Você conhece todas as etapas do desenvolvimento de Ecommerce – ou seja, o que você precisa fazer para tirar sua loja virtual do papel? Entender todas as etapas desse processo ainda é um desafio para diversos empreendedores. Se este é o seu caso, acompanhe este artigo!


loja virtual do zero

De acordo com dados da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), o Ecommerce brasileiro faturou R$ 185,7 bilhões em 2023. Foram mais de 395 milhões de pedidos e 87,8 milhões de consumidores comprando pela internet. 

Engana-se quem pensa que esses números mostram apenas uma tendência passageira. Outros relatórios de mercado apontam que o Ecommerce brasileiro vai continuar crescendo nos próximos anos. 

O resultado do indicador de consumo MCC-ENET, por exemplo, mostra que o mercado eletrônico no país deve crescer 54% até 2024. Além disso, de acordo com um levantamento da Cupom Válido, as compras online devem aumentar 20,73% ao ano até 2025. Esse crescimento está acima da média mundial, que é de 11,35%.

Se você quer uma fatia desse mercado, entender sobre desenvolvimento de Ecommerce e as etapas que envolvem a criação de uma loja virtual é o mais importante. E, felizmente, nós podemos ajudar nisso. 

Acompanhe os próximos tópicos!

O que é desenvolvimento de Ecommerce?

Desenvolvimento de Ecommerce nada mais é do que o processo de criação e manutenção de um site de vendas. Envolve questões técnicas e de design, que têm como objetivo criar uma experiência de compra que seja segura, eficiente e prazerosa. 

Alguns dos itens mais importantes a serem considerados no desenvolvimento de um Ecommerce são: 

  • Design limpo e que facilite a navegação do usuário, usando as boas práticas da experiência do usuário (UX) e interface do usuário (UI);
  • Implementação de práticas de SEO para Ecommerce que favoreçam o posicionamento do site de vendas em mecanismos de busca, como o Google; 
  • Escalabilidade e flexibilidade para acompanhar o crescimento da empresa sem prejudicar as vendas;
  • Soluções de checkout e pagamento que sejam seguras e abrangentes, aceitando os métodos mais populares entre os usuários. 

Além disso, durante o desenvolvimento de Ecommerce, muitos lojistas também optam por soluções que tenham bom custo-benefício. 

Em outros tempos, desenvolver uma loja virtual do zero era um processo extremamente caro, reservado apenas para grandes empresas. Hoje, no entanto, plataformas de Ecommerce democratizaram o acesso a esse recurso. 

Com plataformas como a Nuvemshop, por exemplo, é possível desenvolver um Ecommerce do zero, mesmo sem ter experiência em programação. Falaremos mais sobre plataformas de Ecommerce daqui a alguns tópicos, continue lendo! 

Por que o desenvolvimento de Ecommerce é importante?

Desenvolver um Ecommerce – ou seja, uma loja virtual própria – para sua marca é como estabelecer as bases de um negócio lucrativo e duradouro na internet. 

Sabemos que é possível ganhar dinheiro online de várias formas; vender em marketplaces, redes sociais ou por marketing de afiliados são apenas alguns exemplos disso. 

No entanto, quando falamos de ganhos a longo prazo – principalmente se o seu objetivo é criar uma marca forte – não há como comparar os benefícios que uma loja virtual própria pode oferecer. 

Destacamos alguns abaixo: 

1. Alcance de um público mais amplo 

Com um site próprio você tem a possibilidade de alcançar muito mais pessoas do que se vendesse apenas em marketplaces ou por redes sociais. 

Isso porque, apesar desses canais de venda serem muito populares, eles forçam sua empresa a dividir a atenção do cliente com centenas, senão milhares, de outros lojistas

Se você desenvolver o seu site da maneira certa, ele pode chegar ao topo dos mecanismos de busca para pesquisas específicas. 

Imagine, por exemplo, que você vende camisetas masculinas e está nos primeiros resultados de busca para um cliente que procurou por “camisa masculina branca”. O número de visitas em seu site, certamente, será impressionante. 

2. Aumento nas vendas 

Não podemos falar sobre um aumento no alcance sem falar também no aumento das vendas. Esses dois elementos andam de mãos dadas.

Sem precisar dividir a atenção do cliente com outros lojistas, você tem mais chances de levar o cliente até o checkout e concluir mais vendas. 

3. Escalabilidade

O seu objetivo é fazer a sua empresa crescer mês a mês, certo? Sendo assim, você precisa de um canal de vendas que não apenas acompanhe esse crescimento, mas também te ajude a chegar a esse objetivo.

E um site de vendas próprio, ou seja um Ecommerce, pode fazer exatamente isso.

Por experimentar mais flexibilidade e controle sobre a sua plataforma, um site de vendas permite que você cresça e escale o seu negócio sem precisar se preocupar com migrações ou limites de plataforma.

4. Mais flexibilidade 

Ter uma loja virtual própria oferece ao empreendedor um controle total sobre todos os aspectos do negócio, desde a aparência da loja, a experiência do usuário, os produtos ofertados, até a política de preços e atendimento ao cliente. 

Em contraste, vender em marketplaces ou redes sociais pode sujeitar o negócio às regras e limitações impostas por essas plataformas, como taxas de serviço elevadas e menor flexibilidade na personalização.

Além disso, ao operar uma loja virtual própria, o empreendedor é menos dependente das flutuações de mercado e das mudanças de políticas de plataformas externas, o que oferece maior segurança.

E ainda nem mencionamos que, com um site próprio, a possibilidade de criar uma identidade forte é muito maior.

Isso envolve a possibilidade de desenvolver uma relação direta e personalizada com os clientes, que pode fomentar a retenção de clientes e o reconhecimento de marca. Esse é, notoriamente, um dos pontos fracos de vender em outros canais, como marketplaces. 

5. Custo reduzido

Desenvolver um Ecommerce tem os seus custos, como você vai ler em breve neste artigo, mas eles não podem ser comparados com os gastos associados a criar uma loja física. Em outras palavras, ter um Ecommerce é muito mais barato.

Para começar, você não precisa se preocupar com o aluguel de um espaço físico e todas as contas que vêm com ele – luz, água, internet, apenas para mencionar algumas… 

Além disso, você não precisa se deslocar para gerenciar o seu negócio, assim como não precisa – principalmente em um primeiro momento – contratar terceiros para te ajudar a gerenciar o negócio.  

6. Dados e análise

Gerenciar uma loja própria permite ao empreendedor acesso direto a dados valiosos sobre o comportamento dos clientes, preferências e tendências de compra. 

Essas informações podem ser usadas para tomar decisões estratégicas e otimizar as vendas. Em outras modalidades, como o marketing de afiliados ou vendas através de terceiros, o acesso a esses dados pode ser mais limitado ou inexistente.

Como fazer o desenvolvimento de Ecommerce? 15 etapas essenciais

Não é mais uma novidade que as vendas online representam boas oportunidades de negócios, não é verdade? O ponto que chama a atenção, entretanto, é justamente como desenvolver um site de Ecommerce da melhor maneira possível…

Isto é, uma loja virtual bem estruturada, que realmente converta um alto número de vendas. Para isso, existem algumas etapas fundamentais que todo empreendedor precisa seguir. 

Vamos te apresentar, abaixo, as 16 etapas que você não pode ignorar no processo de desenvolvimento de Ecommerce. 

Veja!

1. Crie um plano de negócio

O plano de negócio é a primeira etapa a ser cumprida quando falamos em desenvolvimento de Ecommerce. 

Como o nome já indica, o plano de negócio é um documento em que deve conter tudo o que diz respeito ao empreendimento. Segmento de atuação, tipo de produto, fornecedores, canais de venda, etc. 

💡 Faça o download do Modelo de Canvas de Negócios do Ecommerce na Prática para agilizar o preenchimento deste importante documento. 

À primeira vista, ele pode parecer um pouco complexo de elaborar, mas não é o caso. Reserve um espaço na sua agenda e preencha todas as informações com atenção e calma. 

Lembre-se que um plano de negócio bem-feito é a base de uma empresa bem estruturada!

2. Decida o nicho de mercado em que vai atuar

Em qual nicho de mercado você vai atuar? É preciso definir isso de forma clara, pois todas as atividades do negócio estarão ligadas a essa questão. 

Busque pelos melhores produtos, análise da concorrência, estratégias de vendas, enfim, diversos fatores dependem disso. 

Portanto, você não deve pensar só nos produtos que estão em alta no mercado – já que há grandes chances dessa procura diminuir com o tempo –, mas também seus gostos pessoais, hobbies, etc. 

Muitas vezes é a partir de atividades que você mais se identifica que pode ser possível encontrar um segmento de mercado lucrativo. 

👉 E se você precisa de uma ajudinha extra para decidir em qual nicho quer empreender, te convidamos a ler este artigo: Negócios online: 30 ideias para ganhar dinheiro em 2024

3. Conheça o seu público

Ao pensar em como desenvolver um site de Ecommerce, lembre-se que ele será direcionado para um público-consumidor. Toda empresa possui o seu público ou, melhor dizendo, a sua persona

Na prática, a persona diz respeito ao perfil do seu cliente ideal, funcionando como uma ferramenta para facilitar o entendimento dos comportamentos e personalidades dos seus compradores.

Sabendo quem ela é, você consegue traçar ações mais direcionadas, que vão te ajudar na tomada de decisão, na definição de estratégias de vendas e em diversos outros fatores. 

Uma maneira de descobrir isso é preencher o mapa da empatia. Ele nada mais é do que uma ferramenta colaborativa que contém algumas perguntas-chave para você identificar quem é o seu público e, a partir disso, conhecer e entender as suas dores e necessidades. 

💡Faça o download aqui: 

Mapa da Empatia - Horizontal

4. Registre um domínio

O domínio é o endereço do seu site de vendas. Ou seja, aquele que as pessoas vão digitar na barra de pesquisa do navegador para acessar o seu negócio. 

A ideia é que você registre esse endereço com o nome da sua empresa, tanto no “.com” como no “.com.br”. Isso vai evitar que concorrentes usem um deles e clientes não achem o seu Ecommerce caso digitem o endereço errado. 

E quando falamos em vendas online, esses sites dizem respeito às lojas virtuais, em que você tem uma vitrine online para expor seus produtos e consegue fazer toda a gestão do seu negócio. 

💡Leia também: Como registrar um domínio? O jeito simples e barato 

5. Conte com uma boa plataforma de Ecommerce

Quando o assunto é desenvolvimento de Ecommerce, não podemos deixar de falar sobre as plataformas de Ecommerce. São elas que vão te dar o suporte necessário para criar e alavancar o seu negócio.

Com esse tipo de serviço, você consegue criar layouts personalizados, incluir formas de pagamento e envio, fazer a gestão de marketing e de todo o negócio em um só lugar.

Lembra sobre como falamos que a Nuvemshop é a opção mais indicada, alguns tópicos acima? Agora vamos explicar um pouco do porquê… 

Além de ter sido eleita a melhor plataforma de Ecommerce pela Abcomm em 3 anos diferentes, a Nuvemshop também é a maior plataforma de Ecommerce da América Latina. Hoje, ela tem mais de 120 mil lojistas ativos! 

Ela oferece integrações com alguns dos serviços mais essenciais para lojistas, incluindo soluções de venda nas redes sociais, gateways de pagamento e envio e mais. 

Ao usar a Nuvemshop, você pode personalizar a sua loja ao máximo, usando uma interface amigável e intuitiva. Você não precisa saber programar para ter um site que reflete a identidade da sua empresa!

☁️ Crie sua loja gratuitamente, ou aproveite 25% de desconto na primeira mensalidade de qualquer plano pago! 

12 BANNER BLOG - NUVEMSHOP

6. Tenha um site responsivo

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), 87% dos brasileiros usam o smartphone para fazer compras pela internet. Esse percentual mostra o quanto os lojistas precisam ter um site adaptado para dispositivos móveis, como celulares, tablets, etc. 

Imagine receber a visita de centenas pessoas todos os dias, mas perceber que todas estão desistindo de comprar porque a experiência do usuário não é agradável o bastante? Complicado, não é verdade?

Por isso, não hesite em ter um site responsivo para que os clientes se sintam seguros de comprar contigo quando e por onde quiserem. O foco é você não perder nenhuma oportunidade de venda! 

7. Otimize as páginas de produto para SEO

A sua loja virtual precisa estar no topo dos resultados do Google. É isso que vai fazer com que as pessoas encontrem o seu negócio de maneira orgânica ao fazerem pesquisas no buscador…

Para fazer isso, no entanto, você precisa otimizar as páginas de produtos com base nas técnicas de SEO (Search Engine Optimization, ou Otimização para Motores de Busca, em português). 

Isso significa trabalhar a imagem, o título, a descrição e outros pontos da página de produtos de maneira estratégica. Essa não é, de fato, uma das tarefas mais simples. Pelo contrário, ela leva um pouco mais de tempo para gerar resultados do que os anúncios pagos, por exemplo. 

Contudo, os benefícios são inquestionáveis. Isso porque, uma vez que o seu site está na primeira página do Google, mais tráfego e autoridade ele terá. 

8. Tenha bons fornecedores

Na hora de pensar no desenvolvimento de Ecommerce, tenha algo crucial em mente: é preciso contar com bons fornecedores. Eles são parceiros profissionais importantes, que vão garantir as mercadorias que você vai vender.

O indicado é que você trabalhe não trabalhe apenas com um, mas dois, três, quatro ou mais fornecedores de confiança. Assim, caso algum deles não possa te atender, outro certamente fará isso. E você não deixará o seu cliente sem o produto desejado. 

👉 Para te dar uma ajudinha na hora de encontrá-los, sugerimos a leitura do artigo: Como encontrar fornecedores para o seu Ecommerce?

9. Invista em marketing digital

Não dá para falar em venda online para iniciantes sem citar a relevância do marketing digital. Aliás, isso vale até mesmo para os lojistas mais experientes. 

Basicamente, sem as estratégias de marketing digital, você não vai conseguir atrair, converter e fidelizar clientes. Por isso, é preciso investir em iniciativas como: e-mail marketing, anúncios no Google Ads ou Facebook Ads, páginas otimizadas para os mecanismos de busca (SEO) e por aí vai.

Há diversas possibilidades quando o assunto são estratégias de marketing digital. Analise quais fazem mais sentido para a sua empresa e vá em frente!

10. Divulgue o seu Ecommerce

Quem não é visto não é lembrado. E quando falamos em desenvolvimento de Ecommerce, esse velho ditado também é bastante válido.

Para que você alcance o reconhecimento e o volume de vendas que deseja, é preciso divulgar a sua marca e os seus produtos. Para isso, você pode usar todo o poder das redes sociais, por exemplo…

Instagram, Facebook, TikTok, Youtube e Twitter são as principais. Em quais a sua persona está presente? 

Produzir conteúdo relevante com frequência por esses canais pode ser um divisor de águas na divulgação dos seus produtos. Já pensou nisso?

👉 Falamos mais sobre divulgação neste artigo: Divulgação de produto: 11 dicas para você não errar na sua estratégia

11. Escolha as formas de pagamento e envio

No início pode ser um pouco complicado disponibilizar muitas formas de pagamento. Mas não deixe de fazer isso conforme o negócio for amadurecendo, combinado?

Os consumidores online estão cada vez mais exigentes e isso significa que eles querem facilidade na hora de pagar por produtos e serviços

É claro que a seleção dos meios de pagamentos vai depender muito da persona da sua empresa. Mas isso não significa que você já não possa começar a trabalhar para liberar métodos como: cartão de crédito e débito, boleto, PIX, etc. 

12. Defina a logística do seu Ecommerce

Da mesma maneira que seus clientes querem diversidade nas opções de pagamento, eles também desejam o mesmo para os envios. 

Mais do que isso: quando uma pessoa fala em compra online hoje em dia, muitas vezes, ela também está falando de praticidade e agilidade. Ou seja, você precisa disponibilizar as opções que mais agradam o seu comprador

Por exemplo, se os seus consumidores querem receber mais rapidamente, pense na possibilidade de implementar a retirada em loja ou a entrega expressa. Uma boa alternativa para isso é fechar um contrato com os Correios ou, até mesmo, uma parceria com empresas particulares. 

👉 Para te ajudar a entender isso melhor, criamos este artigo: Qual a melhor transportadora para Ecommerce? Descubra

13. Estabeleça um atendimento profissional

Um bom atendimento é essencial para o desenvolvimento de Ecommerce. Os clientes precisam ser atendidos da melhor maneira possível, seja para tirar dúvidas, fazer elogios ou reclamações, comprar ou qualquer outra questão.

Imagine que uma pessoa comprou um determinado produto mas, por algum motivo, recebeu outro. Ela liga e afirma para um atendente que não quer mais receber o item correto e ainda deseja cancelar a compra. Como resolver isso?

A tarefa não é a mais fácil, mas um bom atendimento pode ajudar a resolvê-la. A partir do momento que você tem uma equipe bem treinada, problemas podem ser revertidos, evitando o cancelamento de compras e a insatisfação do comprador. 

Lembrando que um atendimento é indispensável em qualquer etapa da jornada de compra do consumidor. Logo, esteja preparado para desenvolver um bom atendimento na sua loja virtual.

14. Estruture um bom pós-venda

Para complementar ainda mais esse ponto do atendimento, vale a pena você ficar atento ao pós-venda

Ao contrário do que muitos imaginam, a venda não acaba quando o pagamento é feito na página de checkout. Na verdade, é preciso disponibilizar atendimento antes, durante e depois da compra. 

A ideia é fazer com que os clientes retornem para comprar mais vezes na sua loja virtual, certo? Então isso inclui acompanhar a satisfação do consumidor após a chegada do produto em sua casa.

Um bom caminho é estudar as leis do Ecommerce, que vão desde os direitos do consumidor até os deveres de um Ecommerce.

Você também pode gostar de ler: Lei do arrependimento no Ecommerce: o que diz o código do consumidor?

15. Monitore os resultados constantemente

Já se foi o tempo em que estratégias eram traçadas sem o devido acompanhamento dos resultados. Hoje, manter um fluxo de mensuração dos resultados é crucial para o desenvolvimento de Ecommerce.

E quando falamos em monitoramento, estamos nos referindo à visualização dos números desde o início da ação. Ou seja, não é preciso esperar até o final da iniciativa para saber se ela gerou ou não os resultados esperados. 

Acompanhar desde o início, inclusive, vai te ajudar a fazer ajustes pontuais para que seja possível alcançar o objetivo traçado de um jeito mais rápido e eficiente.

Quanto custa o desenvolvimento de um Ecommerce?

Desenvolver um Ecommerce envolve uma série de custos, que podem variar bastante dependendo do tamanho e do tipo do negócio. Alguns desses custos são iniciais e fixos, como a criação da empresa e a montagem do site, enquanto outros variam de acordo com as vendas e as estratégias de marketing.

Aqui está uma lista de custos que você precisa considerar ao planejar seu Ecommerce:

  • Registro da empresa (CNPJ, contador, certificado digital);
  • Desenvolvimento da identidade visual e do site;
  • Taxas para registro de marca e domínio;
  • Custo mensal ou anual da plataforma escolhida para hospedar sua loja;
  • Investimento em software de gestão empresarial;
  • Custos de compra e armazenagem de produtos;
  • Despesas com envio e manuseio de mercadorias;
  • Investimento em campanhas de marketing digital para atrair e reter clientes;
  • Taxas de transação em gateways de pagamento.

💸 Para saber mais, leia: Quanto custa um Ecommerce? Conheça custos variáveis, fixos e mais!

O desenvolvimento do seu Ecommerce pode ser fácil!

Neste artigo mostramos todos os detalhes do desenvolvimento de um Ecommerce, indo desde a criação do plano de negócio até o monitoramento dos resultados. 

Se você está pronto para colocar tudo em prática, nós temos algo que pode te ajudar ainda mais: o treinamento Loja Virtual do Zero, disponível na assinatura Ecommerce na Prática.

Neste treinamento você vai aprender: 

  • Como configurar sua loja; 
  • Como personalizar o layout do zero;
  • Como cadastrar produtos da maneira certa;
  • Como gerenciar pedidos e recuperar vendas;
  • Como aplicar estratégias de marketing para alavancar vendas. 

Tudo isso está disponível agora! Comece a sua jornada de sucesso no Ecommerce aqui:

Perguntas Frequentes

Por que o desenvolvimento de Ecommerce é importante?

A partir do momento que você desenvolve um bom Ecommerce, maiores são as chances de você lucrar de verdade vendendo na internet. Você pode ter um negócio bem estruturado e pronto para faturar alto todos os dias.

Como desenvolver um site de Ecommerce?

Para desenvolver um site de Ecommerce você deve: 1. Criar um plano de negócios. 2. Definir o nicho de mercado em que vai atuar; Conhecer o seu público; 4. Registrar um domínio; 5. Contar com uma boa plataforma de Ecommerce; 6. Ter um site responsivo; 7. Otimizar as páginas para SEO; 8. Ter bons fornecedores; 9. Investir em marketing digital; 10. Divulgar seu Ecommerce; 11. Escolher formas de pagamento e envio; 12. Definir a logística; 13. Estabelecer um atendimento profissional; 14. Estruturar um bom pós-vendas; 15. Monitorar os resultados; 16. Pensar na melhoria contínua.