Marketing Multinível (MMN) mescla estratégias do digital com o Ecommerce para melhorar as vendas. Entenda como isso funciona:
O Ecommerce abre uma diversidade de possibilidades para vendedores e facilita a vida de quem quer vender sem sair de casa. Não é à toa que mesmo as áreas mais conhecidas como “de porta em porta” encontraram na estratégia digital uma solução para atingir mais gente de modo eficaz. Uma delas é o marketing multinível, que tem permitido o empreendedor a faturar até 100 mil/ano só em vendas próprias.
Bruno de Oliveira, fundador do Ecommece na Prática, contou que vários de seus alunos vêm do marketing multinível em busca de melhores oportunidades de venda dos produtos. Para isso, ele indica que deixe de lado os subdomínios que as empresas disponibilizam. Utilize a própria estratégia de marketing e vendas, separada da marca principal.
Além dos alunos, [eu] tenho um amigo que é muito forte no Multinível há mais de 20 anos e conheci um casal do México que fazia mais de 100 mil reais em comissões só com vendas de produtos, sem contar as outras comissões, só com essas estratégias.”
Índice:
O que é Marketing Multinível?
O Marketing Multinível (MMN), também chamado de network marketing ou marketing de rede, é um sistema adotado por algumas empresas para vender produtos a revendedores, que colocam outros revendedores sob o seu guarda-chuva.
É um modelo de venda direta, em que há o contato direto entre o vendedor e o consumidor. Pode englobar diversas categorias de produtos… Mas, um dos primeiros exemplos que vêm à mente, é a revenda de produtos de marcas como: Avon, Natura, etc.
Como funciona o Marketing Multinível
Funciona da mesma forma que vender de um fornecedor, porém com uma exceção. O revendedor ganha tanto pelos próprios produtos vendidos quanto pela comissão dos produtos dos que estão sob seu guarda-chuva.
Esta é uma técnica muito desprezada no campo do marketing e vendas. Inclusive, talvez seja a razão pela qual a maior parte dos revendedores não encontram na internet estratégias eficazes de venda neste meio.
Vantagens nesse tipo de trabalho
Mais autonomia
Quem trabalha com vendas muitas vezes consegue ter mais autonomia para definir horários, prazos, etc. Ou seja, é possível ter um pouco mais de liberdade no dia a dia de trabalho.
Mas isso não significa que você vai trabalhar quatro horas por dia e vender horrores. Lembre-se que os seus ganhos são proporcionais a sua produtividade.
Conta com o apoio de grandes empresas
Marcas que trabalham com marketing multinível possuem uma grande estrutura no mercado, o que tende a ser positivo para quem quer ou já atua com essas empresas.
Há comissão e bonificação, por exemplo. Fora que essas companhias trabalham com produtos de qualidade, querendo cada vez mais atingir novos consumidores.
Modelo escalável de ganhos
Tenha em mente que quando um revendedor chama um novo distribuidor, este pode, depois de um período, também desenvolver a sua própria rede.
Assim, todos que entram para a rede desse novo distribuidor, consequentemente, também podem criar suas equipes e por aí vai…
Investimentos para começar a trabalhar com marketing multinível
Não é uma regra, mas pode acontecer de o investimento para começar a trabalhar com marketing multimídia seja um pouco mais caro. Mas, como disse, isso pode variar.
Existem alguns modelos em que o revendedor precisa comprar os produtos que vai oferecer aos clientes. Ou seja, ele precisa ter em mãos a mercadoria que vai vender.
Já outras modalidades, funcionam por meio de catálogos, o que já facilita um pouco nessa questão do investimento inicial, uma vez que a pessoa não precisa comprar os itens para vender.
Como utilizar estratégias do Ecommerce no MMN
Eu já ouvi dizer que as empresas de Marketing Multinível disponibilizam um site para os vendedores, além da comissão pra cada coisa que vender. Parei para analisar esses sites, mas a verdade é que eles não têm muita utilidade. Não dá pra inserir script, capturar e-mail ou modificar nada dentro do site. Então eu não recomendo que você use o site, pois não é uma estratégia que vai alavancar as vendas.” Explica o Bruno.
Como atrair clientes para sua empresa?
As estratégias de Ecommerce podem contribuir para alavancar as vendas dos produtos do seu ponto na rede de Marketing Multinível. A maior parte dos revendedores dessas redes estão mais interessados em construir uma rede e cadastrar pessoas do que vender produtos.
Mas do que serve uma rede enorme se ninguém vende nada? A comissão de zero é, também, zero. Com o Ecommerce, já não há mais a desculpa de “não sei vender”.
O que fazer para vender em Marketing Multinível
- Crie uma marca para sua loja
Em vez de utilizar o nome da empresa da qual está revendendo, tenha um nome próprio de marca para que as pessoas te reconheçam como loja e autoridade. - Crie uma página nas redes sociais ou marketplaces
Antes de criar uma lojinha virtual, utilize as redes sociais e marketplaces para começar a construir público. Tente conseguir o contato deles nessas redes para já manter em cadastro no seu banco de clientes. Além disso, pode usar como argumento avisá-los, por exemplo, quando seu site estiver no ar. - Crie campanhas
Utilize os posts nas redes sociais e nos marketplaces para fazer anúncios e campanhas dos produtos. Você pode filtrar o público que vai ver essas campanhas e até indicar o quanto quer gastar por semana. Dessa forma conseguirá alcançar as pessoas – mesmo aquelas que não te conhecem ainda.
E para persuadir meus clientes?
Além de campanhas, é interessante investir em criação de conteúdo para o público que está criando. Aí é a hora de usar a criatividade e mostrar tudo de bom que o produto tem – e por que as pessoas precisam dele!
A estratégia de posicionamento e vendas que adotar, se funcionar, deve ser repassada para os revendedores sob o guarda-chuva. Todo “cabeça” de rede deve prestar atenção aos que estão vendendo, os que não estão vendendo e entender a razão de cada. Entenda que este é um processo de gerenciamento.
Caso perceba que alguém está com muita dificuldade, ofereça-se para comprar o estoque da pessoa. Ela pode te dar um desconto para você colocar para venda na sua lojinha. Quando se depende também de outros para ganhar dinheiro, é necessário atentar-se a tudo.
Diferenças entre marketing multinível e pirâmide
Este é um ponto muito importante, pois é verdade que parte do lucro de um vendedor é obtida através da produtividade dos distribuidores, o que faz com que muitas pessoas confundam isso com um esquema de pirâmide. Mas não é o caso.
Geralmente, as pirâmides possuem alguns pontos:
- Prazo de duração;
- Lucro adquirido apenas com a entrada de novos integrantes;
- Não há produtos ou serviços a serem vendidos para quem não faz parte da pirâmide.
Fora o fato de que esquemas de pirâmides são ilegais no Brasil.
Gostou do assunto deste artigo? Entenda mais sobre isso neste vídeo:
Gostei do seu texto. Muito bom parabéns. Obrigado pelas dicas
Obrigada, Fernando. Espero ter ajudado!
Gostoi muito do seu artigo, parabéns pela iniciativa