Grande parte das pessoas que resolvem apostar no empreendedorismo digital passam por dificuldades na hora de concluir a venda e desistem de continuar pela falta de resultados…  Porém, o que essas pessoas ignoram é que existem técnicas de vendas essenciais para quem está no Ecommerce. 

A verdade é que por mais que não exista nenhuma fórmula perfeita para vender mais, existem excelentes técnicas de vendas que podem e devem ser estudadas para te ajudar a ter o resultado que você espera para a sua empresa.

Sabemos que conquistar clientes novos é sempre um desafio, mas as técnicas certas podem ser o suficiente para derrubar desconfianças e conquistar o seu consumidor.

Ao longo deste artigo, nós vamos pontuar as 13 melhores técnicas de vendas para você apostar em 2024 e gerar o lucro que deseja.

Boa leitura!

O que são técnicas de vendas?

Técnicas de vendas são recursos utilizados por lojistas para entregar uma ideia positiva sobre o produto ou serviço para um possível cliente, a fim de fazê-lo entender que você tem exatamente o que ele precisa para atender suas necessidades.

Elas nada mais são do que estratégias de negociação, abordagem e de diálogo que facilitam muito o momento de fechar um negócio, ultrapassando objeções, envolvendo o cliente e o convencendo a comprar.

Normalmente, essas técnicas são pensadas para funcionar em diferentes cenários, o que as torna ainda mais precisas e satisfatórias na hora de te trazer resultado. Isso porque vender envolve uma série de fatores e cada cliente tem um nível maior ou menor de resistência.

13 técnicas de vendas para apostar no seu negócio

Agora, sem mais delongas, vamos direto ao que interessa… Nós vamos te mostrar, a seguir, as principais técnicas de vendas que você pode – e deve – apostar hoje mesmo no seu negócio!

Confira:

1- Tenha a persona do seu negócio definida

Você já tem ideia para quem você vai vender? Se a resposta for não, então é o hora de definir a persona do seu negócio. Vamos explicar…

A persona do seu negócio é o personagem fictício do cliente ideal, aquele pessoa que você quer atingir. E isso vai um pouco além do que simplesmente mapear o seu público-alvo.

Vamos supor que o seu Ecommerce tem um público-alvo de mulheres com a idade entre 18 e 30 anos, moradoras do Rio de Janeiro. Essa é uma visão geral das pessoas com potencial de compra, mas não diz muito sobre elas de verdade.

Por isso, é importante definir uma persona e ir além… 

A persona é uma segmentação ainda mais específica do seu público-alvo, de modo que você consegue entender exatamente com quem você quer falar e como consegue alcançar essa pessoa.

Para você ter uma ideia das coisas que pode descobrir ao fazer a análise sobre a persona: do que ela gosta, quais são os seus valores, o que deseja, o que sonha, o que defende, o que sente e muito mais.

Assim, você pode usar tudo isso para ter uma comunicação mais atrativa e eficiente. E, na hora de vender, consegue ter um perfil detalhado e ideias do que precisa envolver na conversa para conseguir vender. Interessante, não é?

2- Crie uma estratégia

Criar uma estratégia de vendas é importante para conhecer o comprador, suas necessidades, seus concorrentes e o diferencial do seu produto ou serviço. 

Uma estratégia de vendas nada mais é do que um planejamento estratégico criado para estabelecer objetivos e prazos para atingir resultados, como gerar mais vendas e aumentar a receita, por exemplo.

Saiba que as estratégias são sempre bem-vindas em qualquer etapa do seu negócio. Basta você elaborar as que mais estão de acordo com o principal objetivo da sua empresa.

3- Não venda produtos, solucione problemas! 

O seu produto não foi criado simplesmente para gerar receita para o negócio. Ele foi criado para solucionar um problema!

Essa é a coisa mais importante que se deve ter em mente na hora de vender o produto para alguém. Afinal, as pessoas não compram produtos porque querem apenas gastar dinheiro, elas querem solucionar problemas e diminuir suas dores

Portanto, procure entender os problemas dos seus clientes e apresente, na sua argumentação, as soluções que seu produto tem para esses problemas.

Uma vez que você entende quais são os desejos e as necessidades das pessoas (conforme ressaltamos no primeiro tópico), mais fácil será oferecer o produto ideal para cada uma delas.

Isso poderá ser feito, inclusive, de forma orgânica, pois poderá criar conteúdos de valor para despertar o desejo nessas pessoas (vamos falar melhor sobre isso nos próximos tópicos).

Dessa forma, a sua venda vai acontecer mesmo que não esteja na frente do computador ou no celular argumentando. 

Todo esse processo faz parte da experiência de compra do seu cliente e reflete diretamente no posicionamento da marca na mente dele. 

Quando começar a oferecer soluções e benefícios em vez de produtos, você verá que o seu negócio vai ficar na mente das pessoas e suas vendas vão aumentar. Use isso a seu favor como estratégia de marketing

Leia também: O que é marketing: do conceito à estratégia [GUIA]

4- Mostre seu conhecimento sobre seus produtos

Outras técnica de vendas que não poderia ficar de fora desta lista é a ligada ao conhecimento que você precisa ter sobre o que vende.

Basicamente, é preciso que você conheça o seu produto como ninguém!

Para isso, estude cada detalhe sobre ele… Material, acabamento, cores disponíveis, tamanho e por aí vai… A ideia é você entender como o seu item pode transformar a vida do seu cliente e quais problemas pode resolver.

Esse conhecimento será fundamental para que você saiba construir os argumentos certos para conseguir fechar a venda e deixar o seu cliente satisfeito.

5 - Esteja sempre atento e flexível

O bom vendedor é aquele que se adapta às principais necessidades do cliente. Dessa forma, cabe a você estudar e entender quais são os reais desejos e dificuldades do consumidor

Nesse sentido, é importante conhecer muito bem a sua persona, como mencionamos anteriormente… Saber quais são os planos, sonhos e desafios dessas pessoas é uma das melhores técnicas de vendas para estar atento às necessidades dessas pessoas. 

Falamos isso porque você precisa atendê-las da melhor maneira possível. Isso, inclusive, nos leva para o próximo tópico!

6- Faça um atendimento ao cliente eficaz

Seu cliente terá dúvidas – como todo cliente tem – e é sua obrigação responder a cada uma delas com cordialidade e simpatia. Neste momento, o modo como vai responder às questões pode significar uma venda concluída ou uma venda perdida.

É bem comum que, no início, você receba perguntas demais e, como não tem ajuda, acabe acumulando mensagens não respondidas. Embora dê para entender a razão disso acontecer (você está envolvido em outros processos), o seu possível cliente não vai esperar por uma explicação. Ele vai embora.

Não é à toa que a etapa de atendimento do aliente faz parte do método de 6 etapas para estruturar e alavancar um Ecommerce de sucesso… Isso realmente faz diferença para a lucratividade da sua empresa.

Por isso, dê atenção máxima às dúvidas que surgirem nos canais e comunicação da sua empresa.  

Como as pessoas ainda têm receio de comprar online, elas se sentem inseguras sobre o produto, o fornecimento de seus dados pessoais, os prazos de entrega, etc. E, como você ainda está iniciando, precisa construir a autoridade e confiabilidade da sua marca para que a venda seja realizada.

Então, não tem jeito: os possíveis clientes vão entrar em contato com você. E é sua obrigação responder essas pessoas e quebrar ao máximo as objeções que podem surgir. 

A verdade é que não importa qual for o motivo do contato, você precisa realizá-lo com eficácia e ter respostas para as perguntas.

Isso também faz parte da experiência de compra do cliente e ele precisa ficar satisfeito com todas as fases de compra do seu negócio. Se algo está atrapalhando a jornada de compra, não pense duas vezes e resolva o problema.

Não queremos que você perca clientes logo no início da sua caminhada do Ecommerce, certo? Portanto, é importante fazer um bom atendimento ao cliente e mostrar a ele que está preocupado em resolver o problema.

7- Estabeleça uma relação de confiança com o cliente

Estabelecer uma relação de confiança com o cliente é a melhor maneira de fidelizá-lo. Isso porque ter bom relacionamento faz com que sua empresa se diferencie das concorrentes.

Então, faça tudo o que for possível para tornar agradável o contato entre a sua empresa e consumidor, de modo que ele tenha toda a confiança necessária na sua marca. 

É  assim que as chances de ele voltar a fazer negócio com a sua empresa se multiplicam muito. Acredite!

8-Crie conteúdo de valor

Nessa fase inicial, você precisa atrair clientes para o seu negócio e a melhor forma para isso é criando conteúdo de valor para os canais de comunicação do seu negócio

Aproveite as ferramentas que redes sociais – como Instagram, Facebook e YouTube, por exemplo – possuem e crie postagens criativas que transmitam sua autoridade para sua audiência.

Entenda que, quando falamos sobre conteúdo de valor, queremos dizer conteúdos que vão quebrar objeções, que vão conversar com as pessoas com interesse no seu nicho de mercado e que vão chamar a atenção para a sua marca. 

Só fazer postagens de fotos simples dos produtos não vai ajudar a atrair uma audiência grande para o seu negócio… Se você não pensar em um diferencial, não vai se destacar e vai acabar sendo ignorado pelas pessoas. 

Vamos exemplificar para você entender melhor… 

Suponha que você tenha um Ecommerce de itens para carros. Para criar postagens de valor para a sua audiência, precisa criar conteúdo relacionado ao segmento, porque ninguém está nas redes sociais em busca de itens para carro. As pessoas estão, em geral, olhando carros ou temas relacionados e acabam sendo atraídas pelos itens, o que leva a pessoa à compra.

Nesse sentido, você poderia abordar os seguintes temas: carros mais vendidos no mundo, principais problemas que os carros têm, dicas rápidas de mecânica… 

Isso mostra que você tem domínio e um vasto conhecimento sobre o nicho que trabalha, fazendo com que as pessoas confiem na sua marca. 

Invista nessa estratégia e se diferencie entre a concorrência! 

Leia também: Produção de conteúdo: conheça os tipos, ferramentas e 10 dicas [GUIA]

9- Utilize técnicas de SEO na sua loja virtual 

Essa dica é voltada para aqueles que já possuem uma loja virtual ativa. 

Quando vemos que as vendas estão baixas, imediatamente acreditamos que tem algo errado com as técnicas de vendas e estratégias de marketing que foram idealizadas… Mas esquecemos que, antes de tudo isso, um site precisa de tráfego.

Em geral, as lojas virtuais que vendem pouco possuem baixo volume de tráfego. Isso costuma acontecer porque o seu site não está bem posicionado dentro dos buscadores, como o Google, por exemplo. 

Mas como melhorar o ranqueamento do seu site? 

Basta aplicar técnicas de SEO eficazes e, com o tempo, você vai perceber o aumento do tráfego no seu site. 

Aplicar essas técnicas é uma estratégia indispensável para ganhar visibilidade e atrair mais visitantes no seu site por meio de tráfego orgânico. Quanto mais pessoas visitarem o seu site, mais chances de se tornarem leads e futuros clientes em potencial! 

10- Aproveite os assuntos do momento

É crucial ficar atento a tudo que está rolando na internet que possa ter relação com o seu produto. 

Você pode usar assuntos ou notícias virais e trazer para o seu conteúdo para atrair novas pessoas para as suas redes e, assim, conquistar possíveis clientes. 

Além disso, o marketing sazonal também se torna uma ótima opção de assuntos do momento. Se você tem algum produto que tenha relação com o carnaval, por exemplo, é possível fazer campanhas para impulsionar as vendas. 

