Se você não vende em marketplace, está ignorando um canal milionário de vendas.  É só olhar os números: dos 50 bilhões de reais que o Ecommerce faturou ano passado, mais de 80% está concentrado nos marketplaces. 

Portanto, se você pretende vender online - ou até já vende, mas sente que pode ganhar mais -, talvez seja a hora de olhar para estas plataformas.

Marketplaces por que vender

Não resta nenhuma dúvida de que, hoje, não basta ter apenas uma loja virtual. Não basta vender só no Instagram. Não basta apostar só em um canal de vendas.

O maior movimento do Ecommerce se concentra nos marketplaces. E, se você não está presente neles da forma correta, está perdendo muito dinheiro.

Nesse artigo, vou te mostrar por que vender em marketplaces e a grande oportunidade deste mercado. 

No vídeo abaixo, mostro, inclusive, como é possível faturar mais de 100 mil em vendas em cada um deles!

O que é marketplace?

Marketplace é como um shopping gigante na internet. que já conta com alto volume de tráfego e clientes fiéis. Há alguns anos, diversas marcas que vendiam produtos próprios acabaram se tornando marketplaces, abrindo as portas para outros vendedores.

Esse movimento se tornou tão interessante que, hoje, você pode vender na Americanas.com, Magazine Luiza, Ponto Frio, Submarino, Casas Bahia e até na Leroy Merlin. 

Essas são marcas gigantescas que funcionam como a casa para outras marcas menores. No final das contas, é o nome das marcas gigantes que atrai os compradores, mas os produtos vendidos são todos dessas marcas menores. Deu para entender?

Em troca disso, os lojistas pagam uma pequena comissão ao marketplace. Mas é um valor bastante justo, considerando todo o trabalho de anúncio e atração de tráfego que eles precisam fazer para trazer mais clientes para dentro do shopping.

E isso tudo significa o que? Significa que eles estão gastando bilhões de reais por você, lojista. 

Sim, eles investem bilhões em busca de tráfego, enquanto você aproveita para vender.

Mas esta é apenas uma das vantagens se vender em marketplaces…

Deixa eu te mostrar as outras:

As vantagens de Vender em Marketplace

Aumentar as Vendas

Marketplaces receita

Divulgando seus produtos nos maiores marketplaces do Brasil, não há dúvidas de que suas vendas aumentarão exponencialmente, pois o grosso da clientela utiliza os marketplaces para comprar novos produtos.

Se você está procurando uma nova bicicleta, por exemplo. Você pesquisa em uma única loja virtual ou vai em um marketplace, onde estão reunidas diversas lojas virtuais? 

Por isso a vantagem de se vender nos marketplaces. O tráfego de clientes é inúmeras vezes superior ao das lojas individuais.

Novos Clientes

Além de vender mais, você também divulga sua marca para mais consumidores, conquistando mais clientes para seu Ecommerce.

Uma pessoa que foi ao Mercado Livre em busca de uma camisa de repente se deparou com a que você está vendendo, mesmo quando a sua intenção primária era de comprar um produto diferente.

Baixo Investimento

Valor baixo Marketplaces

Como já falei antes, os marketplaces cobram apenas uma pequena comissão por item vendido. Logo, o custo de se vender neles é extremamente baixo.

É um via de mão dupla. Enquanto você utiliza a grande vitrine que os marketplaces dispõem, eles ganham tráfego de rede e ainda faturam uma pequena parcela por item vendido.

Boa infraestrutura

Os grandes marketplaces já têm seu nome forte no mercado, por isso possuem um sistema operacional que não deixa o consumidor na mão. Você não vai ter dor de cabeça em relação a possíveis quedas do sistema ou congestionamento da rede quando vender neles.

Imagina que você está vendendo em sualoja virtual e de repente o sistema cai. Ou é hackeado e todos os dados dos seus clientes vão parar nas mãos de pessoas mal intensionadas? 

Nos marketplaces esse risco é infinitamente menor, pois eles têm um investimento muito mais alto em segurança e no sistema operacional.

SEO

Os marketplaces investem pesado em técnicas de SEO e links patrocinados. Logo, seus produtos vão ter uma visibilidade muito maior do que teriam apenas na vitrine da sua loja virtual.

Isso porque, mais uma vez, não é possível comparar o poder de investimento dos grandes marketplaces com o de um pequeno lojista.

Ao colocar seus produtos em marketplaces, eles aparecerão em pesquisas no google e em outros sites de pesquisa.

Estudos de Mercado

Marketplaces Estudo

Os marketplaces enviam aos lojistas estudos que indicam os produtos mais vendidos em suas plataformas, provendo um material muito bom para estratégias de ação futura.

Por exemplo: digamos que você vende tênis no Mercado Livre. Depois de algumas semanas, sai um estudo do próprio marketplace que indica que os tênis de corrida são os mais vendidos dentro da plataforma.

Se você já vendia esse tipo de tênis, ótimo! Se vendia apenas alguns, vai passar a vender mais porque viu que essa é a tendência do momento para aquele marketplace.

Maiores Marketplaces do Brasil:

Marketplaces maiores

Agora que você já sabe as vantagens de se vender em marketplaces, chegou a hora de conhecer os maiores do país. Assim, você pode escolher o que mais se identifica com o seu produto.


Aqui no blog, nós já escrevemos um artigo que te ajuda a escolher o marketplace certo para vender cada vez mais. Confira aqui.

Abaixo, vou te mostrar uma lista dos marketplaces mais populares.

Mercado Livre:

Não possui produtos próprios. É o marketplaces que investe somente em vendas de terceiros, ou seja, lojistas como você. Lá é possível encontrar produtos de todas as categorias. Nesse artigo, discutimos se vale a pena ou não vender no Mercado Livre

Não tem erro. É o maior marketplace do Brasil e onde você pode encontrar literalmente tudo o que você precisa, desde pequenas bijuterias até peças de automóveis.

Buscapé

Começou como um site de busca de produtos. Em 2017, passou a ser um marketplace, oferecendo uma diversidade grande de produtos de lojas diferentes. Recentemente, essa plataforma foi comprada pela Zoom e promete mudanças.

Comemorou 20 anos de existência recentemente e aproveitou para fazer uma grande promoção. Lá você também encontra uma grande variação de produtos.

B2W Digital

A B2W engloba três das grandes bandeiras de lojas virtuais do Brasil: Americanas, Shoptime e Submarino. Veja neste artigo como vender na B2W.

Nas Americanas, o público é bem diversificado, assim como os produtos comercializados nela.

O Submarino tem um foco maior no público jovem. É o Ecommerce da tecnologia e inovação.

Já o Shoptime tem o foco na família. Foi o primeiro canal de homeshopping do Brasil.

Via Varejo

Outro grande player no mercado de lojas digitais. É dona da Casas Bahia, Extra e Ponto Frio.

Se baseia em produtos voltados para as residências.

A Casas Bahia foca totalmente em móveis e eletrodomésticos. É um varejo com foco nas classes C, D e E.

O Extra se autodenomina o site da família e a maior loja de informática do Brasil. Móveis, celulares, eletrônicos, além de alimentos são os produtos comercializados.

Magazine Luiza

Considerada pelos especialistas como o marketplace com maior potencial de crescimento no momento, a “Magalu”, como é conhecida pelo grande público, também já foi assunto do nosso blog

Eletrônicos, celulares, móveis e informática são alguns dos principais segmentos no qual a empresa opera.

É uma marca que está sempre em constante inovação. Seu lucro líquido superou os 180 milhões de reais em 2018.

Além desses, ainda existem dezenas de outros marketplaces em atuação no Brasil. Walmart, Amazon, Netshoes…

Como vender em marketplaces

marketplaces como vender

Centenas de alunos do Ecommerce na Prática vendem todos os dias em marketplaces. Alguns deles tinham receio, achavam que o produto não teria destaque, que não fariam vendas… Mas aí, com as estratégias corretas, entenderam que este é um canal de venda milionário.

E o melhor: uma grande fonte de aquisição de cliente.

Você tem duas opções, então: gastar rios de dinheiro com marketing pesado para impactar pessoas ou aproveitar a demanda de canais que já existem e podem te apoiar neste caminho… de graça.

É sério: sem você precisar investir um único real

Não importa se você entrar com um, dois, dez ou mil itens. Essas plataformas não cobram nada para você vender nelas, somente aquela comissão que já falamos anteriormente.

E o melhor: são uma grande fonte de aquisição de cliente.

Isso porque você pode, aos poucos, direcionar as pessoas dos marketplaces para sua loja virtual ou perfil comercial em redes sociais. 

Mas para isso é necessário conhecimento.

Com as ferramentas em mãos e sabendo como funcionam os maiores marketplaces do Brasil, é possível vender mais de 100 mil reais por mês em cada um deles. 

Isso não é exagero. É perfeitamente possível vender mais de 100 mil por mês em cada um dos grandes marketplaces do Brasil.

Como fazer isso?

A chave é fazer seus produtos estarem no topo das pesquisas dentro de cada um dos marketplaces que você estiver vendendo. 

Assim, você se destaca dos concorrentes e aparece para quem está entrando nesses shoppings virtuais.

E não se preocupe, porque existe um método para isso.

Nós, do Ecommerce na Prática, convidamos o Alex Moro, maior especialista em marketplaces do Brasil, para desenvolver um método passo a passo de como alcançar o maior número de vendas possível em cada um dos maiores marketplaces do Brasil.

Felizmente, ele topou.

E revelou tudo sobre como conseguiu ganhar mais de 4 milhões de reais em menos de 6 meses dentro dos marketplaces.

É por isso que eu digo: os 100 mil sobre os quais comentei antes são só começo...

O Método Milionário: Marketplace do Zero

O método milionário do Alex Moro está disponível no treinamento Marketplace do Zero, disponível pela assinatura do Ecommerce na Prática.

Nele, o Alex vai te guiar passo a passo na jornada para sair do zero e chegar aos 100 mil reais em vendas em cada um dos maiores marketplaces do Brasil.

São mais de 50 vídeoaulas produzidas com o selo de qualidade do Ecommerce na Prática que vão te ensinar desde a parte de cadastro até a parte de gerenciamento das suas vendas.

Quer começar a vender nos maiores marketplaces do Brasil e alcançar os 100 mil reais em vendas em cada um deles? Ou, se você já vende, quer diversificar e alavancar o seu negócio?

Então você precisa desse treinamento!

Conheça o Treinamento Marketplace do Zero. Ele está totalmente disponível na plataforma Ecommerce na Prática: