Atualizado em 05/08/2022 por Maria Alice Medeiros
O Google, a ABComm e a Zoom trouxeram várias informações sobre quais serão as tendências da Black Friday 2019. Confira aqui os produtos mais procurados, estratégias necessárias, comportamento dos clientes e muito mais sobre a Black Friday.
Expectativas da Black Friday 2019

Por mais que a Black Friday seja bastante conhecida nos Estados Unidos, ela chegou no Brasil apenas em 2010, com um faturamento de 3 milhões de reais.
No ano seguinte, esse número saltou para os 100 milhões e assim por diante até chegar ao resultado do ano passado: 2,6 bilhões de reais em faturamento e um ticket médio de 608 reais.
Em 2019, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) e a consultoria Ebit/Nielsen, a expectativa é um aumento de 18% comparado ao ano passado. Isso significa mais de 3 bilhões de reais só no Ecommerce.
Desta forma, nota-se uma oportunidade gigante para empresários lucrarem nesta Black Friday. Mas, para isso, é necessário abrir os olhos para algumas tendências.
Vou te apresentar agora dados interessantes sobre o que esperar do dia 29 de novembro.
4 principais tendências da Black Friday 2019
Com base no comportamento dos consumidores e do mercado em 2019, é possível estabelecer tendências deste ano. Separei aqui os principais fatores aos quais os lojistas precisam se atentar para aproveitar o movimento desta época e lucrar de verdade.
Nichos mais procurados

Uma das maiores dúvidas que os lojistas têm é “o que vender na Black Friday?”.
Para responder a esta pergunta, a Zoom divulgou uma pesquisa com os nichos mais procurados pelos os consumidores. A ordem é a seguinte:
- Eletrodomésticos: 56%
- Eletrônicos: 50%
- Celulares: 48,5%
- Informática: 32%
- Moda e acessórios: 20%
- Saúde, cosméticos e perfumaria: 15%
- Casa e decoração: 23%
- Outros: 12%
- Livros: 11%
- Esporte e lazer: 11%
- Alimentos e bebidas: 8%
Mercado Físico e Online integrados
A pesquisa realizada pelo Google trouxe algumas notícias interessantes:
Pela primeira vez na história da Black Friday no Brasil, os brasileiros devem comprar tanto em lojas físicas quanto online.
Quando a data chegou aqui, o foco era principalmente online, diferentemente dos Estados Unidos, onde ela é forte tanto no mercado físico como no digital.
Porém, nos últimos anos, muitos comércios de rua e os shoppings vêm aderindo às promoções. Em 2019, a expectativa é um grande número de lojistas físicos vendendo também.
Além disso, 39% dos brasileiros consideram que a opção “retira na loja” é muito importante na hora de decidir a loja na Black Friday. 24% esperam usar essa forma de entrega para as compras feitas pela internet para poderem se livrar do frete.
Por isso, se você vende em ambos os canais, vale a pena viabilizar este tipo de serviço. Além de satisfazer o cliente, também barateia os seu custo de logística.
Uso do Mobile (Celular)
De acordo com a pesquisa da Google, 36% dos brasileiros pretendem realizar compras na Black Friday deste ano por meio de celulares.
Neste sentido, o seu site precisa estar preparado para receber visitas mobile. Os clientes devem ter fácil acesso aos produtos, conseguir ler as informações, navegar na loja e poder realizar a compra.
Para saber mais como fazer isso, confira o nosso artigo Mobile First: o que é e qual a importância para o Ecommerce.
Satisfação do cliente

Acredite: o preço não é a maior preocupação dos clientes durante a Black Friday.
54% dos entrevistados pelo Google disseram que a confiança na loja e o nível de serviço prestado são essenciais para a decisão de compra.
Portanto, além de oferecer ótimas promoções, é importante gerar uma ótima experiência de compra ao cliente.
No dia, mantenha uma equipe de atendimento ativa para resolver todos os problemas dos consumidores. Além de gerar mais vendas, essa tática transmite mais confiança para eles.
Tenha descrições detalhadas, seja transparente sobre o envio, coloque um valor de frete justo e transforme a experiência de comprar na sua loja uma das melhores durante o evento.
Desta forma, além de vender bem na Black Friday, você também faz com que essas pessoas voltem a comprar da sua loja em outro momento.
Tenha resultados fantásticos na Black Friday
Como eu mostrei, há grandes chances de os empresários obterem ótimos resultados nesta Black Friday. Para isso, basta aplicar as melhores estratégias no seu negócio.
Para te ajudar, nós criamos o Playbook Black Friday! O conteúdo ensinado é organizado em 4 passos essenciais:
- Planejamento
- Atendimento
- Campanhas de Marketing
- Pós-Black Friday
Baixe gratuitamente e comece a se preparar:
Deixe um comentário