Antes de tirar sua ideia do papel, você precisa saber como avaliar uma boa oportunidade de negócio para ter certeza que essa ideia tem potencial de crescimento e lucro. Para isso, existem de alguns critérios essenciais que te permitem saber se vale a pena investir na sua ideia ou se será apenas mais uma entre tantas outras que acabam falhando no Ecommerce...

Ao longo deste artigo, vou te apresentar esses critérios de como avaliar uma boa oportunidade de Negócio. 

O Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, também contou nesse vídeo os critérios que ele usa para apostar em uma boa ideia de negócio. Assista:

Banners_-_Aula_grátis__Como_Iniciar_seu_Ecommerce_partindo_do_Zero_aos_10Mil_em_Vendas_no_Ecommerce

Critérios para a avaliação de um bom negócio

1- Tamanho do mercado

O principal critério para a avaliação de um negócio é o tamanho do mercado no qual você quer atuar. Para entender isso, deve responder às perguntas:

  • Qual o tamanho desse mercado?
  • É um segmento que está crescendo?
  • Se for um mercado novo, ele tende a crescer no futuro? 
  • Tem grande volume de público? 

Questione-se e veja se há oportunidades de crescer no segmento do negócio que você escolheu. 

Se for um mercado com grande potencial de crescimento, você tem o primeiro ponto positivo para validar esse negócio. 

Em muitos casos, existem ideias que são boas, que poderiam ser uma oportunidade válida para investir, mas o mercado desse negócio é muito restrito...

Por mais que a solução que o seu negócio traz ao público seja muito importante e necessária, ela não instiga novas pessoas a comprarem rapidamente. 

Ou seja, o processo de desenvolvimento do negócio não é imediato, pois será difícil expandi-lo para atingir mais pessoas além do desse pequeno público em potencial. Esse é um passo importante do seu plano de negócios.

2- Quem são os principais players?

Quem são os principais players?

Os concorrentes são os players do segmento no qual quer atuar. Neste segundo critério, você deve estudar e mapear cada detalhe de como os seus concorrentes estão atuando no mercado.

Ao coletar todas as informações possíveis sobre eles, é hora de avaliar:

O que eles fazem para poder atender esse mercado?
Qual o problema que eles resolvem?
Qual o segmento de público?
Quais dores eles resolvem?

Entendendo essas questões, você vai saber se existe algum player que domina esse mercado. Se existem pelo menos 2 players que dominam por completo esse mercado, pode ser um alerta negativo para não apostar nesse negócio.

Como esses players já estão consolidados no mercado, as chances de atrair o público são baixíssimas e o trabalho será muito maior para bater de frente com eles.

Porém, se esse mercado que você escolheu não tiver grandes players atuando e for um mercado pulverizado, a oportunidade de se destacar e crescer são muito maiores e mais simples.

Vou te dar um exemplo para ilustrar:

Quando ele decidiu fundar o Ecommerce na Prática, o mercado de educação para Ecommerce não havia um players dominante. Eram vários pequenos players atuando em busca de crescimento.

Por esta razão, o Bruno resolveu montar o EnP e fazer disso um negócio.

Hoje, quem quiser investir no mercado de educação de Ecommerce e for pesquisar sobre os players desse segmento, tem o Ecommerce na Prática como player dominante. Isso dificulta a entrada de um novo negócio no segmento.

Portanto, para resumir esse tópico: se não tem player dominante e for um mercado pulverizado, pode ser uma boa oportunidade de negócio.

Se houver um ou mais players dominantes no segmento que você deseja, esse é um indicativo de que é melhor não investir nesse negócio.

3- Qual é a margem média deste mercado?

A margem média é o critério um pouco mais específico de acordo com o segmento que você quer investir. Aqui, você deve avaliar a margem bruta do negócio.

Vamos supor que esse negócio foi validado e você vai fazer a primeira venda. Quanto vai receber por essa venda? Qual o percentual médio por cada venda realizada nesse negócio?

Para considerar uma boa oportunidade de negócio, ele precisa gerar 30% de margem, no mínimo.

Se a margem for menor que esse número, é considerado um investimento de risco.

No entanto, pode investir se quiser. O que indico, neste caso, é fazer um comparativo da margem com o tamanho do mercado.

Por exemplo:

A margem do seu negócio é pequena, porém o mercado é extenso e não há players dominantes. O que você pode fazer?

Trabalhar com a escala e o volume do seu negócio.

Não é o mundo perfeito para o negócio, mas é uma opção.

O ideal e mais confortável para trabalhar, como falei, é com a margem acima de 30% em um mercado pulverizado.

Mas avalie as oportunidades e veja o que vale a pena!

4- Quanto precisa investir para se consolidar?

Oportunidade de Negócio - Quanto precisa investir para se consolidar

Há um investimento considerável para conseguir ganhar o espaço que deseja.

Por isso, avaliar a quantidade de dinheiro que você vai precisar investir nesse negócio para colocá-lo dentro do mercado é um critério essencial.

Há alguns anos atrás, por exemplo, a Wine - clube de assinatura de vinhos - fez uma pesquisa sobre o mercado de vinhos no Brasil.

Com o estudo do mercado, eles enxergaram uma grande oportunidade de negócio lucrativo… No entanto, a empresa também notou que o segmento de vinhos no Brasil, embora extenso, era extremamente reprimido.

De acordo com essa pesquisa, eles entenderam que os brasileiros ainda não sabiam beber vinho… A partir desse problema, acharam uma solução: fizeram um trabalho de popularização do mercado através da educação.

A Wine mostrou ao público que beber um bom vinho pode ser mais simples do que parece e, a partir daí, conseguiu fomentar as vendas.

Para chegar ao resultado que queria, a Wine percebeu que, para se destacar, era necessário estruturar o negócio online, mudar a logística, comprar a safra de uma vinícula…

Ou seja, tudo que demanda investimento.

A Wine tinha dinheiro para investir, então foi o que fez.

Ter o dinheiro para investir é um ótimo indicativo para o seu negócio.

Sabe por quê?

Os outros concorrentes que também querem entrar nesse mercado ou já estão atuando nele não vão ter a capacidade de realizar esse investimento.

Rompendo essa barreira, vai diminuir muito a entrada de novos concorrentes e as chances de virar um player dominante são enormes.

O Ecommerce na Prática também pode ser um exemplo neste ponto…

A todo momento surgem novas escolas online de Ecommerce, mas elas não se sustentam no mercado. A barreira de entrada para fazer o que a equipe do EnP faz para entregar conteúdo de qualidade da forma como é feito pede um investimento alto. Isso é um ponto que acaba inibindo a concorrência.

Portanto, faça uma boa avaliação de quanto vai precisar investir para bater de frente com os seus concorrentes.

5- Como sair desse negócio?

O último critério é o mais inesperado entre todos os outros, porque, em geral, ninguém pensa nisso antes de abrir um negócio… Mas é um dos pontos mais importantes.

Geralmente, as pessoas estão apaixonadas por suas ideias e têm a certeza de que vão continuar com esse sentimento até o fim…

Até pode ser verdade, mas vão ter momentos de dificuldades que vão te fazer pensar em desistir.

Ou simplesmente os planos vão mudar, sua vida vai mudar e você vai ter outras ideias que vai querer colocar em prática. Você vai querer fazer outras coisas além do seu negócio ou até mesmo sair desse negócio.

Esses pontos podem fazer você tirar o pé do acelerador e levar ao fechamento do negócio.

Por isso, a grande sacada é: tenha uma estratégia de saída desse negócio.

Elabore uma estratégia para vender a empresa para o players X, Y ou Z.

Com uma estratégia de saída, você pode incomodar e flertar com os players que você já mapeou como compradores em potencial do seu negócio.

Ao longo da sua trajetória, crie relacionamento com esses players e talvez eles se interessem pelo seu negócio.

Como Iniciar o seu Negócio

Entrar no mercado Ecommerce sem antes avaliar se a oportunidade de negócio vale a pena pode ser arriscado.

Por esse motivo, os principais critérios pontuados ao longo deste artigo servem exatamente para você não apostar o seu dinheiro em más ideias.

Não deixe de estudar e seguir cada um dos critérios!

Se você já fez isso e entendeu que seu negócio tem grande potencial, então é hora de dar o próximo passo e desenvolver essa ideia.

Você precisa:

- Criar seu planejamento;
- Montar sua estrutura mínima viável;
- Construir sua audiência;
- Encontrar os canais certos de venda;
- Montar um sistema de atendimento ágil;
- Impulsionar os seus resultados.

E, para começar do jeito certo, montamos uma aula gratuita que explica todos esses passos para você tirar seu negócio do papel.

Durante a Aula, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra o método exclusivo que criou com base nos seus mais de 20 anos de atuação no Ecommerce para transformar ideias em negócios altamente lucrativos.

Assista à aula gratuita agora: