicativo instalado, o botão vai ser configurado para abrir o aplicativo em seu smartphone;
  • Botões Website: eles funcionam como o botão de aplicativo, mas em vez de levar para o download, redirecionam o usuário para a página de destino escolhida – que, na maioria das vezes, é o seu site de vendas;
  • Hashtags de Marca: o recurso permite a criação de hashtags exclusivas para a sua marca, adicionando um elemento extra de forte apelo visual, sempre que for usada; 
  • Notificações de Marca: elas permitem que as pessoas no Twitter se inscrevam para receber novidades sobre conteúdos e experiências promovidas pela marca. 

Como anunciar no Twitter Ads: do básico ao avançado

Agora, vamos detalhar todos os passos para você, que deseja usar o Twitter Ads na estratégia do seu negócio. Continue lendo! 

1. Faça uma conta 

O primeiro passo é acessar o site do Twitter Ads e criar a sua conta. Você precisa ter uma conta no Twitter e, depois, criar uma conta de anúncios. Dessa forma, a sua conta comercial será vinculada ao Twitter Ads. 

Depois de completar o processo de criação, entre na plataforma e selecione seu país e fuso horário. Você também deve selecionar o país cuja moeda deverá ser usada para as cobranças dos anúncios. Preste muita atenção já que essas informações não podem ser alteradas posteriormente. 

2. Defina o objetivo da sua campanha 

Depois de fazer as configurações iniciais, é hora de colocar a mão na massa e criar a sua primeira campanha. Nesse momento, você pode escolher fazer campanhas com o objetivo de alcance, visualização de vídeo, instalação de aplicativo, tráfego para o site, engajamento, ganho de seguidores… enfim, as opções são muitas. 

3. Crie os anúncios 

Depois de escolher o objetivo da sua campanha, é hora de escolher entre os diferentes formatos de anúncios que mencionamos anteriormente. Vamos listá-los abaixo: 

  • Anúncios promovidos;
  • Twitter Amplify;
  • Twitter Takeover;
  • Twitter Live;
  • Anúncios de coleção.

Não se esqueça dos recursos que também mencionamos – como os botões de enquete e hashtags de marca, por exemplo – já que eles podem realmente aumentar o engajamento da sua campanha. 

Lembre-se apenas de colocar o seu cliente no centro das decisões na hora de escolher um formato, pensando em quais tipos de conteúdo eles mais consomem e como eles se comunicam. 

4. Segmente a audiência 

O Twitter Ads oferece diversos critérios de segmentação muito úteis para campanhas. Por isso, não tenha medo de fazer diferentes testes e encontrar os públicos que mais engajam com as suas comunicações

Existem opções de segmentação demográficas, – como localização geográfica, idioma falado, sexo e idade –, e também segmentações mais personalizáveis, que usam como base conversas, eventos de interesse, palavras-chave e mais. 

5. Defina o orçamento 

Por último, mas não menos importante, você deve configurar os orçamentos de cada campanha e o período de tempo que elas ficarão disponíveis. Adicione uma forma de pagamento e coloque os anúncios no ar! 

Você pode definir uma quantia por anúncio, campanha ou grupo de anúncios. Alterando o valor gasto a qualquer momento. Lembramos que o Twitter funciona de acordo com o que eles chamam de “ação faturável”, ou seja, você é cobrado apenas quando o seu objetivo de campanha é concluído. 

E já que falamos de orçamento… você quer saber quanto custa anunciar no Twitter Ads? Vamos te falar agora. 

Quanto custa anunciar no Twitter Ads?

Para anunciar no Twitter, não existe um gasto mínimo obrigatório. Isso quer dizer que pequenas empresas, assim como grandes corporações, podem fazer campanhas e atingir seus respectivos objetivos. 

Todos os anúncios do Twitter Ads são veiculados de acordo com um sistema de leilão, de forma muito parecida como acontece no Google Ads. Os anunciantes vão competir uns contra os outros e os seus anúncios são comparados em 3 categorias:

  • Atratividade do anúncio;
  • Segmentação do público;
  • Número de anunciantes que também segmentam essa audiência específica;
  • Valor do lance.

Vale lembrar que o valor pago por cada “ação faturável” não é fixo. Empresas de nichos mais concorridos podem pagar bem mais para conseguir alcançar os seus objetivos. 

A plataforma de anúncios mostra, em tempo real, como estão os lances para aquele tipo de campanha e orienta a criação dos anúncios de acordo com os lances mais vantajosos para sua empresa. 

Existem três tipos de lances que podem ser feitos no Twitter Ads:

  • Lances automáticos: automaticamente, a plataforma faz lances com o menor preço dentro do seu orçamento;
  • Lances máximos: nesse lance, os anunciantes podem escolher um valor máximo para o lance de cada ação. Eles nunca serão cobrados por mais do que aquele valor, mesmo que isso signifique perder o lance para um concorrente;
  • Lance-alvo: o lance-alvo permite que você determine um valor específico por “ação faturável”. O sistema vai trabalhar para fazer lances que são iguais ou menores do que este valor. Este é um tipo de lance que está disponível apenas para certos tipos de campanha. 

Anúncios com conteúdos de alta qualidade têm preferência nos lances e, por isso, podem ser veiculados mesmo que tenham pagado menos por “ação faturável”. É por isso que criar anúncios interessantes, com elementos visuais fortes e que realmente tocam a sua audiência, é essencial. 

Fazer isso no dia a dia, no entanto, pode ser um desafio para empreendedores. Sobretudo quando eles não contam com um profissional especializado ou conhecimentos aprofundados sobre o assunto. 

Não podemos dizer quando é a hora de contratar um novo funcionário, mas se o seu problema é a segunda opção… nós podemos ajudar. 

No treinamento Tráfego Pago para Ecommerce, nós convidamos Diego Santana – gestor de performance, mentor e um dos maiores especialista em anúncios para Ecommerce do Brasil – para ensinar como gerenciar campanhas de sucesso. 

Você aprenderá desde os conceitos básicos até as técnicas de tráfego mais avançadas. Leve o seu negócio para um novo nível. Assine agora o Ecommerce na Prática para começar a estudar!

Perguntas Frequentes

Como funciona o ads do Twitter?

Com o Twitter Ads, empresas criam campanhas com os mais diversos objetivos, como venda, ganho de seguidores, alcance e engajamento. Anunciantes são cobrados apenas quando o objetivo da campanha é concluído, o que dá mais controle sobre o orçamento.

Quanto custa um anúncio no Twitter?

Para anunciar no Twitter, não existe um gasto mínimo obrigatório. Isso quer dizer que pequenas empresas, assim como grandes corporações, podem fazer campanhas e atingir seus respectivos objetivos.

Como criar uma conta no Twitter Ads?

Primeiro, acesse “ads.twitter.com” e preencha as informações solicitadas na página. Então, selecione seu país e fuso horário. Também selecione o país cuja moeda deverá ser usada para as cobranças e o fuso horário em que os resultados da campanha deverão aparecer. Então, você estará pronto para criar a sua primeira campanha.