Luz, câmera e ação! Se você quer ter sucesso trabalhando no mundo da moda, já deve saber que é fundamental ter boas fotos para divulgar a sua marca. E isso não é diferente quando o assunto é loja virtual.

Posso dizer que para uma loja virtual a foto tem um papel ainda mais importante, pois é ela que vai aproximar o produto da sua loja do possível cliente.

A foto dentro de um perfil de loja virtual de roupas tem um SUPER PODER, você sabia disso? E esse super poder é levar a pessoa a comprar o seu produto. 

Isso porque é por meio da foto que as pessoas vão conseguir captar não só a cor, mas também pode ser capaz de entender melhor sobre o caimento da roupa no corpo e o material que a roupa é feita.

Além disso, é possível ter uma noção básica do tamanho da roupa.

Neste artigo, vou dar dicas de como fazer boas fotos para perfil de loja virtual de roupas no Instagram. Mas, ao longo do artigo, verá que é possível usar essas dicas de fotografia para qualquer segmento.

Também vou dar dicas de ferramentas para te ajudar a deixar a suas fotos ainda mais bonitas e atraentes para os seus seguidores. 

Você está pronto(a) para sessão? Se prepare que lá vem os cliques!

Dicas para produzir fotos do perfil da sua loja virtual no Instagram

1- Luz 

Na fotografia, há a divisão dos tipos de luz em três tipos: natural, artificial e ambiente

A natural é toda luz emitida por elementos da natureza, a principal é a luz do sol. Esse tipo de iluminação é a que mais se modifica ao longo do dia, mas se escolher o horário certo, ela vai te trazer uma fotografia que vai valorizar os detalhes da sua roupa e também sua modelo.

Para aproveitar a melhor luz do sol, você deve tirar as suas fotos, em um ambiente externo, na parte da manhã 9-10h ou na parte da tarde depois das 16h (no cair da tarde). Esses períodos são chamados de Golden Hour ou Hora Dourada, pois tem uma luz menos dura (intensa) e rende excelentes fotografias.

Quando fizer seus ensaios ao ar livre, para aproveitar o máximo de luz natural, você precisará estar por dentro das condições do clima no dia. Se a sua roupa não precisar de um sol de plano de fundo ( moda praia),  você deve escolher dias nublados para fazer seus ensaios. Esses dias são os melhores para aproveitar a luz natural, porque é quando temos uma luz difusa (suave) e mais bonita para o ensaio.

O segundo tipo de luz é o artificial, emitida por elementos artificiais (lâmpadas, flash). Ela pode ser controlada, tanto intensidade, quanto temperatura, mas isso exige um pouco mais de conhecimento técnico de fotografia.

Dicas de luz para ambientes internos

Mas temos algumas dicas que vão te ajudar a construir e ter boas fotos em ensaios fotográficos em ambientes internos.

  • Uso de softbox, acessório com um tecido translúcido externo e interno que torna a luz do flash mais suave, ao passar por ele, perfeito para fotos de pessoas e de produtos. Também deixa as sombras mais suaves, o que ajuda a valorizar os detalhes.
  • Rebatedores, acessórios que rebate a luz principal para diminuir as áreas de sombra. Espelhos e isopores são usados bastante com essa finalidade.
  • Flash externo pode aumentar a qualidade das fotos, se ele estiver bem posicionado. A potência vai determinar a distância que o flash vai precisar estar do tema principal da imagem, para que receba a quantidade de luz ideal.
  • Difusor vai distribuir a luz do flash, o que vai gerar cliques com uma luz mais homogênea e sem sombras.
  • Acessórios legais para celular: ring light (luz led em formato de círculo que ajuda a melhorar a iluminação da sua foto) e o Camalapse, que é uma base redonda para acoplar o seu celular. Ele dá mais estabilidade para o seu aparelho, o que evita tirar fotos tremidas.

Luz ambiente: união da artificial com a natural

Por fim, o terceiro e último tipo de luz é a ambiente. Ela é formada pela luz natural e luz artificial. Esse tipo de luz só não está presente em estúdios fotográficos, pois aí há a vedação do ambiente, o que não permite a entrada de luz natural. 

Se você for o empreendedor ou a empreendedora que se vira nos 30, a luz que vai ser mais fácil para criar as suas fotos e também que vai render menos custos é a natural. Mas lembre de tirar nos horários de Golden Hour, que aí vai ficar bem mais fácil.

Agora, se quer ter fotos onde possa controlar todo o ambiente, vai precisar ter uma ajuda profissional para tirar fotos em estúdio. Ou então, você mesmo pode aprender tirar fotos mais técnicas vai precisar só dedicar um tempo do seu dia para aprender, a internet está repleta de profissionais altamente qualificados dando dicas.

Seja em ambiente externo ou interno, luz natural ou artificial, você vai precisar de muita criatividade para criar cenários que façam suas roupas (produtos) brilharem.

2- Cenário

Para ter boas fotos para o perfil da sua loja virtual de roupas do Instagram, você vai precisar além da luz, no pano de fundo, ou seja, no cenário.

Se você é uma loja virtual que vende biquínis, cangas, maiôs, sungas, ou seja, produtos moda praia, seu perfil no Instagram vai ter que explorar dois tipos de cenários principais (praia e piscina). 

É claro, que nada impede de fazer fotos em estúdio, mas se quiser fazer as pessoas imergir na sua marca, se sentirem próximas e com uma maior vontade de ter seus produtos, é essencial mostrar momentos reais que ela vai ter com seu produto.

E no caso de uma marca moda praia, o que te atrai mais como consumidor:

A- Uma marca que posta fotos com pessoas curtindo momentos felizes na praia ou piscina, vivendo ao ar livre.

B- Uma marca que posta fotos com modelos dentro de um estúdio.

Aposto que vai preferir a primeira alternativa. Além de ser mais real, mais natural, temos a tendência a gostar mais de fotos ao ar livre, pois elementos da natureza nos trazem uma sensação agradável.

Agora, vamos a um exemplo bem oposto. Se você tem uma marca voltada para moda formal masculina (ternos, gravatas, camisas sociais), você deve explorar ambientes internos. Porque assim você conseguirá criar cenários característicos do dia a dia do seu público-alvo. 

Portanto, o que vai definir o melhor cenário para a sua loja virtual de roupa, vai ser a sua persona. Isso porque o melhor pano de fundo das suas fotos são lugares que sejam familiares para quem você deseja que compre o seu produto.

3- Harmonia de cores

Você já deve ter ouvido falar do feed harmônico do Instagram? Se não, pode deixar que vou te explicar agora mesmo. 

O feed harmônico é quando um perfil é todo organizado pensando em criar uma unidade visual forte no perfil. Ou seja, quando são feitas publicações (posts) que sigam um padrão de cores, tornando a conta do Instagram mais agradável aos olhos das pessoas. Essa estratégia, apesar de deixar o perfil bem bonito, pode atrapalhar a criatividade, pois vai te prender a um estilo único de fazer posts. Portanto, não se prenda a esse tipo de harmonia, há muitas outras possibilidades.

Você não precisa criar um feed todo organizadinho por cores para ter harmonia. Essa harmonia pode ser trabalhada dentro de um único post, não é necessário pensar em uma sequência de posts. Quer saber como trabalhar a harmonia? Siga a sua leitura!

As cores são fundamentais para ter um perfil harmônico e, consequentemente, agradável. Isso porque elas são capazes de despertar sensações e sabendo usar conseguirá envolver o seu seguidor da maneira correta.

Por exemplo: a cor azul representa calmaria, paz, frieza, monotonia. Por conta desses significados, é uma cor péssima se você quiser despertar a sensação de urgência para as pessoas comprarem logo seus produtos. Nesse caso, o melhor é usar o vermelho.

A teoria da harmonia das cores do design vai te ajudar a criar fotos mais atraentes para o perfil da sua loja virtual do Instagram. Nela, você vai aprender que é possível fazer combinações de cores semelhantes ou contrastantes, para saber qual é a melhor escolha para você vai depender da mensagem que deseja transmitir.

Teoria da harmonia das cores do design

Artigo Fotos para perfil de lojas de roupa no Instagram círculo da teoria das cores

Há seis tipos de combinações: monocromático, análogo, complementar, triádico, complemento dividido e  complementar tetrádico.

A primeira, monocromática, trabalha com uma única matriz. Ou seja, uma única cor da roda de cores, o que muda é os tons, a luminosidade e a saturação. Ela é fácil de ser usada no feed do Instagram, super agradável, mas não chama muita atenção, pois traz uma sensação de monotonia. Portanto, se você deseja fazer uma ação impactante de lançamento, não deve escolher essa combinação.

A segunda combinação é a análoga, que tem uma cor principal (dominante) ligada a duas cores vizinhas no diagrama de cores. É um tipo de harmonização bem natural, fácil de explorar no feed e em muitos momentos reflete nas combinações de cores encontradas na natureza. Exemplo: verde mais claro, verde mais escuro e azul claro. Combinação perfeita para uma loja virtual moda praia.

Já a terceira combinação é a complementar, que traz a união de cores opostas do diagrama de cores. É uma combinação bem difícil e deve ser usada de maneira muito estratégica nas suas fotos para não poluir o seu feed. Ela combina cores quentes e frias, por ser bem contrastante, é perfeita para usar em ações pontuais de lançamento de coleções novas para chamar a atenção.

Um exemplo desse tipo de combinação é laranja e verde. Essa união de cores pode ser perfeita se deseja ter um feed mais alegre, divertido, mas se perder o equilíbrio, porque o verde traz serenidade.

Quarta combinação ( Esquema Triádico)

É um esquema que combina três cores do diagrama de cores. Esse tipo é muito amado pelos designers, pois é fácil de alcançar o equilíbrio nessa combinação. 

Um exemplo dessa combinação é laranja, amarelo e azul, que pode ser explorada na sua foto usando duas cores com maior destaque e uma outra presente nos detalhes.

Quinta combinação ( Esquema do Complemento Dividido)

É a combinação de uma cor da roda com duas cores adjacentes (lado a lado) opostas à primeira. Esse tipo é ideal se você deseja chamar a atenção, mas quer fazer isso de uma forma mais equilibrada.

Um exemplo dessa combinação é vermelho, verde claro e azul claro. Nesse caso, a cor mais vibrante, mais quente, o vermelho, deve ser explorada em detalhes da sua foto para não ser algo agressivo aos olhos dos seus seguidores. Enquanto, o verde e azul claro devem estar em maior destaque, pois são cores tranquilizadoras.

Sexta combinação ( Esquema Complementar Tetrádico)

É o tipo mais difícil de se fazer, pois busca harmonizar dois pares de cores complementares entre si. Mas quando é feita da maneira certa é uma combinação de cores bastante vivas, o que chama atenção e faz seu perfil se destacar, e também é agradável para os olhos.

Um exemplo dessa combinação é vermelho e laranja ao lado de azul e verde claro. Se você não tem um conhecimento aprofundado sobre cores, recomendo que não faça esse tipo de combinação.

4- Storytelling 

Se você já estudou um pouquinho de marketing digital, com certeza, ouviu falar sobre storytelling e como essa técnica pode te ajudar a criar uma conexão entre a sua marca e o público. 

Vamos dar uma pequena revisada sobre o que é storytelling! Nada mais é do que saber contar uma história e isso deve ser feito nas fotos para o perfil da sua loja virtual do Instagram. 

Para isso, você vai precisar, antes de sair para o ensaio fotográfico, pensar nos seguintes elementos: mensagem que deseja transmitir, cenário, personagens e diálogos

Exemplo Storytelling: Boca Rosa Company

Um bom exemplo de uso de storytelling foi o que fez a influenciadora e empresária Bianca Andrade, para lançar o escritório da sua empresa Boca Rosa Company, fortíssima no segmento de beleza.

Ela fez uma contagem regressiva diferenciada trazendo mulheres fortes da cultura pop, para traçar o seu perfil de empresária, já que agora ela estava lançando o escritório dela. A primeira foi a Kylie Jenner, a segunda Cruella, a terceira Emily in Paris, a quarta Miranda Priestly e a última é claro ela propriamente dita. 

O que essas mulheres têm em comum? O forte envolvimento com o mundo da moda e beleza, que é onde a Bianca deseja e trabalha para ser a referência no mercado brasileiro. 

Então, vamos revisar os elementos da história das fotos/posts da Bianca. A mensagem é  "quero ser conhecida como grande referência no mercado e o meu escritório vai ser o centro disso". O cenário é o próprio escritório, super instagramável, sendo explorado cada um dos seus ambientes, para diversificar os elementos de fundo das fotos. 

Já as personagens foram as mulheres fortes no mundo da moda e beleza: Kylie Jenner, Cruella, Emily in Paris, Miranda Priestly e chegando até ela, Bianca Andrade. 

E por fim os diálogos foram as legendas curtas com o nome dos personagens acompanhados da contagem regressiva. Além disso, tivemos uma comunicação visual forte, combinando roupa, acessórios e cenários.

Se você quer envolver as pessoas com as suas fotos, pense nelas como se fossem histórias. Para isso basta levar em consideração na pré-produção do ensaio, os elementos que foram abordados nesse tópico.

Leia também: Como recuperar conta do Instagram desativada [GUIA]

5- Regra dos Terços 

É uma técnica que vai te ajudar a tornar a sua foto mais harmoniosa, ou seja, mais agradável para as pessoas. Ela consiste na divisão em quatro linhas imaginárias da cena que está enquadrando na sua lente. Depois de fazer isso, você deve posicionar o objeto que deseja dar destaque em um dos pontos formados pelas intersecções. Isso garante um enquadramento mais harmonioso.

Mas por que isso acontece? A regra dos terços tem como base a proporção áurea, que é uma razão de proporcionalidade comum na natureza. Tudo que está dentro dessa proporção, tende a ser mais agradável aos nossos olhos, por trazer uma sensação de equilíbrio. Assim, se deseja ter fotos atraentes, vai precisar aplicar nos seus ensaios a regra dos terços.

Se você acha difícil aplicar essa regra, por ser um conceito muito abstrato, calma. Os celulares possuem essa opção em suas configurações e em poucos toques você consegue habilitar a função.

6- Cuidados com lente e zoom

Para ter boas fotos para o seu perfil de lojas de roupas no Instagram, vai precisar cuidar do seu equipamento. O principal elemento da câmera, a lente, precisa de todo cuidado possível e sendo assim aqui vai uma dica: limpe a lente sempre antes de começar a tirar suas fotos

Pode parecer bobo, mas muitas vezes começamos a tirar fotos, principalmente quando usamos o celular para tirar foto, e nos primeiros cliques os resultados saem meio borrados, mesmo com a configuração toda correta. Isso geralmente acontece por conta da lente está suja e passar um pano liso já resolve esse problema.

Quando se trata de zoom, devemos deixar bem claro que há dois tipos: o ótico e o digital. O primeiro não prejudica a qualidade da imagem já que é feito de maneira manual, ou seja, o que está sendo mostrado é exatamente o que a lente está enxergando.

Já o digital, o da câmera do celular, é feito quando a capacidade ótica da lente acabou e ainda é preciso aproximar mais. Esse tipo de zoom aproxima o objeto da imagem de maneira artificial, usando processos do sensor, funcionando bem parecido com o zoom de um computador.

Enquanto a lente enxerga um cenário, o sensor se encarrega de aproximar esse cenário esticando ele. Isso faz com que a imagem perca qualidade. Portanto, se for usar o celular, não use o zoom, pois ele é digital e vai prejudicar a qualidade das suas fotografias.

7-  Modelos, manequim, cabide e tecido

Essas são as quatro possibilidades para você fazer as suas fotos das suas peças de roupas. O uso de modelos é a opção que traz mais humanização para a sua marca, mas pode ser um problema para você que está começando, porque para fazer um trabalho legal com modelos vai ser preciso contratar várias, fundamental para mostrar a diversidade de corpos.

Já o manequim é uma opção, que assim como a modelo, pode te ajudar a mostrar o caimento da peça (mesmo que de forma mais básica, mais artificial). Além disso, é uma opção que pode ser usada para montar looks com acessórios. Porém, é uma opção mais artificial e recomendo que use de maneira moderada, pois pode ser mega estranho um perfil só com manequins.

O cabide não permite mostrar o caimento da peça no corpo, mas é uma opção super prática, permitindo que você faça as suas fotos em qualquer lugar sem precisar carregar peso. Além disso, o cabide é uma excelente opção para quem deseja mostrar bastidores, seja da loja física ou do estoque da empresa. 

Por fim, a última opção é o tecido, também não é humanizada, assim como o cabide, mas permite que você monte combinações de looks para colocar no feed. Essa opção permite que você foque no que realmente importa os produtos e não correndo o risco de distrair as pessoas com o pano de fundo, ou seja, o cenário. 

Além disso, é uma opção que facilita o trabalho da edição, pois fica muito mais fácil de recortar os elementos quando eles estão com um tecido neutro por trás deles.

8- Edição

Fez as fotos e quer dar uma melhorada para deixar ainda mais incrível os resultados do seu ensaio fotográfico? Você vai precisar dedicar um tempo para a edição.

Ahh.. é a hora do Photoshop entrar em ação? Até pode ser, mas há outras ferramentas que são gratuitas e mais simples de mexer. 

Separamos algumas para te ajudar:

  • Lightroom
  • Snapssed
  • Pixrl 
  • Chroma Lab 
  • Cymera
  • Photoshop Express
  • Ferramenta interna do seu aparelho de celular

Elas vão te ajudar a dar um realce nos detalhes dos seus produtos, a fazer o enquadramento perfeito para postar no feed do Instagram e ajustar a iluminação da sua foto. 

Você pode e deve editar suas fotos, mas tome cuidado para não acabar distorcendo a cor e os detalhes dos seus produtos. Isso pode prejudicar as suas vendas, pois as pessoas podem acabar gostando de algo que você não tem.

