Saber como vender todos os dias na internet é um dos maiores desejos de qualquer empreendedor, assim como um dos maiores desafios. A grande verdade é que o caminho até as vendas diárias é longo e, para chegar neste objetivo, existem alguns cuidados que você precisa tomar. Neste artigo, vamos falar sobre alguns deles… 

Se você tem um Ecommerce, provavelmente já sabe o quão difícil é vender todos os dias. Com a crescente concorrência do mercado e as mudanças constantes no comportamento do consumidor, não é possível dizer que existe um único caminho que leva às vendas. 

Existem muitas estratégias que podem ser aplicadas para acelerar o processo de vendas, mas já adiantamos o seguinte: não é possível queimar etapas. Vender com consistência no Ecommerce é um trabalho que leva tempo e requer estratégia

Felizmente, neste artigo, vamos compartilhar algumas dicas sobre o assunto, então, se você quer saber como vender todos os dias na internet, continue conosco…

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática e um dos maiores especialistas em Varejo Online do país, também explicou como atrair clientes e vender todos os dias pela sua loja virtual. Assista:

Qual o primeiro passo para vender na internet todos os dias?

Atualmente, começar a vender na internet é um processo relativamente fácil. Hoje o acesso a ferramentas baratas – ou até mesmo gratuitas – para começar um negócio é mais democratizado, o que diminui muito a barreira de entrada neste mercado. 

Nós tratamos esse cenário como uma grande vantagem, é claro. No entanto, essas facilidades podem fazer com que muitos empreendedores queimem etapas, querendo vender em grande volume logo nos primeiros meses de atuação. 

Por isso, nós consideramos que o primeiro passo para vender na internet todos os dias é a validação do negócio.

Esse é um processo crucial, mas ignorado por muitas pessoas. Durante a validação, o seu negócio estará em um período de testes, que servem para definir se o produto adequado, se os processos logísticos funcionam, se existe uma demanda para os itens vendidos, dentre muitos outros fatores. 

Aqui no Ecommerce na Prática os nossos alunos passam por um período de validação, o que diminui bastante a barreira de começar a vender todos os dias. Então, eles conseguem pular essa etapa de montar a loja e não ter uma venda sequer. [...] O período de validação é importante!

Babi Tonhela

Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, concorda e completa: 

Validar um negócio é um ponto importantíssimo. [...] O cara que ignora este ponto está fadado a correr um grande risco de não consolidar o negócio.[...] Tudo parece muito fácil, mas na hora de vender de forma constante não é assim tão simples.

Bruno de Oliveira

Bruno, que tem décadas de experiência com Ecommerce e empreendedorismo, fala sobre a necessidade de se ter um produto viável mínimo, assim como investir em criar um conteúdo para fortalecer a marca. 

Isso basicamente é a validação. E todo esse processo é feito com investimento muito baixo [..]  de tempo e trabalho. A maioria das empresas que estão em nosso dia a dia começaram assim.

Bruno de Oliveira

Como complemento, ele ainda cita o caso de validação da Zappos, uma gigante norte-americana do varejo de sapatos e roupas. A Zappos foi a grande precursora do Ecommerce de sapatos na internet, em uma época que todo mundo achava que era impossível vender sapatos pela internet.

O fundador da Zappos foi para lojas no shopping, tirou fotos de sapatos no shopping, colocou num site, disse para os clientes que era uma versão beta (de teste), colocou um largo prazo de entrega e começou a impactar as pessoas com essa novidade. Como isso era uma grande novidade na época, começaram a surgir as objeções de compra e, com base nessas objeções, a Zappos evoluiu seus modelos e comunicação de venda a fim de gerar maior confiança nos consumidores. O resultado? Se tornou um dos maiores Ecommerces de sapatos do mundo em sua época.

O caso Zappos é um grande representante da importância da validação do negócio, que é o que indicamos para quem está começando a vender na internet.

Como vender na internet todos os dias:  6 dicas essenciais

Antes de mais nada, é importante dizermos que não há um caminho único de como vender todos os dias na internet facilmente. Fazer vendas no online é um processo que requer muito planejamento, organização e trabalho duro. 

Não queremos dizer que este é um caminho difícil, mas que, como todo trabalho, requer organização. Afinal de contas, se um Ecommerce fosse o caminho certeiro para ter dinheiro fácil, ninguém precisaria estudar para ter sucesso nesse mercado. 

Sendo assim, se você quer levar a sua empresa para um patamar lucrativo, ou seja, com vendas diárias, existem alguns cuidados que precisam ser tomados. E nós vamos mostrar alguns deles agora mesmo: 

1. Saiba quem é o seu perfil de cliente ideal

Em 2021, havia 1,59 milhão de lojas online no Brasil, um número 22,05% maior do que o visto no ano anterior. Estimativas mostram que, no último ano, 789 novas lojas online foram criadas por dia no país.

Números bastante expressivos, não é mesmo? 

Isso quer dizer que, independentemente do seu segmento de atuação, a competição é grande e, por isso, é preciso encontrar maneiras de se diferenciar… 

Muitos empreendedores pensam que a melhor alternativa nesse processo é tentar abranger públicos amplos. Afinal de contas, quanto maior o número de pessoas em sua audiência, maiores as chances de compra, certo? Na verdade, não… 

Principalmente no início das suas operações, você precisa ser específico com o público que deseja atingir

Por isso, estude bastante sobre quem é a sua persona, ou o seu perfil de cliente ideal. Dessa maneira, você será capaz de tornar a sua comunicação mais específica e eficiente, aumentando as chances de que a mensagem gere conversões. 

Bruno de Oliveira fala sobre o assunto: 

Você vai entender a sua persona, entender quais as necessidades daquela persona […] e baseado nisso, conectar essas aspirações com produtos, você começa a construir uma audiência. […] E uma boa parcela desse grupo pode comprar de você.

Bruno de Oliveira

2. Crie conteúdo relevante

Uma das melhores maneiras de construir uma audiência fiel é criando um conteúdo de qualidade. Para isso, você poderá usar ferramentas como as redes sociais e o blog, utilizando formatos diversos, como fotos, textos, vídeos, webinários e por aí vai... 

A criação de conteúdo é importante sobretudo para o funil de marketing, já que nem todas as pessoas que chegam até a sua loja estão dispostas a comprar naquele momento. Por vezes, o cliente em potencial precisa de um tempo para estudar uma compra e decidir se aquele produto é realmente a melhor opção. 

3. Não tenha medo de investir em anúncios

Vender na internet é um processo constante de busca de clientes. Isso porque, ao contrário das lojas físicas – que dependem do fluxo de pessoas passando pela sua porta – as lojas online precisam atrair os compradores. Isto é, gerar tráfego qualificado.

Isso quer dizer que você precisa ser proativo, e fazer anúncios é uma das formas de executar essa estratégia. Muitos empreendedores acham que investir em mídia paga não é uma boa estratégia, pois priorizam as iniciativas que têm baixo investimento.

Mas a grande verdade é que, sem os anúncios, dificilmente você poderá atrair pessoas para sua loja e vender todos os dias na internet. Algumas das melhores ferramentas para anúncios são o Facebook Ads – que também permite a veiculação de anúncios no Instagram – e o Google Ads

Ambas as ferramentas possuem um alto grau de personalização, permitindo a veiculação de campanhas para públicos bastante segmentados. Você também pode controlar o uso de orçamento de cada campanha, fazendo ajustes conforme os anúncios estão no ar. 

Sendo assim, investir em mídia paga é uma ótima alternativa para você, que busca como vender todos os dias na internet.

4. Trabalhe a usabilidade do seu site

Se você optou por usar uma plataforma de Ecommerce e ter um site próprio, é crucial que esse espaço seja otimizado, oferecendo uma boa experiência de compra para o cliente. Esse é um ponto importante pois muitos clientes desistem de uma compra simplesmente porque o site demorou para carregar ou passou por uma falha no checkout

Por outro lado, se você optou por vender em um marketplace, uma parte desses problemas já está resolvida, uma vez que a plataforma cuida para que o serviço mantenha-se estável e seguro a todo momento. 

5. Use a sazonalidade ao seu favor

Outro ponto importante é entender quais as datas com maior potencial para impulsionar as suas vendas. 

Toda loja, seja ela virtual ou física, está sujeita à sazonalidade. Esse é um período em que as vendas aumentam consideravelmente devido a aproximação de datas comemorativas. Algumas das sazonalidades mais importantes para o varejo são o Dia das Mães, a Black Friday, o Natal e por aí vai… 

O mais importante é que você prepare as operações de sua loja com antecedência, a fim de tirar o máximo de proveito desses momentos. Também não se limite apenas às datas mais conhecidas, cada nicho de mercado tem as suas próprias particularidades e cabe a você entender quais os momentos com maior potencial de vendas ao longo do ano. 

6. Fidelize seus clientes

Uma vez que o cliente fez uma compra na sua loja, o trabalho não está concluído. Na verdade, é possível dizer que ele apenas começou. Fidelizar os clientes é um dos cuidados mais importantes para negócios que desejam ser rentáveis a longo prazo… 

Empreendedores e gestores experientes sabem que um dos maiores custos de marketing está na aquisição de clientes.Ou seja, todo o caminho percorrido por uma pessoa do momento em que ela nem conhece a sua loja, até que ela faz a primeira compra.

Por isso, investir e fidelizar clientes é tão importante: reduz custos, aumentando a rentabilidade do negócio. 

Às vezes as pessoas fazem uma conta, achando que todas as vendas vão vir de aquisição de novos clientes. Isso deve acontecer no primeiro mês de negócio, mas a partir do segundo mês você precisa ter um trabalho voltado para fazer com que os clientes comprem novamente. 

Bruno de Oliveira

Esse processo de fidelização pode ser feito, por exemplo, por meio de um processo de entrega bem-sucedido e sem atrasos; por meio de um bom atendimento pós-venda; por meio de ferramentas de comunicação como o e-mail marketing e por aí vai… 

Também é possível trabalhar a fidelização de clientes por meio da renovação ou expansão do mix de produtos. Aqui no Ecommerce na Prática temos alguns cases de sucesso que mostram a efetividade dessa estratégia…

A Patrícia Henriques, aluna do EnP, tem um negócio bem-sucedido de venda de bolsas. Ainda que o seu foco seja moda praia, a empreendedora criou linhas de bolsas alternativas – como as bolsas de viagem, por exemplo – para atrair um público recorrente. 

O próprio Ecommerce na Prática também pode servir de exemplo:

Nós começamos o Ecommerce na Prática com um produto, o treinamento Viver de Ecommerce, depois desenvolvemos outros cursos... Mas, baseado na necessidade de constante aprendizado e crescimento dos nossos alunos, em vez de vender vários cursos separados, decidimos concentrar todos os treinamentos da nossa escola em uma plataforma de educação por assinatura. Lá, empreendedores e empreendedoras podem ter acesso aos cursos em um só lugar, o que facilita o aprendizado e permite que tenham nosso acompanhamento durante diferentes estágios do negócio.

Bruno de Oliveira

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

A maioria das pessoas que querem criar um Ecommerce de sucesso têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

Mas não precisa ser assim.

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!