Saber como vender produtos digitais é, mais do que nunca, uma habilidade importante para o empreendedor nos dias de hoje. No entanto, saber como encontrar o produto digital ideal e como vendê-lo ainda é algo bem desafiador. E é exatamente sobre isso que falaremos neste artigo…  

Se você já ouviu um podcast, fez um curso online ou contratou um software, temos uma notícia para te dar: você já consumiu um produto digital. Eles já são parte integral da rotina de milhares de pessoas. E a sua popularidade cresce a cada dia. 

De acordo com uma pesquisa da Connect Soluções Digitais, o aumento desse mercado foi de 103% em 2020, com mais de 4 mil novos produtos digitais sendo inseridos diariamente nas principais plataformas de infoprodutos. 

Será que você tem o que precisa para vender produtos digitais e lucrar muito com esse segmento em ascensão? Nós podemos apostar que sim – e nos próximos tópicos te diremos exatamente como começar a atuar neste segmento. 

Mas, antes de começarmos, queremos te mostrar este vídeo em nosso canal do YouTube. Nele, Ricco de Carvalho, sócio do EnP, ensina como criar um infoproduto de maneira simples. Vem assistir: 

O que é produto digital? 

O produto digital, ou infoproduto, nada mais é do que um material disponibilizado e comercializado por meio da internet. Seu principal objetivo é instruir e informar o comprador dentro de um assunto específico.

Esse modelo de produto é cada vez mais popular entre consumidores da era digital. Alguns exemplos de infoprodutos são os conteúdos em vídeos, áudio e texto, tais como os webinários, e-books e cursos ao vivo. Falaremos mais sobre esses formatos em breve… 

Por enquanto, o que você precisa saber é que criar produtos digitais para vender também é uma forma de empreendedorismo – e muito lucrativa, por sinal. Por isso, se você tem uma área de expertise ou afinidade, quem sabe não pode monetizá-la e usá-la como um negócio? 

Os produtos digitais, como você vai ver neste artigo, são extremamente flexíveis, permitindo a abordagem dos mais variados temas. Esse tipo de produto também pode ser usado como parte de uma estratégia de marketing mais sofisticada, afinal, infoprodutos podem agregar valor à sua marca e servir como ferramenta de atração de leads

Em resumo, portanto, um produto digital serve os seguintes propósitos: 

  • Informar sobre um assunto;
  • Ensinar uma nova habilidade ao usuário; 
  • Tirar dúvidas;
  • Ajudar a resolver um problema;
  • Criar autoridade de marca;
  • Coletar leads. 

Quais são os produtos digitais mais procurados do mercado? 8 opções para te inspirar 

Antes de falarmos sobre como vender produtos digitais, que tal conhecermos alguns dos infoprodutos mais procurados do mercado? Este passo pode ser muito útil na hora de encontrar o segmento de atuação da sua marca. 

A seguir, vamos falar sobre os 8 tipos de produtos digitais mais populares do mercado atual. Confira: 

1. Webinários

Os webinários, ou webinars, nada mais são do que palestras que acontecem em um ambiente digital. Eles podem ser ao vivo ou gravados, mas o que realmente importa é que tenham um conteúdo exclusivo e realmente útil para quem o assiste. 

Por natureza, eles são mais curtos do que um curso, mas ainda assim devem trazer valor para o usuário. Esses seminários digitais podem, inclusive, servir como um resumo de um curso mais completo, trabalhando como ferramenta de divulgação. 

Os webinários são formatos muito flexíveis e podem ser realizados em diferentes plataformas, como o Zoom, o Google Meets, o YouTube ou a Twitch, por exemplo. 

Aqui vai um dado interessante de mercado: o Zoom, uma das plataformas mais utilizadas para webinários aumentou o seu lucro em 326% de 2020 para 2021. Dá para perceber todo o potencial que esse tipo de conteúdo pode ter, não concorda? 

2. Cursos online

Você sabia que, entre os anos de 2009 a 2019 – ou seja, muito antes da pandemia – o crescimento do ensino à distância foi de 378,9%? Esses dados, que foram divulgados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), servem para mostrar a força deste segmento e como ele pode ser uma ótima oportunidade para empreendedores. 

Os cursos online, assim como os webinários, podem ser gravados ou ministrados ao vivo. Uma das grandes vantagens desse modelo de aulas é a possibilidade de alcançar alunos dos mais variados lugares do Brasil e do mundo… 

Esse é um benefício ímpar para pessoas que desejam aperfeiçoar as suas habilidades em determinado tema, sem falar que é uma oportunidade ainda maior para criadores de conteúdo. 

Alguns dos nichos mais populares dentro deste segmento são os de programação para iniciantes, desenho e pintura, copywriting, culinária, exercícios físicos, dentre muitos outros. 

3. E-books

Os e-books, ou livros digitais, são conteúdos interessantes para aprofundar o conhecimento do seu público, indo além das legendas das postagens de redes sociais. Eles podem ser pagos ou oferecidos gratuitamente. Nesse último caso, os e-books podem servir como ferramenta de captação de leads, contribuindo para a estratégia de marketing da sua empresa. 

Quanto à produção, os e-books costumam ser mais baratos de se criar, afinal de contas, não envolvem processos de impressão e podem ser consumidos em quase qualquer aparelho, incluindo os e-readers, como o Kindle. 

4. Newsletters

A newsletter funciona como uma curadoria de conteúdo para o usuário, que é entregue sempre por e-mail. Funciona da seguinte maneira: o seu cliente deixa o seu e-mail em um formulário e, em troca, recebe atualizações sobre o seu produto ou marca. 

Quanto ao assunto da newsletter, podemos dizer que a sua criatividade é o limite. Se você tem uma determinada área de expertise, não tenha medo de explorá-la em uma newsletter, enviando conteúdos regularmente para seus consumidores.

Vale lembrar que este é um tipo de comunicação muito mais direta e, por isso, é importante ter atenção ao tom de voz utilizado. Escreva de forma profissional e humana, traduzindo a identidade de sua marca.

Esse é o caminho para conquistar leitores – e consumidores – fiéis. 

5. Audiobooks

Nós já falamos sobre os e-books, os livros digitais, mas saiba que existem também outros tipos de se publicar um livro: o audiobook. Como o nome pode sugerir, os audiobooks são livros narrados, ou seja, que contêm uma faixa de áudio que lê o conteúdo das páginas. 

Esse é um tipo de conteúdo que tem crescido muito, afinal de contas, cada vez menos pessoas têm tempo ou paciência para consumir grandes quantidades de conteúdo de uma só vez. 

Com um audiobook, no entanto, é possível ouvir todo um livro enquanto se faz outras atividades. Interessante, não acha? 

6. Aplicativos

Os aplicativos são programas ou softwares especialmente projetados para dispositivos móveis. Eles contêm algumas funcionalidades úteis para o usuário e podem ajudá-los a resolver problemas do dia a dia. 

Esses são infoprodutos muito interessantes, principalmente porque podem ser utilizados de forma a incentivar compras recorrentes, como é o caso das transações em jogos. Os aplicativos também podem ser monetizados por meio de anúncios, criando uma renda para seus idealizadores mesmo que seja oferecido gratuitamente. 

Esse tipo de infoproduto, no entanto, requer um pouco mais de conhecimento para ser criado, por isso, vale a pena estudar o mercado antes de fazer grandes investimentos. 

7. Softwares 

Já falamos sobre os softwares para aparelhos móveis, mas também vale a pena mencionarmos os programas que são voltados para uso mais geral. Essas são soluções bem amplas, que podem agregar muito valor à rotina dos clientes e gerar muito lucro. 

Os softwares também fazem parte de um modelo de negócio que pode ser muito sustentável a longo prazo. Nós falamos mais sobre isso neste artigo aqui: Economia da recorrência: como funciona esse modelo de negócio? 

8. Podcast

Muito parecido com os audiobooks, os podcasts também ganharam popularidade nos últimos tempos por adicionarem mais praticidade à rotina. Afinal de contas, quem não quer se informar e se divertir enquanto faz outras tarefas no dia a dia? 

De acordo com dados da AbPod, a Associação Brasileira de Podcasters, 8% dos brasileiros consome podcasts com regularidade. São milhões e milhões de pessoas que fazem parte deste segmento! 

Um bom podcast precisa informar e entreter, mas não necessariamente precisa seguir um formato pré-determinado. Isso quer dizer que o conteúdo também pode ser curto ou longo, dependendo do tema abordado. 

Aqui no Ecommerce na Prática, por exemplo, nós temos o EnPCast. Nele, apresentamos algumas informações sobre o mercado, além de entrevistas com outros empreendedores e especialistas em Ecommerce. 

Essa é uma forma que encontramos de trazermos mais conhecimento para nossos alunos, além de nos aproximarmos ainda mais do público. Quando quiser, confira os nossos últimos episódios… 

Como divulgar um produto digital? 

Agora que você já conhece alguns dos formatos mais importantes de infoprodutos, é hora de partirmos para outra importante etapa de como vender produtos digitais: a divulgação. 

No final das contas, de nada adianta escolher um bom produto, esforçar-se para criar um conteúdo de qualidade e não ter ninguém em sua audiência, não concorda? Se você já tem um público cativo, seja por meio de redes sociais ou outro canal, as coisas ficam mais fáceis…

Você pode, por exemplo, utilizar o seu perfil no Instagram para criar anúncios bem segmentados. Você também pode incluir menções ao seu infoproduto no calendário de conteúdo. Falamos mais sobre o tema neste artigo aqui: Como fazer o planejamento estratégico das redes sociais 

Se a sua empresa tem um blog, saiba que este também é um canal super importante na divulgação de infoprodutos. Você pode incluir banners e CTAs em seus artigos, chamando leitores para conhecer um pouco mais sobre a sua proposta, por exemplo. 

Além disso, o blog também é uma ótima ferramenta para construção de autoridade e pode servir como um canal de atração de novos clientes, principalmente se você foca em estratégias de tráfego orgânico, como o SEO.

Escolhendo a plataforma certa para vender produtos digitais 

Outro passo essencial no processo de como vender produtos digitais é escolher a plataforma certa. Esse é, afinal, o canal que vai hospedar todos os seus infoprodutos, permitindo a compra. 

Existem muitos tipos de plataformas projetadas especialmente para infoprodutos, sendo a Hotmart uma das mais populares atualmente. Nós aconselhamos, no entanto, que você faça uma pesquisa própria, levando em consideração os pontos fracos e fortes de cada plataforma, a fim de fazer a melhor escolha para o seu tipo de negócio.

Alguns dos elementos que precisam ser levados em consideração são as tarifas cobradas por venda, a usabilidade da plataforma e a confiabilidade desse serviço. Observe também quais são as plataformas mais usadas pelos criadores de conteúdo que você admira e comece a sua pesquisa daí. 

Vale lembrar também que é possível usar outros tipos de ferramentas para venda de produtos digitais, não só aquelas que são projetadas para este fim. Você pode, por exemplo, utilizar uma plataforma de Ecommerce tradicional para mostrar os seus produtos e fazer o envio por meio de links exclusivos, através do e-mail. 

💡 Nós fizemos um comparativo com as plataformas de Ecommerce mais populares neste artigo aqui, confira: Plataformas de Ecommerce mais populares do Brasil

Onde vender produtos digitais como afiliado? 

Até o momento nós falamos sobre como vender produtos digitais sendo o produtor, mas saiba que esta não é a única maneira de se vender infoprodutos. Você também pode ganhar dinheiro comercializando produtos digitais que foram produzidos por outras pessoas. Esse é o famoso programa de afiliados. 

O segmento de afiliados funciona da seguinte forma: um afiliado escolhe um produto ou serviço digital e foca em sua divulgação, ganhando uma comissão a cada venda, clique ou cadastro que acontece por meio de seu link exclusivo. 

Em algumas plataformas, a comissão do afiliado pode ser de até 80%

Algumas das plataformas mais utilizadas para vender produtos digitais como afiliado são a Hotmart, a Monetizze e o Eduzz. Nós temos um artigo exclusivo sobre o assunto, confira: Vender como Afiliado: Um Guia Rápido 

Dicas de como vender produtos digitais

Se você quer saber como vender produtos digitais, chegou o momento tão esperado. Nos próximos tópicos nós vamos compartilhar o passo a passo mais eficiente para encontrar ou produzir um infoproduto e lucrar muito com a sua venda… 

Veja só: 

1. Escolha um segmento de mercado 

Como você pode perceber, o mercado de infoprodutos é bastante amplo. Por isso, é importante focar em um segmento específico, ou seja, um nicho de mercado. O grande objetivo nessa fase do processo é responder às seguintes perguntas: 

  • Qual o assunto que eu mais domino ou tenho afinidade?
  • De quais profissionais eu preciso para tirar o meu projeto do papel?
  • Para quem meu produto é direcionado?
  • Quais são os maiores concorrentes que eu tenho nesse segmento?
  • Qual o tamanho do público dentro do nicho escolhido? 

