Ter Boas Provas Sociais sobre o seu negócio é uma carta na manga para atrair novos clientes e trazer credibilidade para a sua empresa. 

É normal que pequenos empreendedores enfrentem dificuldades no início para conquistar a confiança da audiência para que, enfim, comprem os seus produtos. 

E mesmo que você tenha um bom volume de vendas, pode acreditar que ainda existem pessoas que não compram do seu negócio justamente por não confiarem… 

Então, qual é a melhor forma de convencer essas pessoas que de podem confiar fielmente em você e na sua empresa? 

Mostrando depoimentos de clientes MEGA satisfeitos com a experiência de compra que você proporcionou a eles.

Ou seja, mostrar PROVAS SOCIAIS! 

Mas como conseguir Boas Provas Sociais?

Leia atentamente este artigo, pois selecionamos 6 Estratégias Infalíveis para você conseguir conquistar cada vez mais clientes utilizando Provas Sociais verdadeiras! 

No vídeo abaixo, o Lucas Lombardi, Head de Copywriting e Ofertas, mostra algumas estratégias para incentivar as pessoas a falarem BEM do seu Ecommerce e conseguir boas Provas Sociais. Assista: 

O que falta no seu Ecommerce: Experiência de Compra Positiva

Uma coisa que gostaríamos que você refletisse antes de pensar em como conseguir as provas sociais é: a experiência de compra do seu Ecommerce é realmente boa? 

As pessoas realmente ficam satisfeitas ao comprar o seu produto?

Se a resposta for não, está na hora de repensar todo o processo da jornada de compra do cliente e entender o que pode ser melhorado.

E isso inclui o seu produto em si, o site que você utiliza, as formas de pagamento, os meios de envio… Enfim, tudo que está relacionado com a experiência do cliente com a sua empresa.

Entendendo o que está faltando nessas fases e fazendo ajustes para melhorá-las, você vai influenciar essas pessoas a falarem bem do seu negócio… 

E com uma boa experiência, as chances desse cliente recomendar para alguém, postar uma foto nos stories ou fazer um vídeo falando do seu produto são muito maiores. 

Ainda mais se você aplicar as próximas dicas...

Essas dicas vão te ajudar a coletar mais Provas Sociais, chamando a atenção de novos clientes e posicionando a marca na mente deles.

Confira:  

1- Repostar os Stories dos Clientes

Se os seus clientes compram com você e compartilham o produto nos Stories marcando o @ da marca, nada mais justo do que respostar os stories.

Esse pode parecer um pequeno gesto e até mesmo algo irrelevante para você, mas pode ter certeza que faz a diferença para quem mais importa: o seu cliente. 

Esse cliente que teve os stories repostado pela sua marca vai se sentir ainda mais especial… É como se fosse a cereja no topo do bolo. Já estava ótimo, mas melhorou! 

Além disso, essa ação chama a atenção de outras pessoas que ainda não compraram o seu produto ou tinham dúvidas com relação a segurança, qualidade, veracidade... 

A ideia é mostrar que há pessoas confiando na sua marca e que estão MUITO satisfeitas com a experiência de compra da sua loja a ponto de divulgar nas redes sociais. 

2- Coloque um brinde no pacote

Levando para o lado de fazer com que o cliente se sinta especial, uma ótima ideia e que já é aplicada por vários pequenos negócios é enviar um brinde no pacote. 

A grande maioria das pessoas realmente ficam felizes ao receber uma cartinha de agradecimento, um bombom, até mesmo uma bala como brinde e acabam postando nas redes sociais. 

Um brinde, por mais simples que ele seja, já é um incentivo para que as pessoas tenham uma experiência de compra completa e queiram compartilhar com outras pessoas. 

Aliás, vamos ser bem sinceros… Diversas marcas  consolidadas no Mercado e que já possuem uma presença de marca muito forte, não se preocupam com isso… 

Os produtos são embalados de qualquer forma e enviados…

Então, o brinde da sua empresa pode ser um diferencial para que as pessoas comecem a comprar mais vezes com você, além de incentivar a divulgação. 

3- Ofereça Cupons de Desconto

Nada mais atraente do que um desconto daqueles que faz qualquer pessoa querer gastar mais, não é mesmo?

 E já observamos que tem algumas empresas que enviam junto com o pedido um cupom de desconto para incentivar a próxima compra. 

Como é um cupom surpresa, as pessoas acabam divulgando também, avisando a outras pessoas que, caso elas comprem um produto na sua loja, ganharão um desconto de 10%, por exemplo. 

Outra estratégia que você pode fazer é oferecer um cupom de desconto para todos os clientes que postarem nos Stories o produto recebido. Teste as duas formas e entenda qual delas o seu público mais gosta. 

4- Provas Sociais do Pós-venda

Depois de enviar o produto, pergunte para o cliente se ele recebeu o pedido, se estava tudo certinho, qual a opinião dele sobre a experiência de compra… 

Com isso, você consegue mais Provas Sociais sobre a satisfação do cliente e poderá postar em outros canais, influenciando outras pessoas. 

Esse contato pode ser feito de várias formas como:

  • E-mail (parece mais formal, mas ainda é muito válido);
  • Whatsapp (um jeito mais descontraído de falar com o cliente);
  • Direct do Instagram;
  • Messenger do Facebook;
  • Outros canais de comunicação. 

 E para facilitar esse contato pós venda, você pode usar um Chatbot, por exemplo….

Mas o que é um Chatbot? 

O chatbot é uma inteligência artificial que vai te ajudar a enviar mensagens automatizadas para o seu cliente. 

Então, o atendimento pós-venda pode ser bem mais ágil, sem você se preocupar com isso. O bot fará esse contato por você! 

Aliás, não é só o pós-venda… O primeiro contato com o cliente também pode ser feito pelo Bot, como uma apresentação da empresa e direcionando as possíveis dúvidas ou questionamentos sobre os produtos. 

Leia também: Como usar Chatbot no Ecommerce para potencializar seu atendimento

6-  Espaço para Depoimentos nas Pesquisas

Sabe quando você faz uma pesquisa para entender algo sobre o seu produto ou a marca em si? Você monta um formulário e coloca as perguntas, certo? 

Que tal deixar um espaço reservado para que a pessoa escreva um pouco sobre a experiência dela com a sua marca?

Esse será só um pretexto e um incentivo para você conseguir mais provas sociais sobre o seu Ecommerce! 

Indique, no fim do formulário, um espaço mais ou menos assim: "Com relação a experiência de compra, de 0 a 10, qual nota você daria? Justifique a sua resposta”. 

Esse é um exemplo simples que você pode usar na sua próxima pesquisa para conseguir novas Prova Sociais… 

E juntando essas, com todas as outras estratégias que mostramos neste artigo, você vai conseguir Provas Sociais INCRÍVEIS... 

E lembre-se: as Provas Sociais nada mais são do que um Gatilho Mental muito poderoso que você pode utilizar nas estratégias de venda e Marketing da sua empresa.

Dessa forma, você vai influenciar cada vez mais pessoas a comprarem da sua marca todos os dias! 

Quer saber mais Dicas sobre Como Vender Todos Os Dias? 

Você pode explorar muito mais do que apenas as provas sociais para conquistar novos clientes e vender todos os dias… 

Mas, para isso, você precisa estruturar o seu negócio, fazendo com que ele venda todos os dias na internet… 

Como fazer isso? 

Baixando agora o Checklist Ecommerce do Zero para conhecer as 6 etapas fundamentais para criar um negócio próprio na internet…

… que vende todos os dias e dá lucro todos os meses.

O material é 100% gratuito!

Clique aqui para fazer o download: