A Magazine Luiza começou a explorar, desde o ano passado, novas categorias de atuação para ampliar seu mercado. Com foco nisso, a empresa já adquiriu a Netshoes (2019) e, este ano, comprou a Estante Virtual - marketplace de livros novos e usados. Por trás dessas aquisições, podemos observar algumas estratégia inteligente não só para alcançar o objetivo, mas para neutralizar concorrentes e conquistar expertise de mercado...

E, ao analisá-las, entendemos que não são apenas grandes empresas como a Magazine Luiza que podem usar a estratégia de aquisição com o mesmo propósito. Mesmo o pequeno e médio empreendedor pode fazer isso...

Neste artigo, vou te mostrar exatamente quais foram os principais benefícios da Magazine Luiza e como você pode conseguir isso na sua empresa.

Para você entender melhor, o Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, também fez uma análise sobre a importância da estratégia de dominação da Magalu e o que isso representa para empreendedores. Veja:

Breve Resumo da Aquisição

Durante algum tempo, alguns players ganharam espaço no mercado de livros, alavancaram as vendas e tiveram bastante visibilidade. Entretanto, não conseguiram manter a lucratividade do negócio e tudo começou a desandar… 

A verdade é que, nos últimos anos, tanto livrarias quanto editoras passaram por dificuldades de crescimento no país. Além das mudanças no consumo de livros - o embate entre livros físicos e digitais -, a Amazon chegou no Brasil e os lojistas dessa área sentiram o impacto da gigante internacional.

Um desses players que sentiram o impacto foi a Estante Virtual, que estava sob o cuidado da Livraria Cultura. No entanto, por estar passando por dificuldades financeiras, a empresa decidiu vender o marketplace...

Nesse contexto e vendo a oportunidade de compra, a Magazine Luiza adquiriu a Estante Virtual. 

E, por trás dessa aquisição, há estratégias de negócios inteligentes da parte da Magazine Luiza, que já estava investindo no segmento de livros anteriormente e precisava de expertise para crescer. 

A partir disso, separei as 3 partes mais importantes dessa estratégia...

3 Estratégias de Crescimento da Magazine Luiza

1- Ampliação de Mercado

Ampliação de Mercado

No ano passado, a Magazine Luiza resolveu investir em um novo segmento de mercado vendendo na categoria de livros. Mas, até então, a empresa não tinha grande volume de vendas nessa nova área. 

Em busca de expandir a categoria de livros, como dito antes, a Magazine Luiza adquiriu a Estante Virtual.

Para fechar o negócio, a Magalu analisou o valor real da Estante Virtual em 42 milhões de reais, descontou o valor de 11 milhões em dívidas da empresa e fechou a compra no valor de 32 milhões de reais.

Mas por que ela investiu esse dinheiro em uma nova empresa, em vez de investir para melhorar a operação da própria Magazine Luiza?

Porque cliente custa caro e, ao contrário da Estante Virtual, a Magalu não possui a expertise de venda nesse segmento do livro.

Como o marketplace já tem uma boa base de clientes e dados relevantes para poder alavancar essa categoria, é mais vantajoso para a Magalu comprar algo com tudo pronto do que começar do zero. 

Ou seja: dentro dessa aquisição, a marca já tinha observado que, ao adquirir a Estante Virtual, com um valor relativamente baixo para a realidade dela, poderia ser uma forma de ampliar as vendas dessa categoria com um negócio já estruturado.  

Portanto, comprar a Estante Virtual foi uma ótima sacada para poupar o trabalho de construção de uma nova plataforma, para adquirir expertise e para evitar erros, além de diminuir os custos que teria com essa ação. 

Talvez, no seu negócio, hoje a realidade não seja de comprar uma outra empresa por 32 milhões, mas você pode propor formas de sociedade ou mesmo buscar uma empresa com valor de mercado menor e que possa te trazer benefícios. 

2- Proteção contra a expansão da Amazon no Brasil 

Proteção contra a expansão da Amazon no Brasil

Outra estratégia que podemos observar por trás dessa aquisição tem a ver com o tamanho de uma possível concorrente direta. 

Pensando nisso, a Magazine Luiza está criando iniciativas importantes para tentar se proteger da expansão da Amazon no Brasil. 

A Amazon é uma grande referência no mundo inteiro. Caso a empresa decida investir pesado na expansão em território brasileiro, a Magalu tem que se movimentar. 

Ainda mais agora que a Magazine Luiza começou a investir no mercado de Livros e a Amazon já comercializa esse tipo de produto no Brasil. 

Ou seja, fica difícil bater de frente com uma estrutura básica… 

Por isso, a aquisição da Estante Virtual foi um estratégia de proteção, além de fortalecer essa categoria dentro da própria empresa.

É também uma estratégia para tentar concorrer ou, no mínimo, incomodar a Amazon nesse segmento. 

3- Aumento do número de Vendedores 

Aumento do número de Vendedores

Um dos objetivos da Magalu era o aumento do número de vendedores da empresa. 

Hoje, o site da Magazine Luiza tem em torno de 13 mil vendedores atuando, enquanto a Estante Virtual tem 6 mil vendedores cadastrados dentro do marketplace. 

Ou seja, com a aquisição da Estante Virtual, a Magazine Luiza consegue aumentar o número de 13 mil para mais quase 20 mil vendedores no site com um custo de mais ou menos 31 milhões de reais. 

Isso porque não estou levando em consideração a estrutura já pronta, a base de clientes, entre outras coisas que são bem positivas para o crescimento da marca. 

Agora deve está passando na sua mente…

O que posso tirar dessa história sendo pequeno ou médio empreendedor? 

Você pode ir muito mais além do que pensa… 

Como você pode fazer uma Aquisição como essa

É comum que pequenos e médios empreendedores pensem que aquisições, fusões de negócios e grandes negociações - como a da Magazine Luiza com a Estante Virtual - só podem ser feitas por marcas gigantes como essa.

Isso não é verdade.

Hoje, independentemente se você está vendendo 400 mil, 500 mil ou 1 milhão de reais por mês, pode querer ampliar a categoria com a qual trabalha ou mesmo atuar em uma nova vertical…

Neste cenário, às vezes é mais vantajoso adquirir um negócio que já tem expertise na categoria na qual quer entrar e já tem certo faturamento.

Por quê? 

Porque você conseguiria toda a base de clientes desta empresa (e clientes é um bem valioso), expertise operacional e estrutura já pronta, da mesma forma que a Magazine Luiza fez com a Estante Virtual.

Essa aquisição, claro, depende da sua realidade e da empresa que planeja comprar. Não vale a pena se envolver em dívidas para isso… faça apenas o que cabe em seu orçamento e o que é interessante do ponto de vista do retorno que terá com a aquisição.

Vale destacar também que nem sempre essas fusões ou aquisições envolvem um custo…

Você pode simplesmente abrir mão de um percentual de cotas da sua empresa para incorporar um novo negócio. 

Para isso, é importante que você venda a ideia para o dono desse negócio. Mostre que ele vai fazer parte de algo muito maior e apresente o propósito, a missão, os valores que envolvem tudo isso e como podem crescer juntos.

Esse é o principal insight que você pode tirar das aquisições que a Magazine Luiza tem feito! 

Espero que, com essa análise, você tenha entendido que você também pode fazer boas aquisições para ampliar o seu negócio...

Leve o seu negócio para outro patamar com o Ecommerce na Prática!

Muitas pessoas querem criar um Ecommerce de sucesso, mas têm dificuldade em encontrar um caminho claro para seguir, ficam travadas e andando em círculos nessa jornada…

O Ecommerce na Prática vai te revelar como usar a chave mestra para criar um negócio milionário. Você aprenderá o passo a passo para começar seu Ecommerce do Zero, indo da criação até a escala.

A partir dessa revelação, você terá em mãos um verdadeiro mapa para mudar sua vida e alcançar seus maiores objetivos.

Conheça a assinatura Ecommerce na Prática e tenha acesso a:

  • Cursos completos com metodologias exclusivas para alavancar seu negócio, como tráfego para Ecommerce, Growth, marketing de influência;
  • Masterclass com especialistas renomados do mercado ensinando como fazer parcerias com influencers, licenciamento de marcas, planejamento estratégico;
  • Jornadas focadas em assuntos complexos como finanças, gatilhos mentais, negócios digitais, tudo destrinchados passo a passo;
  • Análises de Negócios feitas pelos consultores oficiais do Ecommerce na Prática em lojas virtuais dos mais variados tipos.

Assine o Ecommerce na Prática e aprenda TUDO o que precisa para o sucesso do seu negócio num só lugar!