De acordo com estudos do IBGE, 3 em cada 10 pessoas sem emprego no Brasil estão em busca de uma recolocação há mais de 2 anos. Se você faz parte desse grupo, saiba que neste artigo vamos apresentar 15 ideias criativas para quem está desempregado ou procurando por uma renda extra. Confira! 

Não é nenhuma novidade que o desemprego é um dos problemas econômicos que mais afeta os brasileiros, certo? 

De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), o número de trabalhadores desempregados era de 8,3 milhões, no terceiro trimestre de 2023

São muitos os fatores que podem levar uma pessoa ao desemprego, mas a verdade é que todos têm obrigações financeiras – muitas delas, inadiáveis. 

Nesse cenário, muitos optam pelo empreendedorismo como forma de ganhar uma renda extra e construir um negócio lucrativo. Foi por isso que criamos esse artigo! 

Aqui, vamos mostrar algumas ideias criativas para quem está desempregado e deseja empreender. Certamente as nossas dicas contidas vão te ajudar a alcançar o seu objetivo! 

No vídeo abaixo, Babi Tonhela, especialista e consultora de Ecommerce, fala sobre o assunto. Veja só: 

O que fazer quando se perde o emprego? 5 dicas para ajudar nesse momento delicado 

Perder o emprego é um momento difícil para qualquer pessoa. Esse, no entanto, é um cenário que pode acontecer com qualquer um – até mesmo com os profissionais mais dedicados. 

Apesar da delicadeza do momento, é preciso tomar as rédeas da situação e fazer o possível para reverter o cenário. 

Por isso, antes de mostrarmos alternativas para ganhar dinheiro desempregado, vamos compartilhar algumas boas práticas para esse momento: 

1. Não se compare com outras pessoas

O primeiro impulso quando se perde o emprego é, quase sempre, a comparação. Seja com colegas de trabalho que continuaram na empresa ou com outros profissionais do mercado, a verdade é que esse é um comportamento muito nocivo.

Comparar-se com outra pessoa pode minar a sua confiança e prejudicar a sua busca por outra posição. Por isso, recomendamos que você foque na sua trajetória, afinal, cada pessoa é diferente. 

Esse é o momento para focar em você, na sua carreira e nos seus objetivos. Entendendo isso, vamos às próximas dicas...

4 BANNER BLOG - EDZ AULA

2. Mantenha-se produtivo

Quando perdem o emprego, muitas pessoas ficam desmotivadas. Outras, tratam essa oportunidade como o momento para descontrair, descansar, colocar séries em dia, etc. 

Você pode fazer tudo isso, afinal, todos precisamos de um tempo de adaptação. No entanto, manter uma rotina pode ser muito útil não só na busca por outro emprego, como também para a sua saúde mental.

Muitos especialistas do segmento de Recursos Humanos indicam que você crie horários para suas atividades, tratando a busca por um novo emprego – ou o empreendedorismo, se esse for o caso –  como uma atividade formal.

3. Avalie suas opções de carreira

Pode não parecer, mas ao perder o emprego você tem uma boa oportunidade para reavaliar a sua carreira e mudar os rumos da sua trajetória profissional. 

Se você não estava satisfeito com o seu chefe, por exemplo, as suas atividades diárias ou o segmento de mercado em que estava atuando, a hora de fazer uma mudança é agora… 

Por isso, pense com honestidade sobre quais são os seus objetivos a curto, médio e longo prazo e trace as atividades que precisam ser feitas para que você chegue até lá. 

4. Estude muito

Hoje, na internet, existem muitos recursos para você estudar e  aperfeiçoar os seus conhecimentos– e muitos deles são gratuitos! 

Em nosso canal do YouTube, por exemplo, sempre há aulas práticas gratuitas. 

Ao perder o emprego, você tem uma boa oportunidade para aprender habilidades novas, aperfeiçoar pontos fortes e, quem sabe, profissionalizar-se em uma área completamente diferente. 

