As pessoas costumam acreditar que montar um negócio exige alto investimento. Mas, na verdade, você pode começar um negócio com qualquer quantia, mesmo com apenas 1000 reais. Para isso, só precisa do direcionamento certo, que passa por 3 etapas básicas. Aqui, vou te mostrar o passo a passo de como começar um negócio com 1000 reais, do zero, de forma simples.

Você pode saber mais sobre esse conteúdo assistindo ao vídeo abaixo. Nele, Bruno de Oliveira, CEO do Ecommerce na Prática, fala o que ele faria para começar um negócio com este mesmo valor.

Como começar um negócio com 1000 reais

Como começar um negócio com 1000 reais

Começar um negócio com 1000 reais, a princípio, não parece ser algo factível... Mas é absolutamente possível se você souber organizar suas prioridades, planejar bem seus passos e estruturar cada um dos pilares de maior importância para o negócio.

E um desses pilares é a validação do produto. Isso quer dizer que, além de ter um público-alvo e persona bem definidos, você precisa testar esse produto nas plataformas e verificar se, de fato, ele tem procura da forma como está sendo vendido. Aos poucos, deve ajustar as falhas até perceber que o produto está vendendo da forma certa...

Só que, antes de tudo isso, você deve entender que toda a concepção e ideia do seu produto - e Negócio - deve girar em torno da transformação. Essa transformação é a solução que seu produto traz para um problema da persona.

Ou seja, para que seu negócio se consolide no mercado, você precisa de um modelo de negócio para fazer dinheiro a partir da solução dos problemas dos clientes.

Talvez essa informação te cause certa confusão… Afinal, como fazer isso realmente? 

Eu te falei antes: organização, planejamento e estrutura.

Com isso em mente, você conseguirá direcionar o seu orçamento de mil reais para as áreas mais importantes e vai gerar lucro. 

Se ainda não entendeu direito como isso vai funcionar, preste atenção aos passos que vou passar agora. Eles serão como um guia para você começar o seu negócio com esses 1000 reais.

Aqui eu vou te mostrar como analisar e investir na única coisa que você precisa se preocupar inicialmente: as vendas. 

É a partir dessas vendas que seu orçamento inicial vai se multiplicar.

Vamos aos passos:

1- Escolher o produto 

O primeiro passo é escolher o produto ideal para começar a vender, que é o principal foco neste momento. 

Mas onde achar esses produtos?

Você tem 3 caminhos, basicamente:

O primeiro é criar seus próprios produtos e produzi-los sob demanda (mas isso pode ser mais trabalhoso do que imagina, caso nunca tenha vendido… então eu te aconselho a começar com a revenda).

O segundo caminho é buscar por produtos online (o que vai ser ótimo se reside em cidades periféricas)

E o último caminho que pode seguir é encontrar polos de comércio popular próximos da sua região. Em geral, esses locais têm produtos incríveis e com preços em conta.

Independentemente do caminho que escolher, você vai precisar:

  • Se identificar com o produto;
  • Ser capaz de estudar o produto; 
  • Vender o produto. 

Então, sabendo disso, pode fazer sua escolha.

2- Analisar o produto

Assim que achar um produto que atenda aos critérios, você deve avaliá-lo com base em algumas perguntas sobre quesitos importantes do negócio: 

É muito melhor vender um produto por 200 reais e lucrar 100 reais do que vender um outro produto pelo mesmo valor e lucrar apenas 10 reais. Isso é bem simples de entender, imagino. Por isso, se uma determinada categoria de produtos te dá uma margem maior, é nela que você deve investir. 

  • Qual é a facilidade de repor o estoque?

Pense no tempo que vai demorar para repor o estoque caso ele chegue ao nível mínimo. Ou, caso faça um acordo com a loja e só vá pegar o produto depois que conseguir vender online, em quanto tempo consegue buscar esse produto e colocar no correio? 

Tenha em mente que, no Ecommerce, todo minuto é valioso. Se a sua reposição e entrega demorar demais, pode acabar gerando uma má experiência de compra no cliente… o que afeta diretamente a percepção de marca.

  • Consegue fazer uma parceria com a loja? 

Seu fornecedor precisa ser seu parceiro. E nem estou me referindo apenas ao prazo de pagamento e formas de pagamento… Estou falando de um parceiro que vá suprir suas demandas quando forem solicitadas e o mais rápido possível.

  • Qual o tamanho desse mercado? E do público?

Aqui você deve pensar na média de pessoas que vão se interessar pelo seu produto. 

