Você já ouviu falar sobre o WhatsApp Comunidades? Essa função, lançada em 2023, promete facilitar a comunicação em massa dentro do popular aplicativo de mensagens. Entenda como usá-la em sua empresa agora.

De acordo com dados da Statista, o Brasil é o país com maior número de usuários do WhatsApp fora do continente asiático. São mais de 147 milhões de pessoas com o aplicativo instalado em 2022. No total, 96% dos brasileiros são usuários ativos da plataforma de mensagens. 

Dentre mensagens de voz, vídeos e fotos, o WhatsApp se tornou o canal de comunicação mais importante para brasileiros. E seu uso vai muito além da conversa interpessoal. Hoje, o aplicativo também é um dos principais meios para entrar em contato com marcas e empresas. 

Isso deve-se, em partes, à constante atualização da plataforma, que conta com recursos voltados para a venda e o atendimento ao cliente. O WhatsApp Comunidades é um deles. 

Para entender melhor o que é e como usar essa funcionalidade em sua empresa, leia este artigo na íntegra. 

O que é o WhatsApp Comunidades?

O WhatsApp Comunidades é uma funcionalidade disponível para todos os usuários do WhatsApp. Ela permite que você gerencie diversos grupos e subgrupos em um só lugar. A ideia é organizar e concentrar as discussões em torno de um tema – assim como fazem os servidores atualmente. 

Aqui vai um exemplo… 

O síndico de um prédio, por exemplo, pode criar comunidades para seu condomínio, com grupos diferentes para cada torre de apartamentos. Ali, ele poderá enviar mensagens personalizadas para cada grupo de moradores, sem incomodar outros que nada têm a ver com a discussão. 

Com o WhatsApp Comunidades, é possível criar até 50 grupos, com 5 mil pessoas no total. Imagine o que esse tipo de alcance pode trazer de resultados para a sua empresa!

Além disso, o número de telefone de cada membro fica oculto na Comunidade, estando visíveis apenas para os administradores e outras pessoas do mesmo grupo.

O recurso foi liberado globalmente em 2022, mas chegou ao Brasil apenas em 2023, após as eleições – a pedido do Tribunal Superior Eleitoral e Ministério Público Federal. A iniciativa de atrasar a aplicação da funcionalidade no Brasil se deu pelo compromisso da Meta de coibir a disseminação de notícias falsas. 

Vamos entender melhor como funcionam os recursos do WhatsApp Comunidades? Vem com a gente para o próximo tópico. 

Como funciona o WhatsApp Comunidades? 

Em resumo, o WhatsApp Comunidades vai reunir grupos de chat com temas relacionados sob um único diretório. Assim, é possível criar diversos grupos e subgrupos para organizar melhor as discussões. 

Na sua empresa, por exemplo, você pode criar uma comunidade para colaboradores, dividindo chats em grupo para discussões sobre projetos específicos, comunicação interna e mais. 

Isso vai facilitar a navegação pelo conteúdo e tornar a comunicação mais clara. Os moderadores de cada comunidade poderão compartilhar informações importantes usando o grupo de Anúncios, disponível para cada comunidade.

As comunidades vêm equipadas com vários recursos interessantes, como: 

  • Possibilidade de criar enquetes no chat;
  • Videochamadas com 32 pessoas;
  • Grupos com até 1024 usuários;
  • Reações à mensagens;
  • Compartilhamento de arquivos de até 2GB;
  • Criptografia de ponta a ponta.

E as funcionalidades das comunidades do WhatsApp não param por aqui. Vamos entender um pouco mais sobre o que está disponível nesses grupos agora… 

1. Somente o administrador pode enviar mensagem

Enquanto nos grupos isolados qualquer participante pode fazer parte da discussão, nas comunidades existem grupos de avisos, nos quais somente os administradores podem enviar mensagens. 

Isso é interessante porque permite um controle maior sobre o fluxo de informações e o volume de mensagens enviadas. Assim, informações importantes não vão ser perdidas no fluxo de mensagens entre participantes. Na prática, o que isso faz é tornar a comunicação mais clara e evitar desentendimentos. 

Leia também: Como colocar o link do WhatsApp no Instagram [GUIA]

2. O administrador consegue apagar mensagens de outro administrador

A maioria dos erros de comunicação são evitáveis, mas podem acontecer em qualquer momento. Quando o assunto é comunicação em grupo, no entanto, esses erros podem tomar proporções muito maiores… 

É por isso que nas comunidades do WhatsApp, administradores podem apagar mensagens de outros administradores. Isso contribui para uma comunicação ainda mais certeira e sem ruídos. 

3. O administrador pode inserir e remover membros

Os administradores das comunidades têm muito mais controle para determinar quem participa dos grupos de uma comunidade, ou não. Caso você deseje remover um usuário, basta tirá-lo do grupo. 

Essa funcionalidade pode ser útil para clientes que não desejam mais receber comunicações da sua empresa, pessoas mal-intencionadas e mais. Vale lembrar que usuários removidos do grupo ainda podem fazer parte de uma comunidade. 

Você também pode gostar deste artigo: Como colocar mensagem automática no WhatsApp?

4. O administrador pode criar grupos dentro da comunidade

Além de poder inserir grupos em que você já é administrador, também é possível criar novos, exclusivos para a comunidade. Nesses espaços os participantes podem discutir entre si e conversar livremente.

Vale lembrar que, ao criar um novo grupo e adicionar novos membros, a boa prática é sempre convidar seus leads e clientes por meio de um link personalizado

Isso vai dar a eles a opção de entrar no grupo, ou não. Você nunca deve inserir pessoas em grupos sem antes avisá-las. Isso pode ser interpretado como uma invasão de privacidade, sobretudo dentro de uma relação comercial, como a de uma empresa e seus clientes.

5. Apenas administradores podem ver os participantes

Uma preocupação que muitos empreendedores podem ter é a seguinte: se eu tenho uma lista com meus leads, concorrentes não podem entrar neste grupo e roubá-los de mim? 

Aí é que entra uma funcionalidade muito legal do WhatsApp Comunidades… 

Apenas administradores podem ver os participantes de uma comunidade. Esse recurso certamente é muito útil na hora da criação de grupos para venda de produtos. 

Além de proteger o seu negócio, essa funcionalidade também protege a privacidade de seus clientes, indo de acordo com regras da LGPD e as boas práticas de segurança de dados

Leia também: Leis do Ecommerce no Brasil: saiba como adequar sua loja às legislações 

Como criar uma comunidade no WhatsApp?

Veja agora como criar comunidade no WhatsApp, em 5 passos: 

1. Clique na guia “Comunidades”

Você pode encontrá-la no canto superior esquerdo da página inicial do aplicativo, em aparelhos Android. Em aparelhos iOS, o ícone fica na parte inferior.

2. Clique em “Criar comunidade”, depois em “Começar”

whatsapp comunidades

3. Insira um nome, uma descrição e uma imagem para a comunidade

Para adicionar uma imagem à comunidade, toque no ícone de Câmera. Escolha entre “Tirar foto”, “Escolher foto” ou “Pesquisar na internet” para adicionar a imagem. Essa imagem será exibida ao lado do nome da comunidade na aba Conversas. 

Vale lembrar que o nome pode ter até 24 caracteres e será exibido para todos os participantes. 

whatsapp comunidades

Leia também: Status do WhatsApp: promova seu negócio com 10 dicas práticas

4. Crie ou adicione um novo grupo à comunidade

Como administrador, você pode criar grupos ou adicionar aqueles dos quais também é administrador. Vale lembrar que você não pode adicionar a uma comunidade os grupos dos quais é apenas membro.

Repare, na imagem anterior, que o WhatsApp informa quantos grupos você pode criar, além do grupo de avisos, que vem como padrão em todas as comunidades e pode conter até 5 mil participantes. Os participantes podem entrar em qualquer grupo da comunidade.

5. Aperte o ícone de seleção para criar sua comunidade

Depois de adicionar todos os grupos que precisa, basta clicar na seta verde no canto inferior da tela e criar a sua comunidade. 

Qualquer pessoa pode criar uma comunidade no WhatsApp?

Qualquer pessoa que tenha acesso ao recurso no WhatsApp pode criar uma comunidade. O processo de criação é simples e pode ser feito seguindo alguns passos. 

  • Para começar, abra a tela inicial do aplicativo e procure pelo ícone de "Comunidades", que é representado por três bonecos. No Android, o ícone estará localizado na parte superior das conversas, enquanto no iOS estará na parte inferior;
  • Ao tocar no ícone "Comunidades", você terá a opção de "Criar comunidade". Ao selecionar essa opção, será necessário inserir um nome e uma descrição para a comunidade que você está criando. Essas informações ajudarão a identificar e descrever o propósito da comunidade;

Além disso, é possível adicionar os grupos existentes aos quais você já participa à comunidade ou criar um novo grupo para adicionar ao canal. Essa escolha dependerá da estrutura e dos objetivos da comunidade que você está criando.

É importante destacar que, ao criar uma comunidade, é necessário seguir as diretrizes de uso do WhatsApp e garantir que seu uso seja responsável, respeitando as regras de privacidade e segurança dos membros. 

Assim, qualquer pessoa que tenha acesso ao WhatsApp pode criar uma comunidade e desfrutar dos benefícios de se conectar, compartilhar informações e trocar mensagens com outros membros.

7 vantagens de usar o WhatsApp Comunidades 

Ainda que a funcionalidade possa ser usada de diferentes formas e, assim, alcançar diferentes objetivos, existem alguns benefícios que podem ser destacados logo de cara. Listamos eles aqui: 

1. Aumentar a confiança dos clientes em sua marca 

É verdade que a base de qualquer relação de confiança é a comunicação. Isso vale para relações interpessoais e também para relações comerciais, como as que existem entre clientes e empresas. 

Dentro de uma comunidade, você é capaz de oferecer mais informações sobre seus produtos, a missão de sua empresa e demais conteúdos que solidificam a relação entre sua companhia e seus clientes.  

2. Criar uma comunicação mais transparente com clientes e leads

Uma comunicação mais transparente é útil, sobretudo, quando a sua empresa enfrenta problemas. Digamos, por exemplo, que determinado produto saiu de estoque, ou que seu site de vendas esteja fora do ar. 

Dentro de um canal como a comunidade do WhatsApp você conseguirá comunicar-se de forma direta e rápida. Dessa forma, as expectativas são alinhadas com seus clientes e frustrações são evitadas. 

3. Facilitar a troca de feedbacks dos clientes

Quando você tem um canal de comunicação mais aberto com clientes, é mais simples pedir feedbacks sobre os produtos, sobre o método de entrega e até mesmo sobre a experiência de unboxing

Esse pode ser um recurso interessante para coletar feedbacks e usar como depoimentos em sua página do Instagram, mostrando a confiabilidade da sua empresa para clientes em potencial.

Nós falamos mais sobre isso neste artigo: Destaques do Instagram: aprenda como criar, editar e confira 5 dicas para usar

4. Gerar dados importantes sobre comportamentos de compra

Ao acompanhar mais de perto as discussões de seus clientes, você vai entender melhor quais produtos têm melhor performance e os porquês. Isso pode te ajudar a criar campanhas de marketing mais efetivas e que atinjam o seu público-alvo de forma certeira. 

5. Melhorar o atendimento pós-venda 

O pós-venda é um dos processos mais importantes da venda online. É nele que você solidifica a imagem da sua empresa como uma companhia confiável e é capaz de trabalhar na retenção de clientes para compras futuras.

Dentro de uma comunidade do WhatsApp você pode atender clientes que já compraram, tirar dúvidas, sanar problemas e prover todo o suporte que ele precisa.

6. Fortalecer o senso de pertencimento à marca

Ao criar uma comunidade no WhatsApp, você está oferecendo aos seus clientes e leads a oportunidade de fazer parte de um grupo exclusivo. Isso gera um senso de pertencimento e conexão com a sua marca, aumentando a fidelidade e o engajamento.

Dentro da comunidade e de seus grupos, os membros podem não só interagir entre si, mas também trocar experiências, dar sugestões e compartilhar histórias relacionadas aos seus produtos ou serviços. 

Essa interação entre os membros fortalece os laços com a sua marca, criando uma comunidade de entusiastas e defensores da sua empresa.

Além disso, ao se sentirem parte de algo maior, os membros têm mais incentivo para divulgar sua marca para amigos, familiares e nas redes sociais, ampliando ainda mais o alcance da sua mensagem e impulsionando as vendas.

7. Oferecer suporte imediato e personalizado

Uma das grandes vantagens das comunidades do WhatsApp é a possibilidade de fornecer suporte rápido e personalizado aos clientes. Quando um membro da comunidade tem uma dúvida, problema ou necessidade de assistência, ele pode entrar em contato diretamente com a sua empresa e receber uma resposta quase que instantânea.

Essa agilidade no atendimento gera satisfação e confiança por parte dos clientes. Eles sabem que podem contar com um suporte dedicado, o que contribui para a reputação positiva da sua marca.

Além disso, por estar em um ambiente mais informal e próximo, você pode oferecer um suporte mais personalizado, tratando cada cliente de forma única. Isso cria uma experiência diferenciada e personalizada, fortalecendo o relacionamento com o cliente e aumentando as chances de fidelização e recomendação da sua marca.

Leia também: Confira 10 dicas de como melhorar atendimento ao cliente 

Como sair de uma comunidade no WhatsApp? 

Sair de uma comunidade no WhatsApp é um processo bem fácil, mas é importante lembrar que ao sair, o usuário também será removido de todos os subgrupos pertencentes àquela comunidade. Se você é um participante e deseja sair, siga os seguintes passos:

  • Abra a comunidade no WhatsApp.
  • Na parte inferior da tela, vá para os detalhes da comunidade.
  • Procure pela opção "Seus grupos".
  • Pressione o nome da comunidade que você deseja sair.
  • Toque em "Sair da comunidade".

Ao executar esses passos, você será removido da comunidade e não receberá mais as mensagens e atualizações relacionadas a ela. É importante ressaltar que, caso você seja um administrador da comunidade, o processo é um pouco diferente. Como administrador, você precisará desativar o grupo antes de poder sair completamente.

Lembre-se de que ao sair de uma comunidade, você perderá o acesso às informações e interações que ocorrem nesse espaço.

Portanto, certifique-se de tomar essa decisão com cuidado, levando em consideração o conteúdo compartilhado e a relevância da comunidade para você.

Como usar as comunidades do WhatsApp para impulsionar as vendas? 

Como você já deve ter percebido, as comunidades do WhatsApp abrem um verdadeiro mundo de possibilidades para empreendedores. 

Nós já demos alguns exemplos de como este recurso pode ser usado na comunicação interna da sua empresa, mas saiba que ele também pode ser um canal de comunicação direto com seus clientes, além de ser uma ferramenta poderosa para suas estratégias de marketing

O limite para uso do WhatsApp Comunidades está na sua imaginação! Sua empresa tem uma poderosa ferramenta em mãos. Como você vai usá-la para potencializar vendas? Nós podemos te dar algumas ideias… 

1. Tenha objetivos bem definidos

Assim como qualquer estratégia de vendas, você precisa ter objetivos claros antes de começar. Afinal de contas, ter um “mapa” torna muito mais fácil chegar ao destino final, certo? 

Por isso, tome um tempo e pense sobre o posicionamento da sua marca e o que você deseja construir com a criação de comunidades no WhatsApp. Não aplique uma estratégia só porque ela está em alta…

Alguns dos possíveis objetivos são: 

2. Faça o seu planejamento

Com o objetivo em mente, é hora de tirar os planos do papel e entender como torná-los realidade. 

Esse é o momento de determinar a frequência de postagens na comunidade do WhatsApp, quais tipos de conteúdos vão ser postados, por quem, etc.

Tudo isso precisa ser pensado com certa antecedência, já que quando você atrai novos participantes, torna-se responsável pelo conteúdo que eles vão consumir dentro daquele espaço. 

3. Divulgue a sua comunidade

Como já destacamos neste artigo, é importante que os membros da sua comunidade realmente queiram estar ali e receber as suas comunicações. Para isso, você precisa fazer um trabalho de divulgação… 

Algumas das plataformas que podem ser usadas neste momento são o e-mail marketing, além de postagens no Instagram ou outras redes sociais. Usar as listas de transmissão do próprio WhatsApp também é uma opção. 

Ferramentas de anúncios e tráfego pago, como o Google Ads ou Facebook Ads também são úteis, principalmente se você precisa de resultados mais rápidos. 

4. Interaja e engaje os membros

O sucesso de uma comunidade no WhatsApp está na interação e no engajamento dos seus membros. É fundamental manter um diálogo ativo, responder às perguntas, incentivar discussões e oferecer conteúdo relevante regularmente.

Crie enquetes para envolver os membros e obter feedback valioso. Promova debates sobre tópicos relacionados ao seu negócio e incentive os membros a compartilharem suas experiências e opiniões. Essas interações fortalecem o senso de comunidade e ajudam a construir relacionamentos duradouros com seus clientes.

5. Ofereça conteúdo exclusivo e benefícios

Uma ótima maneira de impulsionar as vendas por meio das comunidades do WhatsApp é oferecer conteúdo exclusivo e benefícios aos membros. Isso pode incluir cupons de desconto especiais, acesso antecipado a lançamentos de produtos, brindes exclusivos, entre outros.

Ao disponibilizar algo exclusivo para os membros da comunidade, você cria um senso de pertencimento e incentiva a fidelidade dos clientes. Isso também cria um senso de urgência, motivando os membros a aproveitarem as ofertas especiais e fazerem compras.

Lembre-se de que é importante equilibrar a oferta de conteúdo exclusivo com informações úteis e relevantes. Não se trata apenas de vender, mas também de fornecer valor aos membros da comunidade, tornando-a um espaço valioso para eles.

As comunidades ainda não estão disponíveis para mim. O que devo fazer?

Se as comunidades do WhatsApp ainda não estão disponíveis para você, há algumas ações que você pode tomar. Veja algumas delas agora… 

  • Verifique se o aplicativo está atualizado: certifique-se de que você está usando a versão mais recente do WhatsApp. Verifique nas lojas de aplicativos (Google Play Store para dispositivos Android ou App Store para dispositivos iOS) se há alguma atualização pendente e faça a instalação, se necessário;
  • Aguarde a liberação gradual: se as comunidades ainda não estão disponíveis para você, pode ser uma questão de tempo até que elas sejam lançadas em sua região ou para o seu dispositivo específico;
  • Esteja ciente das restrições regionais: em alguns casos, certos recursos do WhatsApp podem ter restrições ou não estar disponíveis em determinadas regiões devido a questões legais, regulatórias ou políticas. Verifique se há alguma informação específica sobre a disponibilidade das comunidades do WhatsApp em sua região.

Use o WhatsApp para faturar R$ 50 mil – ou mais – em apenas 48 horas

Imagine faturar o equivalente a 1 mês inteiro de vendas, em apenas 2 dias. Isso pode até parecer uma proposta impossível, mas acredite: nós, do Ecommerce na Prática, fazemos isso todos os meses. E queremos te ensinar como conseguir os mesmos resultados. 

No treinamento Lançamento Explosivo, disponível em nossa assinatura, você vai aprender uma estratégia de vendas que vai impulsionar seu produto ou serviço, usando uma plataforma presente no celular de 147 milhões de brasileiros: o WhatsApp.

Depois de assistir ao curso, você vai saber como:

  • Gerar muitas vendas em um espaço curto de tempo;
  • Aumentar a recorrência e fazer com que os clientes atuais comprem mais uma vez;
  • Fazer com que seus leads se tornem clientes;
  • Liquidar um estoque parado; 
  • Fazer promoções pontuais em datas específicas, como Dia das Mães, Natal, Black Friday e mais. 

Essa é uma estratégia simples, barata de implementar e que pode ser utilizada por empreendedores em todos os níveis de negócio. Inscreva-se agora e comece seus estudos!

Perguntas Frequentes

O que é WhatsApp Comunidades?

O WhatsApp Comunidades é uma funcionalidades disponível para todos os usuários do WhatsApp. Ela permite que você gerencie diversos grupos e subgrupos em um só lugar. A ideia é organizar e concentrar as discussões em torno de um tema – assim como fazem os servidores atualmente.

Como criar uma comunidade no WhatsApp?

Primeiro, clique na guia “Comunidades”, ela fica no canto superior esquerdo da página inicial do aplicativo, em aparelhos Android. Em aparelhos iOS, o ícone fica na parte inferior. Então, clique em “Criar comunidade”, depois em “Começar”. Insira um nome, uma descrição e uma imagem para a comunidade. Crie ou adicione um novo grupo à comunidade e, por fim, aperte o ícone de seleção para criar sua comunidade.

Como usar o WhatsApp Comunidades para impulsionar as vendas?

Antes de mais nada, tenha objetivos bem definidos. Faça um bom planejamento de conteúdo e defina o que será postado nessas comunidades e por quem. Então, divulgue o espaço por meio do e-mail marketing, postagem nas redes sociais ou lista de transmissão do próprio WhatsApp.