Se você quer começar a vender na internet, ou já vende, mas quer expandir seu alcance, criar um site é um passo óbvio. Mas, nem sempre o orçamento da sua empresa permite o investimento… É por isso que, neste artigo, vamos te ensinar como criar um site de graça. Vem ler!

Segundo a ABComm Forecast, por meio de uma pesquisa feita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico, o Ecommerce brasileirol teve um faturamento de R$ 169.59 bilhões em 2022, cerca de R$18 bilhões a mais em relação a 2021.

Por tudo isso, é fácil entender o que torna o Ecommerce um dos segmentos de mercado mais lucrativos para novos empreendedores. 

Nesse contexto, as empresas têm mais oportunidades para alcançar e fidelizar novos clientes. Mas, para isso, é preciso ter uma boa estrutura para vendas. E uma das formas mais rápidas de se alcançar isso é criando um site próprio. 

No entanto, muitos empreendedores – sobretudo os que estão começando – não têm o capital para investir em soluções custosas e demoradas. É por isso que, neste artigo, vamos te mostrar como criar um site de graça, usando uma plataforma confiável e robusta

Vamos lá! 

Por que é importante ter um site próprio?

Ter um site é importante para dar mais credibilidade à sua marca e espaço para escalar as vendas. Além disso, com um site você tem uma atuação independente de plataformas terceirizadas, como os marketplaces, que podem mudar as regras de uso a qualquer momento. 

Antes de entender como criar um site de graça, você precisa ter em mente os benefícios que essa iniciativa pode trazer para o seu negócio. 

Afinal de contas, um site de vendas próprio não é a única maneira de vender na internet. Muitos empreendedores começam, por exemplo, pelos marketplaces – plataformas terceirizadas que permitem que lojistas anunciem seus produtos. 

Alguns dos marketplaces mais populares são o Mercado Livre, a Americanas e a Amazon

Os marketplaces são opções bem interessantes, que podem ser de grande ajuda quando você quer começar a vender sem gastar muito. Apesar disso, eles podem apresentar desvantagens como o enfraquecimento da marca, cobrança de comissões e mais. 

A seguir, vamos te mostrar algumas das vantagens de ter um site próprio. Vem ler! 

1. Mais independência de plataformas terceirizadas 

Quando você tem um site próprio, o único responsável por gerenciar suas vendas é você. Isso quer dizer que a sua empresa não estará mais sujeita às regras e recomendações de terceiros, o que acontece quando falamos das vendas em marketplaces ou redes sociais. 

Imagine, por exemplo, que o Instagram determine o fim do Instagram Shopping e cesse todas as atividades comerciais na plataforma? Essa é uma possibilidade remota, é claro, mas que sempre pode acontecer. Afinal de contas, não estamos sob o controle das decisões estratégicas de outras marcas

Nesse caso, se uma empresa depende exclusivamente desse canal de vendas, é seguro dizer que ela estará em apuros, certo? 

Mas, se a empresa conta com as redes sociais e canais alternativos apenas como um complemento à loja virtual, ela terá um ponto de apoio onde concentrar suas vendas e receber os clientes. Viu como funciona? 

2. Maior autoridade entre clientes e fornecedores 

Outro ponto importante do site é o fortalecimento da marca – ou seja, do branding ou o rebranding. Vamos explicar… 

Dentro do seu próprio site, você pode expressar melhor o propósito da sua marca, tendo liberdade para fazer escolhas criativas e estratégicas. Pode não parecer, mas isso causa uma boa impressão em seus visitantes e pode melhorar a taxa de conversão

A questão é que a autoridade – ou seja, quando a sua empresa se coloca como uma referência no mercado, mostrando a sua expertise e seriedade – é um gatilho mental muito forte para a compra. 

E essa autoridade pode ser benéfica também para o seu relacionamento com fornecedores e outros parceiros comerciais. Se o seu negócio passa uma imagem sólida, mais empresas vão querer fazer negócio com você, o que pode se traduzir em prazos de entrega menores, condições de compra especiais e outras vantagens. 

3. Mais um canal de aquisição adicional 

Quando falamos sobre como criar um site, seja de graça ou não, nossa ideia é que você tenha um canal de comunicação e vendas adicional. O propósito aqui não é limitar o alcance da sua empresa ou determinar que existe apenas um modo de vender na internet.

Em outras palavras, você pode – e deve! – combinar o seu site de vendas próprio com outras iniciativas, como a venda em marketplaces e redes sociais. Quanto mais pontos de contato você tiver com o seu público, melhor. 

