O Marketing Digital dos EUA é uma das maiores referências para quem trabalha  com Marketing e Publicidade no Brasil. Apesar disso, existem diferenças primordiais que, se fosse aplicadas, mudariam os resultados do empreendedor brasileiro. Neste artigo, vou te mostrar quais são essas diferenças do Marketing Digital no Brasil e nos EUA.

A influência americana no Brasil 

Marketing Digital No Brasil e nos EUA

Embora seja bastante influenciado pelas ações feitas no exterior, especialmente nos Estados Unidos, o Brasil ainda tem uma visão bem diferente da deles de como fazer Marketing.

Aqui, se você está iniciando um negócio no Ecommerce, o seu foco é 100% direcionado aos anúncios online. É comum o pensamento de que basta fazer alguns anúncios nas redes sociais ou no Google e isso será o suficiente…

Mas isso significa limitar o seu negócio.

Estudando melhor como são aplicadas as estratégias nos Estados Unidos, é possível notar que não existe essa diferenciação do que é online e offline. Para eles, ambos os espaços devem ser utilizados de forma integrada.

No vídeo abaixo, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala a visão dele sobre o assunto: 

As diferenças entre Brasil e EUA

Os empreendedores dos EUA - sejam micro, médios ou grandes -  viram que é mais vantajoso unir o digital com o físico. Seja usando outdoors ou fazendo anúncios no Google, o importante é impactar o máximo de pessoas e convertê-las para a loja.

1- Comercial Televisivo

MARKETING DIGITAL - Comerciais de televisão

Enquanto no Brasil os comerciais televisivos são dominados pelas grandes empresas que já estão consolidadas no mercado, nos EUA os comerciais são, frequentemente, de startups e pequenas marcas que querem conquistar espaço ou validar um produto.

Ao contrário daqui, é comum usar a mídia massiva para fazer propagandas de produtos. E isso acontece mesmo para empresas de Ecommerce. O que eles fazem é divulgar o item e, ao final, fazem a chamada para o site, que costuma ser o único ponto de venda disponível. 

Como muitas pessoas já assistem televisão com o celular na mão, elas podem acessar o site imediatamente caso tenham interesse na compra. E, se preferirem, também podem comprar depois. Essa estratégia pode ser interessante não só para vender produtos, como para ajudar sua marca a ser mais conhecida no mercado.

Ultrapassando as telas dos computadores e celulares para chegar até as tradicionais televisões, você consegue atingir um público diferente e que também tem potencial de compra.

2- Outdoors

MARKETING DIGITAL - Outdoors

Os norte-americanos também utilizam bastante os outdoors, uma mídia que tem sido deixada de lado aqui no Brasil. Em Nova York, por exemplo, os Ecommercers fazem anúncios em outdoors e deixam o link do site disponível em caixa alta para as pessoas verem. Em outros casos, usam até QR codes para a pessoa acessar o site.

Como ter métricas de anúncios em mídias tradicionais

Uma grande discussão sobre o Marketing Tradicional gira em torno da falta de métricas. Quando você anuncia na no Google, por exemplo, tem acesso a quantas pessoas viram o anúncio, quantas clicaram, qual foi o seu custo de aquisição, quantas converteam e etc. Quando se trata de mídias tradicionais, como TV e outdoors, essa mensuração é mais abstrata. 

Mas, nos Estados Unidos, os “marketeiros” encontraram uma saída: os links traqueados.

Esses links traqueados são usados da seguinte forma: a pessoa lê a peça que foi criada, se interessa pelo produto e, caso queira saber mais detalhes para fazer a compra, precisa acessar a URL específica que fica disponível no anúncio.

A diferença é que esse não é simplesmente o link do site para compra. No final da URL, existe um código que mostra para o anunciante de onde vem a compra. Assim, todos os acessos que vieram pela URL com aquele código vieram daquele ponto específico onde foi feita a divulgação.

Essa sacada permite que os anunciantes consigam ter dados para saber se estão tendo um bom retorno com os anúncios. 

A Realidade do Marketing Digital no seu Negócio

Apesar de todas as diferenças, temos que reconhecer a grandeza do Brasil no mundo do Marketing Digital. Não podemos deixar de lado a nossa cultura e tudo que existe aqui que acrescenta no mercado nacional. 

Talvez você não tenha orçamento o suficiente para investir em comerciais televisivos como as marcas fazem nos EUA. Afinal, a nossa realidade é outra e os valores dos comerciais são caros para o pequeno empreendedor. 

Por isso, investir em boas estratégias de Marketing Digital ainda é a melhor opção para aumentar as vendas do seu Ecommerce. 

O tráfego dentro das redes sociais, sites e blogs da sua marca são determinantes para a sua marca alcançar mais pessoas.

No treinamento Explosão de Tráfego e Vendas, ministrado pelo Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, você aprende as técnicas e estratégias para aumentar o tráfego nas suas redes sociais através de anúncios qualificados.

Conheça mais sobre o treinamento e comece a engajar o seu negócio nas redes sociais.