Se você tem uma página comercial em algumas das redes sociais mais populares, provavelmente já conhece o estúdio de criação do Instagram. Essa é uma ferramenta completa, com muitas funcionalidades que podem ajudar o empreendedor. Para entender mais sobre ela, acompanhe o artigo até o final! 

Criar conteúdos para as redes sociais é um pilar muito importante de estratégias empreendedoras hoje. Com bilhões de usuários – e consumidores – nessas plataformas, ignorar o potencial de redes como o Instagram é um erro grave. 

Mas nem sempre é fácil conciliar as tarefas do dia a dia com a produção de conteúdo, certo? Felizmente, algumas ferramentas podem te ajudar nessa rotina… e o estúdio de criação do Instagram é uma delas. 

Por isso, se você quer otimizar a produção de conteúdo para redes sociais e facilitar o seu cotidiano, leia este artigo até o fim. Aqui, vamos falar sobre o que é o estúdio de criação, como acessá-lo e como usá-lo

Vamos lá! 

32 ideias do que postar no Instagram

O que é o estúdio de criação do Instagram?

O estúdio de criação do Instagram é uma plataforma disponibilizada pela Meta para facilitar a produção de conteúdo e seu gerenciamento. Ela permite, de maneira gratuita, o agendamento de postagens em fotos e vídeos. O estúdio de criação pode ser acessado pelo computador e também pelos aplicativos para Android e iOS. 

Além de facilitar a programação de postagens no Instagram, a ferramenta também gera vários insights sobre o desempenho delas, permitindo acompanhar o alcance, número de visualizações e curtidas. 

Como o Facebook e o Instagram pertencem à mesma empresa – a Meta –, esse estúdio de criação pode ser usado para criar e programar postagens para ambas as redes sociais

Vale lembrar que, para usar o estúdio de criação do Instagram, a sua empresa precisa de uma página comercial no Facebook, assim como um perfil no Instagram que esteja vinculado a esta página. 

Leia também: Como ganhar dinheiro online usando suas redes sociais [GUIA PRÁTICO] 

Por que usar o estúdio de criação do Instagram?

Como você já sabe, o estúdio de criação permite que você publique e programe postagens, gerencie campanhas e monetização de conteúdo e ainda acompanhe a performance de cada publicação. 

Essa ferramenta serve tanto para páginas do Facebook quanto contas do Instagram. E, por isso, esse é um recurso indispensável para empreendedores com um time reduzido – ou um time de uma pessoa só, como acontece com frequência.

Ao programar postagens, você se livra do peso de estar online e disponível para gerenciar as suas redes sociais a todo momento. Isso te permite focar em outras áreas igualmente importantes do negócio. 

Portanto, o estúdio de criação do Instagram é uma forma de automatizar esse gerenciamento até que você conte com uma ajuda extra para alavancar seu posicionamento nas redes sociais. 

Leia também: Instagram Vale a Pena no Ecommerce?

Quais as funcionalidades dessa plataforma? 

O estúdio de criação é uma verdadeira mina de ouro para empreendedores que desejam otimizar a sua rotina de postagens. Isso porque, como vimos, a principal funcionalidade da ferramenta é permitir a programação de fotos e vídeos

Dessa forma, você consegue assegurar que sua página do Instagram continue ativa, mesmo quando você está focado em outras atividades. Afinal de contas, dificilmente o empreendedor vai estar disponível para fazer postagens manualmente, certo? 

Entender como programar postagens no Instagram de graça sempre foi uma das prioridades de empreendedores que começam a produzir conteúdo por lá. E, com o estúdio de criação, isso é possível. 

Mas suas funcionalidades não param por aqui… existem muitas outras atividades que podem ser feitas por meio do estúdio de criação. Vamos listar algumas delas agora: 

  • Enviar mensagens aos seus seguidores;
  • Comentar nas publicações;
  • Criar de campanhas pagas e impulsionamento de publicações; 
  • Acompanhar ganhos com anúncios;
  • Analisar estatísticas sobre as publicações; 
  • Disponibilizar biblioteca de conteúdo para consulta e edição;
  • Verificar plágio de conteúdo;
  • E mais!

Recursos mais do que suficientes, não concorda? Essa variedade de opções permite que você administre o conteúdo do seu perfil do Instagram com muito mais profissionalismo. 

Uma vez que mostramos o que é a ferramenta e quais são as principais funcionalidades que você encontra por ali, agora vamos apresentar como entrar no estúdio de criação do Instagram. Vamos ao próximo tópico! 

Leia também: Como criar grupo no Instagram [GUIA] 

Como entrar no estúdio de criação do Instagram? 

O primeiro passo de como entrar no estúdio de criação é acessar a sua página comercial no Facebook. Se a sua conta do Instagram já estiver conectada à conta, o processo é mais simples. Se não, você vai precisar sincronizar as duas contas antes de começar. 

Para isso, siga os seguintes passos: 

  • Selecione o ícone do Instagram na parte superior da tela e clique em “Conectar sua conta”;
  • Clique em “Contas do Instagram”, no menu lateral esquerdo;
  • Clique em “Adicionar contas do Instagram”.

Uma vez que as contas estejam conectadas, você poderá programar postagens no Facebook e no Instagram, tudo no mesmo lugar. Para acessar o estúdio de criação do Instagram, siga esses passos: 

  • Vá até a página inicial da ferramenta
  • Escolha a página comercial do seu perfil e clique sobre o ícone; 
  • Selecione o ícone do Instagram; 
  • Prontinho! Agora você já pode começar a programar postagens. 

Leia também: Como criar catálogo no Instagram: passo a passo SIMPLES

Como agendar as publicações no estúdio de criação do Instagram? 

Uma das principais dúvidas sobre o assunto é como agendar post no Instagram pelo estúdio de criação. Essa funcionalidade permite que postagens sejam publicadas em qualquer dia e horário de maneira automática. 

Felizmente, o processo também é bem simples… 

  • Após acessar o estúdio de criação, clique no ícone do Instagram, que fica na parte superior da tela; 
  • Depois, clique no botão “Criar Publicação” e selecione o posicionamento da sua postagem. As opções são Reels, Feed e Stories;
  • Insira o texto e a imagem da sua publicação;
  • Clique na seta localizada ao lado de “Publicar” e selecione a opção “Agendar”;
  • Escolha a data na qual você deseja que a publicação vá ao ar. 

Pronto! Agora sua publicação vai sair no dia a na hora agendada, sem você precisar fazer nenhum processo manual. Sempre recomendamos que você cheque se a publicação foi realmente agendada. Instabilidades na plataforma são raras, mas podem acontecer. 

Leia também: Como repostar no Instagram? Aprenda a fazer repost no Reels, Stories e Feed

Como publicar no Instagram pelo estúdio de criação?

Você sabia que também é possível usar essa ferramenta para fazer publicações diretas e imediatas? Saber como publicar no Instagram pelo estúdio de criação também é muito útil, afinal, a ferramenta tem muitos recursos interessantes para tornar seus conteúdos mais completos. 

Para publicar diretamente pelo estúdio de criação, o processo é muito parecido com o de programar uma postagem. Mostramos a seguir: 

  • Após acessar o estúdio de criação, clique no ícone do Instagram, que fica na parte superior da tela; 
  • Depois, clique no botão “Criar Publicação” e selecione o posicionamento da sua postagem. As opções são Reels, Feed e Stories;
  • Insira o texto e a imagem da sua publicação;
  • Clique no botão de “Publicar”
  • Pronto! Sua publicação vai estar no ar em alguns segundos. 

Esperamos que, depois deste guia sobre o estúdio de criação do Instagram, você tenha mais segurança para usar a ferramenta e programar postagens. E, se você precisa de uma ajudinha extra com o conteúdo do seu perfil nas redes sociais, saiba que podemos ajudar… 

Nós criamos um guia com 32 ideias de postagem para redes sociais, mostrando alguns dos formatos que mais trazem engajamento. Você pode escolher dentre as dezenas de modelos e personalizá-los conforme as necessidades da sua empresa. 

O download é gratuito e pode ser feito aqui

Perguntas Frequentes

O que é o estúdio de criação do Instagram?

O estúdio de criação do Instagram é uma plataforma disponibilizada pela Meta para facilitar a produção de conteúdo e seu gerenciamento. Ela permite o agendamento de postagens em fotos e vídeos, gratuitamente. O estúdio de criação do Instagram pode ser acessado pelo computador e também pelos aplicativos para Android e iOS.

Quais as funcionalidades do estúdio de criação do Instagram?

A sua principal funcionalidade da ferramenta é permitir a programação de fotos e vídeos. Além disso, a ferramenta também permite enviar mensagens aos seus seguidores e comentar nas publicações, criar campanhas pagas e fazer impulsionamento de publicações, acompanhar ganhos com anúncios e estatísticas sobre as publicações, dentre muitas outras funções.

Como entrar no estúdio de criação do Instagram?

O primeiro passo de como entrar no estúdio de criação do Instagram é acessar o seu perfil comercial no Facebook. Se a sua conta do Instagram já estiver conectada à página, o processo é mais simples. Se não, você precisa sincronizar as duas contas antes de começar.

Como agendar as publicações no estúdio de criação do Instagram?

Após acessar o estúdio de criação, clique no ícone do Instagram, que fica na parte superior da tela. Depois, clique no botão “Criar Publicação” e selecione o posicionamento da sua postagem. As opções são Reels, Feed e Stories. Então, insira o texto e a imagem da sua publicação e clique na seta localizada ao lado de “Publicar” e selecione a opção “Agendar”; Por fim, escolha a data na qual você deseja que a publicação vá ao ar.

Como publicar no Instagram pelo estúdio de criação?

Após acessar o estúdio de criação, clique no ícone do Instagram, que fica na parte superior da tela. Depois, clique no botão “Criar Publicação” e selecione o posicionamento da sua postagem. As opções são Reels, Feed e Stories. Então, insira o texto e a imagem da sua publicação e clique em “Publicar”.