Na verdade, esse é um dos pilares das estratégias de marketing multicanal – uma característica de todos os negócios de sucesso

Aproveite para ler também: Canais de aquisição: o que são e quais usar para vender mais?

4. Criação de uma identidade visual mais forte 

Quando você opera apenas em marketplaces, por exemplo, sua empresa está sujeita a operar dentro de um espaço com a identidade visual da empresa que criou a plataforma. 

Afinal, quem não reconhece o famoso amarelo e azul do Mercado Livre ou o vermelho das Americanas? Agora… tente lembrar o nome da empresa que concluiu a sua última compra nessas plataformas. É difícil, não é mesmo? 

Isso porque os marketplaces não estão otimizados para expressar a individualidade das empresas. E isso pode prejudicar a sua marca a longo prazo. 

Mas esse é um problema que pode ser resolvido com uma loja virtual própria. Ali, você tem todo o poder criativo, escolhendo desde o tema da sua loja, até as cores, fontes e imagens. Dessa maneira, você pode causar uma impressão em seus visitantes e expressar a identidade da sua marca. 

Não subestime o poder de uma identidade visual forte na psicologia do consumidor

5. Mais personalização na experiência do usuário 

Com um site próprio, você pode adaptar o design, o conteúdo e as funcionalidades para atender especificamente ao seu público-alvo. Isso pode resultar em uma experiência de usuário mais fluida e intuitiva.

Além disso, com um site dedicado à sua empresa, você pode coletar e analisar dados valiosos sobre seus clientes, oferecendo recomendações de produtos personalizadas.

Também não podemos esquecer que, com um site próprio, você tem a liberdade de integrar diversas ferramentas de análise, como o Google Analytics. Isso permite entender melhor o comportamento dos visitantes e otimizar o site de acordo.

A personalização e a otimização da experiência do usuário são essenciais para manter os visitantes engajados e incentivá-los a retornar ao seu site. Além disso, um site bem otimizado e personalizado pode ajudar a aumentar a lealdade do cliente e a reputação da marca no mercado. O cenário dos sonhos, não concorda?

10 plataformas para criar um site de graça 

Agora que você já conhece alguns dos principais benefícios de ter um site de vendas próprio, vamos te mostrar 6 opções de plataformas que permitem criar um site de graça. Bateu a curiosidade? Basta seguir com a leitura do artigo… 

1. Nuvemshop 

A Nuvemshop é, hoje, a maior plataforma de Ecommerce da América Latina e recebeu 3 prêmios ABComm como a melhor plataforma de loja virtual. Ao contrário das outras opções dessa lista, essa é uma plataforma de Ecommerce, ou seja, uma solução especialmente criada para lojas virtuais.

Isso quer dizer que todas as suas funcionalidades são otimizadas para a venda online. Não à toa, mais de 110 mil lojistas usam e confiam na Nuvemshop. Ela possui integração com meios de pagamento, soluções logísticas, parceiros e fornecedores. 

Para ler o review completo da plataforma, sugerimos este artigo aqui: Nuvemshop é bom? Conheça os planos, vantagens e como criar uma loja.O serviço conta com planos para todos os tipos de empresas, e alguns deles são pagos, mas com o Plano Começo, você consegue criar um site de vendas de graça. Vamos te ensinar como fazer isso mais adiante neste artigo. Continue a leitura… 

Loja grátis Nuvemshop

2. Wix 

Wix é uma plataforma online para criação e edição de páginas na internet. A empresa foi fundada em 2006 e, desde então, já ajudou milhares de pessoas a criar sites, blogs e lojas virtuais de forma simples e gratuita. 

Ao criar um site com a Wix, você tem acesso a integrações básicas aos negócios, como Google Analytics, Google Ads e pixel do Facebook. Todas elas são úteis para mensurar a performance do seu site e tomar decisões estratégicas. 

Além disso, existem mais de 500 templates à sua disposição, que podem ser editados e personalizados de acordo com as necessidades da sua loja virtual. 

Quanto às formas de pagamento, aqui vai um ponto de atenção: a versão gratuita do serviço não oferece integração com nenhum meio de pagamento. As transações devem ser feitas com links de pagamentos ou durante a entrega.

Você pode conferir mais sobre essa opção aqui: Wix Funciona para Lojas Virtuais? [Nossa Opinião] 

3. WordPress

O WordPress é um sistema de gerenciamento de conteúdo. No começo, o seu intuito era atender apenas blogs, mas hoje a plataforma também é usada por aqueles que buscam como criar um site de graça

Para criar um site gratuito com o WordPress escolha o WordPress.com, dessa forma, você não terá gastos com a hospedagem. 

Vale lembrar que, para criar um site no WordPress, você precisa instalar plugins de terceiros, como o WooCommerce. Ele permite a integração com funcionalidades especiais para lojas virtuais. 

Para criar o seu site gratuito com o WooCommerce e WordPress, é possível que você precise de conhecimentos médios em programação 

Leia também: Loja Virtual no WordPress vale a pena?

4. Webnode

A Webnode oferece uma solução simples e fácil para quem deseja criar um site profissional sem precisar ter conhecimentos técnicos em programação ou design.

Com a Webnode, é possível escolher entre vários modelos de sites pré-prontos – inclusive lojas virtuais – , personalizar o design e adicionar demais elementos e conteúdos. 

Assim como as demais, a Webnode é totalmente em português, o que torna a criação do seu site ainda mais fácil. Além disso, a empresa oferece suporte técnico, caso tenha alguma dúvida ou precise de ajuda para configurar seu site.

5. Weebly

A Weebly é uma plataforma de criação de sites e lojas virtuais que oferece uma interface intuitiva de arrastar e soltar, tornando fácil para os usuários personalizar seu site ou loja virtual. 

A plataforma também disponibiliza diversos temas e modelos, permitindo que os usuários criem um site que se adapte às suas necessidades e objetivos.Um diferencial é que a Weebly oferece um certificado de segurança SSL gratuito… Contudo, o endereço de domínio levará a marca weebly na URL.

6. Google Sites

O Google Sites é uma ferramenta gratuita oferecida pelo Google para criar sites simples.

A plataforma pode ser interessante para quem deseja criar um site básico, como uma página de apresentação ou um site institucional, sem a necessidade de conhecimento técnico avançado em programação.

Com o Google Sites, os usuários podem escolher entre vários modelos de sites e personalizá-los de acordo com suas necessidades, usando uma interface intuitiva de arrastar e soltar. Embora o Google Sites seja uma opção gratuita, é importante notar que ele pode ser limitado em termos de recursos e funcionalidades, especialmente para empresas que desejam criar um site mais avançado ou uma loja virtual.

Como criar um site de graça com a Nuvemshop em 5 passos

Se você quer aprender como criar um site de graça, atenção: nos próximos tópicos vamos te mostrar como fazer isso usando uma das plataformas de Ecommerce mais confiáveis do mercado, a Nuvemshop. 

Nós escolhemos essa opção, pois entendemos que é a melhor alternativa para empreendedores que desejam começar sem gastar nada, mas não querem abrir mão da segurança e da praticidade. 

Vamos ao passo a passo? 

1. Crie uma conta na Nuvemshop 

Antes de mais nada, você vai acessar o site da Nuvemshop, preencher o formulário da página inicial e clicar em “Criar Nuvemshop”. Automaticamente, a sua conta vai ser criada dentro do Plano Começo, o plano gratuito da plataforma. 

como criar site de graça

Lembre-se que o nome da sua marca será usado na URL em sua loja Nuvemshop e essa informação só pode ser alterada caso você crie um domínio próprio. Digamos que o nome escolhido seja “Minha Loja”. Nesse caso, a sua URL ficaria assim: 

https://minhaloja.lojavirtualnuvem.com.br/

Se você deseja mudar o nome da sua loja posteriormente, temos um artigo sobre o assunto: Como configurar domínio Nuvemshop [passo a passo] 

2. Escolha o layout da sua loja 

Agora que você criou a sua loja virtual gratuita na Nuvemshop, é hora de configurá-la. O primeiro passo é escolher um layout que traduza a identidade da sua empresa.

A Nuvemshop tem diversos layouts diferentes, todos eles otimizados para dispositivos móveis. Todos os layouts podem ser personalizados, com mudança na cor, disposição de botões, fonte e mais. 

Para fazer essa escolha, vá até a página inicial da sua loja e clique em “Personalização da loja”.

como criar site de graça

3. Cadastre os produtos

Agora que você já escolheu e personalizou o seu layout, é hora de cadastrar os produtos que estarão disponíveis em seu site. Esse é um processo que requer muita atenção, já que todas as informações podem impactar a experiência de compra do seu usuário. 

É nessa fase que você determina informações como nome do produto, descrição, imagens, preço e quantidade em estoque. Vale lembrar que, na Nuvemshop, você pode cadastrar um número ilimitado de produtos, mesmo no plano gratuito. 

Primeiro, vá até o seu painel de administrador e clique em “Cadastro de produto”.

Como criar um site de graça: 5 passos para ter uma loja virtual sem pagar nada

Então, você será redirecionado para a seguinte página, onde poderá colocar todas as informações de seus itens à venda. 

como criar site de graça

4. Configure o método de envio 

No plano gratuito da Nuvemshop, você tem acesso à integração com os Correios e métodos de envio próprios. 

Para fazer a configuração, volte à página inicial e clique em “Formas de entrega”. Para ativar uma forma de entrega, informe um CEP. Lembre-se de que só é possível fornecer um CEP por cadastro

como criar site de graça

No frete personalizado, o cliente busca o próprio pedido ou você vai entregar por meios alternativos. A ideia é que você combine o método de entrega mais vantajoso para o cliente e para você. 

Leia também: Como fazer entregas de loja virtual [passo a passo]

5. Escolha os meios de pagamento

O último passo de como criar um site de graça com a Nuvemshop é escolher as formas de pagamento que a sua loja vai aceitar. Por padrão, todas as lojas contam com o Nuvem Pago – um meio de pagamento exclusivo da Nuvemshop.

O Nuvem Pago isenta o lojista do pagamento de tarifa por venda concluída. Ou seja, além de não pagar uma mensalidade, você também não é cobrado pelas vendas que acontecem na plataforma. 

Você também tem a opção de aceitar meios de pagamento personalizados, como dinheiro ou cartão de crédito e débito via máquina. Normalmente, os pagamentos personalizados são feitos no ato da entrega. 

Para fazer essa configuração, volte à página inicial e clique em “Meios de pagamento”, como na imagem abaixo: 

como criar site de graça

Prontinho! Após completar esses passos, você tem um site de vendas pronto para receber clientes – e nem precisou pagar nada por isso. 

Criar um site dentro de uma plataforma própria para vendas faz toda a diferença, uma vez que a sua empresa cresce e precisa de funcionalidades mais robustas. Quando isso acontecer, você pode simplesmente migrar para um plano pago e aproveitar todos os recursos da plataforma. 

E, quando você decidir que a sua empresa está pronta para o próximo passo, aproveite o desconto exclusivo do Ecommerce na Prática: 25% off na primeira mensalidade de qualquer plano

Para aproveitar essa condição especial, clique aqui.

Você criou o seu site! Agora qual o próximo passo? 

Criar o seu site de graça não é o fim da jornada, mas sim apenas o começo.

Uma vez que você tem a sua própria loja virtual, é hora de planejar ações para alavancar vendas e atrair mais pessoas. Sem um fluxo diário de pessoas entrando em seu site, visitando páginas de produtos e comprando, ele será apenas mais uma página na internet. 

Mas não é isso que nós queremos, certo? 

Nosso objetivo é transformar o seu site em uma verdadeira máquina de vendas, uma ferramenta para trazer maior fluxo de caixa para sua empresa e alavancar o seu negócio.

Felizmente, existem maneiras seguras e comprovadas de trazer mais pessoas para o seu site. E nós ensinamos todas elas no treinamento Tráfego Pago para Ecommerce.

As aulas são ministradas por Diego Santana, gestor de performance e um dos maiores especialistas em anúncios para Ecommerce do Brasil. O curso é dividido em 8 módulos: 

  • Conceitos e pilares de análise do Tráfego Pago e Marketing;
  • Análise de negócios;
  • Planejamento de campanhas;
  • Criação de campanhas;
  • Otimização de campanhas;
  • Escala de campanhas;
  • Solução de problemas de campanhas;
  • Canais de Tráfego.

As aulas completas estão disponíveis em nossa assinatura exclusiva. Para assinar e começar seus estudos, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

Qual a melhor forma de criar um site gratuito?

A melhor forma é usar plataformas como Wix, WordPress ou Nuvemshop, que oferecem opções gratuitas para iniciantes.

É possível criar um site grátis?

Sim, diversas plataformas oferecem planos gratuitos, mas com recursos limitados. Para ter acesso a recursos avançados, usualmente, é preciso pagar um plano mais robusto.

É possível criar um site sozinho?

Com certeza! Plataformas intuitivas – como a Nuvemshop, por exemplo – facilitam o processo, não exigindo conhecimento técnico.

Como criar um site do zero?

Comece escolhendo uma plataforma, personalize o design e adicione conteúdo relevante.

É caro criar um site?

Depende. Existem opções gratuitas, mas planos pagos oferecem mais recursos.

É difícil criar um site?

Não, com as ferramentas certas, o processo é simplificado e guiado.