Para utilizar o fulfillment no Ecommerce, é necessário manter os processos internos organizados como prazos de entrega em dia. 

Dessa forma, você vai gerar ótimas experiências de consumo! 

Mas, afinal, o que é Fulfillment exatamente? 

Vamos falar sobre isso ao longo dos tópicos. Entenda o que é e como utilizar esse processo da melhor maneira no seu negócio HOJE. 

Bling ERP

Se você ainda não é cliente Bling, teste grátis por 30 dias todas as facilidades desse sistema e conheça os benefícios.

O que é Fulfillment?

O Fulfillment é um processo que envolve diversas etapas, desde o caminho de venda, da separação do pedido no estoque, até a entrega ao cliente.

Por isso, é tão importante para um negócio, pois deve ser bem executado para que o produto chegue ao consumidor rapidamente. 

Além disso, o fulfillment abrange a emissão de notas fiscais, controla a saída de produtos em estoque e também faz o recebimento e preparação de pedidos. 

E o processo segue no rastreio e distribuição das entregas, finalizando no suporte ao cliente e, quando necessário, nas possíveis trocas e devoluções. 

Confira com mais detalhes todas as etapas do Fulfillment: 

1- Estoque

A logística sempre começa no estoque, no qual os produtos devem estar organizados para facilitar a separação dos pedidos. 

Para isso, é importante contar com um sistema de gestão integrado para automatizar o estoque do negócio e facilitar o sistema de entrega. 

2- Pick a Pack

Essa etapa envolve a separação e preparo do produto para o envio. Ela precisa ser ágil para manter os prazos de entrega dentro do estimado. 

3- Embalagem

A embalagem do produto vai depender do seu nicho de mercado e deve ser bem executada para evitar danificações no produto que geram prejuízos tanto para o negócio, quanto para o cliente. 

4- Transporte

Nesta etapa é feita a cotação com as transportadoras e também a parte de coletar o produto, emitir código de rastreio e acompanhar a entrega até o cliente. 

5- Pós-venda

Ainda dentro do Fulfillment, a logística reversa também pode acontecer e é preciso ter a organização para que o processo de troca ocorra da melhor forma possível. 

Inclusive, um processo depende do outro para que o fulfillment funcione. Por isso, a logística é um processo complexo e que consome uma fatia considerável de tempo e orçamento do negócio para acontecer. 

Terceirização do Fulfillment: Entenda como funciona

O processo do Fulfillment pode ser feito internamente pelo gestor do negócio com o auxílio de um ERP, mas também pode ser terceirizado. 

Quando o negócio conta com provedores de Fulfillment, eles ficam responsáveis pela armazenagem dos produtos e encaminham para a entrega ao cliente. 

Isso é possível pois eles se integram ao sistema de gestão do seu negócio e passam a assumir a parte da venda, separação, embalagem e entrega através de transportadoras. 

Além de reduzir o trabalho interno, terceirizar o fulfillment também pode representar uma economia com as taxas de envio e, principalmente, pode melhorar o atendimento ao cliente.

Algumas empresas e marketplaces já oferecem o serviço de Fulfillment que, integrado ao ERP, facilita ainda mais o trabalho do empreendedor. São eles:

  • FBA (Fulfillment By Amazon): Oferece armazenamento e entrega para vendedores que usam a sua plataforma e entregas gratuitas para assinantes Amazon Prime; 
  • Mercado Envios Full: Serviço do Mercado Livre para usuários da plataforma que querem deixar o processo de logística por conta do marketplace;
  • B2W Fulfillment: Além da logística, ele também oferece serviço de atendimento ao cliente. 

Torne a Tecnologia uma aliada do seu Negócio

As ferramentas de tecnologias auxiliam o processo de vendas no Ecommerce, seja através da terceirização do Fulfillment ou através de um ERP de gestão para integrar o seu negócio.

O ERP automatiza o processo de gestão em etapas como:

  • Controle de estoque;
  • Emissão de notas fiscais;
  • Impressão de etiquetas;
  • Logística de entrega;
  • E muito mais!

Se você ainda não é cliente Bling, teste grátis por 30 dias todas as facilidades desse sistema e conheça os benefícios.

Clique no botão abaixo e garanta o seu teste grátis: