Por mais que o seu negócio esteja bem caminhado, existem alguns erros no Ecommerce que você pode estar cometendo agora e que vão gerar prejuízos futuramente. 

E não estamos falando apenas de erros técnicos para o desenvolvimento da sua empresa, mas também de erros que você comete na sua vida pessoal e acaba refletindo também no âmbito profissional.

Por isso, é muito importante evitá-los a todo custo no seu Ecommerce, pois só assim a sua empresa irá manter a constância na evolução… 

Mas quais são esses erros?

Nós selecionamos os principais 7 erros neste artigo para que, ao final da leitura, você saiba exatamente o que deve ou não fazer! 

No vídeo abaixo, o Ricco de Carvalho, sócio e CBDO do EnP,  mostra os 7 erros que devem ser evitados a todo custo no seu Ecommerce. Assista: 

1- Querer viver o Resultado antes da Conquista

É muito comum que empreendedores busquem referências de empresas e empresários no mercado para se inspirar. 

Só que essa pessoa acaba focando apenas no resultado que a empresa está vivendo no presente. 

Se você está fazendo isso, saiba que está cometendo um grande erro… 

Sabe por quê?

Antes dessa empresa alcançar o sucesso e esbanjar as conquistas de hoje, ela passou por DIVERSOS processos de desenvolvimento. 

Ou seja, não foi de uma para a outra!

E é bem provável que os representantes dessa empresa tenham errado bastante durante a trajetória, além de refazer o planejamento e repensar as estratégias… 

Cada empresa passa por uma jornada diferente e única que pode levar meses e até mesmo anos para conquistar o sucesso financeiro. 

Então, é normal você querer alcançar resultados semelhantes às suas inspirações, mas você precisa focar no que precisa ser feito agora para chegar lá futuramente e não almejar apenas o resultado alheio. 

Entenda que a sua jornada também terá vários obstáculos e desafios que precisam ser superados até você ter em mãos tudo o que sonhou um dia.

Lembre-se: um dia de cada vez! 

Faça o que tem que ser feito todos os dias, sempre mantendo a constância. Assim, você vai conseguir curtir a jornada e os resultados que tiver construído nesse período. 

2- Ter muitas Iniciativas e não finalizar os projetos

Vamos a uma pergunta simples, mas quero sinceridade da sua parte: quantas tarefas você já começou a fazer e não terminou?

Acredito que devem existir vários projetos seus que já  ficaram pelo caminho e você nem ao menos percebeu…

Outras prioridades surgiram, novos problemas, novas ideias… Só que, no final, nenhuma delas é resolvida ou concluída. 

Isso gera frustração! Afinal, não adianta nada você ter várias ideias incríveis, dar o primeiro passo e não finalizar… 

Para que isso não aconteça novamente, siga o planejamento do seu projeto até o final! 

A ideia aqui é que você selecione as ideias por ordem de prioridade e direcione os seus esforços para cada uma delas. 

Conforme você for acabando de realizar esses projetos, você pode parar novamente para pensar em novas ideias… 

Uma boa dica é detalhar esse projeto com as seguintes informações: 

  • Nome do projeto;
  • Objetivo do Projeto;
  • Quem serão os responsáveis pelo projeto
  • Data de início;
  • Data de entrega.

Com base nisso, fica mais fácil se organizar e se manter alinhado ao que deve ser feito para tirar a ideia do papel. 

3- Ser tolerante demais aos problemas

Tudo bem se você enxerga um problema de uma forma mais leve e não se descabela ao ter que resolver algo (inclusive, isso é algo positivo). 

Mas se a sua empresa tem um problema e você olha para ele e decide ignorá-lo, saiba que está cometendo um grande erro no seu Ecommerce. 

Isso porque não adianta empurrar com a barriga, você precisa resolver esse problema o quanto antes, pois é bem provável que, com o tempo, ele se torne uma bola de neve! 

Não cometa esse erro de transformar algo pequeno em um problema grandioso por, simplesmente, deixá-lo de lado. 

Portanto, vamos combinar uma coisa: NÃO deixe para depois e trabalhe em busca de soluções rápidas para evitar erros no Ecommerce.

4- Querer fazer apenas coisas divertidas

Seria um sonho se a gente fizesse apenas o que gostamos, não é mesmo? Mas na vida real, para que a sua empresa dê certo, você precisa fazer o que tem que ser feito. 

Do contrário, você estará cometendo mais um erro no seu Ecommerce. 

Por exemplo, vamos supor que você seja empreendedor iniciante e trabalhe sozinho na empresa. Para alcançar os resultados, você, mais do que nunca, sabe que precisa fazer tudo, desde o financeiro, até o empacotamento do pedido.  

Se você deixar de fazer algo por simplesmente não gostar, alguma parte do processo do seu Ecommerce não vai funcionar como deveria…

O objetivo aqui é focar nas coisas que vão trazer mais resultados para a sua empresa!

Se elas são divertidas ou não para você, isso não deve ser levado muito em consideração… 

5- Ignorar a concorrência

Antes de mais nada, vamos explicar uma coisa: não estamos falando para você ficar espiando o que a sua concorrência está fazendo 24h por dia… 

Muito menos que você deve copiar o que os seus concorrentes estão fazendo…

Não é por aí… 

O que queremos dizer é que você deve acompanhar o que a sua concorrência está fazendo pelo menos uma vez na semana, para entender o que está acontecendo no mercado. 

Veja quais são as movimentações que essas empresas estão fazendo, quais são os lançamentos, as inovações, as ações que estão promovendo…

Dessa forma, você se mantém atualizado das novidades, tendências e movimentações que envolvem o seu nicho, sem ficar para trás. 

É muito importante ficar atento às atualizações e estar disposto a mudar às vezes, de acordo com o comportamento do mercado. 

São dessas observações que você consegue enxergar oportunidades e pensar à frente da concorrência, evitando erros no seu Ecommerce.

6- Misturar o financeiro, profissional e pessoal

Esse é um dos erros no Ecommerce mais comuns entre os empreendedores e que realmente você DEVE evitar a todo custo…

Misturar o dinheiro da empresa com o dinheiro pessoal pode gerar grandes prejuízos em pouco tempo… 

Ao misturar esses valores, você acaba se perdendo em meio às contas e não sabe distinguir o que é patrimônio pessoal ou da empresa… o que vai afetar o fluxo de caixa e a lucratividade do negócio. 

E o controle financeiro é a base mais fundamental para que um Ecommerce funcione do jeito certo e se mantenha saudável. Faz parte do oxigênio da empresa! 

Portanto, a dica é simples: tenha contas separadas para cada uma dessas finanças! 

Leia também: Planejamento financeiro: como manter seu Ecommerce no azul

7- Negligenciar a sua saúde

Quando você começa um negócio do zero, ele depende 100% de você, certo? Então, se você não cuidar da sua saúde, estará prejudicando não só o seu bem-estar, mas também o seu negócio. 

Lembre-se: a sua saúde garante uma boa performance na sua empresa e na sua vida! 

“Mas eu não tenho muito tempo para malhar”. 

Você não precisa separar muito tempo da sua rotina para fazer exercícios. O pouco de exercício que você fizer aliado a uma alimentação balanceada já faz a diferença…

Uma dica importante que eu tenho sobre isso é: escolha um exercício que você goste! Isso vai ajudar você a manter a consistência e não desistir depois de duas semanas. 

Esse compromisso de cuidar da saúde vai fazer bem para você e para a sua empresa, não se esqueça! 

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!