O marketing de conteúdo se estabeleceu como uma estratégia poderosa para empresas de todos os segmentos, sendo fundamental para impulsionar vendas, consolidar marcas e captar novas audiências. Aqui, revelamos exemplos fascinantes de empresas que se destacam como exemplos de marketing de conteúdo. Preparado para se inspirar?

Não há dúvidas que o cenário digital, hoje, é altamente competitivo. Por isso, o uso do marketing de conteúdo tornou-se mais do que uma mera opção, mas sim um requisito para tornar o negócio financeiramente sustentável.

Não à toa, algumas das maiores empresas do mercado investem nessa iniciativa – com muito sucesso. E é exatamente sobre esses sucessos que vamos falar neste artigo. A seguir, apresentamos uma lista de empresas renomadas que são verdadeiros exemplos de marketing de conteúdo bem-feito. 

Hora de se inspirar! 

O que é marketing de conteúdo?

O marketing de conteúdo é uma estratégia de marketing que envolve a criação, publicação e distribuição de conteúdo relevante para um determinado público-alvo. O objetivo dessa estratégia é gerar uma conexão com os clientes e clientes em potencial, incentivando a compra. 

Muitas vezes, o marketing de conteúdo também é usado como forma de construir a autoridade de uma empresa dentro de determinado segmento. Para que este objetivo seja cumprido, é preciso produzir um conteúdo de qualidade, de forma consistente. 

Existem várias maneiras de implementar estratégias de marketing de conteúdo para atrair, envolver clientes. Aqui estão alguns exemplos:

  • Postagens em redes sociais;
  • Artigos de blog;
  • Newsletter e e-mail marketing;
  • Conteúdos em vídeo; 
  • Podcasts;
  • Palestras, eventos e webinários;
  • Pesquisas e guias.

Esses são apenas alguns exemplos de como o marketing de conteúdo pode ser aplicado no dia a dia, mas é importante notar que as estratégias podem ser ainda mais complexas – dependendo do tamanho da sua equipe e de seu orçamento. Falaremos mais sobre isso em breve… 

Por que o marketing de conteúdo é importante?

O marketing de conteúdo para empresas é mais do que uma mera estratégia, é o fundamento de uma estratégia de vendas duradoura e bem-sucedida. Além disso, esse tipo de abordagem ajuda as empresas a se adaptarem à evolução do comportamento do consumidor em relação aos canais de mídia tradicionais e ao aumento do uso da internet.

Por mais importante que a TV aberta e paga ainda sejam, é notável que houve um declínio do público nos últimos anos. De acordo com pesquisa da Kantar, a maioria das redes perderam público em 2022 em comparação a 2023 – só a Globo e a Bandeirantes ganharam espectadores, e ainda assim, o crescimento foi bem pequeno. 

Na internet, o aumento no uso de ferramentas como AdBlock, que bloqueia anúncios online – que já tem 350 milhões de downloads – deixa claro que os canais tradicionais de publicidade também poderiam ser mais eficazes. 

Mais de 1,45 milhão de brasileiros se inscreveram na plataforma "Não Me Perturbe" em 2022, sinalizando um desejo de se afastar das táticas de marketing mais invasivas, como as ligações diretas. 

Por outro lado, segundo a Global Overview Report, atualmente mais de 60% da população mundial tem acesso à internet e as pessoas passam, em média, mais de 6 horas por dia conectadas, totalizando aproximadamente 100 dias por ano. 

Dentro desse contexto, o marketing de conteúdo oferece a oportunidade de alcançar este público online de uma maneira mais autêntica e menos invasiva, fornecendo conteúdo útil e relevante que agrega valor à experiência do usuário, em vez de interrompê-lo com anúncios. 

10 exemplos de empresas que se destacam no marketing de conteúdo 

Agora que você já sabe o que é o marketing de conteúdo e como ele é importante para as vendas de uma empresa, é hora de mostrar como algumas das maiores companhias do mercado têm usado a estratégia. 

