Entender como vender crochê pela internet tem sido o foco de diversos artesãos que buscam por uma forma de faturar com as suas habilidades. Se este é o seu caso, acompanhe os tópicos deste artigo!

A verdade é que vender crochê pela internet permite que diversas pessoas possam alcançar um público maior interessado nesse tipo de produto artesanal. Além de uma maior flexibilidade de horários, todo o processo de venda pode ser realizado a qualquer momento, desde que o produto esteja disponível para compra.

No entanto, é importante ressaltar que para ter sucesso vendendo crochê online é necessário criar e estruturar o negócio da maneira certa, investindo em boas estratégias de divulgação. Além disso, é fundamental oferecer uma boa experiência de compra, com facilidade de pagamento e envio, e caprichar nas embalagens para fidelizar clientes.


Para entender todos esses pontos em detalhes, fique atento aos tópicos deste artigo… Nele, nós vamos apresentar os produtos mais vendidos em crochê e como, de fato, montar o seu negócio neste segmento. 

Boa leitura!

O que mais se vende em crochê?

Crochê é uma forma de artesanato que oferece uma grande variedade de possibilidades para venda. Além das clássicas toalhas de mesa e jogos de banheiro, existem muitos outros produtos de crochê que têm uma alta demanda no mercado, indo desde roupas até itens de decoração.

Aqui estão alguns exemplos de produtos que são muito populares entre os compradores:

  • Amigurumi;
  • Guirlanda;
  • Sousplat e porta copos;
  • Bolsas e acessórios;
  • Roupas (blusas, casacos, croppeds , etc);
  • Tapetes;
  • Biquinis;
  • Sapatinhos para bebês;
  • Artigos decorativos;
  • Toalhas de mesa;
  • Jogos para banheiro;
  • Bucha de banho;
  • Bijuterias (brincos; pulseiras, cordões, etc);
  • Mantas;
  • Capas de almofada;
  • Cestos;
  • E mais!

A escolha pelos produtos de crochê que você vai vender depende diretamente das suas habilidades e gostos. Uma boa dica é entender a demanda do mercado, isto é, quais são os itens mais buscados pelos consumidores. Contudo, também é importante considerar os produtos com os quais você mais se identifica e gosta de produzir. 

Como vender croche

Como vimos, o crochê é uma arte que pode ser uma fonte de renda para quem ama essa técnica. Se você trabalha com artesanato e deseja vender seus trabalhos de crochê, saiba que existem alguns passos básicos para isso. 

Confira a seguir:

1. Determine o seu público-alvo

Antes de começar a vender seus crochês, é fundamental que você determine o seu público-alvo. Isso significa definir quem são as pessoas que mais apreciam seus trabalhos e que provavelmente estariam dispostas a comprá-los

Nesse sentido, é importante entender que não estamos nos referindo apenas a um grupo de pessoas genérico. É preciso ir além e criar uma persona, que nada mais é do que um perfil semifictício do seu cliente ideal.

E para criar uma persona, você considera algumas informações importantes, como idade, gênero, estado civil, profissão, hobbies, interesses, valores, entre outros aspectos relevantes. O objetivo é criar um personagem que represente o perfil do cliente que você deseja atingir.

Uma boa forma para definir, então, a persona do seu negócio é o Mapa da Empatia, ferramenta em que você responderá algumas perguntas-chave para obter o perfil do seu cliente. E o melhor de tudo: o download é  gratuito!

2. Monte um portfólio de produtos de crochê para vender

Montar um portfólio de produtos é um dos passos mais importantes para quem quer entender como vender crochê. 

Isso porque o portfólio nada mais é do que uma coleção de itens que você pode apresentar para seus clientes em potencial, permitindo que eles conheçam seus trabalhos e escolham os que mais gostam.

Ao montar seu portfólio, é importante variar as peças e demonstrar sua habilidade em diferentes técnicas de crochê, para que seus clientes possam ver a qualidade e a versatilidade do seu trabalho e do seu mix de produtos. Lembre-se também de incluir peças em diferentes tamanhos, cores e estilos, para atender a diferentes gostos e necessidades.

Outro ponto importante é apresentar o conteúdo de forma organizada e atraente, seja por meio de uma vitrine online, um site ou redes sociais. Também atualize as informações constantemente, incluindo novas peças e removendo aquelas que já foram vendidas ou que não estão mais disponíveis.

Isso ajuda a manter seu portfólio sempre atual e atraente para seus clientes em potencial.

3. Aplique bons preços de venda

Quando se trata de vender crochê, definir um preço justo e adequado é um dos aspectos mais importantes para garantir o sucesso nas vendas. 

Para isso, leve em consideração os materiais utilizados na confecção da peça, o tempo gasto para produzi-la, a complexidade do modelo. Também fique atento a outros custos envolvidos, como a taxa de comissão do canal de venda escolhido e os custos de envio e embalagem.

Os preços devem ser justos tanto para o cliente quanto para você, levando em conta o valor agregado das peças e o mercado em que atua. Portanto, é necessário estudar a concorrência, o público-alvo e o valor que seus clientes estão dispostos a pagar.

Não estabeleça preços muito altos, que afastem os clientes, nem preços muito baixos, que possam desvalorizar o seu trabalho e comprometer sua rentabilidade. Busque o equilíbrio que valorize o seu tempo e esforço dedicados à produção das peças, sem afastar os clientes interessados em adquiri-las.

Leia também: 21 ideias de artesanato para vender e ganhar dinheiro

4. Escolha os canais de venda

Escolher os canais de venda certos é mais uma etapa importante de como vender crochê. Dentre as opções mais populares, podemos citar os marketplaces, as redes sociais e as lojas virtuais.

Os marketplaces são plataformas que reúnem diversos vendedores em um único local, oferecendo uma grande variedade de produtos. No geral, eles funcionam como grandes shoppings virtuais. Alguns dos mais populares são o Elo7 e o Mercado Livre

As redes sociais também são uma ótima opção para quem deseja vender crochê. Elas permitem que você crie uma conexão direta com seus clientes em potencial, estabelecendo um relacionamento mais próximo. Além disso, são uma excelente forma de divulgar seus produtos e aumentar sua visibilidade na internet

As lojas virtuais, por sua vez, são uma opção mais profissional e personalizada para quem deseja vender crochê pela internet. Elas permitem que você crie sua própria loja online, com um layout personalizado, sistema de pagamento integrado e controle de estoque e pedidos. 

Aqui no EnP, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma líder em toda América Latina que atende negócios de pequeno, médio e grande porte. Para montar e estruturar a sua loja virtual com a Nuvemshop, você pode, inclusive, começar com o plano gratuito da plataforma. 

5. Faça fotos de alta qualidade dos seus crochês

Ao vender crochê online, é essencial que você faça fotos de alta qualidade dos seus produtos para atrair potenciais clientes e aumentar as chances de venda. Fotos bem-feitas podem fazer toda a diferença na hora de despertar o interesse dos consumidores.

Para isso, basta você utilizar uma câmera de boa resolução – de um smartphone já serve – e iluminação adequada. Evite utilizar o flash, pois ele pode criar sombras e reflexos indesejados na imagem. Em vez disso, opte por luz natural ou iluminação artificial suave, como um softbox.

Ao fotografar seus produtos, procure valorizar os detalhes do crochê e mostrar diferentes ângulos do produto. Se possível, coloque o item em diferentes cenários ou em uso, para dar uma ideia de como ele pode ser utilizado. Uma dica importante é utilizar um fundo branco para destacar o produto.

Também é importante prestar atenção à edição das fotos. Utilize um programa de edição de imagens, como o Adobe Photoshop ou o Lightroom, para ajustar a exposição, cor e nitidez das fotos. Mas tenha cuidado para não exagerar na edição, criando uma imagem artificial.

6. Aproveite o potencial das redes sociais

As redes sociais podem ser uma excelente ferramenta para vender seus produtos de crochê. Elas permitem que você alcance um grande número de pessoas, se conecte com seu público-alvo e crie uma comunidade em torno do seu negócio.

Para aproveitar todo o seu potencial, é importante definir quais são as mais adequadas para o seu negócio de crochê e investir na produção de conteúdo relevante para atrair e engajar seus seguidores. Instagram, Facebook, Pinterest e TikTok são algumas das redes sociais mais populares para negócios de artesanato.

Crie uma estratégia de conteúdo para suas redes sociais, incluindo postagens regulares com fotos de seus produtos, dicas de crochê, vídeos tutoriais e histórias inspiradoras. Use hashtags relevantes para aumentar a visibilidade de suas postagens e alcançar mais pessoas interessadas em crochê.

Outra dica importante é interagir com seus seguidores e responder suas perguntas e comentários. Isso ajuda a criar um relacionamento de confiança com seus clientes em potencial e pode levar a vendas futuras.

Leia também: Como responder mensagem no Instagram [GUIA PRÁTICO]

7. Disponibilize métodos variados de pagamento e envio

Ao saber como vender crochê, não esqueça de disponibilizar uma variedade de métodos de pagamento e envio para os seus clientes. 

Oferecer opções de pagamento variadas, como cartões de crédito, boletos bancários, PIX e links de pagamento, pode atrair mais clientes e aumentar as chances de venda. 

Quanto às formas de envio, é importante escolher serviços confiáveis e eficientes para que o produto chegue até o cliente em perfeitas condições e dentro do prazo estabelecido. 

Os Correios são a opção mais comum para quem vende produtos online, pois oferecem uma variedade de serviços de envio, desde o mais econômico até o mais rápido. No entanto, dependendo do volume de vendas e da localização dos clientes, pode ser interessante considerar a contratação de uma transportadora privada. 

Disponibilizar um método de pagamento e envio confiável e eficiente pode aumentar a satisfação do cliente e, consequentemente, a fidelidade e a reputação do seu negócio de crochê.

8. Capriche nas embalagens 

Caprichar nas embalagens é uma das estratégias mais eficazes para criar uma experiência positiva para seus clientes e tornar sua marca memorável. 

Por isso, ao pensar nas embalagens de seus produtos de crochê, é importante considerar vários aspectos, desde a escolha dos materiais até o design e a personalização.

Escolha materiais de qualidade que sejam resistentes e adequados para proteger seus produtos durante o transporte. Dependendo do tipo de produto e das opções disponíveis, você pode optar por papelão resistente, envelopes plásticos de boa qualidade ou sacos de tecido. O importante é garantir que seus produtos cheguem ao destino em perfeitas condições.

E para deixar a embalagem ainda mais especial, você pode adicionar um brinde ou uma nota personalizada agradecendo pela compra e mostrando seu cuidado e atenção com o cliente. Isso pode tornar a experiência de unboxing muito mais agradável para o consumidor.

Vale a pena vender crochê pela internet?

Sim, vale a pena vender crochê pela internet. Esta pode ser uma excelente opção para quem deseja transformar sua habilidade em uma fonte de renda. Na verdade, vender online pode trazer muitas vantagens para artesãos de crochê…

A primeira delas é o acesso a um grande público, já que você pode alcançar um grande número de pessoas interessadas em comprar os seus produtos. A redução de custos é outro ponto importante, uma vez que não será necessário se preocupar com os custos de aluguel de uma loja física, contas de serviços públicos, etc. 

A maior flexibilidade também chama a atenção, pois há a flexibilidade de trabalhar em seus próprios horários e definir seu próprio ritmo. Fora a facilidade para gerenciar seu negócio, já que a internet oferece muitas ferramentas, como plataformas de e-commerce, redes sociais e mais.

Gostou da ideia de começar a vender crochê pela internet? Ótimo! Agora você precisa dar o primeiro passo para tirar o seu negócio do papel… Para isso, conheça o treinamento Ecommerce do Zero – um curso completo que te ensina a criar o seu Ecommerce e faturar R$ 30 mil em até 90 dias!

Nele, você terá acesso a um passo a passo completo, validado por mais de 50 mil alunos, para construir sua empresa e começar a vender todos os dias.

O treinamento está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para começar a estudar agora mesmo, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

É possível viver do crochê?

Sim, só que para isso você precisa estruturar o seu negócio da maneira certa, utilizando bons canais de venda, praticando bons preços para os seus produtos, dentre outros pontos. Leia o artigo para saber mais!

O que mais se vende em crochê?

Não há um produto de crochê específico que mais tenha saída, mas podemos dizer que entre os principais estão: amigurumi, guirlanda, sousplat e porta copos, bolsas e acessórios, roupas (blusas, casacos, croppeds , etc); tapetes, biquinis, sapatinhos para bebês, artigos decorativos, etc.

Como divulgar a venda de crochê?

Você pode divulgar a venda de crochê por meio de publicações nas redes sociais, além de outras estratégias de marketing, como e-mail marketing, anúncios no Google Ads e Facebook Ads, e mais.