Como vender na Shein é a dúvida que está pairando na mente de diversos empreendedores nos últimos meses. Afinal de contas, a plataforma está de portas abertas para vendedores brasileiros e todos querem saber como aproveitar essa oportunidade. Neste artigo te contamos como!

A Shein tem conquistado consumidores de diversos países e, aqui no Brasil, o cenário não poderia ser diferente. As pessoas estão cada vez mais encantadas com os produtos e promoções oferecidas no marketplace. 

Esse movimento, contudo, atraiu os olhares não só dos compradores, mas também dos empresários. Isso porque a Shein vende produtos de fabricação própria e também de parceiros…

Ou seja, uma oportunidade de ouro para empreendedores que querem lucrar em um poderoso canal de vendas como a Shein.

Se este é o seu caso, fique atento! Ao longo deste artigo nós vamos explicar como vender na Shein, quais são as vantagens de fazer isso, qual o valor da comissão e muito mais.   

Ah, aproveite para assistir abaixo o vídeo em que Ana Clara Magalhães, especialista em marketing e redes sociais, fala tudo sobre como vender na Shein:

O que é a Shein?

A Shein é uma varejista asiática fundada em 2008 pelo empresário chinês Chris Xu. Ela é considerada a maior empresa de fast-fashion do mundo e está presente em mais de 220 países. 

Ao todo, a Shein possui mais de 74,7 milhões de compradores ativos, sendo 13,7 milhões apenas dos EUA. Aqui no país, a varejista tem feito bastante sucesso entre os consumidores…

Só no Brasil, a Shein faturou R$ 8 bilhões em 2022, de acordo com estimativa da BTG Pactual. Esse número é cerca de 300% acima do resultado do ano anterior.

Em seu site oficial, estão as categorias de Moda, Utensílios Domésticos, Decoração e Pet. 

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

Como funciona a Shein?

A Shein funciona como a maioria dos marketplaces em que lojistas podem vender seus produtos em troca de uma pequena comissão em cima de cada venda realizada

Na prática, a Shein funciona como um grande “shopping virtual” onde os consumidores têm acesso a diversas opções de lojas para encontrar as mercadorias que desejam... 

E os vendedores, por sua vez, ficam responsáveis pela seleção e cadastro dos itens, com fotos e descrições, além do atendimento e outras funções.    

Quem pode vender na Shein?

Podem vender na Shein tanto as pessoas físicas quanto as jurídicas. Contudo, existem alguns pontos que você deve ter em mente antes de começar o seu cadastro…

O primeiro deles é que só podem comercializar produtos os sellers que estão alinhados com os segmentos de mercado da plataforma. Como dito anteriormente, são os de Moda, Utensílios Domésticos, Decoração e Pet.

O segundo fator é que a Shein analisa o faturamento da loja. Por lidar com alta demanda, a Shein seleciona lojistas que já têm um faturamento razoável. 

Por último, mas não menos importante, o terceiro requisito para vender na Shein é a quantidade de produtos. Como o marketplace possui uma forte audiência, é preciso que o lojista conte com um bom estoque de produtos para suprir a demanda da plataforma.

Isso não significa que você deve ter uma camisa de cada tamanho ou cor. Pelo contrário, vai ser preciso uma boa quantidade de cada item e suas respectivas variações. 

Ou seja, você vai precisar focar mais em quantidade, não variedade, combinado?

Quais são as taxas de vendas na Shein?

Os novos vendedores possuem uma isenção de 90 dias de cobrança de taxa. Depois desse período, a Shein cobra uma comissão de 10% por cada venda efetuada dentro da loja. 

Lembrando que essa comissão é cobrada em cima do preço da mercadoria, descontando o preço de cupons oferecidos pela plataforma e demais ofertas que possam ser aplicadas. 

O que vender na Shein?

Como mencionamos anteriormente, na Shein é possível comercializar produtos dos seguintes segmentos: 

  • Moda;
  • Utensílios domésticos;
  • Decoração;
  • Pet.

No geral, vale a pena ter em mente que a Shein é uma opção interessante para quem procura vender itens modernos e acessíveis, com uma ampla variedade de tamanhos – no caso de roupas, por exemplo – e um bom serviço ao cliente.

Quais são as vantagens de vender na Shein?

Depois de entender o que é a Shein e como ela funciona, podemos conhecer quais são os benefícios que os vendedores podem ter ao comercializar seus produtos na plataforma. Você já tem algum em mente? 

Confira a lista de vantagens a seguir:

1. Período inicial sem cobrança de taxa

Como dito anteriormente, a Shein não cobra comissão durante os três primeiros meses do vendedor na plataforma. Querendo ou não, essa iniciativa é interessante não só para atrair novos sellers, mas também para ajudá-los a começar seus negócios no marketplace

Isso porque todo empreendedor conhece bem as dificuldades de criar e validar um novo negócio online, independentemente do canal de venda em que atua, não é mesmo?

2. Campanhas exclusivas

Dentro da plataforma você consegue promover campanhas exclusivas para impulsionar os seus resultados. É como se fosse um espaço premium onde é possível aumentar as visitas e impulsionar as vendas da sua loja por meio dessas campanhas.  

É um recurso semelhante às ferramentas de criação e impulsionamento de anúncios presentes em outras plataformas, como Mercado Livre Ads, por exemplo. 

3. Maior visibilidade

A Shein é um dos maiores marketplaces do mundo, pessoas de diversos países visitam a plataforma para comprar produtos. E, como a companhia tem crescido consideravelmente aqui no Brasil, seus vendedores acabam conseguindo mais visibilidade para seus itens. 

Também é possível impulsionar anúncios de produtos dentro da plataforma, como mencionamos no tópico anterior. É uma excelente oportunidade para mais consumidores conhecerem a sua loja e os seus produtos. 

4. Cupons de desconto

Todo consumidor ama um cupom de desconto e a Shein está atenta a isso. E a plataforma permite que os vendedores ofereçam cupons de desconto exclusivos para seus clientes

Na prática, isso chama a atenção dos compradores e ajuda de alguma forma o lojista a manter o bom movimento de seu estoque. Interessante, não é mesmo?

5. Ciclo de pagamento ágil

Quando o assunto é como vender na Shein, outra vantagem que podemos citar é que o pagamento dos lojistas é feito semanalmente, o que ajuda bastante o giro de capital do negócio. 

Um ponto interessante é que eles podem oferecer aos clientes formas de pagamento como: PIX, boleto bancário, cartões de débito e crédito – este com parcelamento de até 6x sem juros. 

6. Atendimento exclusivo para sellers

A Shein disponibiliza uma equipe de Gerentes de Relacionamento exclusiva para os vendedores. Isso é importante porque algumas dúvidas podem surgir não só no início da operação da plataforma, mas durante todo o desenvolvimento do negócio por lá. 

Por isso, caso você tenha alguma dúvida ao longo do processo, fique tranquilo. É totalmente possível entrar em contato com o time responsável e esclarecer o que for necessário. 

Como vender na Shein? Passo a passo

Bom, agora que você já possui um bom conhecimento sobre a companhia, chegou o momento de aprender como começar a comercializar os seus produtos na plataforma. 

Para isso, criamos um passo a passo completo sobre como vender na Shein. Confira a seguir:

1. Acesse a página “Venda na Shein”

como vender na shein

A página “Venda na Shein” apresenta todas as informações necessárias para quem deseja começar a vender no marketplace. Valores de comissão, vantagens de ser um parceiro, formulário de cadastro, etc. 

Vale ressaltar apenas que antes esses dados eram disponibilizados em uma seção do site chamada “Vendedores locais”, que também mostra informações relevantes para os interessados em vender na plataforma. 

Portanto, sugerimos que você visite ambas as páginas para se manter informado, mas permaneça na primeira para entender, de fato, como vender na Shein, combinado? 

Vamos continuar o passo a passo…

2. Faça o seu cadastro

A Shein disponibiliza uma área de pré-cadastro chamada Portal de Cadastro de Vendedores. Nela, você já vai começar escolhendo entre duas opções de natureza: pessoa física ou jurídica. 

Depois, vai seguir normalmente completando os campos do formulário conforme solicitado. Falando do cadastro de empresas, você vai precisar informar dados como:

  • 1. Licença comercial; 
  • 2. Identidade do representante; 
  • 3. CNPJ; 
  • 4. Nome da empresa e outras informações de contato e identificação (como nome da empresa, nome do representante, país, etc). 
como vender na shein

No caso do cadastro de pessoa física, as informações são basicamente as mesmas, retirando apenas as que dizem respeito às empresas, como mostra a imagem abaixo:

como vender na shein

3. Envie os documentos solicitados

Assim que você acessa o Portal de Cadastro de Vendedores, uma mensagem surge na tela informando que você precisa enviar alguns documentos para concluir corretamente o cadastro de vendedor

Esses documentos nada mais são do que os solicitados na seção anterior, como a licença comercial e as fotos da identidade do proprietário, além de fotos da loja… 

Neste caso, são imagens das seguintes áreas: fachada, escritório depósito, sala de costura, área para passagem de ferro e embalagem, sala de amostragem, cartão de visita e fachada da empresa.

como vender na shein

4. Aguarde o retorno da plataforma

Depois de cumprir as etapas anteriores, do pré-cadastro, você vai precisar aguardar pela aprovação por parte da plataforma

Isso nos leva para outro assunto importante: ao contrário de outros marketplaces, a Shein é um pouco mais criteriosa na hora de aceitar sellers por lá. Mas vamos falar mais sobre isso ainda neste artigo… Continue a leitura!

5. Cadastre seus produtos

Por fim, após a aprovação do seu cadastro como vendedor, você estará liberado para começar a cadastrar os seus produtos na plataforma

Lembre-se que toda atenção é pouca nesta etapa, pois é nela que você deve preencher todas as informações sobre os seus itens, usando boas imagens, criando descrições super completas e títulos atraentes.

Quando vender na Shein é uma boa opção? 

O momento certo para a vender na Shein depende de vários fatores e dos objetivos que você tem para o seu negócio. 

O primeiro aspecto que você deve considerar é a demanda pelo seu produto. Antes de iniciar suas vendas na Shein, é essencial fazer uma pesquisa de mercado para entender se o seu produto é procurado pelos consumidores na plataforma e como é a concorrência nesse sentido. 

Outro ponto é entender se a sua empresa atende aos requisitos da Shein. A plataforma possui suas próprias políticas e requisitos para os vendedores, como prazos de envio, qualidade dos produtos e atendimento ao cliente…

Certifique-se de que você pode cumprir o solicitado antes de começar a vender. Isso garantirá que você possa fornecer uma experiência positiva aos consumidores e evitar problemas futuros.

Tenha sucesso vendendo na Shein!

Sabemos que existem diversos desafios para quem quer começar um negócio online, seja em marketplaces, lojas virtuais, ou outro canal. 

Se você gostou deste artigo sobre como vender na Shein e decidiu comercializar seus produtos por lá, temos uma boa notícia… nós podemos te ajudar nisso!

Nós criamos a aula gratuita Ecommerce do Zero

Nela, você vai aprender tudo que há por trás de um negócio digital milionário e como dar os seus primeiros passos para chegar nesse patamar de lucratividade.

Essa é uma aula exclusiva, ministrada por Bruno de Oliveira, fundador de um negócio milionário: o Ecommerce na Prática…

Para se inscrever e assistir agora, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que é a Shein?

A Shein é uma varejista asiática fundada em 2008 por Chris Xu. Ela é considerada a maior empresa de fast-fashion do mundo e está presente em mais de 220 países.

Quanto custa vender na Shein?

Os novos vendedores possuem uma isenção de 90 dias de cobrança de taxa. Depois desse período, a Shein cobra uma comissão de 10% por cada venda efetuada dentro da loja.

O que vender na Shein?

Na Shein é possível comercializar produtos dos seguintes segmentos: Moda, Utensílios domésticos, Decoração e Pet.

Quais são as vantagens de vender na Shein?

As vantagens de vender na Shein são: período inicial sem cobrança de taxa, campanhas exclusivas, maior visibilidade, cupons de desconto, ciclo de pagamento ágil e atendimento exclusivo para sellers.

Como vender na Shein?

O primeiro passo para vender na Shein é acessar a página "Venda na Shein". Depois, é preciso fazer o cadastro, enviar os documentos solicitados e aguardar a aprovação da plataforma.