Seria bom conseguir vender um montante semelhante ao da Black Friday nos outros meses do ano. Em especial maio e abril, que costumam ser parados no comércio, ou no aniversário do seu negócio. Nesta trajetória, uma ferramenta importante é utilizar o Whatsapp para negócios. Ele vai te apoiar e ajudar a vender mais sem gastar com anúncio, utilizando apenas ofertas exclusivas.

clientes em torno do whatsapp

Neste artigo vou falar sobre como montar ofertas imbatíveis no Whatsapp para driblar a queda nas vendas em meses pontuais. Lembre-se que não adianta usar a técnica todos os dias, pois irá perder o efeito surpresa.

O passo a passo a seguir pode ser implementado em qualquer negócio.

Ofertas no Whatsapp para negócios

O desafio para o negócio é entender que não funciona fazer a oferta dia sim e dia não. Faça a comunicação de promoção para a sua audiência a cada três meses. Em especial em datas que seu negócio costuma ter queda nas vendas, utilizar a técnica trará movimento.

Antes de tudo, porém, precisa entender se tem sentido para sua empresa fazer uma oferta. Vai trazer benefícios? Está precisando aumentar as vendas? Lembre-se que o termo “oferta” não quer dizer descontos. Em vez disso, pode ser apenas uma forma mais interessante de compra, talvez brindes, etc.

pessoa pensando sobre crescimento financeiro

Caso ache que será relevante para o negócio, é hora de seguir em frente. O próximo passo é decidir se dará desconto em produtos parados em estoque ou será uma comunicação de lançamento. Feito isto, pense numa oferta interessante para seu cliente, pois ela será divulgada no grupo do Whatsapp posteriormente.

Para que as pessoas entrem no grupo, no entanto, antes você irá fazer a comunicação para sua audiência. Monte uma mensagem clara explicando que haverá uma oferta exclusiva para quem participar do grupo e incorpore o link. Este link deve enviar o cliente para um grupo de Whatsapp.

É importante dividir os grupos em personas ou etapas do funil, assim vai facilitar sua comunicação. Embora o Whatsapp permita 256 pessoas, cada grupo só deverá ter até 100. É mais fácil, assim, administrar a conversa. Deixe claro, desde o início, que é um grupo voltado para o seu negócio e as regras para participar.

Leia também: Guia definivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

Como enviar os links?

O disparo pode ser por lista de email, lista de transmissão, Instagram, Facebook, etc. Quaisquer canais que tiver contatos de clientes, pode fazer essa divulgação. Geralmente as pessoas que estão nesta lista de disparo já se relacionaram com você ou com seu negócio de algum modo, então muitas ficaram felizes em participar. O importante é montar uma comunicação interessante e clara para chamá-los para a oferta que será feita no Whatsapp.

Aprenda a criar seus links de pagamento

vendedor e cliente conversando pelo whatsapp

Primeira semana

No Ecommerce na Prática, a equipe responsável envia a comunicação durante uma semana, começando na terça ou quarta-feira. Na semana seguinte, lança a oferta. Enquanto isso, o grupo é monitorado e, três vezes por dia, alguém explica novamente as regras e quando vai acontecer a oferta. As regras podem ser, por exemplo: não é um espaço de sorteio, divulgação de conteúdo, bate-papo ou semelhantes. É um grupo exclusivo para o acesso à oferta.  Quando você faz isso, evita tanto a bagunça no grupo quanto o susto daqueles que estão recebendo notificação.

É normal que algumas pessoas deixem o grupo após as regras serem expostas. Não se prenda a isto, pois a meta é atingir leads qualificados, interessados no que vai oferecer. Aqueles que saíram provavelmente não comprariam, de qualquer forma.

Segunda semana

Na segunda semana, cumpra aquilo que prometeu inicialmente e mostre a promoção que preparou. No Ecommerce na Prática, logo de manhã o Bruno de Oliveira envia uma mensagem de áudio ou vídeo explicando sobre a oferta. Por exemplo: 70% de desconto para quem adquirir o produto X por meio do link ou  cupom que enviarei na quarta-feira. Assim você irá despertar o desejo das pessoas e, mais do que isso, elas se sentirão felizes por terem participado desta oferta exclusiva para membros do grupo.

No segundo dia após a oferta, o trabalho será criar ansiedade e gerar escassez. Envie um novo áudio, desta vez sobre a limitação de estoque do produto - o que é comum devido a quantidade de pessoas no grupo. Não vale mentir, no entanto. Se tiver muito estoque, prefira lembrar do tempo limitado da promoção. Avise a hora em que vai postar a oferta.

No terceiro dia, relembre a oferta e a escassez. Depois, responda dúvidas e continue até o dia 5, quando deve dizer aos participantes que o grupo será descontinuado após o prazo limite da oferta.

Fazendo isso da maneira certa, verá que é possível ter um fluxo de vendas semelhante ao da Black Friday em outras épocas do ano. O Whatsapp é muito simples para estimular as vendas no negócio, basta utilizado de forma inteligente.

Mais: Como vender pelo whatsapp todos os dias

Confira esta e mais dicas sobre Ecommerce no vídeo abaixo, com Bruno de Oliveira:

Venda pelo Whatsapp TODOS OS DIAS

Hoje, o Whatsapp é o aplicativo com maior potencial de vendas do mercado. Isso acontece, principalmente, pelo fato de que essa é uma ferramenta que estreita o seu relacionamento com o cliente e cria um ambiente de intimidade no qual ele lembra de você o tempo todo.

São mais de 120 milhões de usuários apenas no Brasil. Estamos falando de mais da metade dos brasileiros. Isso significa que grande parte dos seus clientes em potencial estão no Whatsapp. E você não pode deixar de vender nesse canal! 

E o melhor: poucas pessoas estão utilizando esse canal para fazer vendas. Ou seja, é uma oportunidade de encontrar um mercado aberto, com pouquíssimos concorrentes.

Nenhum outro canal tem um potencial de vendas tão alto quanto o Whatsapp. Mas calma, se você ainda não tem uma loja virtual ou um negócio validado, essa oportunidade também pode ser aproveitada por você.

Se você quer aproveitar o potencial GIGANTE do Whatsapp, precisa fazer isso do jeito certo! Para isso, participe do curso Mobile Business, disponível na assinatura do Ecommerce na Prática!

Clique aqui para começar:

Clique Aqui e aprenda a vender todos os dias sem investir um centavo.