💡 Aprofunde seus conhecimentos, participe de aulas e cursos gratuitos e faça tudo que esteja em seu poder para ganhar novas habilidades durante este período. Esses conhecimentos podem ser úteis não só para o seu currículo, mas para qualquer outra atividade profissional que você vá desenvolver no futuro.

📕 Leia também: 20 Melhores Livros de Empreendedorismo do Mercado

5. Considere empreender 

Infelizmente, muitas pessoas apenas consideram o empreendedorismo como opção quando perdem o emprego. Esse pode ser um erro, afinal de contas, uma maneira segura e legítima de fazer o próprio dinheiro, trabalhar com o que gosta e construir uma fonte de renda duradoura. 

Pense bem… quais são as suas áreas de afinidade? Seus hobbies podem ser monetizados? Quais são as pessoas que podem te ajudar nessa jornada? 

Hoje, existem muitos canais de venda disponíveis e a maioria deles permite que você comece sem gastar nada, ou investindo muito pouco. 

👉 No artigo a seguir, falamos um pouco mais sobre os primeiros passos para quem deseja empreender: O que um empresário faz na prática? Quanto ganha? Precisa de formação? 

Por que empreender pode ser uma oportunidade? 

De acordo com um estudo feito pelo Sebrae, a partir de dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), as micro e pequenas empresas (MPE) já criaram quase 710 mil vagas de trabalho, o que corresponde a aproximadamente 70% do total de empregos formais gerados em 2023. 

Isso mostra que, mesmo em meio a um cenário de crise econômica, pequenas empresas podem trazer uma mudança para melhor. 

E cada vez mais pessoas percebem isso… De acordo com o Boletim do Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo Governo Federal, foram abertas 1.382.708 novas empresas no segundo quadrimestre de 2023.

Quando falamos sobre pessoas que desejam empreender porque perderam o emprego, o termo mais usado é o “empreendedorismo por necessidade”. Isso porque esse tipo de atividade acontece num cenário no qual fazer uma renda extra é essencial. 

Apesar desse nome, o empreendedorismo por necessidade pode, sim, ser uma grande oportunidade. 

⭐ Dentre os alunos do Ecommerce na Prática temos vários casos de sucesso de pessoas que empreenderam depois de perder o emprego, criando negócios de muito sucesso.

Um bom exemplo é a Loja Casa Criativa, que foi fruto do desemprego de sua proprietária. Hoje, a empresa fatura milhares de reais por mês, dentro de um nicho de mercado muito interessante. Para conhecer a história, leia o artigo: Casal faturou R$ 150 mil em um mês durante a pandemia.

O que eu preciso saber antes de empreender? 

Antes de mostrarmos ideias criativas para quem está desempregado e precisa ganhar dinheiro, precisamos deixar um aviso: empreender não é um mar de rosas. 

Acima de tudo, você precisa ter um bom planejamento, ser perseverante e ter bastante disciplina. Também é importante que você exercite o seu autoconhecimento e entenda quais os seus pontos fortes e quais as áreas que precisam de melhoria. 

Empreender é uma atividade que pode, sim, ser muito lucrativa e mudar totalmente o rumo financeiro da sua família. Mas, assim como todo emprego formal, requer esforço e dedicação para que os frutos sejam colhidos.

Nós falamos um pouco mais sobre isso no seguinte artigo: Mindset empreendedor: o que fazem os negócios que vendem milhões?

15 ideias criativas para quem está desempregado

Bom, agora que você já sabe um pouco mais sobre o contexto econômico do Brasil e como ele influencia o empreendedorismo, é hora de apresentarmos algumas ideias criativas para quem está desempregado e precisa fazer um dinheiro extra ou começar uma carreira completamente nova. 

A seguir, listamos diferentes ideias, que variam em lucratividade e complexidade. Esperamos que esses itens possam servir de inspiração para você! Confira… 

1. Abrir uma loja virtual

Uma ótima maneira de começar um negócio próprio e ganhar dinheiro é abrir uma loja virtual. Com a ascensão do comércio eletrônico, cada vez mais pessoas estão comprando produtos e serviços online. 