Portanto, faça um planejamento com todas as datas do ano que são relevantes para o seu negócio e comece a traçar ações para promover seus canais de comunicação. 

Para te ajudar nisso, leia: Calendário comercial 2024: as principais datas do Ecommerce [+ modelo gratuito]

11- Quebre as objeções dos clientes

Outro ponto indispensável para você que está começando agora e quer conhecer as melhores técnicas de venda é não focar apenas em vender o produto… 

Pode parecer estranho, mas isso é vital para que você não esqueça de quebrar as objeções dos clientes e perca as vendas.

Mas quais seriam as principais objeções dos clientes? 

  • Não querer pagar o preço do frete
  • Não ter dinheiro o suficiente; 
  • Não precisar do produto; 
  • Sentir-se inseguro com a compra online.

Essas são as principais dúvidas que surgem na hora de uma compra no Ecommerce, mas existem outras que você pode mapear à medida em que for conversando com a clientela. 

Uma forma de quebrar várias dessas objeções de uma vez é gerando conteúdo de valor nas redes sociais, como dito anteriormente. Nesses conteúdos, você precisa mostrar ao cliente os benefícios de adquirir o seu produto e que vale a pena ser o cliente da sua loja! 

Portanto, o melhor a se fazer é encontrar um método que diminua o máximo possível essas objeções.

12- Foque no pós-venda

As técnicas de vendas não se resumem apenas na jornada de compra do seu cliente… Você também deve focar no pós-venda do seu produto. 

Se a experiência de compra do cliente foi ótima, as chances dessa pessoa voltar e se tornar um cliente fidelizado são grandes. Na verdade, conquistar um cliente custa caro, então não permita que esse cliente vá embora e não retorne para fazer mais compras

Algumas coisas que podem ser feitas para aquecer o relacionamento da empresa com o cliente são:

  • Entrar em contato para saber como foi a experiência com o produto e entrega;
  • Enviar uma cartinha junto com o produto, como um “mimo”;
  • Oferecer cupom de desconto para a próxima compra;
  • Enviar dicas relacionadas ao produto que a pessoa comprou;
  • Enviar conteúdos de valor para aquele estilo de cliente.

Assim, você estará demonstrando preocupação e interesse de proporcionar o melhor serviço possível. É uma estratégia bem simples, mas que vai te ajudar a fazer os clientes retornarem a fazer compras no seu negócio. 

Além disso, conversando com os seus clientes, você conseguirá captar informações e feedbacks sobre o seu serviço que podem te ajudar no crescimento e otimização do seu negócio. 

13- Aposte na criatividade

Por último, mas não menos importante, aposte na criatividade como uma excelente técnica de vendas!

A criatividade é uma das ferramentas mais importantes para buscar soluções no momento da venda, como, por exemplo: usar argumentos que encantam o consumidor e fazem ele imaginar o uso do produto ou serviço no futuro. 

Praticar essa imaginação é o que transforma negócios comuns em inovadores. Por isso, esteja sempre atento ao mercado, além de estudar e se manter informado sobre todas as demais técnicas de vendas, claro.

Crie um Ecommerce de sucesso do zero com a ajuda do Ecommerce na Prática

Se empreender é um projeto que você quer levar a sério… saiba que existem muitos cuidados que precisam ser tomados na hora de criar o seu Ecommerce.

Felizmente, nós desenvolvemos um método especial, que já ajudou milhares de empreendedores digitais a tirarem seus sonhos do papel.

E esse método pode ser encontrado na íntegra em nosso curso Ecommerce do Zero.

Nele, você vai aprender como planejar, validar e gerenciar o seu negócio desde os primeiros passos. Como explicamos, você não precisa ter nenhuma experiência prévia para tirar esse projeto do papel – apenas disciplina e vontade de aprender!

Para começar o treinamento Ecommerce do Zero, clique aqui: