O código universal do produto (UPC) é uma sequência de números única, que funciona como  uma identidade para cada mercadoria. Quer saber em mais detalhes o que é e como criá-lo? Acompanhe este artigo!

Além de servir como uma etiqueta digital única para os produtos, o “código UPC” ajuda a simplificar a gestão de estoque e a eficiência operacional dos negócios– independentemente de seus nichos de mercado ou portes.

Basicamente, o código universal do produto contribui para a padronização global do comércio, permitindo que produtos sejam reconhecidos de maneira consistente em várias regiões e plataformas de venda. 

Não é à toa que a compreensão aprofundada do que é o código UPC é indispensável para empresários que queiram otimizar suas operações, melhorar a experiência do cliente, permanecer competitivos no mercado, dentre outros pontos. 

Este é o seu caso? Ao longo deste artigo, vamos explicar o que é código universal de produto, qual a sua importância, como criar um e mais. Leia!

O que é código universal do produto?

O Código Universal do Produto – tradução para Universal Product Code (UPC) – é uma sequência numérica única atribuída a cada produto, a fim de permitir sua identificação no mercado. Ele facilita a rastreabilidade e a gestão das mercadorias em vários estágios, desde a fabricação até a venda final.

O UPC é composto por números e, em alguns casos, um código de barras correspondente. Essa sequência numérica é única para cada produto e fornece informações específicas sobre ele. 

O padrão mais comum de UPC é o UPC-A, que consiste em 12 dígitos divididos em três seções: o número da empresa (6 dígitos), o número do produto (5 dígitos) e um dígito de verificação.

Vale destacar que o código de barras é aquela imagem das barras paralelas e espaços, presentes nas embalagens dos produtos. É essa imagem que codifica o número do UPC. Prossiga a leitura para saber mais!

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Qual a importância do código universal do produto?

A importância do Código Universal do Produto (UPC) é profunda e abrange diversos aspectos do comércio, especialmente no contexto do varejo e do comércio eletrônico. 

Algumas das razões para isso são as seguintes:

Identificação única

O UPC proporciona uma identificação única para cada produto. Essa singularidade é determinante para evitar confusões e garantir que cada item seja claramente distinguido de outros no mercado. Com um código único, é possível rastrear e gerenciar cada produto de forma eficiente.

Controle de estoque eficiente

O código universal do produto facilita o controle de estoque ao fazer a identificação e o rastreamento de cada mercadoria de maneira rápida e eficiente No geral, há uma gestão em tempo real da disponibilidade de itens, evitando situações como falta ou excesso de estoque.

Integração com marketplaces

Muitos marketplaces – como Mercado Livre, por exemplo – exigem que os produtos tenham códigos UPC para serem listados. Ao utilizá-lo, as empresas podem integrar seus catálogos de produtos a essas plataformas de maneira mais prática, ampliando sua presença online e alcançando um público mais vasto.

Prevenção a fraudes

O UPC desempenha um papel decisivo na prevenção de fraudes e falsificações. Isso porque a identificação única dificulta a replicação de códigos, o que é crucial para proteger a autenticidade dos produtos e preservar a reputação da marca.

⚠️ Leia também: Antifraude para Ecommerce: o que é e qual a sua importância

Rastreamento

A capacidade de rastrear produtos ao longo de toda a cadeia de suprimentos contribui positivamente para a logística dos negócios. Falamos isso porque o código universal do produto permite que as empresas monitorem toda a movimentação de produtos. Ou seja, desde a fabricação até o ponto de venda, o que é crucial para a gestão eficaz da cadeia de suprimentos.

Redução de falhas

A automação facilitada pelo uso do código universal do produto reduz os erros humanos. Em processos como a leitura de produtos no ponto de venda, gestão de estoque e expedição de pedidos, a precisão operacional é melhorada, o que contribui diretamente para que o negócio tenha uma operação mais eficiente e confiável.

Experiência do cliente aprimorada

Garantir que os clientes recebam os produtos corretos é fundamental para uma experiência de compra positiva, não é verdade? É por isso que, com o UPC, a probabilidade de erros na expedição de pedidos é reduzida, o que fortalece a confiança do consumidor na marca e contribui para uma experiência geral mais satisfatória.

Como encontrar o UPC do produto?

A primeira dica para encontrar o UPC é procurar pelo código de barras na embalagem da mercadoria. Ele costuma ficar na lateral ou na parte de trás dos itens. Depois, analise o código numérico junto a esse código. 

Na grande maioria dos casos, o UPC possui 12 dígitos, mas ele pode ter entre 8 e 14 dígitos, já que é comum que assuma outras formas, como: EAN e ISBN. Isso vai depender do tipo de produto comercializado.

🔵 Aproveite para ler também: Código EAN: o que é, para que serve e como utilizar no seu negócio

Como criar um código universal de produto?

Uma vez entendido o que é UPC, qual a sua importância e outros pontos cruciais, chegou o momento de você aprender como criá-lo de fato. O procedimento é razoavelmente simples, mas requer atenção para evitar erros. 

Veja mais detalhes de como criar um código universal de produto abaixo:

1. Utilize ferramentas que geram códigos automáticos

Existem várias ferramentas online especializadas na geração de códigos UPC. A GS1, responsável por emitir códigos globais padrão, é um grande exemplo disso. Você precisa  se tornar membro para ter acesso a códigos exclusivos para cada produto.

Em um contexto amplo, esses sites e ferramentas costumam ser fáceis de usar e permitem que você insira informações específicas sobre seus produtos, como nome, categoria e outros detalhes relevantes. Ao final do processo, eles geram automaticamente o código UPC correspondente. 

2. Atribua o código

Após a geração do código UPC, é necessário atribuir cada código a um produto específico em seu catálogo. Como dito anteriormente algumas vezes ao longo deste artigo, garanta que cada produto tenha um código único para evitar confusões e conseguir uma maior precisão na identificação das mercadorias do seu estoque.

📤 Aproveite para ler também: Tipos de estoque: veja os 12 principais e como usar cada um deles

3. Categorize seus produtos

Além de atribuir códigos universais aos produtos, é preciso também categorizá-los da melhor maneira possível. Na prática, essas categorias podem incluir informações sobre o tipo de produto, linha de produtos, departamento, entre outros. 

Uma boa dica é montar um banco de dados interno ou atualizar seus sistemas de inventário com os números de UPC. O importante é manter tudo de maneira organizada e de fácil acesso aos colaboradores envolvidos, a fim de eles não cometerem erros ou repassarem informações equivocadas.

4. Use os números certos

Quando falamos em usar os números certos, estamos nos referindo à aplicação dos dígitos dentro do código. Como mencionado lá no início, o  UPC é composto por 12 dígitos que são divididos em três seções distintas: 

  • Número da empresa (6 dígitos) os primeiros seis dígitos do UPC representam o identificador único da empresa ou do fabricante. Cada empresa recebe um código exclusivo que identifica a sua origem. Este número é essencial para distinguir produtos entre diferentes fabricantes;
  • Número do produto (5 dígitos): os próximos cinco dígitos constituem o identificador exclusivo do produto dentro da empresa. Cada item no catálogo da empresa recebe um número único. Isso significa que produtos diferentes, mesmo pertencendo à mesma empresa, têm códigos de produto distintos;
  • Dígito de verificação (1 dígito): o último dígito é o dígito de verificação. Ele é calculado com base nos outros 11 dígitos e serve como um mecanismo de segurança para verificar a precisão da leitura do código. Este dígito é fundamental para detectar erros ou possíveis problemas na leitura do código de barras.

💡 Lembrando que a importância desse processo vai além da mera identificação. Ela está na padronização que facilita transações, na eficiência operacional alcançada por meio da automação, na prevenção de erros, etc. 

5. Gere e teste os códigos de barras

Está com os números de UPC em mãos? Ótimo! Agora chegou a etapa de gerar os códigos de barras. Afinal de contas, a sequência numérica está diretamente ligada a eles.

Para essa tarefa, você pode usar software de geração de códigos de barras. Só não esqueça de que eles devem ser criados a partir  dos números de UPC atribuídos aos seus produtos, combinado?

Outra questão importante é a realização de testes desses códigos. São os testes que asseguram que nenhum problema no rastreamento das mercadorias aconteça. Faça isso antes de disponibilizar os itens para os consumidores. 

6. Monitore constantemente

Por último, mas não menos importante, há o monitoramento da aplicação e funcionamento de cada código universal. Verifique a precisão na leitura dos códigos, focando em identificar possíveis duplicatas e fazer ajustes conforme necessário

Além disso, tenha sempre em mente que quaisquer mudanças nos produtos, embalagens ou na estrutura da empresa podem exigir modificações nos códigos UPC.

O que fazer quando um produto não possui código universal?

Quando um produto não possui um código universal, algumas ações podem ser tomadas para atribuir um código e integrar o item de maneira eficiente ao mercado. São elas: 

1. Avalie a necessidade: determine se o produto realmente precisa de um código UPC. Em alguns casos, dependendo da plataforma de venda ou do canal de distribuição, pode haver alternativas ou exceções;

2. Obtenha um código UPC: se necessário, obtenha um código UPC para a mercadoria – como explicado no tópico anterior; 

3. Atualize informações do produto: caso o produto já esteja listado em plataformas de venda online sem um código UPC, atualize as informações do produto para incluir o novo código. Isso pode envolver a edição de listagens existentes;

5. Comunique-se com parceiros comerciais: se a mercadoria está sendo vendida por meio de parcerias comerciais, comunique-se com esses parceiros e pergunte sobre suas políticas em relação a produtos sem códigos UPC. Isso porque alguns deles podem ter sistemas para atribuir códigos internamente.

6. Considere outras alternativas: em alguns casos, especialmente para produtos exclusivos ou artesanais, pode-se considerar a utilização de códigos alternativos, como códigos SKU (Stock Keeping Unit). No entanto, é importante verificar as exigências específicas dos canais de venda.

Estruture seu negócio do jeito certo!

Saber tudo sobre código universal do produto é um dos pontos essenciais para colocar as suas mercadorias no mercado e ter, de fato, um Ecommerce lucrativo. Contudo, existem muitos outros temas que você precisa dominar para que seu empreendimento seja um sucesso. 

Não é à toa que acreditamos que quanto mais você souber sobre a estruturação e funcionamento de um negócio, melhores serão os seus resultados. E foi pensando nisso que nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é código universal do produto?

O Código Universal do Produto – tradução para Universal Product Code (UPC) – é uma sequência numérica única atribuída a cada produto para permitir sua identificação no mercado.

Qual a importância do UPC?

A importância do UPC se resume a alguns pontos, como: identificação única, controle de estoque eficiente, integração com marketplaces, prevenção a fraudes, rastreamento, redução de falhas e experiência do cliente aprimorada.