Você já ouviu falar sobre a economia da recorrência? Este é um modelo de negócios bastante comum para empresas que vendem produtos digitais e vem revolucionando o mercado já há algum tempo. 

Em termos práticos, a economia da recorrência pode ser tratada como um serviço por assinatura. 

Mesmo que você não faça ideia do que se trata este modelo de negócios, podemos apostar que já utilizou algum serviço que se encaixa nesta categoria. Afinal de contas, 78% dos adultos de todo o mundo contam com algum tipo de serviço de assinatura, de acordo com um estudo da Zuora. 

Neste artigo nós vamos explicar o que é a economia da recorrência e como ela se fortaleceu nos últimos anos.

Além disso, falaremos sobre as empresas que mais se destacam neste segmento e ainda mostraremos como você pode implementar o modelo no seu Ecommerce.

Ufa, bastante coisa, não é mesmo? Então, sem mais delongas… vamos ao conteúdo! 

O que é economia da recorrência?

A economia da recorrência é um termo usado para definir o modelo de negócio de empresas que oferecem os seus serviços de maneira recorrente, isto é,por meio de assinaturas mensais, trimestrais ou semestrais. 

Este não é um modelo de negócios exatamente novo. Na verdade, ele vem se desenvolvendo há alguns anos. Mas, hoje, podemos observar a sua presença em grandes companhias do mercado. 

De acordo com especialistas, isso deve-se a uma mudança de paradigmas entre os consumidores. Cada vez mais as pessoas valorizam o uso dos produtos, sem atrelar esse uso à necessidade de comprar o item. 

Isso quer dizer que, se os consumidores têm acesso a um produto por meio de um serviço de assinatura, dificilmente eles irão investir em sua compra. Por exemplo, quantas músicas você já ouviu por meio do streaming sem comprar o CD? Podemos apostar que muitas… mas falaremos mais sobre isso daqui a alguns tópicos.

Por enquanto, queremos lembrar que essa realidade também se traduz em dados de mercado…

De acordo com o Subscription Economy Index 2021, publicado pela Zuora, negócios relacionados à economia da recorrência crescem 6 vezes mais rápido que a média de mercado. E esta é uma tendência que tem se repetido nos últimos 9 anos. 

A economia da recorrência é muito utilizada por empresas que oferecem produtos e serviços digitais, mas esta não é uma regra. Na prática, companhias que oferecem produtos físicos também podem usufruir dos benefícios da economia da recorrência

Mas, e que benefícios são esses? Vamos falar sobre eles agora…

Quais as vantagens da economia da recorrência como modelo de negócio? 

Já que vamos falar sobre as vantagens da economia da recorrência, é preciso lembrar que este é um modelo vantajoso tanto para a empresa, quanto para os consumidores. Não à toa ele tornou-se tão popular, não é mesmo? 

Nesse sentido, vamos separar esta seção do artigo em duas partes, primeiro falando sobre as vantagens para você, que tem um negócio. E, depois, falaremos sobre as vantagens deste modelo para os consumidores. Vamos lá!

Vantagens para a empresa

Ainda de acordo com o estudo da Zuora, os serviços de assinatura aumentam a conexão entre uma marca e seus clientes. 

De acordo com os dados da pesquisa, 64% dos entrevistados alegaram que sentem-se mais próximos e conectados às empresas que fornecem serviços por assinatura, em comparação com aqueles empreendimentos que oferecem apenas compras unitárias. 

Outra grande vantagem para empresas que adotam este modelo está na previsibilidade de receita. As assinaturas são, no fim das contas, clientes recorrentes, que pagam dentro de períodos previamente determinados. 

Isso ajuda a sua empresa a ganhar uma grande previsibilidade de fluxo de caixa, o que pode ser útil no planejamento de investimentos mais robustos. 

Por último, mas não menos importante, empresas que utilizam o modelo de assinatura também experimentam uma redução de custos para atrair novos clientes. Isso acontece porque, com uma base de assinantes bem estabelecida, você é capaz de expandir o seu negócio com menos esforço. 

Então, para resumir, essas são as vantagens da economia de recorrência para empresas: 

  • Mais conexão com os consumidores;
  • Maior previsibilidade de fluxo de caixa;
  • Custos reduzidos para alcance de novos clientes. 

Vantagens para o consumidor

Este modelo não é bem-sucedido por acaso. Ele também oferece grandes benefícios para os clientes. E uma das maiores vantagens é poder pagar exatamente pelo que usa

De acordo com o estudo da Zuora, 72% dos entrevistados afirmam que prefeririam pagar uma taxa proporcional ao uso de serviços, em vez de pagar apenas uma taxa fixa. E o serviço de assinatura proporciona exatamente isso! 

Além disso, para muitos dos entrevistados (42%), a conveniência de serviços do tipo está entre as principais razões para o seu uso. Logo em seguida vem a economia de custos (35%) e a variedade (38%).

Sendo assim, resumidamente, estes são os benefícios da economia de recorrência para os consumidores: 

  • Flexibilidade na taxa de pagamento por serviços de uso contínuo; 
  • Conveniência;
  • Economia de custos, em comparação com a compra de produtos ou serviços;
  • Variedade de produtos.

Exemplos de empresas que funcionam com base na economia da recorrência

Para te ajudar a entender a economia da recorrência na prática, trouxemos algumas das empresas que mais se destacam neste segmento. Veja agora: 

Sem Parar

O Sem Parar é um serviço de identificação de carros, motos e caminhões, que permite a passagem automática em pedágios e estacionamentos. 

O sistema, desenvolvido para o mercado brasileiro, funciona com radiofrequência e permite que a cobrança seja enviada para a conta do usuário, adicionando mais praticidade ao seu dia a dia.

O serviço é contratado por meio de uma mensalidade, que é adicionada à cobrança todos os meses. Dessa forma, o assinante paga pelo serviço diretamente à empresa. Simples e fácil. 

Netflix

É impossível falar de serviços de assinatura sem mencionar a Netflix, não é mesmo? A gigante do ramo de entretenimento foi uma das pioneiras nesse mercado, alimentando essa tendência ainda na década de 1990.

A empresa nasceu como uma locadora de filmes tradicional, mas, aos poucos, foi desenvolvendo um modelo de mercado mais voltado para a assinatura de títulos físicos. E tudo isso antes mesmo do streaming ser como conhecemos hoje!

Hoje, esta é uma gigante do mercado do entretenimento e até mesmo produz alguns dos seus próprios títulos. 

Nuvemshop

Como especialistas em Ecommerce, não poderíamos deixar de mencionar a Nuvemshop como um expoente do mercado de Software as a Service, ou SaaS. 

A plataforma de Ecommerce também funciona como um serviço de assinatura, oferecendo a empresários de todos os portes uma alternativa para começarem a vender na internet sem grandes dores de cabeça.

A plataforma conta com planos para diferentes tipos de necessidades, colocando à disposição dos seus clientes um grande ecossistema de empresas parceiras, que ajudam negócios a operarem no digital com mais facilidade. 

Uma das estratégias utilizada pela empresa para conseguir novos assinantes é oferecer um período de testes gratuito, que dura 30 dias. Se você quiser conhecer mais sobre a plataforma da Nuvemshop e ainda garantir um desconto de 25% na primeira mensalidade de qualquer plano, basta acessar este link

Spotify

O Spotify é um serviço de streaming de música sueco, lançado oficialmente em 2008. Ele oferece um plano gratuito, com a veiculação de anúncios entre faixas e algumas limitações de uso da plataforma. 

Além disso, a plataforma também disponibiliza uma série de planos, desde os mais baratos, que comportam apenas uma pessoa, até os mais caros, que servem uma família inteira. A empresa também utiliza a estratégia de oferecer um mês de assinatura gratuita para atrair novos assinantes. 

Smart Fit

E, para provar que nem toda empresa da economia de recorrência precisa ter um produto digital, temos a Smart Fit! 

Essa, que é a maior rede de academias da América Latina. Ela oferece um método de pagamentos recorrentes para seus assinantes. E, em troca, os usuários podem utilizar as dependências da academia, fazer suas aulas e aproveitar demais benefícios. 

Passo a passo para adotar a economia da recorrência no seu Ecommerce

Depois de entender o que é, de fato, a economia da recorrência e quais os seus benefícios para o negócio, você pode estar se perguntando como aplicar este modelo de negócio em sua empresa.

Afinal, qualquer empreendimento pode implementar o modelo de assinaturas? Quais os cuidados que se deve ter antes de se aventurar por este caminho? A seguir, listamos alguns dos passos que julgamos mais importantes nessa jornada. Confira: 

1 - Analise o seu mercado e posicionamento de marca

É seguro dizer que quase toda empresa tem potencial para implementar este modelo de negócio. Isso acontece porque, como os dados mostram, a perspectiva dos consumidores mudou muito nos últimos anos. 

Cada vez mais pessoas optam por usufruir de um serviço ou produto, sem necessariamente fazer uma grande compra. Na prática, o serviço de assinatura representa uma economia para essas pessoas. 

Por isso, cabe a você, empreendedor, entender como o seu produto pode suprir uma necessidade de mercado. Pergunte-se qual a relevância do produto que você oferece e, ainda mais importante, qual é a persona – deste serviço. 

2 - Foque na precificação adequada do produto

Uma vez que você determina o seu produto, digital ou não, que servirá como chamariz para um serviço de assinatura, você precisa entender quanto cobrar por este item.

Essa é uma etapa essencial, uma vez que impacta diretamente o seu fluxo de caixa e representa o quanto cada cliente trará de lucro para o seu negócio. Nesse caso, vale a pena fazer um estudo de concorrência para entender qual a média de preço cobrado. 

Lembre-se: um preço muito alto pode frustrar o seu cliente, enquanto um preço muito baixo pode tornar difícil a sobrevivência do seu negócio. 

3 - Não diminua os esforços relacionados ao Marketing

Nós falamos sobre como a aquisição de novos clientes é mais barata dentro do modelo de serviços por assinatura e, por isso, a sua empresa deve tirar proveito dessa realidade. 

Um erro muito comum dentro de empresas que focam na assinatura como modelo de negócio principal, é não pensar em estratégias para escalar o número de assinantes mês a mês. 

Na prática, o seu cliente pode cancelar a assinatura a qualquer momento. Isso quer dizer que, para manter-se saudável financeiramente, a sua empresa precisa trazer novos clientes sempre. 

Invista, portanto, em campanhas de marketing e ativação de clientes. Crie muito conteúdo para as redes sociais e construa um blog. Criar autoridade de marca é uma das melhores maneiras de atrair novos clientes. 

Neste artigo falamos sobre como utilizar o Funil de Marketing a favor da sua empresa, leia: Funil de Marketing: o que é e quais são as etapas? 

4 - Invista em uma área de Customer Success (ou Sucesso do Cliente)

Ao contrário das empresas de compra única, o ciclo de vida de um cliente dentro do modelo de assinaturas pode ser infinito. Desde que você saiba como criar uma estratégia de Sucesso do Cliente. 

Esse é um conjunto de boas práticas que ajudam o consumidor a ter a melhor experiência possível ao comprar em sua empresa, trabalhando a sua satisfação. Sendo assim, ter um time dedicado ao atendimento das demandas pós-venda é essencial para reter os clientes e garantir que eles continuarão sendo seus assinantes. 

Isso pode se refletir, por exemplo, em um SAC efetivo, que tenha uma comunicação empática e cordial. Ou, em uma entrega eficiente, sem atrasos. Ah, vale lembrar que, se estamos falando de produtos físicos, vale prestar uma atenção extra à logística reversa

Quer criar um produto digital e lucrar muito com a economia da recorrência? Conheça o curso Negócios Digitais

Como você pode perceber, a economia da recorrência é um modelo de negócios com muito potencial para lucro, independentemente da área de atuação da sua empresa. 

Apesar disso, podemos observar uma grande tendência de adesão a este modelo por parte de empresas que possuem produtos digitais. Isso acontece porque, no geral, eles são mais fáceis de gerenciar e vender, demandando um investimento inicial menor. 

Você já pensou que a sua empresa também pode vender um produto digital? 

Se essa pergunta colocou uma pulga atrás da sua orelha, é hora de começar a agir. E nós estamos aqui para te ajudar com isso.

No curso Negócios Digitais, disponível na assinatura Ecommerce na Prática, você tem acesso ao passo a passo para encontrar e escalar um produto digital na sua empresa. As aulas são ministradas por Ricco de Carvalho, especialista em Negócios Digitais do EnP. 

Para começar, clique aqui: