Em outros tempos, trabalhar de casa era um sonho para muitas pessoas. Mas, com o avanço tecnológico e cultural que passamos nos últimos anos, é possível dizer que, hoje, o home office é a realidade de muitos profissionais no mercado de trabalho

Mas, você sabe qual a relação entre home office e Ecommerce? 

Trabalhar de casa  não é nenhuma novidade para empreendedores de diversos segmentos, mas… como esse sistema funciona? É fácil montar uma loja virtual e trabalhar em home office? Como dar os primeiros passos? 

Se trabalhar de casa e empreender são dois dos seus objetivos, este artigo tem todas as informações que você precisa para começar. 

Nos próximos tópicos, falaremos sobre o cenário do home office e Ecommerce no Brasil, como montar a sua loja virtual do zero e ainda daremos dicas para que você tire o máximo da sua rotina trabalhando de casa

Faça uma boa leitura! 

O que é home office? 

Home office, trabalho remoto, teletrabalho. Existem muitos nomes, mas o conceito é um só: trabalhar sem sair de casa

O home office já era uma tendência forte há alguns anos – em 2018, uma pesquisa do IBGE mostrou que 3,8 milhões de pessoas já trabalhavam de home office  – mas, com a pandemia, esse modelo ganhou muito mais adeptos e hoje pode ser considerado a norma para profissionais de muitos segmentos. 

Para você ter uma ideia, em 2020, 43% das empresas brasileiras adotaram o home office como forma principal de trabalho. Interessante, não é mesmo? 

Em resumo, o home office nada mais é do que ter um espaço de trabalho em sua casa, que pode ser um escritório completo, ou apenas uma mesa. Com a internet, hoje, é possível desempenhar as mais variadas funções remotamente, basta ter um computador e acesso à internet. 

Apesar das facilidades, trabalhar de casa também pode ser um desafio para muitas pessoas. Para ser produtivo neste modelo, afinal de contas, é preciso ter muita disciplina e concentração

O mercado do Ecommerce no Brasil

Desde 2020 o mercado de Ecommerce vem quebrando recordes de crescimento no Brasil e no mundo. E, em 2021, isso não foi diferente. De acordo com estimativas do eMarketer, o mercado de Ecommerce cresceu 16,8% em receita, chegando a movimentar US$ 4,9 trilhões dentro do período de um ano. 

De acordo com dados apresentados no relatório NuvemCommerce, março de 2021 foi o maior mês da história em volume de vendas para o Ecommerce, totalizando R$ 35,2 bilhões arrecadados. Este é um número 72,2% maior quando comparado ao mesmo período do ano anterior. 

Uma outra pesquisa, realizada pela Ebit Nielsen, mostra que o primeiro trimestre de 2021 teve um crescimento de 31% no faturamento, em relação ao mesmo período do ano anterior. Números animadores, não é mesmo? 

Por isso, muitos empreendedores passaram a ver no Ecommerce uma oportunidade interessante para ganhar mais dinheiro, trabalhar de casa ou mudar de carreira. Quer saber como abrir um Ecommerce em casa? Nós falamos sobre isso no próximo tópico… 

Se você precisa de histórias para te inspirar, que tal ler este artigo que compartilhamos em nosso blog há um tempo atrás? Vale a leitura: 8 Empreendedores de Sucesso que começaram após os 40 anos.

Como montar um Ecommerce em casa?

Como você pode perceber, o home office e Ecommerce estão intimamente ligados. Afinal, é muito comum que empreendedores comecem as suas operações diretamente de suas casas, sem precisar investir em um escritório ou estoque físico. 

Ao contrário do que muitos podem imaginar, abrir uma loja virtual não é um processo complicado, que requer conhecimentos avançados em áreas como programação ou administração, por exemplo. 

A seguir, mostraremos como montar um Ecommerce do zero, da sua casa. Confira as dicas: 

Escolha o seu nicho de atuação

Se você está começando do zero e não tem um nicho de atuação, tire um tempo para pensar bastante sobre esse assunto. Ter uma boa ideia já é meio caminho andado para o sucesso. 

Pessoas que estão começando a empreender agora costumam cometer um erro bastante grave – tentar vender para o máximo de pessoas possível. Mas a verdade é que, quando você tem um nicho de atuação menor, seus produtos são capazes de penetrar o mercado com mais facilidade. 

Para encontrar o seu nicho de mercado, ou o seu produto estrela, estude bastante o seu público-alvo e suas personas. Eles são a chave para fazer a sua primeira venda! 

Nós temos um artigo completo sobre como encontrar o seu nicho de mercado. Leia: Nicho de Mercado: veja como escolher o seu.  

Escolha uma boa plataforma de Ecommerce

Ter uma boa plataforma de Ecommerce é essencial para o sucesso do seu empreendimento na internet. É nela que você irá gerenciar questões importantes como cadastro de produtos, prazo de entrega, número de pedidos, dentre muitas outras variáveis… 

Aqui no EnP, nós recomendamos que você utilize a Nuvemshop. Esta é a plataforma líder na América Latina, eleita pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) a Melhor Plataforma de Ecommerce em 2017, 2019 e 2020

A Nuvemshop conta com integrações com serviços de tecnologia que vão agilizar a sua rotina e melhorar a experiência do seu cliente.  Você pode testá-la gratuitamente por 30 dias e, depois desse período, pode conseguir 25% de desconto no primeiro pagamento clicando neste link

Cadastre produtos e personalize a sua loja virtual

Depois de escolher a sua plataforma de Ecommerce, é importante que você tome bastante cuidado ao cadastrar os seus produtos. Eles precisam ter informações úteis para seus clientes, já que isso pode influenciar a compra. 

Num aspecto mais técnico, os produtos também precisam ser cadastrados com as dimensões e peso corretos, a fim de que o cálculo de frete seja feito de maneira precisa. 

Também tome um tempo para personalizar a sua loja e deixá-la com a cara da sua empresa. Uma identidade visual forte pode ser o que diferencia o seu Ecommerce dos demais concorrentes! 

Nós temos um artigo completo sobre como criar banners incríveis para sua loja virtual. Confira: Banner para loja virtual: descubra os principais tipos e como criá-los. Ah, e se você precisa de inspiração nesse momento, este é o artigo que precisa ler: 7 Lojas Online para se Inspirar em 2022.  

Determine os meios de pagamento

Determinar como seus clientes poderão pagar pelos produtos também é muito importante. Pois quanto mais opções você oferecer, maiores são as chances de fechar negócio. 

Mais uma vez, a escolha da plataforma de Ecommerce é decisiva, afinal, é ela que vai fornecer as integrações para diferentes meios de pagamento. A  Nuvemshop, por exemplo, conta com integrações como: 

  • Picpay;
  • Cielo;
  • AME Digital;
  • PayPal;
  • E mais! 

Isso vai te permitir aceitar, por exemplo, cartões de crédito, boletos e até mesmo o PIX, a nova sensação no mundo dos pagamentos online. Incrível, não é mesmo? 

Ajuste os detalhes logísticos

Se você está começando agora, o Correios é o seu melhor amigo. Isso porque o serviço tem um preço acessível e entrega em todo o Brasil. Além disso, este é um método confiável, que pode ser usado até mesmo quando o seu volume de vendas é baixo.

Com o aumento do volume de vendas, no entanto, é hora de pensar em soluções mais robustas, como as transportadoras. Elas, geralmente, oferecem condições mais vantajosas e entregam em menos tempo. 

Também é crucial que você planeje os detalhes da logística reversa, já que seus clientes podem ter problemas com algum produto, precisando do seu auxílio na devolução ou troca de itens.  

5 dicas para gerenciar o seu Ecommerce em home office de maneira eficiente

Para fazer o seu negócio crescer e prosperar, mesmo trabalhando de casa, você precisa tomar alguns cuidados. Mesmo que você não passe horas no trânsito, por exemplo, existem elementos que podem roubar a sua atenção e produtividade. 

A seguir, listamos algumas das dicas mais importantes para você que quer trabalhar com home office e Ecommerce. Vamos lá? 

Tenha um horário de trabalho determinado

Você pode até não precisar acordar mais cedo para sair de casa, afinal, o trânsito não será um problema. Mas isso não quer dizer que você não precise de uma rotina. 

Estabeleça um horário de trabalho, tendo hora para começar e terminar, incluindo pausas estratégicas. Isso te ajudará a entrar no espaço mental certo para concentrar-se nas necessidades de sua empresa e dar o melhor de si. 

Se você ainda concilia o seu emprego formal com os seus projetos de empreendedorismo, este horário pode ser durante a noite, por exemplo. Por outro lado, se a sua loja virtual é o seu único projeto, você poderá dedicar mais horas do seu dia ao seu gerenciamento. 

Lembre-se: você é a pessoa responsável por esse empreendimento e seu sucesso! 

Separe um espaço para o seu escritório doméstico

Tão importante quanto ter um horário definido de trabalho é ter um espaço só seu. E, quando falamos de um espaço assim, não estamos nos referindo a escritórios elaborados, mas um espaço qualquer, no qual você possa se concentrar. 

Você pode começar com uma mesa, em seu quarto, por exemplo. Monte a sua estação de trabalho em um lugar confortável e que seja relativamente livre de distrações. O importante é ter uma estrutura, por menor que seja, para sentar-se e trabalhar com tranquilidade. 

Mantenha-se com foco total

Manter o foco enquanto se trabalha pode ser uma tarefa difícil, principalmente quando estamos falando de home office. 

Ao trabalhar em casa, tente se blindar de distrações o máximo que conseguir. Isso quer dizer que você deve desligar a televisão, colocar o celular em modo silencioso e se manter longe dos aplicativos de mensagens pessoais, se possível. 

Não tente mesclar a sua rotina diária com a sua rotina de trabalho. Evite fazer tarefas domésticas nos horários separados para o gerenciamento de sua loja virtual e, se necessário, utilize timers para marcar o tempo de concentração. 

Comunique seu horário de trabalho para as pessoas que moram com você

Filhos, marido, esposa, animais de estimação. São muitas as distrações quando você trabalha em casa. E pode ser difícil colocar um limite sobre as pessoas e seres que amamos, mas acredite: isso é necessário para o sucesso da sua empresa. 

De acordo com uma pesquisa publicada pela Consultoria Robert Half, 1 em cada 5 profissionais brasileiros afirmam que as distrações familiares estão entre os principais desafios do home office. 

Por isso, comunique o seu horário de trabalho claramente e evite abrir exceções. Essa nova rotina pode requerer um tempo de adaptação, é claro, mas temos certeza de que você verá os resultados! 

Invista em um bom plano de internet

Normalmente não prestamos atenção à velocidade da internet que utilizamos em casa, exceto quando realmente precisamos dela. Ao trabalhar de casa, reuniões em vídeo serão mais comuns, assim como o download e o upload de arquivos. 

Por isso, você precisará de um acesso estável e rápido à internet. Invista em um plano que supra as suas necessidades. 

É possível alinhar o home office e o Ecommerce. Tire a sua loja virtual do papel agora! 

Neste artigo você viu que é possível conciliar o seu sonho empreendedor com o trabalho de casa – a união perfeita entre o home office e Ecommerce

Nós falamos sobre os passos necessários para tirar a sua loja virtual do papel e ainda demos dicas de como criar uma rotina produtiva trabalhando de casa. Esperamos que essas informações tenham sido úteis! 

Nós, do EnP, sabemos bem do desafio que é começar a vender na internet. Por isso, montamos um passo a passo para te ajudar a fazer a sua primeira venda online. São 6 etapas simples, mas poderosas! 

Este material pode ser acessado gratuitamente, basta clicar no botão abaixo: