Já imaginou como seria se o seu cliente pudesse experimentar na hora o seu produto online? Saiba que com as evoluções tecnológicas, isso já é possível. Entenda como a Realidade Virtual e Aumentada podem impactar nas vendas do seu Ecommerce.

realidade virtual

O que é Realidade Virtual

Certamente você já viu sobre isso em vários filmes de ficção científica. Dessa vez, porém, não acontece no cinema, mas no seu negócio.

A realidade virtual permite que o usuário fique imerso em um ambiente 3D. Com efeitos visuais, sonoros e em alguns casos táteis, a realidade virtual faz com que o usuário entre em um ambiente simulado.

No Ecommerce, o objetivo é fazer com que o consumidor interaja com o produto e o perceba de maneira mais próxima. Com a experiência do usuário sendo um fator cada vez mais importante para diferenciar as lojas, a RV (como é chamada a Realidade Virtual) pode ser o próximo passo para melhoria dessa experiência.

E já existem algumas empresas de varejo que estão usando essa tecnologia...

O gigante Ecommerce eBay, em parceria com a Myer, mantém um aplicativo de RV de uma loja virtual com mais de 8 mil produtos na Austrália. Para navegar nesse sistema, o consumidor precisa de um smartphone e óculos de RV compatíveis. 

O que é Realidade Aumentada

Ao contrário do que pode imaginar, Realidade Aumentada não é a mesma coisa que Realidade Virtual. Aliás, ela também não te “transporta” para outra realidade criada… O que a Realidade Aumentada faz é unir elementos do mundo digital com o mundo físico.

O cinema 4D é um grande exemplo: a união de efeitos visuais, som e até mesmo de aroma faz com que você se sinta transportado para outra realidade.

Outro ótimo exemplo é o aplicativo Pokémon Go, que foi o maior sucesso no seu lançamento. O jogo permite que você capture os Pokémons pela cidade onde vive, no meio da rua e até mesmo dentro da sua casa. Pelo celular, você consegue ver o “mundo escondido” onde estão os pokémons…

Mas não é só em entretenimento que essa ação funciona. Na verdade, você pode aliá-la ao seu Ecommerce para estimular vendas.

No caso de um Ecommerce de moda, a AR pode facilitar muito a vida do cliente. Imagina o seu consumidor ter a possibilidade de “experimentar” as peças de roupa aonde quer que esteja.

Ou um Ecommerce de móveis disponibilizando que os consumidores possam projetar os móveis dentro de casa e no tamanho real, através de um aplicativo de celular?

Atualmente, a propaganda é um dos principais “clientes” da AR. Isso porque ela utiliza a tecnologia para fazer com que os consumidores se aproximem dos produtos, o que os deixa mais propensos a comprar.

Uma grande exemplo foi a linha de esmaltes Maybelline, que lançou um aplicativo que tira foto das mãos das consumidoras e depois simula como ficaria as unhas dos esmaltes da marca nelas.

realidade virtual e aumentada  esmalte

Como funcionam

Realidade Aumentada

Através de uma câmera (webcam ou celular), é transmitida a imagem do mundo físico que será combinada com a animação 3D do mundo digital.

A partir daí, o software inteligente cria a junção das duas e insere a animação na imagem.

A câmera, ao capturar uma imagem real com uma animação nela, cria a sensação de Realidade Aumentada.

Como eu disse antes, muitos Ecommerces de moda estão produzindo aplicativos que permitem essa junção dos dois mundo.

Com uma foto ou vídeo, por exemplo, o cliente consegue visualizar como as roupas da lojas podem ficar nos seus corpos. Assim, podem visualizar o caimento, qual tamanho fica melhor, cores e muito mais.

Realidade aumentada

Realidade Virtual 

Para que o usuário fique imerso em uma realidade digital, ele precisa de um dispositivo de Realidade Virtual (VR). Eles tem 4 componentes principais:

  • Computador;
  • Console ou smartphone capaz de executar o software;
  • Um equipamento de visualização que fica preso na frente dos olhos (na maioria das vezes é um óculos VR);
  • Algum dispositivo de controle.

Já deu para notar que esse pode sair um pouco mais caro, certo? E é mais complicado de alcançar todo mundo, porque nem todos têm acesso aos dispositivos necessário. Porém, é importante ter a ideia em mente para o futuro ou para uma possível parceria com marcas que já usem dessa tecnologia. 

A Farm, uma marca de roupa bastante famosa no Rio de Janeiro e São Paulo, fez uma parceria com a Samsung, na qual as clientes podiam “vivenciar” o ambiente onde a coleção havia sido inspirada. Na época, a coleção tinha inspiração na Amazônia, então a viagem era diretamente para lá…

Para conseguir isso, a Samsung disponibilizou os dispositivos necessários e deixou 1 em cada loja. Assim, quando as clientes iam na loja, as vendedoras faziam a experiência com elas. Bacana, né?

Com isso, a marca conseguiu levar as pessoas para um novo ambiente, já que a mente muitas vezes acredita que aquilo é real.

