Vender arte é um processo quase tão antigo quanto o comércio em si. Mas, com o avanço do Ecommerce, cada vez mais artistas se perguntam como vender desenhos na internet. Se você também quer saber, este artigo tem algumas respostas. Vem ler! 

Levar trabalhos artísticos para uma grande audiência é um desafio. Artistas sempre tiveram que, ao longo dos séculos, reinventar as suas práticas para continuar vendendo arte. E, com a internet e o advento do Ecommerce, as mudanças continuam uma constante. 

De acordo com relatório da seguradora internacional, Hiscox, a aquisição de obras de arte em plataformas online cresceu 72% no primeiro trimestre de 2021, batendo recorde de faturamento.

As lojas virtuais tornaram mais fácil levar produtos dos mais diferentes tipos a parcelas cada vez maiores do público. Isso contribuiu para o aumento nas vendas de arte no Brasil e no mundo. 

Ainda assim, é importante notar que nem todos sabem como vender desenhos na internet. Isso dificulta o caminho para construir um negócio de sucesso dentro desse segmento. E, se você faz parte desse grupo e chegou até este artigo… saiba que sua sorte está prestes a mudar. 

Ao longo dos próximos tópicos, vamos mostrar como vender desenhos na internet, quais plataformas você pode usar, como construir um público e quais cuidados que deve ter ao começar um empreendimento nesse segmento. 

Aqui, você vai encontrar todas as dicas que precisa para começar. Vamos ao conteúdo? 

10 sites para vender desenhos na internet 

Ser um artista nunca foi fácil, não é verdade? Mostrar a sua arte e vendê-la para as pessoas é sempre uma tarefa desafiadora. 

Hoje, no entanto, essa tarefa pode ser um pouco mais fácil, graças à enorme quantidade de canais de vendas e plataformas disponíveis para aqueles que desejam vender desenhos na internet.

Se você está considerando as suas opções e ainda não sabe qual canal escolher, veja o nosso resumo sobre alguns dos principais deles:

1. Nuvemshop

A Nuvemshop é uma plataforma de Ecommerce muito bem conceituada na América Latina, com três prêmios da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm) para a categoria “melhor plataforma de Ecommerce”.

A plataforma permite que você crie o seu próprio site de vendas, exclusivo para a sua marca. Essa é uma ótima plataforma para você, que deseja saber como vender desenhos na internet de forma descomplicada a lucrativa. 

Ao criar uma loja virtual só sua, você tem a oportunidade de negociar diretamente com o seu cliente, sem precisar pagar as comissões cobradas por plataformas de marketplace.

Um site de vendas próprio também permite que você crie um catálogo online, com todas as suas opções de artes e produtos disponíveis. E o melhor de tudo é que a Nuvemshop tem um plano gratuito, que pode ser usado por tempo indeterminado. 

Se você quer conhecer mais sobre a plataforma, acesse o site da Nuvemshop agora. 

Leia também: O que vender na internet com pouco investimento? [LISTA COMPLETA] 

2. Elo7 

O Elo7 é um dos maiores marketplaces do Brasil, sendo especializado em produtos artesanais, principalmente itens de decoração e vestuário. Ao usar a plataforma, você tem a chance de expor a sua arte para um grande número de pessoas. 

Essa plataforma é uma boa opção, caso você esteja pensando em estampar produtos com a sua arte. Quadros, pôsteres, canecas e camisetas são algumas das opções que podem ser bons investimentos. 

Você pode começar a vender na plataforma gratuitamente, tendo uma comissão cobrada sobre cada venda que acontece. A taxa fica em torno de 12% a 18%. 

3. Mercado Livre 

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina, contando com o maior volume de tráfego e vendas entre todos os concorrentes. Esse é um marketplace mais variado, ou seja, ele não é focado apenas na venda de itens artísticos. 

Ainda assim, o Mercado Livre pode ser uma boa opção para desenhistas e pessoas interessadas em vender produtos personalizados com a sua arte. A plataforma tem um grande público interessado em itens de decoração, como pôsteres e quadros personalizados. 

O Mercado Livre também cobra uma comissão sobre os produtos vendidos – você pode entender mais sobre isso neste artigo aqui: Qual a comissão do Mercado Livre? [GUIA] – mas também oferece mais suporte aos seus lojistas, com serviços de fulfillment que torna as entregas mais rápidas. 

Você também pode gostar deste artigo: Marketplace para iniciantes: 6 passos para começar do zero

4. Atual Card 

A Atual Card é uma gráfica virtual que permite a criação de produtos personalizados e desenhos. Alguns dos itens que podem ser feitos na plataforma são: pôsteres, adesivos, agendas, cadernos e mais. 

A plataforma permite que você faça o envio do produto diretamente para o cliente, ou para a sua própria casa, caso deseje criar um estoque de produtos personalizados para pronta-entrega. 

5. Freelancer 

Já a plataforma Freelancer permite oferecer os seus serviços artísticos para pessoas de todo o mundo. O site é usado por mais de 58 milhões de empregadores e profissionais autônomos.

Para começar a usar e vender seus desenhos na internet por meio da plataforma, basta criar um perfil que especifica as suas habilidades. O uso da plataforma é gratuito, mas uma comissão é cobrada pela plataforma para cada negócio fechado. 

Essa é uma forma de adaptar a venda de desenhos na internet, oferecendo serviços, ao invés de produtos já prontos. 

6. Zazzle 

A plataforma Zazzle também funciona como um gráfica online, que permite a personalização de produtos, oferecendo a personalização de itens como moletons, canecas, aventais e almofadas.

O serviço pode ser usado por artistas brasileiros, mas vale notar que a Zazzle é uma plataforma estadunidense. Por isso, fique atento à taxa de importação de cada objeto.

7. Shutterstock 

O Shutterstock é um banco de imagens muito famoso, usado para a venda de fotografias. Contudo, ele também oferece um ótimo espaço para artistas que desejam vender desenhos.

Essa é uma boa plataforma, pois permite que você detenha os direitos autorais sobre a sua criação. O Shutterstock é gratuito, mas requer um pagamento de comissão sobre cada venda.

Vale lembrar que, dentro dessa plataforma, o formato mais procurado costumam ser os desenhos vetorizados, ou seja, os que podem ser importados para ferramentas de edição, como Photoshop e Illustrator.

8. Adobe Stock 

O Adobe Stock é uma plataforma muito parecida com a que mencionamos no último tópico. Ela permite que você venda desenhos na internet, fazendo o upload das suas artes de forma gratuita. 

Da mesma forma, os tipos de desenhos mais procurados são aqueles em formato de vetor, já que não perdem a qualidade quando exportados para ferramentas de edição de imagem. Ao cadastrar seus produtos na plataforma, não se esqueça de incluir as tags. Elas ajudam a descrever a sua arte e trazem mais tráfego para os seus desenhos. 

9. Patreon 

O Patreon é uma plataforma diferente de todas as que vimos até agora. Basicamente, o site funciona como um serviço de crowdfunding

Em outras palavras, o Patreon permite que pessoas interessadas em seus conteúdos e artes paguem um valor – que pode ser mensal, semanal ou único – para ter acesso a conteúdos exclusivos. 

Muitos artistas usam a plataforma para engajar mais pessoas em torno de suas marcas, criando conteúdos como cursos, dicas de desenho, divulgando vídeos do processo criativo e mais. 

O Patreon é uma solução que funciona melhor quando combinada a um outro canal de comunicação, como um perfil no YouTube ou Instagram

10. Colab55

A Colab55 é um site de referência quando falamos do mercado de personalizados. Ela nasceu do intuito de incentivar artistas independentes e evitar desperdícios, já que todas as peças são produzidas sob demanda

Dentre os produtos mais populares da plataforma estão: almofadas e capas, quadros decorativos e pôsteres, cadernos e agendas, ecobags e mais. 

Como vender desenhos na internet: 5 cuidados essenciais 

Agora que você conhece algumas das plataformas mais importantes dentro desse segmento, é hora de aprender algumas dicas de como vender desenhos na internet, aumentar o seu público e mais. 

Leia agora: 

1. Crie sua loja virtual 

O primeiro passo para vender desenhos na internet é ter um lugar só para a sua marca. Como mencionamos anteriormente, ter uma loja virtual permite que você crie um catálogo próprio, sem depender de sites terceiros.

Isso pode ser muito vantajoso do ponto de vista do branding no futuro, além de facilitar o contato com seus clientes. Hoje, existem muitas plataformas de Ecommerce que podem ser usadas para vender arte na internet. 

Sugerimos que você faça uma pesquisa e encontre a que mais se adequa às suas necessidades. 

2. Participe de feiras 

As feiras de artistas, sejam elas físicas ou virtuais, são eventos muito valiosos para aqueles que desejam vender desenhos. Elas costumam atrair um público muito específico, ou seja, que apresenta o maior grau de interesse em produtos do tipo. 

Essa também é uma boa oportunidade para fazer networking com outros artistas, entendendo como eles vendem e compartilhando dicas sobre o mercado. Esses eventos também são uma ótima oportunidade para se aproximar do público, entender quais os produtos que eles mais procuram e muito mais. 

3. Aceite comissões 

As comissões são trabalhos personalizados, encomendados por clientes que desejam uma arte específica. Elas podem ajudar ilustradores no início da carreira a construir um portfólio e criar uma carteira de clientes variada.

Os desenhos personalizados podem até dar mais trabalho, já que requerem um diálogo mais aberto com o cliente, mas certamente valem a pena no longo prazo. Fazer um bom trabalho em uma comissão pode te garantir indicações e novos clientes. 

Uma das formas de aceitar comissões é anunciar o seu trabalho em plataformas como o Twitter, Instagram, Reddit ou até mesmo no Patreon. 

4. Personalize objetos com seus desenhos 

Enquanto muitas pessoas gostam de artes e ilustrações, é possível que uma parte do público mantenha-se relutante em pagar por um item meramente decorativo. Por isso, investir na personalização de produtos – como camisas, canecas, cadernos e etc – pode ser uma boa alternativa para aumentar as vendas

Essa é uma forma de oferecer funcionalidade e ainda manter a sua identidade visual em evidência. 

Faça uma pesquisa sobre os produtos mais populares ou os mais vendidos dentro do seu nicho de mercado e invista na personalização para alcançar novos clientes. 

5. Divulgue os seus desenhos nas redes sociais 

Muitas vezes, pode ser difícil quebrar a barreira da timidez, mas se você quer vender seus desenhos na internet, saiba que as redes sociais são uma das ferramentas mais poderosas.

Hoje, muitos artistas conseguem criar audiências gigantescas, apenas compartilhando seus desenhos e processos criativos no Instagram ou YouTube. Para isso, é preciso de uma estratégia de produção de conteúdo.

Algumas das ferramentas que você pode usar são os Reels do Instagram, os Shorts do YouTube e os grupos do Facebook. Não tenha medo de publicar suas artes, fazer testes com formatos de conteúdo e experimentar! 

É verdade que criar conteúdos para internet nem sempre é tão fácil quanto criar artes incríveis. Afinal, nem todos os desenhistas são também especialistas em marketing de conteúdo. 

Se você quer conhecer estratégias de marketing para alavancar os seus conteúdos e trazer mais vendas, precisa conhecer o treinamento Marketing de Conteúdo para Empresas

Ao longo das aulas, você vai aprender como aumentar o impacto da sua marca na internet por meio do marketing de conteúdo, criando mais oportunidades de vendas em plataformas como o Instagram, TikTok e mais. 

O treinamento completo já está disponível para assinantes do Ecommerce na Prática. Para saber mais, clique aqui

Perguntas Frequentes

Como ganhar dinheiro com seus desenhos?

Hoje, é possível ganhar dinheiro com desenhos graças a uma série de plataformas e canais de venda especializados. Algumas das principais opções para quem busca como vender desenhos na internet são a Nuvemshop, o marketplace Elo7 ou a plataforma Colab55.

Quanto custa um desenho feito à mão?

Os preços de um desenho feito à mão podem variar de acordo com a complexidade da imagem, o tamanho do desenho e até mesmo a expertise do artista. É comum que desenhos à mão sejam vendidos por centenas de Reais, principalmente as comissões.

Como vender desenhos feitos à mão na internet?

Você pode vender os seus desenhos feitos à mão por meio de lojas virtuais, marketplaces ou redes sociais. Crie conteúdo relevante em torno da sua marca para alavancar as vendas em todos os canais.