O empreendedorismo digital está entre os melhores mercados para se investir. Nesse cenário, o setor de roupas e acessórios tem se destacado bastante. Por isso, muitas pessoas querem saber como vender roupas pela internet. Se este é o seu caso, fique tranquilo, pois nós preparamos um guia com 11 passos para te ajudar nessa caminhada.

Uma das categorias mais populares do Ecommerce é a de roupas e acessórios. Para você ter uma ideia, o relatório Webshoppers 46 indicou que, no período de janeiro a junho, o segmento de Moda e Acessórios teve um crescimento de 4% em comparação ao mesmo período de 2021. Mas não só isso…

Segundo o levantamento NuvemCommerce, a categoria Moda e Vestuário liderou as vendas online em todo o ano de 2021, registrando 41,10% de todas as vendas feitas pela internet

Por isso, se você tem jeito para moda, saber como vender roupas pela internet pode ser uma das melhores opções para começar um negócio online…

A boa notícia é que você chegou ao lugar certo! Preparamos este guia completo de como vender roupas pela internet, com 11 passos para você ter sucesso nesse mercado.

Para começar, assista ao vídeo abaixo, onde o Mateus Almeida, especialista em Ecommerce de moda, explica tudo sobre o segmento. Acompanhe:

Como vender roupas pela Internet: 11 dicas para se dar bem nesse negócio

Confira, agora, as nossas dicas para saber como vender roupas pela internet e fazer o seu negócio deslanchar!

1. Escolha um nicho

O primeiro passo é definir qual o seu nicho de mercado. Ele vai determinar o que você vai vender e para quem. Imagine que você queira trabalhar com moda para homens e mulheres, jovens e adultos, executivos e estudantes… Percebe como isso é muito amplo?

Essa decisão é fundamental, pois é muito difícil ter sucesso tentando oferecer todos os tipos de produtos para diversos tipos de público. Você vai ter que escolher.

Uma boa dica, nesse sentido, é pensar em segmentos de moda que sejam do seu interesse, pois se você gostar e conhecer o produto que vende, será muito mais fácil atender os clientes e criar conteúdo sobre ele.

Outro ponto essencial aqui é definir a sua persona. Isto é, entender bem quem é o seu cliente ideal, saber suas características gerais e como seus produtos podem trazer soluções para ele. Depois de encontrar as respostas para todos esses pontos, você estará pronto para o próximo passo.

2. Defina o seu canal de vendas

Para vender roupas pela internet, você tem duas opções: criar sua própria loja virtual ou fazer parte de um marketplace. Essa é uma decisão bastante pessoal e qualquer uma das escolhas tem seus prós e contras…

A vantagem de vender em um marketplace é que a visibilidade que o seu negócio pode ganhar é muito superior à de uma loja virtual própria, ao menos em um primeiro momento. Além disso, você não precisa se preocupar com publicidade e a maior parte das responsabilidades fica a cargo do próprio marketplace. 

Porém, no marketplace você terá que pagar uma taxa por cada venda efetuada, o que pode impactar na sua margem de lucro. Além disso, no marketplace, a sua marca não fica em evidência, o que pode prejudicar o seu branding e tornar a fidelização de clientes muito mais difícil.

Já com uma loja virtual própria, você tem total autonomia no seu negócio. Ou seja, a liberdade de interagir, desenvolver a sua marca e criar relacionamentos é muito maior. Porém as responsabilidades em relação ao seu negócio também são maiores com esse modelo.

Aqui no Ecommerce na Prática, nós indicamos a Nuvemshop, plataforma que tem uma atuação de grande destaque na América Latina, com mais de 100 mil lojas construídas e gerenciadas por meio dos seus serviços.

O Plano Começo da plataforma oferece funcionalidades para você poder criar a sua loja virtual do zero e a partir disso, começar a dar os seus primeiros passos no mundo do Ecommerce sem nenhum custo.

Além disso, a nossa audiência tem acesso a um desconto exclusivo de 25% na primeira mensalidade de qualquer plano pago da Nuvemshop. Se você quer começar a vender roupas pela internet e aproveitar esse benefício, clique aqui.

3. Conheça seu público

Assim que definir o seu canal de vendas, será o momento de conhecer melhor o seu público, isto é, para quem você vai vender suas roupas. Por isso, o primeiro passo é determinar a sua persona…

A persona nada mais é que uma representação semifictícia do seu cliente ideal. Você deve criar um personagem mesmo, com nome, informações demográficas e também gostos, hábitos, medos e dificuldades.

Criar a persona é o que vai te ajudar a ter uma visão mais ampla da sua empresa. E se você quer que as pessoas realmente comprem contigo, você precisa saber como falar com elas, correto?

Você deve saber como elas se comportam, quais são os seus gostos e por aí vai…É isso que vai te ajudar a aumentar o volume de vendas do seu negócio. Ao conhecer o seu público com profundidade, você poderá aproveitar ao máximo essas informações para atingir esse público.

Saiba mais: Como criar uma persona para a sua loja? [Guia para 2022]

4. Tenha bons fornecedores

Caso você não seja o produtor das próprias peças ou esteja planejando vender roupas usadas, a escolha de um bom fornecedor vai ser fundamental para saber como vender roupas pela internet…

Por isso, é importante ter ao menos 3 opções de fornecedores. Isso porque, caso o primeiro não consiga cumprir o prazo de entrega, você terá outras opções para suprir a sua demanda naquele momento.

Existem diversas formas de encontrar fornecedores, mas é fundamental pesquisar bastante para definir quais serão os seus. Para te ajudar nessa etapa, nós selecionamos algumas boas práticas na hora de procurar fornecedores:

  • Pesquisa no Google;
  • Comunidades no Facebook;
  • Marketplaces e redes sociais;
  • Olhando o CNPJ de etiquetas de produtos;
  • Buscando o fornecedor dos seus concorrentes.


Outra dica importante é: antes de começar a vender, faça compras como teste para garantir a qualidade do produto e os prazos de entrega, está bem?

Saiba mais: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

5. Escolha um nome para a sua loja de roupas

O nome de uma loja de roupas deve refletir os seus valores, traduzir seus produtos e ainda se comunicar de forma direta com os seus clientes. Não é à toa que tantos empreendedores sentem que não conseguem começar a sua loja virtual sem ter um nome perfeito. 

Na hora de escolher o nome, uma boa estratégia é optar pelas palavras mais simples e objetivas. Isso porque nomes mais curtos têm uma série de benefícios, como por exemplo:  

  • É fácil para o cliente memorizar;
  • A pronúncia é mais simples;
  • É mais fácil de encaixar o nome no topo da sua loja virtual;
  • É visualmente mais agradável.

Outra dica que pode ser útil é a seguinte: o nome da sua loja virtual não precisa necessariamente estar no dicionário. Algumas das marcas mais famosas do mundo têm nomes que não existiam antes da criação da empresa. Twitter, Google e Skype são alguns exemplos. 

Como você provavelmente já sabe, o segmento de Ecommerce está em constante expansão. Isso quer dizer que já existem muitas marcas atuando dentro do mercado e as chances de que você escolha um nome que já está sendo usado são grandes. 

Outro ponto fundamental para evitar qualquer problema é visitar o site do INPI, o Instituto Nacional da Propriedade Industrial, e verificar se o nome escolhido está disponível. Se ele já estiver registrado por outra empresa, infelizmente, você não poderá usar o mesmo termo… 

No entanto, se você tiver escolhido o nome perfeito e ele não ainda não tiver sido registrado por nenhuma outra marca, não perca tempo e registre o termo. Isso protege a sua empresa contra o uso indevido de marca e garante que o nome escolhido para sua loja virtual seja exclusivo. 

6. Escolha um produto estrela para vender roupas pela internet

Um produto estrela é aquele que mais vende na sua loja de roupas e que traz a maior parte da receita.

Ele deve ser um produto que as pessoas buscam primeiramente dentro do marketplace ou da loja virtual. Ou seja: é ele que vai trazer o faturamento necessário para que a sua marca possa testar outros produtos.

Entender qual é o produto estrela no nicho de loja de roupas online, pode ser um pouco mais difícil. No entanto, à medida que for conhecendo melhor o seu público, como apontamos lá atrás, será mais fácil saber quais produtos eles desejam.

Para saber mais sobre esse assunto, indicamos a leitura do artigo: Produto estrela: o que é e como utilizá-lo para vender mais

7. Use fotos e vídeos de qualidade para mostrar suas peças

Para ter sucesso ao vender roupas pela internet, você precisa cuidar muito bem da exposição do seu produto. Fazendo isso, já estará largando na frente de grande parte dos seus concorrentes.

Por este motivo, atente-se às imagens e vídeos dos seus produtos. Você pode optar por produzir suas próprias fotografias. Dessa forma, você tem total liberdade para se diferenciar e garantir a qualidade das imagens.

Essa parte é fundamental para as vendas fluírem bem. Por isso, você precisa fazer fotos excelentes para as suas mercadorias. A boa notícia é que você não precisa contar com equipamentos caros ou contratar um profissional. Seguindo alguns passos, é possível fazer isso usando um smartphone que tenha uma boa câmera. 

Temos alguns artigos que podem te ajudar nessa etapa. Leia assim que acabar esse:

8. Faça descrições detalhadas das suas peças

Para saber como vender roupas pela internet, é fundamental entender que você não vende apenas um produto. Isso mesmo, a roupa que você vende não é só uma roupa, mas uma transformação para o seu cliente.

Quando você entende isso, contar histórias fica mais fácil. Essa técnica é muito famosa e utilizada há anos no marketing… o storytelling é muito efetivo!

Seu objetivo é contar histórias que envolvam os clientes com a sua marca, por meio de narrativas em torno do produto que vão transportar o cliente até a transformação que ele deseja ter.

Além de contar uma história para o seu produto, não esqueça de fornecer detalhes técnicos, destacando características e atributos como:

  • Composição;
  • Medidas;
  • Cores;
  • Modos de usar;
  • Instruções de lavagem;
  • Prazo de envio;
  • Trocas e devoluções;
  • Garantias;
  • Perguntas frequentes.

Seguindo essas dicas, você vai conseguir criar descrições de produtos perfeitas! Para saber mais sobre o assunto, leia: Descrição de produtos: como fazer uma perfeita? 

9. Conheça a sua concorrência

Agora que você já avançou um pouco no conhecimento de como vender roupas pela internet, é hora de olhar para seus concorrentes diretos. Fazer uma análise da concorrência vai te ajudar a observar o que as lojas do mesmo nicho que o seu têm feito.

Alguns pontos essenciais para prestar atenção são:

Analisar a concorrência é importante para te ajudar a entender quais são seus pontos fortes em relação a eles e aquilo que não está bom em seu negócio e, portanto, precisa ser melhorado.

Mas vale lembrar que essa análise de concorrência é necessária para que você conheça melhor o mercado em que vai trabalhar. Mas isso não significa que você deva seguir as mesmas estratégias deles sem pensar.

10. Ofereça um atendimento diferenciado

Na hora de atender o cliente da sua loja de roupas, você tem uma grande oportunidade de se diferenciar da concorrência. Acredite: se o seu atendimento for bem feito, a indicação dos clientes passa a jogar a seu favor.

Não existem grandes segredos na hora de fazer um atendimento que agrade. Você precisa, basicamente, de proatividade e vontade de ajudar.

Outra coisa que você precisa entender na hora de saber como vender roupas pela internet é que é super importante oferecer diversos canais de atendimento como chat online, e-mail, WhatsApp, telefone, direct e qualquer outro que faça sentido para o cliente. 

Outro ponto importante é prestar atenção à linguagem utilizada. Você deve se expressar de forma educada, profissional e cortês sempre. Entretanto, o vocabulário e a forma de falar e escrever devem estar dentro da identidade de sua loja virtual de roupas.

O nível de polidez e formalidade também será diferente de acordo com o seu público. Imagine que quem quer comprar moda praia tem expectativas diferentes de futuras mães procurando roupas para grávidas. Por isso, procure falar com seu público da forma que ele gostaria de ser tratado.

Saiba mais: Como revolucionar o atendimento ao cliente do seu Ecommerce

11. Divulgue sua loja de roupas

Com todos os pontos de como vender roupas na internet definidos, é hora de saber como divulgar a sua loja. As ações de marketing digital são fundamentais para que o público conheça sua loja de roupas, possa visitá-la e, consequentemente, compre de você.

Para isso, existem as estratégias orgânicas e gratuitas, como a otimização do seu site para SEO e as publicações nas redes sociais, e pagas, como anúncios no Google e nas mídias sociais.

Para começar, crie perfis nas redes sociais que o seu público mais usa. O Instagram e o Pinterest são boas opções para quem vende roupas pela internet por causa do apelo visual. Então, você pode começar por elas.

Já em relação ao YouTube, a estratégia com influenciadores digitais pode ser uma forma de divulgação poderosa. Até porque essas pessoas costumam ter credibilidade com o público, o que torna o retorno dessas ações, em geral, bastante positivo.

Viu só como vender roupas pela internet não é nenhum bicho de sete cabeças? Agora que você já conhece os passos necessários para abrir sua loja de roupas online, vamos te mostrar as ideias de nicho com mais sucesso nesse segmento. Acompanhe:

6 ideias de lojas de roupas para vender na internet

Nós reunimos as 6 melhores ideias de lojas de roupas para te ajudar a decidir qual o nicho que faz mais sentido para você: 

1. Moda plus-size

Voltada para pessoas que usam roupas acima do padrão convencional das lojas. Esse nicho abrange todas as faixas etárias e gêneros, além de ser um nicho com grande crescimento em venda de roupas.

Dica: não basta apenas comercializar roupas maiores, elas precisam ser escolhidas e pensadas especialmente para o público plus-size. Por isso, prefira trabalhar com marcas e confecções especializadas no segmento.

2. Moda gestante

A gravidez costuma ser uma fase muito especial para as mamães, em que elas passam por muitas transformações físicas e emocionais. Ocorre que elas nem sempre encontram opções de roupas específicas para essa fase, o que torna esse nicho uma boa oportunidade.

Dica: o público das gestantes costuma ser mais jovem e ligado em tendências de moda. Por isso, para ter sucesso ao vender roupas para esse nicho, ofereça produtos que preencham essa lacuna que ainda existe no mercado.

3. Moda sustentável

A humanidade vem consumindo os recursos naturais de forma acelerada, o que se reflete em mudanças climáticas, poluição e diversos outros impactos negativos à Terra. Nesse contexto, o nicho sustentável de venda de roupas atende o público que defende um estilo de vida mais harmônico, em defesa do meio ambiente e da sociedade.

Dica: para vender roupas para este nicho, é preciso estar atento aos materiais e processos produtivos utilizados na fabricação dos produtos.

Saiba mais: Moda sustentável: tudo o que você precisa saber

4. Moda afro-brasileira

De acordo com o IBGE, mais de 50% da população brasileira se considera negra ou parda. Nesse contexto, o mercado afro vem cada vez mais se fortalecendo e afirmando essa identidade. A ideia desse nicho é valorizar raízes históricas e resgatar valores culturais do povo negro. Vale lembrar também que essa moda tem um papel social importante de empoderamento.

Dica: Ao abordar questões raciais é fundamental estar totalmente por dentro do assunto.

5. Moda brechó

Os brechós estão em alta por causa de uma capacidade ímpar de juntar exclusividade, preços baixos e consumo consciente. E não pense que todo brechó é feito da venda de roupas velhas e desgastadas, muito pelo contrário. Existe um mercado gigantesco de venda de roupas que movimenta peças de segunda mão de diversas grifes nacionais e até internacionais.

Dica: capriche na apresentação, até porque você estará lidando com peças usadas.

6. Moda fitness

O Brasil é conhecido por ter pessoas bastante vaidosas e preocupadas com estética e saúde. Isso reflete num mercado fitness extremamente aquecido, com diversas academias espalhadas pelo país, eventos e, claro, muito movimento do mercado de venda de roupas. O público é formado por homens e mulheres, na maioria jovens, mas é importante observar que a terceira idade está cada vez mais ativa, sendo um importante público em potencial também.

Dica: aposte nas parcerias com academias e influenciadores fitness nas redes sociais para vender roupas para este nicho.

Por que é importante saber como vender roupas pela internet?

Quem quer ter sucesso vendendo roupas online precisa conhecer os passos certos para ter sucesso nesse mercado. 

Em meio ao crescimento expressivo das vendas online, é preciso conhecer os melhores canais de venda para criar e alavancar os seus negócios…

Como fazer isso, no entanto, já é outra questão. 

Muitos se perguntam como vender roupas na internet, não é mesmo?

E nós podemos adiantar que o primeiro passo é contar com uma metodologia validada. Isso porque existem diversos tópicos essenciais para você criar e estruturar uma loja de roupas de sucesso no ambiente digital…

O problema é que nem todos os empreendedores estão cientes disso. Se este é o seu caso, temos uma dica para você:

Assista à aula gratuita Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar R$ 30 mil em 90 dias

Nela, você vai aprender o nosso método para começar a empreender e criar uma fonte de renda durável e lucrativa. Está preparado para começar o seu negócio da melhor forma possível?

Para participar, basta se inscrever gratuitamente clicando no botão abaixo: 

Perguntas Frequentes

Por que é importante saber como vender roupas pela internet?

Quem quer ter sucesso vendendo roupas online precisa conhecer os passos certos para ter sucesso nesse mercado. Em meio ao crescimento expressivo das vendas online, é preciso conhecer os melhores canais de venda para criar e alavancar os seus negócios.

Quais são os tipos de loja para vender roupas pela internet?

Existem vários tipos de lojas de roupas na internet. Entre as que fazem mais sucesso estão: 1. Moda plus-size; 2. Moda gestante; 3. Moda sustentável; 4. Moda afro-brasileira; 5. Moda brechó e 6. 6. Moda fitness.

Como divulgar uma loja de roupas na internet?

Existem inúmeras estratégias para divulgar uma loja de roupas na internet. Algumas são orgânicas e gratuitas, como a otimização do seu site para SEO e as publicações nas redes sociais, e outras são pagas, como anúncios no Google e nas mídias sociais. Para começar, crie perfis nas redes sociais que o seu público mais usa. Já em relação ao YouTube, a estratégia com influenciadores digitais pode ser uma forma de divulgação poderosa.