Como fazer isso?

Imagine que você vende livros. Se o autor for uma pessoa conhecida, é mais fácil de encontrar pessoas interessadas por conta do engajamento e relevância que o nome do livro e do autor tem no mercado. 

Porém, vamos supor que o autor não seja muito conhecido… Então é mais difícil de mostrar o valor que aquele livro tem. 

Baseado nas análises acima, você consegue medir o nível de dificuldade que você vai encontrar no momento de vender esse produto. Isso vai te ajudar a escolher o produto certo para o público ideal. 

Usando outro exemplo, imagine que você vende vestidos evangélicos. Esse é um termo altamente buscado na internet (veja os dados na imagem abaixo), o que mostra o potencial de ser vendido. Você pode verificar isso no Google Trends, de forma gratuita.

3- Estudar o público

Agora que o seu produto está de acordo com todas as questões que podem influenciar nas vendas, é necessário estudar a sua persona e entender as necessidades e características dessas pessoas. Para isso, você precisa saber: 

  • Quem pode comprar este produto (escritórios, empresas, pessoas físicas…)?
  • Onde essas pessoas podem comprar o produto (na internet, loja física, na rua…)?
  • Quais os problemas dessas pessoas (aqueles que o seu produto vai resolver)?

Tendo todas essas resposta em mente, você estará pronto para começar a vender...

A Hora da Venda

a hora da venda

Talvez você agora esteja se perguntando como vai vender esse produto que analisou e planejou com tanto cuidado...

A verdade é que, depois de ter todas essas informações, não importa como você vai vender o seu produto

Sim, exatamente isso. 

Não importa como vai vender, porque independentemente do ambiente onde vai colocar isso, você já tem as principais informações para gerar valor para esse produto e fazer vendas.

Mesmo assim, separei alguns ambientes fáceis e acessíveis para você começar o seu negócio.

  • Anunciar o seu produto em Marketplaces (Mercado Livre, OLX, Amazon, Americanas...);
  • Oferecer em grupos de vendas no Facebook;
  • Divulgar o produto por meio de comentários de vídeos do Youtube ou em Blogs que tenham relação com o tema do produto; 
  • Vender e divulgar em eventos de negócios, congressos, palestras;
  • Vender em feiras;
  • Vender em redes sociais (Instagram, por exemplo).

Não importa a maneira como você vai vender esse produto, o importante mesmo é trabalhar muito para conseguir alcançar o seu objetivo: aumentar o seu orçamento inicial de 1000 reais. 

Uma boa dica para conseguir vender esses produtos é você encarar cada venda como uma oportunidade de criar relação com o cliente e fidelizá-lo. Desta forma, você pode garantir que essa pessoa compre mais vezes.

Para isso, mantenha contato, ofereça novos produto, envie conteúdos e novidades pelos canais de comunicação (Whatsapp, de preferência, ou Email)...

Por exemplo: se você está vendendo livros, crie um Instagram ou canal no Facebook e faça resenhas sobre eles, conte algumas curiosidades, notícias, novidades… Compartilhe os seus conhecimentos através de conteúdo relevante. E não deixe de lado os anúncios nos Marketplaces (pelos quais só vai pagar depois que vender) ou em qualquer outro lugar onde esteja anunciando os seus produtos. 

Afinal, para onde vão os 1000 reais?

Eu te mostrei neste artigo um guia rápido dos passos que deve dar para começar seu negócio com 1000 reais. Mas pode ser que você não tenha entendido exatamente onde entram esses 1000 reais no processo…

Então vou te dizer de forma clara: eles devem ser focados no seu produto e na venda.

Neste ponto, com o orçamento que tem, suas forças devem ser totalmente voltadas para o produto e para a venda. Assim, separe o seu orçamento para compra de novos produtos (estoque) e para ações de marketing (anúncio no Facebook e Instagram, por exemplo).

Agora é a hora de colocar em prática e multiplicar esse valor!

As informações que você vai conseguir com o que te passei aqui são o suficiente para você começar nesta trajetória e evoluir no mercado.

Porém, você vai perceber que precisa mapear e planejar também os próximos passos para ajustar sua estrutura, atendimento, canais e estratégias… e conseguir alavancar seu Negócio de uma vez por todas.

Antes que você se preocupe, deixa eu te falar: tenho aqui um checklist gratuito com as 6 etapas essenciais para você encaixar as engrenagens e se tornar um Ecommerce de Sucesso, do zero.

É só clicar neste botão e baixar!

Aproveite.