Um grande detalhe é o movimento. Com o dispositivo preso nos olhos, o usuário pode se movimentar à vontade e a visão gerada vai lhe acompanhar.

Por mais que as duas tecnologias não sejam a mesma coisa, ambas podem trazer vários benefícios para os Ecommerces. Aprenda quais são:

Por que usar Realidade Virtual e Aumentada no Ecommerce

realidade virtual e realidade aumentada confiança

Aumento da Confiança

Uma das principais objeções das pessoas que evitam comprar online é o fato de não poderem ver o produto.

Desconfiar do tamanho, da cor, do material, da foto… Tudo isso é questionado por quem tem medo de comprar online.

Até podemos tomar atitudes que despertam o lado emocional do consumidor, como por exemplo usar gatilhos mentais para vender mais. Mesmo assim, algumas pessoas continuam desconfiadas, porque usam mais a lógica do que a emoção. 

Desta forma, a Realidade Aumentada pode te ajudar a mudar de vez essa perspectiva, trazendo o cliente para mais perto do produto e do universo da compra.

Por que? Porque em vez de apenas ver o produto pelo computador ou tela do celular, a o consumidor pode simplesmente ajustar o próprio corpo na câmera do celular e ver o vestido “refletido” ali, exatamente como seria se estivesse vestindo ao vivo.

Assim, poderá ver a cor, o tamanho, se te agrada…

E a realidade por fazer algo muito semelhante, fazendo com que o consumidor entre no universo da loja e da compra. Pode fazer uma tour pelo estoque, por exemplo, ou pela loja. São diversas ideias, inclusive a que mencionei anteriormente que a Farm fez. 

Essa seria uma grande ajuda para os consumidores e de vendedores também, porque teriam menos trabalho na hora de convencer a pessoa.

Por fim, fica claro que a tecnologia deve ser sempre vista como aliada. Afinal, ela pode te ajudar a melhorar a experiência de compra, aumentar visitas no seu Ecommerce e, consequentemente, vendas.

realidade virtual e realidade aumentada experiencia

Melhor experiência de compra

Imagine só como seria legal saber exatamente como um produto vai funcionar para você sem precisar comprá-lo antes. Uma peça de decoração na sua casa, por exemplo, ou uma pintura no seu carro... Isso poderia evitar frustrações e possíveis reclamações na sua loja, certo?

E é exatamente isso que diz respeito à experiência de compra. A experiência de compra é nada mais e nada menos do quanto você consegue envolver o seu cliente naquele momento e da sua capacidade de se tornar memorável para esse cliente.

Tanto a realidade aumentada quanto a realidade virtual são tecnologias que fazem com que o cliente enxergue melhor o produto no dia a dia, evitando surpresas. Assim, o cliente não apenas fica mais propenso a comprar, como a experiência de compra se torna memorável.

Isso significa que são grandes as chances de voltarem a comprar de você e de comentarem sobre o assunto com outras pessoas. Ou seja: a iniciativa ainda pode impulsionar a publicidade boca a boca. 

Conseguir dados dos clientes

Não se engane: fazer qualquer uma das duas ações no seu Ecommerce vai dar trabalho, de forma que você precisa extrair o máximo possível disso. 

Uma boa dica é pedir pelos dados do cliente para que ele consiga usar da tecnologia. Pode pedir para ele se inscrever com dados direto do Facebook, por exemplo, o que pode facilitar o acesso. Mas, se não quiser os dados do Facebook, pode simplesmente pedir nome, email e telefone de contato.

Com esses dados, você pode impactar esse consumidor novamente mesmo que ele não realize a compra. Pode fazer isso por email marketing, mensagem no Whatsapp, remarketing… 

Atenção: a ideia não é bombardear a pessoa com ofertas, mas entender o motivo de não ter concluído a compra. Também é importante tentar iniciar novas conversas com o cliente, enviando conteúdos de valor.

Além dos dados cadastrais, você também terá acesso ao gosto da pessoa (com base no que ela escolher experimentar), tamanho, cor, preferências, estampas, ambiente que quer decorar, etc.

Todas esses informações podem ficar registradas e você deve guardá-los para o futuro. Assim, saberá o que enviar para essa pessoa e pode realizar ofertas certeiras, focadas em cada cliente.

Como aplicar a Realidade Aumentada no Ecommerce

realidade virtual e realidade aumentada no ecommerce

Segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), 35% da vendas realizadas no Ecommerce no primeiro trimestre de 2019 foram feitas através dos celulares.

Assim, você deve entender que o celular não pode ser ignorado durante a experiência de compra do seu cliente. 

Por isso, a Realidade Aumentada e Virtual podem começar por ali. E, acredite, poucas pessoas estão fazendo isso, então você pode ser pioneiro no seu segmento, derrubando os concorrentes.

Mas, afinal, como fazer isso?

A maneira mais simples de aplicar a realidade aumentada no seu Ecommerce é criando um aplicativo. É possível fazer no seu próprio site também, mas precisa verificar com seu hospedeiro para ver se suporta na plataforma.