Outros cuidados importantes para o seu perfil do Instagram

1- Nome de usuário

O famoso @ deve ser o nome da sua loja e indico que seja igual em todas as redes sociais da sua loja para facilitar a comunicação. 

Fazendo isso, você estará tornando a vida das pessoas mais fácil, pois vão precisar gravar apenas um nome de perfil e conseguirão te seguir em todas as redes sociais que desejarem.

Há um limite de 30 caracteres para o nome de usuário. Além disso, é possível trocar o nome de usuário, mas uma vez trocado vai precisar esperar 14 dias para fazer novamente.

2- Nome

É o nome que aparece logo abaixo da foto de perfil, que é aquela miniatura no canto superior esquerdo. 

No nome você deve colocar também o nome da sua loja, a diferença é que nesse espaço o Instagram não barra se já existir algum outro usuário da rede social tenha o mesmo. Já no nome de usuário, cada um tem o seu exclusivo.

Além disso, o nome pode ser alterado apenas duas vezes a cada 14 dias, mas não recomendo fazer isso pois pode causar estranheza na cabeça de quem te segue.

3- Bio

A bio (ou biografia do Instagram) é aquele texto curto que fica logo abaixo do nome. Ela serve para você fazer uma apresentação breve e objetiva sobre o seu negócio para as pessoas entenderem o que a sua empresa faz.

Na bio você deve colocar o que você vende de forma objetiva e para quem é o seu produto. Além disso, deve colocar uma chamada para ação, o famoso call to action, para que as pessoas façam o que deseja.

No caso de uma loja, a chamada para ação deve ser para ir até o site conhecer os produtos e caso gostem comprar.

Logo abaixo da chamada para a ação, deve estar o link do site, ou um link que ao abrir as pessoas tenham acesso a vários outros links para outros canais importantes do seu negócio.

Se a sua loja tiver uma pegada mais informal, vale a pena explorar emojis pontuais na sua bio. Para não ficar muita informação use no máximo 4 emojis no seu texto da bio.

4- Informações de contato

Na parte de editar o perfil, você vai encontrar "opções de contato", nele você vai poder colocar email, número de telefone comercial e também tem a opção do telefone comercial do WhatsApp Business.

Depois de preencher as informações, você vai na opção "exibir informações de contato", coloque no azul para ativar e depois vai no símbolo de check no canto superior esquerdo para salvar.

É importante você ativar essas informações para que as pessoas tenham outros canais, caso queiram tirar dúvidas com você.

5- Destaques

É as miniaturas redondas que aparecem acima do feed (posts). Nos destaques, você deve colocar as novas coleções, lançamentos, FAQ ( dúvidas mais frequentes), bastidores, seus outros perfis e um Quem somos.

6- Lojinha do Instagram

O recurso Instagram Shopping, a famosa lojinha do Instagram, depois de ativado, vai te possibilitar marcar os produtos nas fotos (posts) para que as pessoas já consigam ver o preço do item e uma curta descrição, além de ter um botão para direcionar para o site.

Também é possível ver os produtos em um botão, que ficará abaixo da bio, chamado "Ver loja". 

Quer saber como ativar esse recurso? 

Leia: Como criar sua loja no Instagram Shopping Passo a Passo

7- Hashtags

As hashtags no Instagram funcionam para mostrar às pessoas sobre o que o seu conteúdo (post) está falando e também é uma forma do Instagram categorizar o que é publicado no seu espaço.

O limite de hashtags é 30 por post, mas recomendamos que você coloque no máximo 10 para que seu conteúdo não fique poluído.

Na hora de escolher suas hashtags dívida entre as mais populares do segmento que atua e crie algumas personalizadas para o seu negócio.

Quer se aprofundar ainda mais no tema venda no Instagram?

Confira a lista de artigos que separei para você!

Quer saber como montar seu Ecommerce de Moda?

Nós temos o treinamento ideal para você! O "Ecommerce de Moda do Zero" é um treinamento para você que quer montar uma loja virtual de moda de sucesso.

O treinamento completo, assim como muitos outros cursos, estão disponíveis na assinatura Ecommerce na Prática!

Dentro do treinamento "Ecommerce de Moda do Zero", você aprenderá:

  • Como montar o seu planejamento de negócio;
  • O que precisa para ter uma loja virtual de moda bem estruturada;
  • Como fazer o marketing digital da sua loja virtual;
  • Como ter um bom atendimento pré-venda, venda e pós-venda;
  • Montar a sua lojinha no Instagram;
  • Como fazer a precificação por margem de lucro;
  • Como usar o Pinterest no seu negócio.

Assine o Ecommerce na Prática para fazer o curso agora! Clique aqui: