Quando a gestão financeira é feita de forma organizada, ela permite que os recursos à disposição sejam destinados às áreas mais deficitárias ou que necessitam de investimentos, dando resultados positivos à operação de forma geral. 

Por isso, a gestão financeira é um órgão vital para a saúde do seu negócio. 

A dica número um é sempre separar as finanças pessoais das finanças da empresa. Isso porque, só desta forma, o empreendedor pode compreender a lucratividade do negócio de forma real. 

Para organizar a gestão financeira do negócio, principalmente no Ecommerce, onde se vende em canais variados, contar com um sistema de gestão é fundamental. 

Isso porque, além de ajudar na organização dos registros através da categorização das receitas e despesas, também permite consultar relatórios para conferência de valores, filtragem de registros em módulos financeiros. 

Dentro do sistema é possível gerenciar as categorias, incluindo, editando e até incluindo subcategorias. 

O que são Custos Fixos e Custos Variáveis

  • Custos Fixos: São os custos que, independente do quanto você vende, eles sempre ocorrem, pois, eles são referentes a itens fundamentais para o funcionamento do negócio. Exemplo: Aluguel, funcionários, luz...
  • Custos Variáveis: São os custos que dependem do seu volume de venda, investimentos relacionados ao marketing e demais projetos não fixos do seu negócio. Exemplo: Taxas transacionais, impostos, uma nova campanha de marketing que exige um investimento maior em determinado período…

Após mapear seus custos fixos e variáveis, o próximo passo é organizar o seu Plano de Contas. 

Os profissionais da área de finanças neste momento precisam avaliar um Demonstrativo de Resultado do Exercício (DRE) ou mesmo o demonstrativo de Fluxo de Caixa para entender o plano de contas da empresa. 

Pensar nessa estrutura é fundamental para fornecer uma visão mais abrangente do negócio e poder planejar com mais certeza os próximos passos. 

O DRE é diferente de outros relatórios, como Fluxo de Caixas, por exemplo, pois considera a data efetiva da movimentação financeira que aconteceu no caixa da empresa. 

O que é o Ponto de Equilíbrio da Empresa?

De forma simplista o ponto de equilíbrio é quando os produtos vendidos pagam os custos e as despesas sem sobrar nada para a empresa de lucro. 

A partir deste ponto é que inicia o lucro real com a venda dos produtos ainda não contabilizados. 

Mesmo parecendo uma conta simples de ser calculada, o ponto de equilíbrio é fundamental para que os setores contábil, financeiro e econômico da empresa estejam em sintonia. 

O ponto de equilíbrio também mostra o quanto a empresa precisa vender, em unidades, para ser lucrativa. 

Entendendo o Fluxo de Caixa

O Fluxo de Caixa nada mais é do que o dinheiro que gira dentro da empresa e que mantém as operações ativas. 

Enquanto um bom fluxo de caixa diário nos ajuda a entender o que entrou e saiu da conta em uma semana ou mês, mesmo sem ter periodicidade dos controles ele poderá ser visto a qualquer momento. 

É importante olharmos para os valores que foram recebidos, gastos, investidos e também os que irão entrar para poder calcular os investimentos e fazer o negócio crescer sempre mais. 

Negligenciar o controle do fluxo de caixa é um erro de gestão e que muitos empreendedores podem achar que não faz tanta diferença, preferem focar apenas no lucro final. 

Gestão Financeira Unificada para manter a Saúde Financeira do negócio

É importante contar com um ERP online e em nuvem, para facilitar os processos de atualizações automatizadas de entradas, saídas, estoque, fluxo de caixa e emissão de notas fiscais e boletos bancários.

Outra vantagem do sistema ERP é manter as integrações aos canais de venda online e as integrações com os parceiros de logística. 

A gestão financeira é um dos setores mais importantes do negócio, onde o empreendedor deve dominar seus limites e entender o giro do seu estoque para planejar investimentos e ações. 

Para saber mais sobre o assunto, baixe o e-book do Bling! em parceria com o EnP sobre Gestão Financeira para Micro e Pequenas Empresas e amplie seu conhecimento a fim de fazer o seu negócio crescer sempre mais.