Veja e inspire-se: 

1. Michelin 

O Guia Michelin é uma publicação icônica que remonta a 1900 e é considerada uma das primeiras e mais bem-sucedidas manifestações de marketing de conteúdo. Criado por André Michelin, fundador da famosa fabricante de pneus Michelin, o guia tinha como intuito ser um guia de viagens para os proprietários de carros na França, mostrando a qualidade de restaurantes e acomodações pelo caminho. 

A genialidade do Guia Michelin é muito simples: em vez de vender pneus diretamente, ele promovia o prazer de viajar de carro, incentivando as pessoas a pegar a estrada e, consequentemente, a usar e substituir pneus. 

O guia acabou ganhando muita popularidade e, hoje, é uma das publicações mais respeitadas do turismo. Além disso, as estrelas Michelin são usadas até hoje como atestado de qualidade de restaurantes de todo o mundo. 

Este é um belo exemplo pois traduz tudo que o marketing de conteúdo tem como essência: o foco em promover uma experiência melhor para o consumidor. Nesse contexto, a venda é secundária. 

marketing de conteúdo exemplos

2. Coca-Cola

A Coca-Cola, uma das marcas mais reconhecidas mundialmente, é um ícone não apenas pelo sabor de sua bebida, mas também pelas campanhas publicitárias inovadoras e ações de marketing de conteúdo bem articuladas que desenvolveu ao longo dos anos. 

A empresa sempre se destacou por promover o prazer das experiências compartilhadas, seja com o antigo slogan "Abra a Felicidade" ou com o atual "Sinta o Sabor".

Um exemplo expressivo de como a marca usou o marketing de conteúdo foi durante o evento "Taste Games" ou "Jogos do Sabor", em português. Nele, 16 dos principais YouTubers de gastronomia do país foram convidados a competir, buscando a resposta para uma pergunta simples, porém muito eficaz em termos de marketing: qual a melhor receita de hambúrguer para acompanhar uma Coca-Cola?

A competição gerou um conteúdo de alta qualidade e grande interesse, sendo amplamente divulgado nos principais canais de YouTube do país. Além disso, criou um grande buzz em torno da marca Coca-Cola, reforçando sua imagem como uma bebida que acompanha os momentos mais prazerosos da vida.

3. Red Bull

A Red Bull, famosa marca de bebidas energéticas, sempre teve uma visão pioneira no que diz respeito ao marketing de conteúdo. Ao longo dos anos, a empresa entendeu que não bastava apenas vender o produto, mas era fundamental criar uma conexão com seu público-alvo, por meio dos seus interesses.

Compreendendo que grande parte de seus consumidores é composta por entusiastas e praticantes de esportes radicais, a empresa decidiu criar um portal de conteúdo rico e diversificado, focado em esportes, aventura, música, artes e cultura. 

Além disso, a Red Bull também se dedicou a patrocinar eventos relacionados à prática de esportes, aproximando ainda mais a marca deste imaginário aventureiro. 

A estratégia de marketing de conteúdo da Red Bull é uma lição para todas as empresas. Ela revela a importância de ir além do produto em si e mergulhar no universo do público-alvo. Ao fazer isso, a Red Bull não apenas vendeu seus produtos, mas também criou um estilo de vida associado à sua marca, fortalecendo seu posicionamento no mercado.

marketing de conteúdo exemplos

4. Nuvemshop 

A Nuvemshop também é um belo exemplo de empresa que usa o marketing de conteúdo a favor do seu negócio. A plataforma, que já recebeu o prêmio de Melhor Plataforma de Ecommerce da Abcomm em 3 ocasiões diferentes, investe pesado em aulas e tutoriais em vídeo.

Em seu canal do YouTube, a plataforma de Ecommerce investe em conteúdos ricos, que ajudam desde empreendedores iniciantes até aqueles que já têm um negócio bem estabelecido. 

Já nas redes sociais, sobretudo no Instagram, a marca faz parcerias com influenciadores importantes do segmento, mostrando como é o dia a dia do empreendedor. A empresa também é responsável por criar dezenas de ferramentas gratuitas, como Gerador de Paleta de Cores, Gerador de Termos de Uso, Criador de Nomes, Gerador de Links para WhatsApp e mais. 

O resultado pode ser observado nos números: hoje, a plataforma é a escolha mais popular para empreendedores da América Latina, com um total de 110 mil lojistas

marketing de conteúdo exemplos

5. Nestlé

Ao longo de sua longa trajetória no Brasil, a Nestlé demonstrou uma percepção aguçada do poder do marketing de conteúdo, além de um grande pioneirismo. Desde o início da internet no país, por exemplo, a marca já investia neste canal como forma de oferecer conteúdo de qualidade.

O primeiro exemplo dessa abordagem foi a distribuição de revistas de receitas para os clientes que as solicitavam. A Nestlé enviava gratuitamente esse material para a casa das pessoas, um método que se mostrou eficaz para cativar seu público.

Na era digital, a Nestlé se manteve na vanguarda do marketing de conteúdo. A empresa criou uma seção em seu site dedicada a temas de interesse para seu público-alvo, como nutrição, meio ambiente, relacionamentos familiares, lazer e viagens e bem-estar.

Essa área de conteúdo da Nestlé é um excelente exemplo de como o marketing de conteúdo não precisa estar estritamente ligado aos produtos ou às vendas. Pelo contrário, abordar assuntos que permeiam a vida dos consumidores pode fortalecer a conexão com eles e agregar valor à marca. Além disso, ao demonstrar preocupação com questões sociais, a empresa reforça sua responsabilidade social e seu comprometimento com o seu público.

6. Magazine Luiza

Magazine Luiza, uma das líderes no segmento de varejo brasileiro, é um exemplo notável de aplicação bem-sucedida de marketing de conteúdo. Ao longo dos anos, a empresa tem buscado maneiras inovadoras de se comunicar com seus clientes, visando aprimorar constantemente a experiência de compra.

Um dos marcos mais emblemáticos dessa jornada é a criação da assistente virtual, a "Lu do Magalu". Ela serve como um avatar digital que auxilia os consumidores em suas decisões de compra, além de informá-los sobre as últimas tendências do mercado. 

A Lu transcendeu a mera função de assistente e tornou-se uma verdadeira embaixadora da marca, com presença em várias plataformas digitais, incluindo redes sociais, vídeos da marca e, claro, no Blog da Lu.

O Blog da Lu, por sua vez, é um canal rico em informações, que abrange desde atualizações sobre os produtos mais recentes até guias de uso e dicas de comportamento e tecnologia. Interessante, não é? 

Leia também: Influenciadores virtuais: o que são e como usar no Ecommerce? 

marketing de conteúdo exemplos

7. Natura 

A Natura, empresa brasileira reconhecida no mercado de cosméticos, tem demonstrado ao longo dos anos uma aplicação inovadora e eficaz do marketing de conteúdo em suas estratégias de venda. Ao invés de se limitar a exibir seus produtos, a marca busca trazer algo mais: conteúdo de valor que, além de informar, engaja e entretém seus clientes.

Um exemplo notável disso é uma postagem que a Natura realizou mostrando um tutorial de maquiagem para Halloween. Ao fazer isso, a empresa não apenas exibiu os produtos de beleza que comercializa, mas também ensinou aos clientes como utilizar esses produtos de uma maneira temática e divertida. Isso gerou uma interação significativamente maior do que uma postagem convencional mostrando apenas os produtos.

A estratégia da Natura é a de gerar curiosidade e interesse do público, situando seus produtos dentro de um contexto relevante e atrativo. O material resultante é rico em conteúdo e altamente envolvente, o que contribui enormemente para a fidelização de sua audiência.

marketing de conteúdo

8. Nike

A Nike, conhecida mundialmente pelo seu impacto no mundo dos esportes e da moda, tem sido ao longo dos anos, excepcionalmente habilidosa na aplicação do marketing de conteúdo em suas estratégias de venda. Eles tiveram uma abordagem um tanto diferente do convencional, mas não menos eficaz.

Em vez de se concentrar na criação de conteúdo através de blogs ou materiais ricos, a Nike optou por uma presença forte e marcante nas redes sociais, aproveitando principalmente o conteúdo gerado pelo usuário (CGU). Essa estratégia permitiu uma interação mais direta e significativa com os consumidores, reforçando uma relação de proximidade e identificação com a marca.

Uma das iniciativas mais notáveis da Nike nesse sentido é o "Vem Junto", um sistema online que possibilita aos usuários a participação em eventos esportivos.

Além disso, a Nike lançou o aplicativo Nike Training, uma plataforma que oferece treinos gratuitos e personalizados para seus usuários

Este aplicativo foi um grande passo na estratégia de marketing de conteúdo da empresa, oferecendo valor agregado aos seus consumidores e fortalecendo ainda mais a imagem da marca como promotora de um estilo de vida ativo e saudável.

marketing de conteúdo exemplos

9. GoPro 

Ao longo dos anos, a GoPro se estabeleceu como muito mais do que uma simples fabricante de câmeras; ela se tornou um catalisador de experiências incríveis. Ao capitalizar em seu produto principal – uma câmera robusta e de alta qualidade que pode ser usada em ambientes e condições extremas – a GoPro incentivou seus clientes a capturar e compartilhar seus momentos mais emocionantes.

Contudo, houve um período em que a GoPro se afastou dessa abordagem de marketing de conteúdo, o que resultou em uma diminuição de sua presença e relevância no mercado. As vendas caíram, a popularidade da marca diminuiu e ficou claro que algo precisava mudar.

A empresa voltou a focar na construção de uma comunidade, incentivando seus usuários a compartilhar suas melhores gravações e aventuras. Isso não apenas reforça a imagem da GoPro como a câmera ideal para capturar momentos de ação, mas também cria uma fonte inesgotável de conteúdo autêntico e envolvente.

Você pode acompanhar um pouco do que estamos falando neste vídeo:

10. Ecommerce na Prática

O Ecommerce na Prática, como a maior escola de Ecommerce da América Latina, sabe bem que o sucesso está diretamente ligado ao poder do Marketing de Conteúdo. 

Quer saber como fazemos isso? Bom, não escondemos nossos segredos: criamos conteúdos para nosso blog, estamos sempre prontos para esclarecer dúvidas nas redes sociais, produzimos vídeos incríveis para o YouTube e oferecemos uma chuva de artigos e dicas. 

Utilizamos cada ferramenta ao nosso alcance para entregar valor aos nossos seguidores, e temos um compromisso de proporcionar o melhor em todas as nossas plataformas.

Entre as diversas maneiras de alcançar nosso público, descobrimos que um tipo de conteúdo tem o poder especial de transformar: os casos de sucesso. Isso porque as pessoas tendem a confiar mais em outras pessoas, e quando veem histórias reais de sucesso, sentem-se motivadas a se juntar à nossa comunidade.

marketing de conteúdo exemplos

Use o marketing de conteúdo a seu favor! 

O objetivo desse artigo foi mostrar como grandes marcas usam o marketing de conteúdo no dia a dia. Agora, é hora de você começar a aplicar também.

Criamos um e-book gratuito com 32 ideias do que você pode postar nas suas redes sociais. Assim, em vez de gastar horas pensando em algo, você pode testar um de nossos modelos prontos. 

Agilize a sua produção de conteúdo e se conecte melhor com a sua audiência. Clique aqui para fazer o download gratuito: