Quer saber como aumentar as vendas online, mas não sabe por onde começar? Esse é um desafio para diversos empreendedores – não importa o nível de experiência. A diferença entre você e eles é que, depois deste artigo, você saberá exatamente o que fazer. Vamos começar? 

Se você já vende online, provavelmente já sabe do grande potencial que o Ecommerce tem para alavancar os ganhos de uma empresa. 

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm), as compras online representam mais de 10% de todo o segmento do varejo nacional. E no primeiro semestre de 2023 o faturamento dessas lojas alcançou a marca de R$ 80,4 bilhões. 

Por tudo isso, é possível afirmar que existe espaço para vender muito em praticamente qualquer nicho de mercado. Você só precisa das estratégias certas para fazer acontecer… 

É por isso que, neste guia, vamos detalhar algumas estratégias de como aumentar as vendas – estratégias que já foram testadas e aprovadas por milhares de empreendedores. Vamos começar agora… 

Como aumentar as vendas? 20 estratégias que funcionam

Para entender como aumentar as vendas, saiba que existem algumas estratégias que você pode aplicar no seu negócio para obter os resultados que deseja. 

Então, anote cada dica que vamos dar abaixo, combinado? Elas serão cruciais para mudar positivamente os resultados do seu negócio.

Vamos lá?

1. Planeje-se com antecedência 

Quando o assunto é aumentar as vendas, nada supera um bom planejamento. Afinal de contas, é sempre mais fácil chegar onde se quer, se você tiver um mapa que explica o caminho, não concorda? 

Então, comece analisando as tendências do mercado e as datas comemorativas que podem impactar o seu negócio. 

Por exemplo, se você tem uma loja de chocolates, é crucial estar preparado para a Páscoa com bastante antecedência. Da mesma forma, uma loja de brinquedos precisa estar preparada para o Dia das Crianças e o Natal.

Essas são datas específicas, mas o ano está recheado de datas mais generalistas, que podem ser aplicadas em qualquer nicho de mercado. Alguns exemplos são: 

Isso significa que você deve planejar promoções, preparar o estoque e definir estratégias de marketing bem antes dos consumidores sequer pensarem em fazer as suas compras. 

Além disso, lembre-se de revisar as métricas de vendas passadas. Elas são como um mapa, mostrando o que funcionou (e o que não funcionou) anteriormente. Com essas informações em mãos, você pode ajustar suas estratégias para garantir que esteja sempre um passo à frente.

📅 Precisa de uma ajuda extra para se preparar para as datas comemorativas do ano?  Nosso calendário comercial tem tudo que você precisa. Baixe agora, de graça, e não perca nenhum momento importante para as vendas. Clique aqui para baixar!

2. Conheça seu público

Conhecer o público o qual deseja alcançar é o básico para saber como aumentar as vendas. Então, preste bastante atenção nisso!

Todo negócio possui um perfil de cliente ideal, o que chamamos aqui no EnP de persona. Assim, a partir do momento que você identifica a persona da sua empresa, fica muito mais fácil desenvolver iniciativas focadas em aumentar as vendas. 

Isto é, uma vez que você sabe quem é a sua persona, dá para criar campanhas de marketing mais eficientes, produzir conteúdo estratégico e relevante de forma mais direcionada, além de todas as outras ações utilizadas para atrair e converter clientes para a sua loja. 

Resumindo? Você PRECISA ter muito bem definida a persona da sua empresa para obter melhores resultados no seu volume de vendas. 

Para te dar uma ajuda nisso, sugerimos que leia o artigo: Confira 14 ferramentas para criar uma persona. Temos certeza que ele vai te ajudar nesse sentido!

3. Saiba qual é o diferencial da sua empresa

Este tópico está diretamente ligado ao anterior e você sabe por quê? Porque é a partir de uma boa análise do mercado que você vai estabelecer o diferencial do seu negócio. E quando falamos isso, não nos referimos apenas aos concorrentes, mas também ao seu público consumidor.

É verdade que alguns nichos de mercado possuem um alto nível de competitividade. Mas, independentemente disso, a sua loja virtual precisa se destacar de alguma forma. 

Para isso, reflita um pouco sobre o que os seus produtos ou serviços têm a oferecer que os outros não possuem. Além disso, pense em como a sua empresa agrega valor na vida do cliente e como você conseguiria aplicar melhores promoções e descontos para atrair mais consumidores.

Por fim, analise o ponto em que você pode destacar o seu negócio e invista nele para aumentar as suas vendas! A ideia é fazer com que os clientes lembrem da sua empresa por conta desse diferencial.

📈 Leia também: Como aumentar as vendas na loja virtual.

4. Invista fortemente em marketing digital  

Certamente você já sabe que, quando falamos sobre como aumentar as vendas no Ecommerce, não dá para deixar o marketing digital de fora. Ele, inclusive, precisa estar presente desde a inauguração da loja virtual.... 

O primeiro passo, então, é aprofundar seus conhecimentos sobre funil de vendas. Isso é importante para que você conheça as etapas em que os seus clientes estão e, principalmente, saiba como chamar a atenção deles para os seus produtos. 

Além disso, também faça anúncios, dispare e-mail marketing, esteja presente nas redes sociais e por aí vai… 

A meta é você aproveitar ao máximo as oportunidades que as estratégias de marketing digital te dão para o crescimento do seu negócio, combinado? Então, não perca tempo!

5. Aposte em estratégias de SEO

O Google é um dos principais meios utilizados pelas pessoas na hora de pesquisar preços, comprar ou se informar sobre funcionalidades de produtos. E para saber como aumentar as vendas, não há muito como fugir: é preciso apostar no Search Engine Optimization, ou SEO.

Isso nada mais é do que otimizar o seu site e os seus conteúdos para mecanismos de busca, utilizando estratégias para deixá-los na primeira página

É isso que vai aumentar a relevância da sua loja virtual e, automaticamente, gerar mais tráfego orgânico para ela. Lembrando que o tráfego orgânico é extremamente qualificado e crucial para gerar mais autoridade e atrair mais consumidores para a sua empresa. 

📊 Sobre isso, aproveite também para conferir o artigo: Como gerar tráfego para o meu site? 8 estratégias que funcionam 

6. Utilize gatilhos mentais ao saber como aumentar as vendas

Os gatilhos mentais são fortes aliados quando o tema em questão é como aumentar as vendas. Eles são recursos que auxiliam os consumidores a agirem, isto é, tomarem a decisão de comprar um produto ou serviço. 

A lista de gatilhos mentais é bem grande… Mas entre os mais utilizados hoje no Ecommerce, estão os de escassez, urgência, reciprocidade, autoridade, etc. Você pode escolher qual usar de acordo com as suas necessidades no momento.

Por exemplo, se você tem um produto que não está tendo uma boa saída, vale a pena lançar um bom desconto sobre ele e utilizar o gatilho mental de urgência. Isso vai fazer com que os consumidores queiram aproveitar o quanto antes a oferta. 

7. Tenha uma estratégia de preços

Também conhecida como pricing, a estratégia de preços é o que vai fazer com que você ache o preço adequado para os seus produtos

Basicamente, você vai definir isso a partir do valor da oferta com relação aos concorrentes e a demanda por parte dos consumidores. E entre pontos que você saber para conseguir ter uma estratégia de preço, estão:

  • Precificação de produtos;
  • Inteligência de mercado (nem que seja o básico).

Ao longo do processo, leve em conta os custos fixos e variáveis do seu negócio, a sua margem de lucro e a margem de contribuição também

💡 Uma boa ideia nesse sentido é estudar sobre as finanças da sua empresa. Para te ajudar, nós indicamos o curso Mestre das Finanças, disponível na nossa plataforma de educação por assinatura. Para saber mais, basta clicar aqui.

8. Inclua ações de up sell, cross sell e downsell

Está aí uma excelente estratégia para utilizar ao entender aumentar as vendas na sua loja virtual: up sell, cross sell e downsell. Vamos te explicar o que cada uma significa na prática:

O upsell é, basicamente, um upgrade feito em um produto na hora da compra. Ele apresenta ao cliente uma versão mais completa do produto que tinha despertado seu interesse originalmente. 

O cross sell, por sua vez, indica ao cliente outros produtos que possam complementar aquele que ele está comprando no momento. 

E o downsell oferece ao consumidor uma mercadoria que tem o preço inferior ao que ele estava interessado. Acredite, isto não é contraditório…Mas sim uma boa maneira de reverter compradores que possam querer desistir da compra

Excelentes opções para aumentar as vendas, não é verdade? Aproveite-as! 

9. Diversifique as formas de pagamento

Os consumidores modernos estão cada vez mais exigentes e isso significa que eles querem opções variadas para pagar as suas compras. Por isso, diversifique as formas de pagamento da sua loja virtual o quanto antes. 

Nesse sentido, você pode incluir cartões de crédito e débito, boleto bancário, PIX e outras. Para te dar uma ajudinha nisso, confira o artigo ”Formas de pagamento online: saiba quais oferecer na sua loja virtual”. Você vai encontrar tudo o que precisa sobre o assunto!

10. Use todo o poder das redes sociais

Você que quer saber como aumentar as vendas, certamente já tem o próprio negócio e sabe que as redes sociais vão muito além do compartilhamento de fotos e vídeos para amigos e familiares, certo? 

Ótimo… pois as redes sociais são poderosos canais de venda!

Para aproveitar todo o potencial que elas possuem, antes de qualquer coisa, esteja presente nas principais disponíveis hoje - e que realmente façam sentido para o seu negócio. Instagram, Facebook, Youtube, TikTok e Twitter são alguns bons exemplos. 

Depois, analise a sua persona - como falamos anteriormente - e produza conteúdos relevantes  que cativem e ajudem a sua audiência. Se você quiser uma ajudinha nas ideias de postagens, vale a pena conferir o nosso material 57 ideias do que postar nas redes sociais

11. Crie um programa de indicações para os seus clientes 

Já comprou em uma loja em que recebeu uma mensagem avisando que você ganharia um brinde, ou outra bonificação do tipo, caso indicasse a empresa para outro consumidor? Pois é, essa estratégia é ótima para aumentar as vendas e você pode fazer isso no seu negócio!

As opções de benefícios para programas de fidelidade são as mais variadas, mas a escolha deles vai depender do seu nicho de atuação. Por exemplo, se você vende perfumes importados, dá para criar um programa de indicações em que um cliente ganha uma fragrância caso ele indique dez pessoas que efetuem compras na sua loja.

Então, pesquise as opções mais utilizadas pelas empresas hoje e veja qual delas faz mais sentido para o seu negócio! Aproveite para ler: Como montar um programa de fidelidade no Ecommerce [passo a passo]

12. Atente-se à experiência do usuário

De acordo com pesquisa feita pela Adobe, as empresas que focam na experiência do usuário atingem um crescimento mais rápido (1,4x), se comparadas às que não priorizam isso no dia a dia. Além disso, também conseguem maiores taxas de satisfação (1,6x) e de retenção de clientes (1,7x).

Logo, se você quer saber como aumentar as vendas, trate de ficar muito atento a como está a experiência do usuário no seu site…

As páginas estão carregando lentamente? Os botões de compra estão bem sinalizados? O seu site é responsivo? Os clientes estão tendo alguma dificuldade na página de checkout? E o atendimento, está sendo oferecido com qualidade?

Tudo isso é importante quando o assunto é experiência do usuário e como aumentar as vendas. O foco é o seu cliente conseguir ter uma boa navegação nas páginas de vendas, conseguindo acessar todas as informações que precisa e, por fim, concluir a compra sem ter problemas

💻 Explicamos tudo sobre o assunto neste artigo: Como melhorar a Experiência do Usuário no seu Ecommerce. Não deixe de ler!

13. Disponibilize um bom atendimento 

O setor de atendimento é um dos alicerces do seu negócio e não pode ser ignorado jamais, combinado? E ter um bom atendimento ao consumidor se torna ainda mais importante quando falamos em como aumentar as vendas…

Afinal de contas, o seu cliente é um dos pontos centrais para o seu negócio existir e, por isso, ele precisa ser ouvido

Sendo assim, tenha uma equipe de atendimento proativa e bem treinada para esclarecer qualquer dúvida que os compradores possam vir a ter. Esteja presente em todos os canais de comunicação disponíveis e considere implementar chatbots na sua loja virtual. Eles são uma ótima pedida para ajudar os seus clientes até mesmo fora do horário comercial.   

Outro ponto importante é dar atenção ao pós-venda, pois a venda não acaba com a conclusão da compra!

14. Escute o que o seu cliente tem a dizer

Este ponto aqui está relacionado ao anterior, pois parte do trabalho da equipe de atendimento é, de fato, ouvir o que o cliente tem a dizer. Mas é preciso ir além neste assunto se você quer saber como aumentar as vendas…

Escute de forma ativa o que as pessoas estão falando sobre a sua empresa. Para isso, observe os comentários nas redes sociais, por exemplo. Hoje, é bem comum as pessoas deixarem suas opiniões sobre produtos e serviços nos perfis das empresas nessas plataformas.

Além disso, também observe as avaliações recebidas e analise se há algum ponto em que o seu negócio pode melhorar. Seja em relação a preço de frete, atendimento, valor dos produtos, enfim… Fique atento e faça mudanças que achar necessárias. 

15. Utilize um CRM

O CRM (Customer Relationship Management ou, em português, Gestão de Relacionamento com o Cliente) é um conjunto de iniciativas aplicadas por empresas com o foco totalmente voltado para o consumidor.

Pode ser implementado por meio de um sistema que registra todas as interações do cliente com a sua loja virtual. Ou seja, ele armazena informações desses compradores, desde o primeiro contato feito com o seu negócio até o último - seja no pós-venda ou em outro momento. 

É uma excelente opção no que diz respeito a como aumentar as vendas, pois auxilia o time de vendas e guia estratégias direcionadas para o crescimento do negócio. Se quiser saber tudo sobre o tema, leia o artigo: O que é CRM e por que sua empresa precisa desse sistema?

16. Reavalie e faça ajustes nos processos internos

É comum que os setores de uma empresa, em algum momento, acabem ficando desalinhados, o que requer atenção dos gestores para que os resultados como um todo não sejam afetados.

Diante disso, como o seu foco é entender como aumentar as vendas, procure ao máximo evitar esse tipo de situação. E, caso ela aconteça, reavalie os processos internos e faça os ajustes necessários para que tudo volte ao normal

Uma boa opção nesse sentido é fazer uma análise SWOT do seu negócio Essa ferramenta te ajuda a identificar possíveis oportunidades e ameaças para a sua empresa. 

⬇️ Baixe nosso modelo de Matriz SWOT exclusivo, clicando aqui.

17. Observe atentamente a concorrência

Ter atenção aos concorrentes é uma boa maneira de saber quais estratégias estão resultando em um bom número de vendas. Aliás, o contrário também vale… Ao analisar seus concorrentes, você pode identificar ações que não são tão boas assim. Ótimo, não é mesmo? 

Então, para pôr isso em prática, comece respondendo às seguintes perguntas:

Como a concorrência está se comunicando com os clientes? Quais ações de marketing estão sendo feitas? Quais canais de venda os concorrentes estão utilizando mais? Como as pessoas estão reagindo às propagandas de produtos deles?

Quando o assunto é como aumentar as vendas, analisar esses e outros pontos vai te ajudar a ter uma visão mais ampla das melhores ações a serem aplicadas no seu negócio. E caso queira aprofundar um pouco mais no tema, vale a pena ler o artigo: “Como fazer uma boa análise de concorrência”. 

18. Invista em treinamento

Agora, vamos falar sobre um ingrediente muito importante para o sucesso nas vendas: conhecimento. Ter conhecimento sobre estratégias de venda pode ser o diferencial que a sua loja precisa para aumentar os lucros.

O primeiro passo é identificar as áreas que precisam de aprimoramento. Pode ser o conhecimento dos produtos, técnicas de vendas, ou até mesmo habilidades de comunicação e atendimento ao cliente.

⭐ Lembre-se, cada membro da sua equipe é único e pode precisar de treinamento específico para brilhar.

Invista em workshops, cursos online, ou até mesmo sessões de treinamento internas. E não se esqueça das soft skills, como trabalho em equipe e resolução de problemas. Elas são tão importantes quanto as habilidades técnicas.

19. Alinhe as metas de vendas com o time de marketing

Imagine que vendas e marketing são como dois remadores em um barco. Se um rema para um lado e o outro para o outro, o barco gira em círculos e não vai a lugar algum. Mas quando remam juntos, na mesma direção, o barco avança rapidamente. 

É exatamente isso que acontece quando você alinha as metas de vendas com as estratégias de marketing!

Estabeleça objetivos claros e compartilhados. O time de vendas precisa saber quais são as campanhas de marketing em andamento, enquanto o marketing deve entender as metas e desafios de vendas. 

Isso inclui compartilhar informações sobre os perfis de clientes, tendências de mercado e feedbacks dos consumidores.

Promova reuniões regulares entre as equipes para discutir estratégias e resultados. Isso ajuda a manter todos na mesma página e a identificar oportunidades de melhoria.

20. Personalize sua comunicação

Lembra sobre como falamos da importância de conhecer o seu público no início dessa lista? Pois bem… uma das formas de colocar em prática esse conhecimento em prol das vendas é personalizando a comunicação. 

Aqui, a ideia é fazer com que o cliente sinta que cada mensagem que você envia fosse escrita especialmente para ele. E acredite, isso faz uma diferença enorme!

Ferramentas de CRM podem ser grandes aliadas nesse processo, ajudando a coletar e analisar informações sobre os clientes para que você possa personalizar ainda mais a sua comunicação.

🗨️ Uma forma de fazer essa personalização é usando a técnica do Rapport, uma estratégia que  usa o comportamento do cliente para criar relações mais próximas e amigáveis. Falamos tudo sobre o assunto neste artigo: O que é rapport? Entenda como usar a técnica para vender mais.

Por que saber como aumentar as vendas de uma loja é importante?

Entender como aumentar as vendas de uma loja é relevante para que ela não fique com o faturamento estagnado e se mantenha sempre em pleno crescimento. Afinal de contas, vender mais nunca é demais, concorda? 

Mas não só isso…

O fato é que o Ecommerce tem se mostrado nos últimos anos um dos principais mercados não só para novos negócios, mas também para quem já opera online e deseja alavancar os resultados.

E alguns dados comprovam isso, veja só:

De acordo com dados da Abcomm, o Ecommerce brasileiro movimentou R$ 169,59 bilhões em 2022 e, em 2023, a previsão é que as lojas online fechem com um faturamento de  R$ 185,7 bilhões. 

Ainda segundo dados da associação, espera-se que 2023 termine com 395 milhões de compras online feitas. Em 2027, dados apontam que este número pode chegar a 498 milhões. É por isso que este é um momento decisivo para aplicar estratégias de venda: o mercado está aquecido e com previsões de crescimento! O que faz agora pode decidir o futuro da sua empresa no Ecommerce. 

Devo implementar formas de aumentar as vendas na minha empresa?

Sim, você deve implementar formas de aumentar as vendas do seu negócio. Principalmente depois de tantas informações relevantes sobre o mercado e todas as iniciativas que listamos acima.

A verdade é que todo empreendedor deseja os melhores resultados possíveis para os negócios… E se você chegou até este artigo, acreditamos que também pense assim, não é mesmo?

Então, não perca tempo pensando muito e decidindo pouco em relação a isso. Analise o seu negócio, pense nos objetivos que deseja atingir e coloque em prática os pontos da lista acima! O foco é você aproveitar todo o potencial que o mercado de Ecommerce fornece hoje para as empresas.

E nós podemos te ajudar nessa missão…

Transforme o seu negócio em uma MÁQUINA DE VENDAS!

Neste ponto do artigo você já deve ter percebido que são muitos os fatores que impactam o volume de vendas de uma empresa, não é verdade? E mais do que isso: o que você pode fazer para aumentar ainda mais os seus resultados nesse sentido. 

Mas será que só isso já seria o suficiente para a sua loja virtual ter sucesso? Não!

Na verdade, você pode transformar o seu negócio em uma verdadeira máquina de vendas!

E para te ajudar nisso nós criamos o Treinamento Implementando a Máquina de Vendas, disponível na nossa plataforma de educação

As aulas são ministradas por Thiago Reis, especialista em vendas com mais de 12 anos de carreira. Nelas, ele vai te ensinar como prospectar clientes, construir processos de venda, fazer planejamentos e muito mais! 

Ficou animado para fazer o curso? Ótimo!

Para começar, assine a plataforma de educação do Ecommerce na Prática. É só clicar no botão abaixo:

Perguntas Frequentes

Como aumentar as vendas rapidamente?

Para aumentar as vendas rapidamente, invista em marketing digital, utilize gatilhos mentais como urgência e escassez, e ofereça promoções atraentes. Aproveite datas comemorativas e eventos especiais para impulsionar vendas.

O que pode ser feito para aumentar as vendas?

Para aumentar as vendas, conheça seu público-alvo, estabeleça um diferencial competitivo, invista em SEO, adote estratégias de preços inteligentes e utilize técnicas de up-sell e cross-sell. Diversifique as formas de pagamento e melhore a experiência do usuário.

O que fazer para atrair mais clientes?

Para atrair mais clientes, crie conteúdo relevante nas redes sociais, otimize seu site para SEO, implemente um programa de indicações, e ofereça uma experiência de usuário excepcional. Utilize anúncios direcionados e mantenha um atendimento ao cliente de alta qualidade.

O que fazer quando as vendas estão fracas?

Quando as vendas estão fracas, reavalie sua estratégia de marketing, ajuste os preços se necessário, melhore a experiência do usuário no site, e intensifique a presença nas redes sociais. Considere realizar promoções ou descontos e peça feedback dos clientes para entender possíveis problemas.