Aos artesãos de plantão: chegou a hora de ter uma Loja de Artesanato Online e alavancar as vendas de uma maneira eficiente, focada em resultados. 

E por mais que muitos digam que artesanato não tem vez no Ecommerce, essa afirmação não é verdadeira… 

Muitas empresas com foco em artesanato vendem todos os dias em sites próprios, em marketplaces como o Elo7 e se destacam no mercado. 

E você pode aproveitar o aumento das vendas online nesse segmento para ter a sua própria loja de artesanato! 

Mas como fazer isso?

Seguindo o nosso Plano de Negócios! Vamos lá?

No vídeo abaixo, a Babi Tonhela, sócia e CPO do Ecommerce na Prática, ensina como montar uma Loja de Artesanato. Assista: 

Antes, baixe o seu Canvas para Planejar o seu Negócio Online do Jeito Certo! 

Assim como nos outros artigos da série Plano de Negócios, nós indicamos que você já tenha um modelo de Canvas do seu negócio impresso! 

Esse é o modelo que recomendamos para os nossos alunos, justamente por ser bem fácil de preencher com as informações do planejamento.

Então, você pode baixar o nosso modelo Canvas clicando neste link.

Depois é só seguir este pequeno passo a passo: 

  • Imprima no tamanho A1 ou A3;
  • Cole o seu Canvas na parede do seu escritório (ou onde for melhor para visualizar); 
  • Compre notas autoadesivas (muito conhecidas como “post it”) para completar os quadrantes.

Essa é uma ferramenta usual e você precisa olhar para o canvas praticamente todos os dias para dar clareza a sua ideia, beleza? 

Agora vamos ao que interessa: preencher todos os quadrantes! 

1- Escolha o nome da sua Loja de Artesanato Online

Sobre o nome, é o que sempre falamos: não se preocupe muito com isso agora, pois ele pode ser preenchido por último com mais calma. 

Caso esteja com dificuldade para escolher o nome, temos algumas dicas. São elas:

  • Procure por nomes objetivos e simples;
  • Procure por nomes fáceis de memorizar;
  • Procure por nomes que tenham ligação com o seu segmento;
  • Use a sua criatividade! 

Nós não damos ideias de nomes justamente por se tratar de algo bem pessoal e que tem que vir de você, das suas vontades e desejos, pois isso faz parte do seu sonho de empreender também. 

O ideal é fugir um pouco do óbvio, pensando fora da caixa, pois o nome da sua empresa deve causar impacto. 

Atenção: nesse quadrante também é necessário colocar a data de início do planejamento. 

E toda vez que você atualizar com novas informações, é importante mudar a data (por isso, é legal usar os “posts its”, pois eles saem com facilidade).  

2- Defina as Ofertas e Valores da empresa

É nesse quadrante que você vai escrever qual é o nicho com o qual vai trabalhar e também quais são os valores da sua empresa.

Um exemplo que a Babi fala no vídeo acima são os produtos artesanais para mesa posta, como toalhas, guardanapos e decoração. E os materiais utilizados seriam o crochê, costura e complementos. 

Caso você ainda não saiba, pode buscar dentro do Mercado Livre Tendências ou no Google Trends. São nessas ferramentas que você vai encontrar os produtos mais buscados na internet.

Mas leve em consideração também o seu gosto pessoal, o nicho que você mais gosta, que tem maior conhecimento, pois isso vai facilitar o seu trabalho em outros processos. 

Falando de valores, nós selecionamos aqui alguns para te inspirar. Vamos supor que a sua Loja de Artesanato Online esteja focada em afetividade, modernidade e originalidade.

Esse é só um exemplo, mas você também pode incluir outros valores com a sustentabilidade, a duração dos produtos… Isso vai depender do seu objetivo como empresa.

E por falar em objetivo, é nesse mesmo quadrante que você vai colocar as suas metas de faturamento.  

Neste caso, nós colocamos uma meta de faturamento de R$30 mil nos primeiros meses.

3- Defina a sua Persona

Para quem ainda não conhece esse termo, aqui vai uma explicação simples: a persona é uma representação fictícia do seu cliente ideal. Sabe aquela pessoa que gosta dos seus produtos e da sua empresa? 

É dela que estamos falando. 

Mas como falar com essas pessoas da melhor maneira possível? Quais argumentos utilizar nas ofertas? O que realmente chama a atenção deles? 

Para saber disso, você precisa ter essa persona muito bem definida

Caso ainda não tenha uma persona definida, não tem problema… Veja só um exemplo simples de persona para um Loja de Artesanato Online.

Mulheres de 40 a 55 anos que são mães de adolescentes e gostam de receber visitas em casa, seja de amigos ou familiares. Assistem programas de TV aberta, gostam de música POP e sertanejo. Estão trabalhando em Home Office.

Essa é uma breve definição, mas você pode e deve ir além para encontrar mais informações relevantes sobre a persona do seu negócio.

São essas informações que vão te ajudar a entender como se comunicar com o seu público para vender artesanato online, entender quem é o seu público, em quais canais de venda ele está e, com isso, criar uma comunicação focada para falar com o cliente ideal.

4- Escolha o seus Produtos

E quais serão os produtos da sua Loja de Artesanato Online? Vamos supor que você escolha o nicho de produtos personalizados. Com quais produtos você vai trabalhar? 

Selecionamos algumas sugestões: 

  • Jogos Americanos;
  • Porta copos;
  • Porta Guardanapos;
  • Guardanapo;
  • Toalhas;
  • Porcelanas;
  • Cerâmicas;
  • Soulplats;
  • Trilho de Mesa.

5- Selecione os melhores Fornecedores

Tenha umas 3 opções de fornecedores. Isso porque, caso o primeiro não consiga cumprir o serviço, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.

Selecionamos algumas boas práticas para procurar por fornecedores:

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.

Leia também: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

6- Monte a sua Estrutura

Para a estrutura de uma Loja de Artesanato, basta garantir que o sistema do seu Ecommerce funcione bem, pois é ali que você vai cadastrar produtos, integrar canais de venda, emitir notas fiscais… 

A estrutura da sua loja de roupas precisa de um Sistema de Gestão ERP, uma Plataforma de Ecommerce para Loja virtual; as principais redes sociais para o seu público, marketplaces e o registro como MEI (Microempreendedor Individual). 

Mas, se a sua meta de faturamento for maior que o faturamento anual do MEI, faça o registro como ME (Microempresa).

7- Escolha os Meios de Pagamento

Neste quadrante, não há mistério… Você pode optar por meios de pagamento digitais, pois eles têm integração com lojas virtuais. Por exemplo, a Pagarme.com e o Mercado Pago. 

E você também pode usar meios mais tradicionais, transferências via PIX… Quanto mais opções de pagamento você tiver, melhor! 

8- Defina a sua Logística da sua Loja de Artesanato Online

Há diversas transportadoras no mercado que vão te ajudar com a logística do seu negócio…  Mas escolha bem para enviar os seus pedidos de forma rápida e segura. 

E o Melhor Envio é uma opção de logística que sempre recomendamos para os nossos alunos! 

Isso porque eles integram diversas transportadoras em um só lugar… A ferramenta tem parceria com as seguintes transportadoras:

  • Correios;
  • JadLog;
  • Via Brasil;
  • LATAM Cargo. 

Além disso, você pode comparar o frete mais barato e enviar o produto para qualquer parte do Brasil, dentro da ferramenta do Melhor Envio. 

9- Escolha os melhores Parceiros

Selecione os melhores parceiros para o seu negócio, que podem ser desde uma parceria formal com algum influenciador ou celebridade do momento ou até mesmo um amigo que te ajuda nos processos dentro da empresa. 

Você também pode incluir seu parceiro logístico, as empresas que te ajudam com as ferramentas necessárias para realizar todo o processo… Enfim,  inclua o que você considera como parceria.

10- Fontes de Tráfego

Selecione os lugares nos quais você quer criar anúncios para gerar tráfego na sua loja virtual (ex: Facebook Ads, Google Ads e Marketing de influência). 

Além disso, indicamos que você também faça parcerias com youtubers que tenham um número considerável de inscritos e falem sobre artesanato.

Isso vai ajudar na produção de conteúdo relevante para o seu público, atraindo novos clientes para a sua loja de Artesanato Online. 

Feito isso, o seu Canvas está completo e o planejamento está prontíssimo!

Mas ATENÇÃO: ainda há algumas coisas para você aprender antes de colocar a ideia de negócio em prática…

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!