Identifique um nicho de mercado no qual você tenha interesse ou conhecimento e crie uma loja virtual para vender produtos relacionados. Pode ser desde roupas e acessórios até produtos artesanais, ferramentas ou outros. 

Com um pouco de planejamento e divulgação adequada, você pode alcançar um público amplo e aumentar suas chances de sucesso.

💡 Dica: aproveite para aconhecer o treinamento Loja Virtual do Zero! Nele, você aprende o passo a passo como criar sua própria loa virtual e deixá-la pronta para vender todos os dias.

2. Ser freelancer de serviços digitais

O mercado de serviços digitais é muito lucrativo hoje. Isso pode ser observado pela quantidade de sites e plataformas digitais dedicados a conectar profissionais que oferecem esses serviços àquelas pessoas que precisam deles. 

Getninjas, 99Freelas e Workana são apenas alguns exemplos. 

Quando falamos em serviços digitais estamos nos referindo a qualquer habilidade que possa ser necessária para um negócio. Alguns exemplos de serviços digitais são: 

  • Redação de textos técnicos; 
  • Diagramação de artigos;
  • Desenvolvimento web; 
  • Tradução; 
  • Revisão de textos;
  • Design;
  • E mais! 

Nas plataformas certas, você pode anunciar os seus serviços e ser contratado sem sair de casa. Esse tipo de trabalho também te dá mais liberdade para fazer a sua carteira de clientes e escolher os projetos que mais captam o seu interesse. 

3. Ser um afiliado de produtos físicos

Uma boa alternativa para quem está desempregado e quer ganhar dinheiro é vender como afiliado. Esses programas de afiliação permitem que você comercialize produtos de outras empresas, ganhando uma comissão sobre o valor de cada venda. 

Nesse caso, você tem a opção de utilizar algumas plataformas parceiras, como:

📚Leia também:

4. Ser um afiliado de infoprodutos

Outra opção é se afiliar para a venda de produtos digitais, ou seja, os infoprodutos. Ao contrário dos itens mencionados no tópico anterior, os produtos digitais são comercializados exclusivamente por vias digitais. 

Mas, da mesma forma, você ganha uma comissão cada vez que uma compra é efetuada por meio de seu link exclusivo. Dentre os infoprodutos mais comuns estão: 

  • Cursos online;
  • E-books;
  • Aplicativos e plataformas;
  • Clubes de assinatura; 
  • Jogos online;
  • Workshops;
  • Etc. 

A variedade de plataformas que permitem afiliação para venda de produtos digitais também é grande. Vamos mencionar algumas agora: 

5. Trabalhar com dropshipping

O dropshipping é uma forma de começar a vender na internet sem ter que investir em estoque ou processos logísticos. Uma ótima ideia para quem está desempregado e não conta com muito capital para começar a empreender. 

No dropshipping você cria uma loja virtual ou anuncia produtos em seu marketplace, mas é seu fornecedor quem fica responsável por armazenar os itens em estoque e fazer o envio para o cliente final. 

Esse processo é feito por meio de parceria com fornecedores internacionais ou nacionais. Alguns dos fornecedores de dropshipping mais populares são o Alibaba, o Aliexpress, o Gearbest, dentre outros. 

Essa é uma alternativa interessante principalmente para aquelas pessoas que desejam começar no Ecommerce, validar um negócio ou produto. 

📚Leia também:

6. Oferecer aulas particulares (presenciais ou online)

Se você tem uma formação em determinada área ou expertise devido às suas experiências de trabalho, saiba que você pode monetizar essas habilidades oferecendo aulas particulares. 

E o melhor de tudo é que você não precisa se deslocar para prestar esse serviço. Hoje já é possível criar salas de estudo usando ferramentas como o Google Meets e o Zoom. O tópico das aulas pode variar desde o reforço escolar, até assuntos mais específicos, como idiomas. 

7. Tornar-se consultor 

De muitas maneiras, tornar-se um consultor se assemelha bastante ao trabalho de um professor. Você vai compartilhar seus conhecimentos, de qualquer forma. A grande diferença, no entanto, é que em uma consultoria existem atividades práticas

Para prestar consultoria, você precisa ter uma expertise extensa no assunto proposto. Isso pode vir de uma experiência profissional prévia ou da capacitação. Os tópicos de uma consultoria são muito variados… 

💡 O próprio Ecommerce na Prática tem um programa de consultoria em Ecommerce que ajuda diversos empreendedores a alavancarem seus negócios e lucrarem mais. 

Todas as aulas são ministradas por consultores de Ecommerce capacitados e devidamente especializados. Para saber mais sobre o programa, clique aqui.

8. Vender produtos usados

Uma das formas mais efetivas de se fazer um dinheiro extra – e rápido! – é vender itens que estão sem uso.  Existem diversas plataformas completamente otimizadas para venda desse tipo de item. Algumas delas são o OLX, o Enjoei e o Facebook Marketplace

E, nesse caso, vale vender desde móveis e eletrônicos até roupas e outros itens de vestuário. Quem sabe esse não é o começo de um brechó online

💻 Se você quer saber mais sobre o assunto, sugerimos que leia: Vendas online para iniciantes: 11 dicas para você começar o seu negócio

9. Vender ilustrações e fotos

Se você tem habilidades artísticas, considerar a venda de ilustrações e fotos pode ser uma excelente opção. 

Existem diversas plataformas online onde você pode oferecer seus trabalhos, como sites de bancos de imagens, redes sociais e até mesmo sua própria loja virtual. Explore diferentes estilos e temáticas para atrair um público variado e esteja atento às tendências atuais

Além disso, considere oferecer serviços personalizados, como criação de logotipos ou ilustrações sob encomenda, para ampliar suas oportunidades de renda.

📚Leia também:

10. Cuidar de animais de estimação

Se você tem afinidade com animais, saiba que existe um amplo mercado para os cuidados com os pets. As atividades variam desde o passeio diário até a hospedagem dos bichinhos por períodos mais longos. 

Em sites como o PetAnjo e o DogHero, você é capaz de anunciar serviços de creche para pets, hospedagem, banho e tosa. Mas, vale lembrar que esse é um segmento que requer uma real paixão pelos animais… afinal, estamos falando do cuidado com um ser vivo. 

11. Trabalhar com artesanato

O artesanato é um item que está sempre em alta demanda. Um estudo divulgado pela Nuvemshop mostra que o segmento de Casa e Decoração, por exemplo, teve uma alta de 155% em vendas e aumento de 67% em pedidos. 

Este é um nicho de mercado tão lucrativo que existe até mesmo um marketplace de nicho voltado para esse público: o Elo7

Dentre os itens que podem ser vendidos estão: 

  • Lembrancinhas de biscuit;
  • Bolsas e carteiras artesanais;
  • Cadernos personalizados; 
  • Vasos e outros objetos de cerâmica; 
  • Quadros e itens decorativos de parede;
  • Luminárias;
  • Acessórios para a casa;
  • E mais! 

🧵 Se esse é um assunto que te interessa, podemos apostar que neste artigo você vai encontrar uma boa dose de inspiração: Artesanato para vender: 15 ideias criativas e como começar

12. Vender itens alimentícios

Uma outra alternativa para quem está desempregado e quer fazer uma renda extra é vender produtos alimentícios. Esses produtos podem variar desde doces e itens de confeitaria, até marmitas fit e outros tipos de refeições. 

Você também pode vender esses produtos por meio da sua rede de contatos, de forma física, ou usar aplicativos especializados, como o iFood. Se esse é um ramo que te interessa, esse artigo pode te ajudar a dar os primeiros passos: Como Vender no iFood: como funciona e por onde começar? 

13. Vender produtos de limpeza

A preocupação com a limpeza e higiene nunca foi tão relevante como nos dias de hoje. Aproveite essa demanda crescente e crie seu próprio negócio de venda de produtos de limpeza. 

Você pode optar por fabricar seus próprios produtos, utilizando ingredientes naturais e sustentáveis, ou revender marcas existentes. Invista em divulgação local, como nas redes sociais e na sua região, além de oferecer entrega rápida e atendimento personalizado. 

À medida que o negócio cresce, você pode até mesmo expandir sua linha de produtos para incluir itens relacionados, como acessórios de limpeza e organização.

14. Revender produtos de catálogo

Outra opção interessante para quem está desempregado é se tornar um revendedor de produtos de catálogo. 

Existem diversas empresas que oferecem essa oportunidade, onde você recebe um catálogo com uma variedade de produtos, desde cosméticos e roupas até utensílios domésticos e produtos de bem-estar. 

Você pode mostrar o catálogo para amigos, familiares e conhecidos, além de utilizar as redes sociais para ampliar sua base de clientes. Comissões e bônus por vendas adicionais podem aumentar sua renda, além de oferecer a flexibilidade de horários para conciliar com outras atividades.

15. Crie e venda produtos digitais 

Entrar no mundo dos produtos digitais pode ser uma excelente maneira de gerar renda, especialmente se você tem conhecimento ou habilidades específicas que podem ser compartilhadas. 

O primeiro passo é identificar um nicho de mercado que tenha demanda. Pode ser qualquer coisa, desde ensinar habilidades de programação, dicas de jardinagem, até cursos de culinária

Uma vez que você tenha escolhido seu nicho, é hora de desenvolver seu conteúdo. Isso pode ser em forma de e-books, cursos online, webinars, podcasts, ou até mesmo templates e ferramentas digitais. Certifique-se de que seu conteúdo seja informativo, bem estruturado e fácil de entender.

Existem várias plataformas onde você pode vender seus produtos digitais. Plataformas como Hotmart e Udemy, são ótimas para cursos online, enquanto Amazon Kindle é ideal para e-books. 

Aprenda como criar o seu Ecommerce sem gastar nada! 

Neste artigo mostramos algumas ideias criativas para quem está desempregado, explicando algumas das opções de fonte de renda alternativa e como começar em cada segmento. Esperamos que alguma dessas opções te ajude nesse momento! 

Como falamos ao longo deste artigo, o momento do desemprego pode ser uma oportunidade para aperfeiçoar habilidades e entrar em um mercado novo. Para muitas pessoas, esse é o momento de virada dentro do empreendedorismo… 

Mas, para ter um negócio de sucesso, você precisa da orientação certa. 

E, para ter essa orientação, você não precisa investir alto. Na verdade… você não precisa gastar nada. 

Na aula gratuita Como Criar um Ecommerce do Zero e Faturar R$30 mil reais em 90 dias” nós mostramos todos os passos que você precisa tomar para criar um negócio lucrativo e tirar seu sonho de empreender do papel. 

Você vai aprender: 

  • Como escolher produtos com alto potencial de lucro;
  • Como criar campanhas que trazem vendas todos os dias;
  • Como começar sem investir em estoque.

A aula é de graça e você pode começar agora mesmo. Para participar, clique aqui: 

Perguntas Frequentes

O que vender quando se está desempregado?

Quando você está desempregado é possível começar a vender produtos sem investir em estoque, por meio do dropshipping. Alguns dos itens que podem ser comercializados são itens de decoração, roupas e acessórios, maquiagens, eletrônicos e mais.

O que fazer quando você está desempregado?

Se você perdeu o seu emprego, não se compare com outros profissionais, mantenha-se produtivo, reavalie as suas opções de carreira, estude muito e considere o empreendedorismo como forma de fazer uma renda extra.

O que dá mais lucro para vender?

O que dá mais lucro são produtos com custo baixo e alto valor agregado. Roupas, itens de artesanato, acessórios para pet, cosméticos e materiais de papelaria são alguns exemplos de produtos lucrativos.

Como empreender estando desempregado?

Uma das formas de empreender estando desempregado, isto é, sem muito capital para investir, é começar com o dropshipping.

Em que área devo empreender?

Você deve empreender em uma área na qual tem afinidade ou facilidade. Avalie suas aptidões e escolha produtos ou segmentos que tenham relação com suas preferências.