Depois de responder a esses questionamentos, você vai ver como vai ficar mais fácil escolher um mercado perfeito para o seu infoproduto. 

2. Defina a sua persona 

No primeiro passo nós falamos um pouco sobre público-alvo, mas nesse segundo momento é hora de aprofundar o seu conhecimento sobre essas pessoas, criando uma persona para o seu negócio.

Uma persona nada mais é do que uma representação fictícia do que seria um cliente ideal para o seu infoproduto. E essa representação, é claro, precisa ser baseada em dados. 

Mais do que descrever uma pessoa de forma mais abrangente – como, por exemplo: mulher, na faixa dos 20 anos, trabalha com artesanato – a ideia aqui é ser bem específico. Um exemplo de persona é o seguinte: 

“Maria Eduarda, 19 anos. Faz faculdade de Design e Moda, mas trabalha com artesanato nas horas vagas. Tem um perfil no instagram onde compartilha as suas criações e está sempre em busca de novidades do mercado.”

Viu como essa é uma descrição muito mais específica? 

Uma descrição como essa é capaz de melhorar a sua comunicação e torná-la mais eficaz. Mas, afinal de contas, como encontrar a persona do seu infoproduto? Existem alguns canais muito interessantes para essa atividade: 

  • Comentários no Instagram;
  • Reviews de produto na Amazon;
  • Postagens em redes sociais;
  • Comentários em fóruns;

Neste artigo nós falamos mais sobre o assunto, veja só: 14 Ferramentas Simples Para Criar Uma Persona.  

3. Crie uma promessa 

O que o seu produto oferece ao cliente? Esse é um questionamento muito importante quando falamos de como vender produtos digitais.  Uma boa promessa precisa:

  • Resolver um problema;
  • Tocar em um desejo ou necessidade da persona;
  • Soluciona um medo. 

Quando você consegue fazer uma promessa que toca em um – ou mais de um – desses elementos, pode acreditar que a atenção do seu cliente estará completamente voltada para você. 

4. Crie uma oferta irresistível 

Depois que você decide o que você vai vender e para quem você vai vender é hora de saber como vender. E, para isso, nada mais eficiente do que criar uma oferta irresistível. Nesse quesito, saiba que também estamos falando de preço, mas não só isso…

O seu produto será vendido por uma determinada quantia, é claro. E ela é diretamente proporcional ao valor que o cliente enxerga naquela oferta. Quanto maior for o benefício do produto que você está oferecendo, maior será o preço que o cliente vai estar disposto a pagar. 

Além de suprir todas as características da promessa que falamos no tópico anterior, você também vai precisar quebrar objeções de venda. Nós falamos sobre isso neste artigo: O que é Objeção em Venda? Conheça 5 que fazem o Cliente NÃO Comprar. 

5. Anuncie nos principais canais

Por último, mas não menos importante, é essencial que você invista nos canais de divulgação certos. Para saber quais são os canais certos você precisa, antes de mais nada, entender quem é a sua persona e quais os espaços que elas mais utilizam.

Por exemplo, se seus clientes estão concentrados no WhatsApp, talvez investir em um grupo fechado seja uma boa alternativa. Por outro lado, se eles estão focados no Instagram, fazer lives é uma boa opção. 

Leia também: Canais de vendas digitais: conheça as melhores opções

Conheça a Jornada Negócios Digitais!

Neste artigo nós falamos sobre como vender produtos digitais, desde o planejamento até a divulgação do produto final. Mas, é claro, um artigo só é pouco para aprofundar todas as nuances e particularidades que este mercado tem a oferecer… 

É por isso que criamos a Jornada Negócios Digitais. Nesse curso, Ricco de Carvalho, sócio do Ecommerce na Prática e empreendedor com mais de 18 anos de carreira, explica com detalhes o passo a passo para criar um produto digital de sucesso

Durante as aulas, ele ensina processos como: 

  • Os principais tipos de produtos digitais e como monetizá-los;
  • Definição de público-alvo;
  • Criação de mapa de empatia
  • Como criar uma oferta irresistível; 
  • Como quebrar objeções de clientes;
  • E muito mais! 

A jornada está disponível na escola Ecommerce na Prática! Nela, você pode estudar sempre que quiser, de onde estiver. São centenas de conteúdos exclusivos para empreendedores! 

Para assinar agora, clique aqui