No próprio aplicativo, você terá maior liberdade para criar o que quiser, com o seu próprio sistema. 

E não se preocupe, porque não precisa fazer isso sem ajuda.

Uma boa ideia é entrar em contato com um desenvolvedor por meio de uma plataforma de freelancer, como Workana ou 99freelas

Mas, antes disso, precisa ter uma ideia exata do que quer. 

Deixe tudo bem explicado, analise o quanto pode investir no projeto e busque iniciativas que possam te inspirar. Abaixo deixamos algumas ideias, mas você pode ter diversas outras!

Com o projeto já pensado, faça o cadastro no Workana ou no 99freelas e crie o seu projeto.

Converse com diversos desenvolvedores e garanta que o escolhido entendeu exatamente o que quer. Deixe o desenvolvedor livre para entrar em contato com você pela plataforma de freelancer e resposta todas as dúvidas.

Você primeiro vai deixar rodar um MVP, ou seja, um produto mínimo viável. Esse é um produto de teste, como uma versão beta. Depois, à medida que for usando e as pessoas forem dando feedback, você vai sentir o que precisa ajustar e o que pode funcionar melhor para a sua audiência.

Lembre-se de deixar o desenvolvedor avisado sobre isso, porque ele vai precisar de ajudar nesses ajustes. Portanto, é importante que mantenham uma boa relação.

E não se preocupe: como a plataforma só libera o pagamento ao freelancer quando ele conclui o projeto e você o aprova, ele não vai te deixar na mão. 

6 marcas que usam Realidade Virtual e Aumentada

1 - Amazon

Antes do Prime Day, a Amazon abriu quiosques de RV em 10 shoppings pela Índia. Os consumidores puderam analisar os produtos, ver os tamanhos e testar os recursos. 

Em vez de criar a loja física, a empresa mostrou os seus produtos visualmente através da tecnologia, permitindo aos clientes a chance de interagir com as mercadorias antes de fazer a compra.

O cliente fazia um passeio de balão antes de ver os produtos e realizar as suas compras.

realidade virtual e aumentada amazon

2 - IKEA

A IKEA é uma grande loja especializada em móveis. Em alguns países, ela usa RA para ajudar os clientes a criar uma cozinha perfeitamente projetada antes de instalá-la em suas casas.

Através de um aplicativo, os consumidores focam suas câmeras para a sala e podem mudar as cores da pintura, mobiliário e iluminação. Além disso, podem reorganizar os móveis e adicionar acessórios. 

realidade virtual e aumentada ikea

3 - Alibaba

Alibaba é o maior varejista da China e tem uma particularidade: é absolutamente digital. 

Para melhorar a experiência de compra, o Alibaba usou a RV para permitir que os consumidores percorram os “corredores” de uma loja virtual. 

Os consumidores podem ver uma variedade de itens, buscá-los e até fazer uma compra com apenas uma olhada.

realidade virtual e aumentada alibaba

4 - The North Face

A norte-americana The North Face vende produtos para recreação ao ar livre. A empresa ofereceu a experiência, através de realidade virtual, de andar de trenó guiado por cachorros na neve. 

Para inserir a marca na experiência, os equipamentos usados para esta aventura são da North Face. Dessa forma, proporciona uma experiência memorável e fortalece a marca.

5 - Tommy Hilfiger

Disponível em algumas lojas selecionadas, a Tommy Hilfiger permite que os clientes tenham a experiência de presenciar seus desfiles por RV.

Através da Realidade Virtual, os consumidores podem ver as roupas de perto, explorar os bastidores e se aproximar de perto dos modelos.

6 - Shopify

Com o aplicativo do Ecommerce, você pode visualizar os produtos dentro da sua casa, podendo ter melhor noção do tamanho e de detalhes do produto.

realidade virtual e aumentada shopify

Você pode conferir essa tecnologia nesse link.

Inovação e Tecnologia como aliados do seu Negócio

Falei neste artigo sobre Realidade Virtual e Aumentada, mas a verdade é que existem diversas tecnologias que podem se aliar ao seu Negócio, impactando diretamente no modo como as pessoas enxergam a sua marca e nas vendas do seu Ecommerce.

Além das que mencionei aqui, outra que tem sido bastante discutida é a Inteligência Artificial. Essa tecnologia tem otimizado o trabalho de atendimento e vendas em grandes empresas e, em breve, acredito que será essencial para todo mundo, seja no mercado B2B quanto B2C. 

Mas esse é assunto para outro artigo…

O que deve ficar claro é a importância de estar atento às inovações que surgem no mercado. 

Afinal, se você não se atualiza, acaba ficando para trás.

É por isso que criamos a LISTA VIP do Ecommerce na Prática, absolutamente gratuita. Nós enviamos informações, notícias e dicas para todos os inscritos nessa lista, assim você fica atento ao que está rolando no mercado e como pode melhorar o seu negócio.

Inscreva-se agora e fique por dentro!