Diferente do tradicional, o marketing de experiência é uma ferramenta incrivelmente rápida e eficaz para aumentar o reconhecimento da sua marca por meio de conexões cara a cara com os consumidores.

Isso porque ele envolve todos os cinco sentidos do cliente, despertando emoções que formam memórias duradouras e impulsionam a fidelidade à marca.

E dessa forma, seus clientes têm a oportunidade de interagir com sua marca e experimentá-la de uma maneira que nunca poderiam fazer com o marketing tradicional. Ou seja, você tem a oportunidade de criar experiências únicas que criam confiança na sua marca, além de atrair futuros consumidores para ela.

Vamos conhecer mais sobre o marketing de experiência e como ele pode ajudar o seu negócio? Acompanhe!

O que é marketing de experiência?

O marketing de experiência é uma estratégia que utiliza as emoções dos clientes para conquistar, engajar e fidelizá-los.

Isso acontece por meio de estímulos que geram respostas emocionais atreladas à experiência de compra dos clientes.

De uns tempos para cá, as marcas começaram a perceber que um produto ou serviço de qualidade não é o suficiente para fidelizar clientes. E por isso elas têm pensado cada vez mais em quais ações resultam em experiências positivas e consumidores satisfeitos.

Mas para aproveitar o marketing de experiência no seu negócio, é fundamental ter em mente a sua persona. Isso porque você certamente já entende as preferências que ela tem, quais conteúdos deseja consumir e quais são suas principais dúvidas.

Assim, o próximo passo é entender como essa persona toma a decisão de compra e quais ações fazem com que ela escolha a sua empresa e se torne um cliente fidelizado.

Por que o marketing de experiência é importante hoje?

O marketing de experiência é mais importante hoje do que nunca. Sabe por quê? 

Como as empresas estão se concentrando cada vez mais no marketing digital e melhorando a visibilidade da marca online, a prática do marketing de experiência aumenta o reconhecimento da marca, proporcionando uma experiência memorável. 

E quanto mais envolvente e interativa for a experiência, mais memorável ela se torna.

Pensando  nisso, o marketing de experiência pode ser combinado com o marketing digital para fornecer sinergia, resultando em uma melhor presença, lembrança e reconhecimento da marca

Essa estratégia está entre os melhores métodos para aumentar a fidelidade à marca e a satisfação do consumidor. E essas são as duas razões principais pelas quais o marketing de experiência é tão importante para uma empresa.

Para você ter uma ideia, de acordo com a Forbes , o marketing de experiência pode reforçar uma conexão duradoura entre os clientes e uma marca, além de permitir coletar dados vitais sobre os consumidores participantes, dados esses que podem te ajudar a melhorar sua estratégia de venda. 

Quais são os benefícios do marketing de experiência?

Existem vários benefícios em utilizar o marketing de experiência, nós listamos os principais abaixo:

1. Engajamento personalizado

Os clientes querem sentir uma conexão humana real com sua marca. Isso porque, ser tratado como uma pessoa, não como um número, é muito importante.

E para aproveitar essa estratégia, você pode inseri-los em uma experiência emocionante que os faça perceber como sua marca é importante para a solução dos problemas deles.

E se você tem interesse em entender mais sobre como o cérebro dos clientes funciona por meio de conexões emocionais, temos um artigo interessante para te agregar ainda mais conhecimento: O que é Neuromarketing e como funciona na prática? Entenda

2. Conexão com emoção

As pessoas querem saber o que seu produto faz. Porém, a força maior que levou elas a escolherem o item que você vende em vez do comercializado pelo seu concorrente pode se resumir a como seu produto as faz sentir. 

Por isso, seu marketing de experiência deve demonstrar e amplificar os sentimentos que surgem quando eles usam seu produto. 

Isso é importante para elas, pois as emoções positivas e fortes atraem clientes para as marcas. Assim, certifique-se de que a experiência que você oferece cria respostas emocionais positivas.

3. Criação de pontos de contato positivo

Um ponto de contato é qualquer momento em que um cliente atual ou potencial entra em contato com sua marca, antes, durante ou depois de fazer negócios com você. Nesse sentido, oferecer uma experiência coesa é fundamental para conquistar a fidelidade do cliente. 

Quanto mais pontos de contato positivos você puder ter com seus clientes, melhor. E quanto mais conectados esses pontos de contato, mais poderosos e atraentes eles se tornam. 

4. Compartilhamento social

As experiências são atraentes e poderosas, o que leva os clientes a querer compartilhá-las nas redes sociais. 

Assim, você deve usar as redes sociais para espalhar a mensagem da sua marca, mas claro, desde que você tenha uma experiência que valha a pena compartilhar

Posicionar sua marca como criadora de uma experiência positiva é uma vitória quando se trata de difundir sua visão de marca para ganhar reconhecimento.

Como fazer uma campanha de marketing de experiência?

Está decidido a fazer uma campanha de marketing de experiência? Atenção a alguns cuidados especiais que devem ser tomados para garantir que as experiências sejam autênticas e relevantes para sua marca. 

Nós reunimos as etapas a serem seguidas para ter sucesso na sua campanha de marketing de experiência. Aproveite!

1. Observe a concorrência e busque inspiração

O que outras marcas estão fazendo para promover momentos incríveis? Para criar situações assim, quando se trata de marketing de experiência, é importante estar atento e entender quais sensações atuais da marca estão ressoando com os consumidores. 

Você consegue se lembrar de alguma campanha experiencial particularmente perspicaz? Mantenha os olhos abertos quando estiver no mundo. 

Exemplo de Marketing de Experiência

Um exemplo de campanha com apelo emocional que fez sucesso foi a campanha de Feliz 2022 do Itaú, que trouxe 2 personalidades super queridas pelo público: a atriz Fernanda Montenegro e a pequena Alice, que fala palavras complexas desde muito cedo e ficou popular nas redes sociais. Você se recorda?

Tente se lembrar de um momento em que você ficou impressionado com algo que uma marca fez e aproveite essas campanhas como inspiração para criar uma campanha autêntica e que tenha relação com a sua marca.

2. Conheça seus clientes

O que seus clientes mais amam na sua marca? Que emoções eles associam a sua empresa? Quais produtos ou recursos eles mais gostam?

Esses são insights absolutamente importantes e que te ajudarão a compartilhar a essência da sua marca e a emoção por trás dela. 

Descubra a opinião dos consumidores por meio de avaliações, enquetes redes sociais e pesquisas curtas. Isso porque conhecer seus clientes e saber ao certo o que eles amam na sua marca te ajudará a determinar como atrair novos, com ideias semelhantes por meio de emoções e experiências.

3. Conheça seu objetivo

Por que você está realizando um evento de marketing de experiência? Quais resultados você espera alcançar? Como você saberá que é bem-sucedido? 

Responder essas perguntas vai te ajudar a definir que ação imediata você quer que as pessoas tomem como resultado da experiência que têm com sua marca.

Você quer que eles compartilhem um vídeo de sua experiência nas redes sociais ou você quer que eles se inscrevam em e-mails para que você possa alimentá-los e mantê-los conectados com sua marca?

Saiba com clareza o que deseja obter do evento e deixe isso evidente para os participantes. As chances são boas de que eles estarão dispostos a interagir ou promover sua marca se você fornecer a eles uma experiência excepcional e única.

4. Determine o valor que você fornecerá às pessoas

Que tipo de valor você dará àqueles que estão envolvidos em seu marketing de experiência? Será uma foto ou vídeo inesquecível? Ou será uma experiência incrível? Você vai mostrar um pouco do seu produto? 

Isto é, que emoções você quer que as pessoas sintam? Procure fornecer valor de todas as maneiras possíveis para criar experiências memoráveis ​​que valham a pena compartilhar.

5. Envolva o maior número possível de sentidos

O que você quer que as pessoas vejam, sintam e ouçam quando se trata da experiência da sua marca? Quais cores você vai usar? Você vai incorporar música? 

E mais: como você espera oferecer às pessoas uma experiência prática com sua marca? 

Pense em formas de os fazer mergulhar em uma experiência sensorial que envolva mais de um sentido para causar mais impacto.

6. Crie uma experiência única que faça sua marca brilhar

Para criar uma experiência realmente relevante, você deve dedicar o tempo que for necessário para realmente definir o que diferencia sua marca e como você deseja que as pessoas se sintam e ajam diante dela. 

Um evento de marketing de experiência verdadeiramente impactante ajudará outras pessoas a se lembrarem de sua marca e se tornarem parte de sua poderosa missão.  

8. Meça, analise e evolua constantemente

Para avaliar o sucesso das suas campanhas de marketing de experiência, você precisa ter uma forma de medir a eficácia delas. 

Por isso, pense em algum tipo de plataforma onde as pessoas possam interagir facilmente com a experiência. Talvez seja por meio de uma hashtag, uma página da web ou algum outro canal online onde você possa medir facilmente o impacto. 

Ao analisar os dados, você aprenderá muito sobre com o que os consumidores se identificam e poderá encantá-los ainda mais no futuro, além de oferecer continuamente experiências incríveis.

Leia também: Por que é essencial analisar dados na Gestão de Ecommerce?

Use o marketing de experiência para elevar sua marca e reter clientes

Como vimos, o marketing de experiência é uma ótima forma de envolver os clientes atuais e potenciais e se conectar emocionalmente com eles. 

Além de seus eventos de marketing de experiência, utilize canais de venda on-line para ampliar as experiências do mundo real e sempre procure oferecer experiências incríveis em vários pontos de contato. 

Para ir ainda mais longe, seja claro em seus objetivos, e evolua constantemente para entender cada dia mais o seu cliente. 

Se você se concentrar em experiências positivas e impactantes, poderá crescer e se tornar uma marca que faz muito mais do que apenas vender produtos. Você será uma marca que promove a conexão, desperta emoções e consequentemente retém clientes fiéis.

Para conhecer mais sobre fidelização de clientes, leia o artigo: 5 estratégias para reter clientes e fidelizar no pós-venda

Aprenda sobre marketing de experiência com os cursos exclusivos do EnP!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!