Provavelmente, quando você começa a vender na internet, acaba esquecendo de dar a devida atenção para alguns pontos importantes da loja…Mas, por conta de outras prioridades na rotina de um empreendedor, prioriza outras tarefas mais relevantes na rotina.

No entanto, é importante que você saiba da relevância de todos os pontos que envolvem a sua empresa e os processos para gerar venda. Por isso, listamos aqui 6 coisas que você não deve ignorar mais ao vender na internet. 

Vamos à lista?

No vídeo de hoje, Ana Clara Magalhães, diretora de Inbound Marketing do Ecommerce na Prática, mostra 6 coisas que você não deve ignorar ao vender na internet ou ao trabalhar com internet. 

1- Não dependa de um só canal de venda

A multicanalidade é fundamental para você conseguir explorar novos espaços, vender mais e ter muito mais resultados. Além disso, ter mais de um canal é importante para que você não fique dependente. 

Imagina só se esse único canal que você tem fica fora do ar ou passe a não existir mais? Inclusive, isso aconteceu recentemente… O Facebook, o Instagram e o Whatsapp ficaram fora do ar por mais de 7h e a queda gerou prejuízos milionários para o Mark Zuckerberg.

Mas, cá entre nós, quem sofreu o verdadeiro impacto com a instabilidade das redes sociais foram os pequenos e médios empreendedores, principalmente aqueles que só apostam em uma dessas 3 redes sociais.

Resultado da dependência: ficaram mais de 7h sem vender por meio desses canais e perderam dinheiro.  

Portanto, neste cenário, a sua empresa pode ter prejuízos, derrubando bruscamente os resultados dela. Por isso, não cometa esse erro novamente e tenha mais de um canal para evitar esse tipo de problema.

2- Mantenha a frequência das publicações para vender na internet

Já dizia aquele ditado popular: “quem não é visto, não é lembrado” e essa frase é perfeita para descrever o marketing dentro das redes sociais.

A verdade é que você precisa ganhar espaço e estar presente nas redes dos seus seguidores, publicando conteúdos de qualidade constantemente, é claro. Isso porque a frequência faz com que as pessoas consumam ainda mais os seus conteúdos. 

Lembre-se: quanto mais os seus seguidores interagirem com os seus posts, mais os seus conteúdos vão aparecer para eles no feed. É assim que o algoritmo da maioria das redes sociais funciona, com base no interesse do usuário. 

E, com certeza, a frequência de publicações de qualidade vai te ajudar a aumentar o interesse das pessoas pelo seu perfil/produto. 

3- Crie conteúdos relevantes para o seu comprador

A ideia não é fazer um conteúdo porque você gosta, mas porque faz diferença para o seu cliente e gera valor para ele. É muito importante ter essa consciência para não perder tempo criando conteúdos que não são de interesse da sua persona… Inclusive, vamos falar mais sobre esse termo adiante. 

O que pode ser interessante é realizar uma pesquisa por meio das redes sociais para entender o que o seus clientes/seguidores curtem e quais os tipos de conteúdos que envolvem a sua marca chamam a atenção deles.

E vale ressaltar que não são todos os conteúdos que vão ser realmente edificantes para as pessoas que serão impactados por ele. Por isso, falamos que os conteúdos podem ser considerados um jogo de testes, ou seja, vão existir erros e acertos. O ideal é que você aprenda com os erros e não os repita-os, mas também utilize novamente aquilo que deu certo para impactar mais pessoas.

4- Conheça a sua Persona como a palma da sua mão

Nós já enfatizamos isso, mas é sempre bom reforçar o valor de ter uma persona muito bem definida, pois é ela que vai te ajudar a ter uma comunicação assertiva, aumentando as chances de atingir o público certo e preparado para comprar os seus produtos. 

Essa comunicação poderá ser utilizada não só para criar conteúdos de qualidade, mas também para criar ações e ofertas que realmente chamem a atenção do seu público. A partir disso, as vendas vão acontecer de forma mais natural, pois a sua comunicação estará voltada para o público quente.

Inclusive, se você ainda não definiu a sua persona ou acha que poderia desenvolver uma persona mais rebuscada de informações, temos uma ferramenta gratuita chamada Mapa da Empatia. Basta clicar neste link e fazer o download.

5- Invista em conteúdos que mostrem o posicionamento de marca

Além dos conteúdos sobre os seus produtos, é interessante apostar em conteúdos que representam as estratégias da empresa e o posicionamento da sua marca. 

Então, se alguma temática está em alta nas redes sociais, mas não condiz com os valores e princípios da sua empresa, não faça conteúdos relacionados! Foque apenas nos conteúdos que tenham relação com os seus valores, para fortalecer a marca baseado neles.

6- Fale do mesmo assunto de formas diferentes

A última dica, mas não menos importante, é falar do mesmo assunto de formas diferentes. Aliás, essa é uma ótima dica para quem acha que não tem criatividade e precisa criar conteúdo inédito sempre. 

Na realidade, basta levar uma outra abordagem para algum tema que já deu certo no seu perfil. Isso vai até te ajudar a ter mais constância nas publicações quando não conseguir criar algo novo.

E as nossas dicas não param por aqui…

Assine o Ecommerce na Prática e tenha acesso a todos os nossos cursos!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!