A chegada do novo coronavírus no Brasil tem exigido adaptação nos hábitos de vida das pessoas e dos negócios. Ainda não se tem certeza do verdadeiro impacto que o Covid-19 pode causar no varejo nacional, mas sabemos que o isolamento social já está mudando o comportamento do consumidor. Portanto, quais medidas devemos adotar para adaptarmos a loja virtual à nova realidade?
A wBuy, uma das melhores plataformas de Ecommerce do país, selecionou algumas estratégias eficazes para sua Loja Virtual e orientações riquíssimas neste momento tão importante.
A seguir, você encontra orientações para o consumidor - pensando em consumo consciente - e para os pequenos e médios lojistas - com o objetivo de minimizar o impacto negativo que o cenário atual pode trazer para cada um de nós.
Índice:
Como o consumidor deve se adaptar?
As principais dicas relacionadas ao comportamento do consumidor envolvem consumo consciente e segurança para evitar a disseminação.
Conhecendo as práticas que são indicadas para os consumidores, podemos entender quais são as melhores formas de adaptar a loja virtual.
Veja aqui as indicações para o consumidor:
Não estoque
Devemos nos preparar, mas sem tirar de quem precisa. Comprar dez itens iguais significa tirá-los de outras nove pessoas.
Siga orientações
De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), máscaras são para pessoas com sintomas da doença e para quem trabalha na área da saúde, não compre à toa.
Lavar as mãos com água e sabão já resolve, não exagere na compra do álcool em gel.
Invista na comunidade
Compre do pequeno.
Você, consumidor, tem em mãos o poder de escolha das empresas que acredita que devem continuar existindo.
Ao comprar de uma grande empresa, você será apenas mais um número. Já para o pequeno produtor, você pode fazer a diferença.
Leia também: Como Montar uma Loja Virtual de ROUPAS?
Como as lojas podem se adaptar?
Agora que já sabe como está o comportamento geral, vale a pena entender como os processos dentro da sua loja virtual podem se adaptar a este cenário. E, mais do que isso, como pode criar estratégias para atrair pessoas para mais perto da sua loja virtual.
1- Preço consciente
Evite aumentar preços para lucrar mais com produtos essenciais neste momento. É tempo de pensarmos no coletivo e em como vamos oferecer os recursos da melhor maneira possível. Estamos lidando com vidas.
2- Incentivo de prazo maior de frete
Se você já tem uma loja virtual - independente do segmento -, o conselho é aumentar o prazo de entrega em 10 dias para que a ida aos Correios seja melhor aproveitada, levando mais encomendas em menos viagens.
Oferecer a opção de venda com entrega para dois ou três meses à frente pode ser outra forma de atender o público, ao mesmo tempo em que gera caixa no curto prazo. Este é o tempo que se espera que esta situação esteja mais controlada.
3- Humanize a sua marca
É hora de saber se comunicar e aproveitar essa oportunidade para estar mais perto dos clientes. Use esse tempo para pensar fora da caixa, refazer seu plano de negócios e estudar novas estratégias. Esta crise chegou para nos mostrar a importância de pensarmos nos nossos valores.
4- Invista em parcerias
Procure saber como outras empresas estão percebendo e lidando com este momento e aproxime-se delas para ajudar e ser ajudado. Não deixe que o cenário atual te desanime: aproveite para criar conexões mais fortes com seus clientes, lojas vizinhas e o varejo do seu próprio segmento.
5- Acompanhe a saúde do seu negócio
Fique de olho no comportamento e nas expectativas do seu público.
Como está o acesso ao seu site? Segue normal? A taxa de conversão permanece estável?
Faça um bom planejamento para este momento e tenha metas claras e bem definidas para agir em cima do que é mais importante agora, com foco. Atuar com ansiedade significa diluir seus esforços que poderiam estar focados nos seus objetivos mais urgentes.
É importante saber quais são os gastos que terá nos próximos dois ou três meses e se preparar para isso. Por isso, estipule metas baseadas no quanto precisa vender neste momento.
Em tempos de crise, o ideal é conseguir passar por ela sem muitas perdas. Se conseguir ganhar dinheiro, ótimo.
>> Quer aprender como melhorar gerenciamento do seu negócio neste momento? Confira aqui Como Fazer Gestão de Riscos em Tempos de Crise.
6- Oportunidade de engajamento
Como a maioria das pessoas está em quarentena em casa, sobra mais tempo para navegar nas redes sociais. Por isso, é hora de movimentar suas contas:
- Conte quais são os cuidados ou as medidas que sua loja está tomando;
- Fale sobre a promoção ou produto em destaque que você oferece;
- Mostre como os seus produtos podem ser interessantes em um cenário de quarentena ou contato físico reduzido;
- Tem estoque de um produto que vende muito? Divulgue nas redes! Fale que conseguirá entregar. Caso consiga atender somente alguns Estados, deixe destacado na sua loja. O importante é manter seu cliente informado sempre;
- Atualize seus seguidores sobre o status do seu negócio. Está produzindo? Está conseguindo entregar? Seus funcionários estão em casa trabalhando? Conte sobre seu dia a dia para os seguidores que já confiam na sua marca;
- Caso você também tenha lojas físicas, busque estreitar laços com as pessoas que estão pelas ruas e bairros do seu negócio, gerando conteúdo que tenha a ver com eles. Eles poderão ser grandes aliados e público fiel da sua loja.
Veja aqui mais dicas sobre Como Posicionar o seu Ecommerce com o Avanço do Covid-19 no Brasil.
Como as empresas estão ajudando?
Diante do cenário, muitas empresas estão se mobilizando para pôr na rua ações que ajudem os negócios e população neste momento tão delicado. Trouxemos alguns exemplos:
Loja Integrada - Disponibilizou 2 meses gratuitos nos seus planos para todos os lojistas atuais do segmento farmacêutico. O objetivo da plataforma é facilitar a entrega dos produtos de primeira necessidade à comunidade, diminuindo os gastos dos lojistas;
Nubank - Criou um fundo financeiro de 20 milhões de reais e fechou parceria com as empresas de delivery iFood e Rappi; com o aplicativo de atendimento psicológico Zenklub; com a marca de pets Zee.Dog e com o Hospital Sírio-Libanês, oferecendo descontos e vouchers que facilitam o acesso dos clientes a essas marcas sem precisar sair de casa;
Ambev - Passou a produzir álcool em gel nas suas próprias fábricas e está doando para hospitais públicos em necessidade;
99 - Anunciou a doação de 4 milhões de reais em corridas para os governos municipais do Brasil e também criou um fundo especial com 10 milhões de dólares para dar apoio aos motoristas e colaboradores que forem diagnosticados com o Covid-19.
UFSC - Está desenvolvendo equipamentos médicos como máscaras e respiradores pulmonares, entre outros itens de proteção, para ajudar as instituições de saúde.
Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!
Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…
O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.
A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.
Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:
- Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
- Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
- Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
- Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.
Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!