“Será que vai dar certo?”: você pode dizer o que for, mas esse questionamento talvez seja o mais comum entre empreendedores que estão começando um novo negócio…

É claro que o termo empreendedorismo está intrinsecamente ligado aos riscos — ou seja, não há garantias. Mas será que temos como antever as possibilidades de sucesso de um negócio?

É claro que sim! Continue a leitura deste artigo para entender como validar uma ideia de negócio e, consequentemente, minimizar as chances de fracasso do empreendimento.

Como Validar uma Ideia de Negócio de Forma Prática

Em primeiro lugar, aceite o fato de que a validação do seu negócio deve ser a primeira coisa a ser feita. Não protele investindo muito tempo e dinheiro na empresa sem antes ter certeza da aceitação do público em relação aos seus produtos ou serviços.

Se não houver demanda, o negócio não terá sucesso… É simples. Por mais que achemos que nossa oferta possa revolucionar o mercado, precisamos nos certificar de que essas expectativas são realistas.

Confira três métricas essenciais para validar uma ideia de negócio, produto ou serviço:

Crie uma versão beta

Se o seu produto for uma novidade, você precisa criar um protótipo (ou versão beta). Ele será uma versão crua, mas já com recursos parecidos aos que você pretende entregar na versão completa.

Faça testes com um lote inicial

Quando começar a testar o protótipo, será possível identificar o que agrada e o que não agrada o público. Essas informações serão muito importantes para planejar o seu negócio a médio e longo prazo.

Só depois de observar as reações do público sobre a versão beta é que será possível aprimorar a ideia final. A partir dessas reações você poderá ter uma noção mais clara sobre fatores importantíssimos como demanda, potencial de escala e maiores objeções dos clientes.

como validar uma ideia de negócio

Imagine, por exemplo, que você queira validar um produto físico, como o cartucho de tinta de uma impressora mais cara. Uma experiência que traga de 10 a 50 vendas já é suficiente para lhe dar as informações de validação que o seu negócio precisa.

Por outro lado, se você precisa validar um serviço, faça testes com uma modalidade básica dele. Só depois você deve agregar elementos que o tornem único no mercado (exatamente como explicamos no tópico sobre a versão beta).

Já se o seu negócio tem mais a ver com arquitetura ou seguros, por exemplo, cada demanda exigirá uma abordagem mais personalizada por parte da empresa.

Comece a vender

Oferecer o seu produto ou serviço nas redes sociais é um passo importante para quem quer validar a sua ideia de negócio. Para fazer isso, crie um perfil profissional no Facebook ou Instagram e invista em estratégias de marketing de conteúdo e links patrocinados.

O seu objetivo precisa ser zerar o estoque sem muitas dificuldades e ainda deixar as pessoas com um gostinho de “quero mais”. Se a meta for atingida, tudo indica que o seu negócio está pronto para entrar no mercado!

Após as vendas, avalie o nível de dificuldade:

  • Quanto conteúdo precisou produzir?
  • Foi preciso muita divulgação?
  • Qual foi o grau de sucesso das suas vendas?

Um ponto importante: venda apenas para desconhecidos — nada de negociar com familiares e amigos. Só assim será possível medir o verdadeiro grau de sucesso da sua oferta.

Se quiser saber mais sobre como validar uma ideia de negócio, não deixe de dar o play no vídeo que está no topo do texto.