Aumentar o número de vendas é um objetivo de muitas empresas. É por meio das conversões, afinal, que os empreendimentos são capazes de crescer e gerar cada vez mais lucro. Ainda assim, aumentar as vendas nem sempre é uma tarefa fácil. Nesse artigo vamos compartilhar 16 dicas para vender mais. Veja só! 

Aumentar as vendas é um desafio para empreendedores em todos os níveis do negócio – desde as empresas que estão dando os seus primeiros passos, até aquelas que já têm décadas de experiência no mercado…  

Isso acontece porque a competitividade está cada vez maior, fazendo com que os empreendedores tenham que inovar sempre para manter seus negócios à frente da concorrência. 

Foi pensando nisso que, neste artigo, nós vamos compartilhar algumas dicas para vender mais. Se esse é um assunto que te interessa, sugerimos que você também assista ao vídeo abaixo. Nele, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, mostra 5 estratégias para aumentar vendas.  Assista! 

Por que é importante aperfeiçoar técnicas de vendas no Ecommerce?

Se você acompanha as notícias sobre o mercado, provavelmente já sabe que o Ecommerce vem passando por uma grande expansão nos últimos anos. No Brasil, o setor vem batendo recordes desde 2020, quando, de acordo com o relatório Webshoppers 45, mais de 13 milhões de pessoas compraram pela primeira vez na internet. 

Ainda assim, essa não é uma tendência isolada. Desde então, o mercado continuou se expandindo. Em 2021, por exemplo, o comércio eletrônico no Brasil cresceu quase 27%, acumulando R$ 161 bilhões de faturamento, de acordo com estudo da Neotrust. 

O ano também fechou com um expressivo número de novas lojas virtuais: no total, foram abertas 1,59 milhão de lojas online hoje, segundo a pesquisa Perfil do E-commerce Brasileiro, criada pelo PayPal Brasil e pela BigDataCorp. 

Tendo todos esses dados em vista, é possível perceber que esse mercado pode ser igualmente lucrativo e competitivo. 

Para se destacar em meio ao mar de novas lojas virtuais, enfrentando mudanças constantes no comportamento do consumidor – que está cada vez mais exigente – as lojas virtuais precisam investir em técnicas de vendas variadas. 

Atualmente, não basta apenas ter um bom produto ou o menor preço. É preciso trabalhar o relacionamento com o cliente, oferecer uma boa experiência de compra, proporcionar um bom atendimento e muito mais. 

Se você quer aprender como fazer isso, as nossas dicas para vender mais podem te ajudar. Siga com a gente no artigo! 

15 dicas para vender mais, seja qual for o seu segmento 

Frente a um cenário tão competitivo como é o do comércio eletrônico hoje, conseguir aumentar as vendas e alcançar mais clientes parece uma tarefa difícil. Mas, nós podemos assegurar que, com as dicas certas e muita dedicação, esse é um objetivo que pode ser alcançado. 

Listamos 15 ideias e estratégias para te ajudar nesse processo. Veja: 

1. Conheça o seu público-alvo e a sua persona

Por mais que o foco de toda empresa seja vender, não é possível perder de vista o fator humano dessa equação. Afinal de contas, sua empresa estará lidando diretamente com pessoas e, sendo assim, é importante saber quem elas são, não concorda? 

Por isso, o primeiro passo que você deve tomar se quiser vender mais é entender quem é o seu público-alvo. Determinar a sua audiência vai depender de fatores como o produto que você vende, a localização da sua empresa e mais. 

Digamos, por exemplo, que sua empresa esteja dentro do segmento de moda feminina, focando especialmente na moda fitness. É possível dizer que o público para esse tipo de artigo é bem segmentado, não concorda? 

Ter um público bem definido evita que você gaste recursos tentando se comunicar com pessoas que não têm nenhum interesse em comprar o seu produto. 

O público-alvo vai te ajudar a fazer um melhor direcionamento de campanhas, sem limitar demais o seu alcance. Seguindo com o modelo da loja de moda fitness, um exemplo de público-alvo poderia ser:

“Mulheres, de 18 a 35 anos, moradoras do Rio de Janeiro, com interesses em esportes e atividades físicas.”

Outro cuidado que indicamos aos nossos alunos é definir uma persona. Essa é uma representação mais específica do público-alvo e representa o seu perfil de cliente ideal. Levando em consideração o público-alvo mencionado acima, uma boa descrição de persona poderia ser: 

“Amanda, 25 anos, estudante de nutrição.

Amanda é do Rio de Janeiro, faz faculdade de Nutrição e trabalha prestando serviços e consultas na área. Ela ama se exercitar e frequenta a academia desde a adolescência. Uma das suas principais dores é encontrar roupas fitness que sejam confortáveis, duráveis e que tenham um bom custo-benefício.”

Entendeu a diferença? Para definir a sua persona, indicamos que você leia o seguinte artigo: Como definir a persona da sua loja virtual: Guia Completo.

2. Trace objetivos e metas 

Uma vez que você entenda o perfil das pessoas que compõem a sua audiência, ficará mais fácil traçar metas e objetivos para sua empresa. Estabelecer metas ajuda a manter o foco das operações, criando maior controle. Esses são passos importantes do seu plano de negócios.

Vamos explicar… 

Digamos, por exemplo, que você queira aumentar as suas vendas em 25% até o próximo semestre. A primeira coisa que você precisa fazer é analisar dados do passado e entender se o objetivo que você deseja alcançar agora é realista.

Se ele fizer sentido, o próximo passo deve ser detalhar os pequenos processos que precisam melhorar para fazer a empresa chegar a esse patamar de vendas. Ou seja, criar as respectivas metas. É hora também de analisar quais os setores que precisam de ajustes e quais podem ser aprimorados. 

Como dito antes, é importante que tanto os objetivos quanto as metas sejam realistas pois, do contrário, eles apenas servirão para causar frustração. Se esse assunto te interessa, indicamos que você leia o seguinte artigo; Como definir metas de faturamento. 

3. Esteja presente em diferentes canais de vendas

Estar em espaços de fácil acesso para os clientes é extremamente importante para aumentar as vendas. Por isso, escolher os canais de venda certos é um cuidado essencial. 

Dentro do Ecommerce nós temos múltiplas opções de canais de venda, sendo os marketplaces, as lojas virtuais e as redes sociais três das opções mais populares. 

Os marketplaces são espaços de venda em sites de terceiros – Americanas, Mercado Livre e Magazine Luiza são bons exemplos – e eles trazem a grande vantagem de contar com altos níveis de tráfego e serem reconhecidos entre os consumidores como plataformas confiáveis. 

As lojas virtuais são feitas por meio de plataformas de Ecommerce – como a Nuvemshop, por exemplo –, permitindo que você tenha um site próprio, o que traz mais confiabilidade e força para a marca. 

As redes sociais, enquanto isso, são canais de comunicação que podem também ser usados para vendas. Elas podem ser utilizadas em conjunto com outros canais em qualquer fase do negócio, uma vez que não demandam pagamento de taxas. 

No fim das contas, a escolha pelos canais de vendas deve levar em consideração o momento de mercado da sua empresa e os prós e contras de cada opção. 

4. Invista em anúncios 

Muitos empreendedores se perguntam como vender para mais clientes porque sentem dificuldades de expandir o público da sua empresa. A grande verdade é que aumentar a base de clientes de maneira orgânica é muito demorado…  e nós sabemos que tempo é dinheiro. 

Por isso, nós indicamos que você comece com estratégias de tráfego pago logo no início das suas operações. Os anúncios ajudam a impulsionar vendas e trazem mais visitantes para seu site. Tudo isso com muito mais rapidez do que qualquer estratégia orgânica.  

Dentro dessa estratégia, você pode usar ferramentas como o Google Ads, para campanhas em sites e na página de buscas do Google; ou o Facebook Ads, para campanhas no Instagram, Facebook, aplicativos e sites parceiros. 

Leia também: Como gerar tráfego para o meu site? 8 estratégias que funcionam.

5. Faça promoções 

As promoções dão vida a qualquer negócio. Ao longo do ano, existem muitas datas propícias para a criação de promoções, mas você não precisa depender apenas das sazonalidades para vender mais. 

Uma das melhores dicas para vender mais é: crie as suas próprias datas comemorativas. Cada segmento tem particularidades e datas importantes. Explore esse recurso para vender produtos encalhados no estoque, itens que acabaram de chegar, produtos temáticos e mais. 

No artigo “17 exemplos de promoções de vendas para vender mais” nós compartilhamos várias ideias inspiradoras de promoções para Ecommerce. Esperamos que te traga inspiração! 

6. Explore o Live Commerce 

Também conhecido como live stream shopping, é possível dizer que o Live Commerce é uma mistura entre as transmissões ao vivo e as vendas online. 

Ele funciona da seguinte forma: uma empresa, ou influenciador, entra em uma transmissão ao vivo para mostrar produtos e interagir com o público. As lives de vendas podem ser feitas no YouTube, no Instagram ou em outra plataforma de transmissão de vídeos. Esse é um recurso muito interessante de engajamento, que pode realmente alavancar vendas. 

Gigantes do mercado de varejo, como a Shein e a Americanas, já usam o Live Commerce como estratégia para vender mais em seus aplicativos. Alunos do EnP também têm bastante sucesso com o Live Commerce. 

A Beatriz Lyra e o René, empreendedores na loja Casa Criativa e alunos do Ecommerce na Prática, usam a estratégia das transmissões ao vivo com muito êxito em seu perfil no Instagram. 

O casal usa datas comemorativas para tematizar suas lives, criando ofertas exclusivas para cada transmissão. Um case e tanto para se inspirar! Se você quiser conhecer mais sobre a história deles, leia este artigo: Casal faturou R$ 150 mil em um mês durante a pandemia. 

7. Utilize técnicas de vendas como o cross sell, o upsell e o downsell 

Além das dicas para vender mais que já mencionamos, não podemos esquecer de falarmos sobre três táticas de venda que realmente podem impulsionar os lucros. Estamos falando do cross sell, do upsell e do downsell

No upsell, a ideia é oferecer ao seu cliente um upgrade do produto que o interessou. Isso pode ajudar a aumentar o ticket médio e a satisfação do cliente com a compra. 

Enquanto isso, no cross sell, o objetivo é fazer o seu cliente comprar produtos complementares. Além de aumentar o ticket médio, essa prática também tende a melhorar a experiência de compra do cliente.

Por fim, no downsell, o intuito é oferecer um produto de menor valor para clientes desistentes. A prática ajuda a aumentar a conversão e diminuir o abandono de carrinho

Para entender mais sobre as práticas, leia: Cross selling e up selling: o que são, diferenças e como fazer 

8. Capriche na descrição dos produtos 

Outra dica para vender mais é ter atenção à descrição dos produtos em seu site. É preciso ter em mente que, dentro de uma loja virtual, o seu cliente não pode experimentar os produtos em mãos como aconteceria em uma loja física. 

Apesar da difusão do Ecommerce, esse ainda pode ser um problema para alguns consumidores, que se sentem inseguros quanto à compra online. Uma forma de contornar esse problema é oferecendo descrições de produtos bem detalhadas… 

Utilize esses espaços para fornecer dados úteis sobre o produto, como dimensões, cores e modelos. Você também pode dar dicas de utilização e responder dúvidas frequentes sobre o item. 

Além de melhorar a experiência do cliente, boas descrições de produto também podem ajudar na otimização para mecanismos de busca, ou seja, no SEO

9. Utilize um CRM

O CRM, ou Customer Relationship Management, é uma plataforma que registra todas as interações da sua empresa com o cliente. O seu papel é armazenar informações desse relacionamento, desde o primeiro contato até o pós-venda

Um sistema de Gestão de Relacionamento com o Cliente tem o papel de ajudar a entender melhor o funil de vendas da sua empresa, auxiliando na tomada de decisão. Um CRM pode auxiliar a equipe de vendas e guiar estratégias. Essa é uma das mais importantes dicas para vender mais. 

10. Não ignore o poder do e-mail marketing

Muitos podem pensar que o e-mail não é mais um canal de vendas interessante, mas nós podemos afirmar que ele ainda é um valioso recurso na estratégia de conversão. O e-mail marketing é a prática de enviar comunicações promocionais e conteúdos diretamente para o seu cliente. 

Para isso, você vai precisar captar leads – ou seja, potenciais clientes – por meio de formulários em landing pages que oferecem algum benefício ou material rico, como ebook, por exemplo. Essa é uma das dicas para vender mais que precisa de um pouco mais tempo para ser executada, mas que vale muito a pena. 

11. Utilize o remarketing

Alguns tópicos atrás nós falamos sobre como os anúncios são importantes para atrair mais clientes e aumentar a conversão. Apesar disso, vale dizer que nem todas as pessoas que clicam em seus anúncios vão estar prontas para comprar na primeira visita. 

Aí é que entra o remarketing, uma dica para vender mais que funciona muito bem. 

O remarketing nada mais é do que uma estratégia de anúncios que impacta pessoas que já visitaram o seu site ou colocaram algum produto no carrinho. O objetivo é trazer de volta pessoas que já demonstraram interesse em seu produto, o que aumenta as chances de conversão. 

12. Atenda o cliente com excelência

Ao procurar por dicas para vender mais, muitos empreendedores esperam técnicas mirabolantes e complexas, mas a realidade é bem mais simples. Por vezes, fazer o básico bem feito pode surtir muito efeito. 

Esse é o caso do atendimento ao cliente. Algumas pessoas podem se sentir perdidas ao comprar na internet, inseguras e com dúvidas. Essa é uma das principais objeções de compras deste segmento. 

Por isso, investir em um atendimento de excelência pode ser o grande diferencial da sua empresa, um elemento que realmente alavanca as vendas. Mas, como fazer isso? 

Bom, para começar, trate o cliente sempre com muito respeito e empatia. Mantenha o foco na resolução do problema e, se possível, crie processos que coloquem o consumidor como prioridade. 

Outra dica interessante nesse sentido é oferecer muitos canais de contato, como o chat bot no site, o WhatsApp, o e-mail e mais. Temos certeza de que, implementando essas dicas com cuidado, você verá um grande crescimento nas vendas! 

13. Crie uma boa experiência de unboxing

Criar uma experiência de unboxing memorável é uma das melhores dicas para vender mais, ainda que poucos empreendedores se preocupem com esse aspecto do negócio. 

O unboxing acontece quando a encomenda chega na casa do cliente. A ideia é surpreender o consumidor com uma embalagem bonita, usando o sensorial para criar uma experiência agradável. 

Um bom unboxing pode variar de segmento para segmento. Uma caixa perfumada, um brinde inesperado e até mesmo uma carta escrita à mão podem contribuir para surpreender o cliente. 

Essa prática cria um vínculo com o consumidor, um ponto importantíssimo quando o assunto é vendas na internet. 

14. Continue a se relacionar com o cliente, mesmo após a compra 

Aproveitando que falamos sobre o pós-venda, é importante destacarmos que o relacionamento com o seu cliente não deve acabar no momento que ele faz a compra. Você deve continuar nutrindo esse laço por meio da criação de conteúdo, envio de promoções e mais. 

Philip Kotler, uma das principais referências em marketing digital hoje e autor de diversos livros sobre o tópico, afirma que conquistar um novo cliente custa entre 5 e 7 vezes mais do que manter um atual. Sendo assim, dá para perceber como a fidelização é importante para vender mais, não é mesmo? 

Se você quiser saber mais sobre o trabalho do Kotler e conhecer outros autores importantes para o empreendedorismo, acesse: 20 Melhores Livros de Empreendedorismo do Mercado.  

15. Sempre acompanhe as métricas do seu negócio 

A última das dicas para vender mais, mas nem por isso a menos importante é acompanhar as métricas certas no dia a dia, algo que é essencial para entender os pontos fracos e fortes do seu negócio. 

Isso ajudará você a tomar decisões baseadas em dados, e não meros achismos. Se as vendas de um produto caíram repentinamente, por exemplo, é hora de analisar os dados e criar hipóteses sobre o que aconteceu. 

Nesse processo você pode usar ferramentas como o Google Analytics ou os relatórios de sua plataforma de Ecommerce. Esteja atento à métricas como taxa de conversão, valor do ticket médio, nota de NPS (Net Promoter Score) e mais.

Para continuar a aprender sobre esse assunto, leia: 8 Métricas ESSENCIAIS do Google analytics.

Leve a sua empresa para o próximo nível com o Growth Hacking!

Esperamos que depois de todas essas dicas para vender mais, você se sinta inspirado a colocar a mão na massa e começar a implementar algumas dessas estratégias desde já…  

Mas, se você sente que precisa de mais direcionamento para fazer sua empresa vender mais, temos um convite a te fazer: conheça o curso  Growth Racking, disponível na assinatura Ecommerce na Prática!

Ministrado por Raphael Lassance, CEO do Growth Team e referência no Growth Hacking nacional, este curso completo te oferece um passo a passo para alavancar o crescimento da sua empresa. 

Para começar a estudar agora, assine o Ecommerce na Prática, a nossa plataforma de educação por assinatura. Clique aqui para começar