Os Marketplaces são espaços onde se pode oferecer muitos tipos de produtos no mesmo lugar. Eles são como shopping virtuais e, por isso, se você está começando agora sua empresa de Ecommerce, vender em marketplace é a melhor opção.

Os marketplaces surgiram no Brasil por volta de 2013. De lá para cá, os consumidores foram adquirindo confiança por eles e hoje eles estão entre os principais locais usados para fazer compras online.

Nesse meio tempo, a oferta de produtos variados nesses locais só aumentou, o que beneficiou consumidores e lojistas. 

Vender em marketplace certamente leva os seus produtos a ter maior alcance na internet e os marketplaces lucram com isso.

Afinal de contas, eles recebem uma comissão por cada venda que você faz…

Para te ajudar a entender melhor como vender em marketplaces, nós criamos esse texto. Leia até o final para ficar por dentro desse universo.

Baixe o Mapa dos Marketplaces e aprenda como vender em cada um deles!https://enp.vc/vender-em-marketplace-CTA1

Por que vender em Marketplace?

A resposta para essa pergunta é bastante simples: vender em marketplace é uma grande oportunidade de aumentar a visibilidade da sua marca. 

Isso porque esses espaços de vendas investem pesado em divulgação, o que atrai um tráfego gigantesco de pessoas, algo infinitamente maior que o tráfego registrado pelas lojas individualmente. 

Outro ponto importante é que as principais redes varejistas do Brasil, como Americanas, Magazine Luíza e Amazon trabalham com marketplaces.

E você como pequeno empresário pode se beneficiar da reputação e da visibilidade dessas marcas para vender os seus produtos.

Ou seja, ao vender em marketplace, você tem a chance de ligar o seu produto a empresas já consolidadas e ainda se beneficia do tráfego gerado por elas.

Leia também: O que é Recommerce? Entenda Como aproveitar essa tendência

A grande novidade: vender em Marketplace de Nicho

Nos últimos anos, um fenômeno interessante tem acontecido: é a divisão das experiências de compra pelos nichos de mercado.

Não sabe o que isso significa?

É só você pensar em mercado de produtos artesanais, ou apenas de calçados e assim por diante…

Diferente dos marketplaces mais gerais como o Mercado Livre ou a Amazon, os marketplaces de nicho atendem a demanda de um público específico, que chega ali já pronto para a compra.

Alguns exemplos de marketplaces de nicho são:

Leia também: 9 Marketplaces de Nicho para Vender na Internet

5 passos para começar a Vender em Marketplace

Para se sair bem ao vender em marketplace, é fundamental se atentar aos passos necessários, se preparando com antecedência para não ter nenhuma surpresa.

Por isso, nós reunimos 5 passos para te direcionar nessa caminhada:

1. Reúna os documentos necessários para o cadastro

Antes de começar a vender em marketplace, você vai precisar fazer o cadastro nessas plataformas.

Para isso, o primeiro passo é reunir a documentação necessária. Cada marketplace pode pedir documentos diferentes, em alguns você pode, inclusive, vender apenas com o seu CPF.

Mas, em geral, a maioria deles pede: 

  • Comprovantes de inscrição como CNPJ e/ou documentos de inscrição nos órgãos estaduais ou até municipais; 
  • Contrato social da empresa atualizado;
  • Conta corrente vinculada ao CNPJ
  • Emissão de notas fiscais

2. Leia o contrato com atenção

Antes de começar a vender no marketplace escolhido, você precisa saber exatamente todos os detalhes da parceria que está firmado.

Essa parte é muito séria, afinal de contas, essa leitura é essencial para analisar os contratos e entender realmente todos os direitos e os deveres do seu Ecommerce. 

Preste atenção às normas, prazos e principalmente às comissões cobradas pelo marketplace, até porque esses custos precisam ser contabilizados na hora de precificar os seus produtos. 

Existem marketplaces onde as comissões são diferentes de acordo com a categoria de produtos que você trabalha. Fique atento a isso.

3. Siga os padrões do marketplace

Outro ponto de atenção antes de começar a vender em marketplace é observar as especificações adotadas por cada um deles na hora de organizar o seu catálogo de produtos.

Essas especificações normalmente se referem à descrição dos produtos, ao tamanho das imagens e a categoria certa para o cadastro.

Não prestar atenção nesses detalhes pode prejudicar os seus anúncios e, até mesmo, gerar punições ou até determinar a sua exclusão do marketplace. 

Por essa razão é tão importante dedicar tempo e estudo para entender o funcionamento antes de vender no marketplace.

4. Crie uma estratégia de marketing

Para aumentar as vendas da loja via marketplace, é essencial definir uma estratégia de atuação para cada canal. 

Lembre-se de que a concorrência é acirrada nessas plataformas, o que exige atenção com o tipo de produto que será oferecido e, claro, com a questão dos preços.

5. Escolha marketplaces que tenham a ver com a sua empresa

Na hora de começar a vender em marketplace, nada mais acertado que escolher os parceiros apropriados para o seu produto.

Isso porque existem muitos marketplaces no mercado hoje em dia, cada um com taxas e regras diferentes e é natural que você fique em dúvida sobre quais são as melhores opções para anunciar os seus produtos. 

Para chegar na melhor decisão, avalie o tamanho do marketplace, a porcentagem paga por venda, as regras para anunciar por lá e também o tamanho da concorrência.

Pensar em todos esses fatores vai te ajudar a tomar a melhor decisão e escolher aqueles que têm relação com o seu negócio.

Aprenda a Vender nos maiores Marketplaces do país

Para te ajudar a vender nos maiores marketplaces do Brasil, nós desenvolvemos um material completo e GRATUITO

Esse Mapa vai te mostrar, de forma direta e clara, os custos e oportunidades dos 17 maiores marketplaces do Brasil.

Saiba o valor das comissões, prazos de pagamento, áreas de especialidade e quem pode vender em cada uma dessas plataformas.

Com esse material, você vai aprender a usar o poder dos Gigantes do Ecommerce para vender todos os dias na internet de forma simples e lucrativa.

Baixe agora mesmo o Mapa dos Marketplaces clicando no botão abaixo: