Para se ter um negócio de sucesso no Ecommerce, não há muito como fugir: você precisa conhecer a fundo os principais canais de vendas digitais disponíveis. Eles são meios poderosos para você criar e escalar um negócio pela internet. 

Contudo, a pergunta que logo surge à mente dos empreendedores nesse contexto é a seguinte: quais seriam as melhores opções para os negócios?

A verdade é que cada canal de venda, seja ele físico ou digital, tem as suas características e particularidades. Cabe a você conhecê-las bem e aproveitar todo o potencial desses canais…

E a boa notícia nesse sentido é que se você quer saber quais canais de vendas existem e as melhores opções para o seu negócio, fique atento aos próximos tópicos… pois nós vamos te ajudar a entender isso ao longo deste artigo!

O que é um canal de vendas?

Os canais de vendas são os meios pelos quais as empresas vendem seus produtos para os consumidores. São os principais elos que conectam o negócio aos seus respectivos clientes e, por isso, precisam funcionar da melhor maneira possível. 

Na prática, eles se dividem entre os canais offline (como lojas físicas, distribuidores, etc) e online (como lojas virtuais, marketplaces, etc). E, apesar de o foco deste artigo ser os principais canais de vendas digitais, vamos falar sobre ambos os tipos ao longo do conteúdo... 

Afinal de contas, um negócio pode muito bem operar tanto pela internet quanto pelo modelo tradicional do físico, não é verdade? Então, continue a leitura!

Baixe GRATUITAMENTE o Checklist Ecommerce do Zero e conheça os 6 Passos para criar um negócio Sólido e Lucrativo na Internet.

Quais são os canais de venda offline?

Antes mesmo de conhecer e entender os principais meios de se vender online, vale a pena saber quais são os canais de venda offline. Veja a seguir: 

Ponto de venda

O Ponto de Venda (PDV) nada mais é do que uma loja física. Ou seja, o mais conhecido canal de venda offline que existe

Para comercializar os seus produtos em um ponto de venda, então, basta que você compre ou alugue um espaço físico que atenda às necessidades do seu negócio. Nele, é possível atender clientes pessoalmente e até manter um estoque de produtos… mas este, em específico, depende do tipo de mercadoria que você vende e do espaço disponível. 

Como dito anteriormente, o ponto de venda é um dos mais tradicionais do varejo. Contudo, em meio ao crescimento avassalador das vendas online nos últimos anos, é indispensável que ele funcione em comunhão com uma loja virtual… 

Existem alguns passos importantes para fazer isso da forma correta. Nós explicamos em detalhes neste artigo: 3 passos para levar sua Loja Física para o Ecommerce

Distribuidores

Os distribuidores são os responsáveis por disponibilizar os produtos para as empresas que vão vendê-los. Isto é, são os intermediadores entre produtores e consumidores.

Assim, como podem atuar de forma mais ampla, abrangendo vários tipos de negócios, acabam englobando lojas físicas, atacado, varejo e até mesmo a venda direta ao consumidor.

Aproveite e leia também: Qual a diferença entre Atacado e Varejo? Entenda

Venda direta

Na hora de saber quais são os canais de venda offline, não dá para deixar de lado as vendas diretas. 

Na prática,  o vendedor atua como representante comercial de alguma empresa, normalmente sem vínculo empregatício, e recebe comissão sobre as vendas. Bastante popular aqui no Brasil, não é mesmo?

Alguns exemplos de empresas que trabalham assim, são: Natura, Avon, Jequiti, O Boticário, etc.

Telemarketing

Quantas vezes você se deparou com uma ligação de algum atendente de telemarketing? Pois é… não é à toa que esse é um dos canais de venda offline mais antigos e conhecidos entre as pessoas. 

Por meio do telefone, muitas companhias conseguem fazer não só atendimento aos consumidores, mas também realizar vendas, sempre contando com estratégias de outbound marketing para fazer isso. 

Aproveite para ler também: 25 Termos do Marketing que Você Precisa Conhecer

Quais são os canais de venda online?

Neste ponto do artigo você já sabe o que é um canal de venda e quais são os mais tradicionais do ambiente físico. Que tal, então, conhecer agora quais são os canais de venda online que mais se destacam?

Veja uma lista a seguir:

Loja Virtual

A loja virtual (que muitas vezes também é chamada de Ecommerce) é um espaço individual, criado por uma determinada empresa a fim da comercialização de seus produtos ou serviços no ambiente digital

Esse tipo de canal de venda digital é feito por meio de uma plataforma de Ecommerce, como a Nuvemshop, por exemplo. 

Na prática, optar pelo uso de uma loja virtual é uma ação mais indicada para empresas que já possuem um bom número de vendas. Caso contrário, indica-se começar um negócio online por meio dos marketplaces, que já contam com uma forte audiência de pessoas realmente interessadas em comprar os mais diversos itens. 

Em uma loja virtual, você consegue fazer:

  • Gestão de estoque automatizada;
  • Integração com outros canais de venda;
  • Escolha de layouts que mais se encaixam com a identidade visual e necessidades da sua empresa;
  • Disponibilização de variados meios de pagamento;
  • E outras ações.

Ou seja, você consegue fazer a gestão do seu Ecommerce em uma plataforma, integrando diversas áreas da sua empresa em um só lugar. Uma excelente opção, não é verdade?

Caso você queira entender um pouco mais sobre lojas virtuais, sugerimos a leitura deste artigo: Loja virtual para iniciantes: saiba criar seu próprio negócio

Marketplace

Os marketplaces vem crescendo muito no gosto do consumidor ao longo dos últimos anos e, consequentemente, também entre os lojistas.

Essas plataformas funcionam como grandes shoppings virtuais, onde empresas vendem produtos dos mais variados nichos e segmentos. 

A seguir, conheça alguns dos principais marketplaces que atuam no país:

Mercado Livre

O Mercado Livre é o maior marketplace da América Latina e, só no Brasil, possui mais de 112,5 milhões de clientes ativos.

É vista como uma das principais portas de entrada para pessoas que querem empreender online, além de também ser o espaço perfeito para médias e grandes empresas aumentarem ainda mais o alcance de seus produtos. 

Ao longo de 2021, o Mercado Livre investiu R$ 10 bilhões no Brasil. E um dos principais focos disso foi o de expandir sua logística de entrega, sob o intuito de fazer envios ainda mais rápidos para todos os estados. A abertura de novos centros de distribuição e até o lançamento de uma frota própria de aviões são alguns exemplos disso.

Para entender em mais detalhes como funcionam as vendas no Mercado Livre, vale a pena a leitura do artigo: Como Vender no Mercado Livre [Passo a Passo]. E para saber o que vender por lá, sugerimos esse: 600 Produtos Mais Vendidos no Mercado Livre (e na Internet)

Americanas

O Americanas Marketplace é outro merece destaque nesta lista sobre os melhores canais de vendas digitais. 

Antes chamado de B2W Marketplace, a plataforma se tornou uma das principais opções para os empreendedores brasileiros. Assim como as demais gigantes do setor, o Americanas Marketplace também fez uma série de investimentos para se tornar mais atraente não só para consumidores, mas também para os empreendedores. 

Nesse sentido, inaugurou centros de distribuição, inseriu carros elétricos e tuc-tucs (veículos inspirados nos triciclos indianos), além de ter lançado os smart lockers (armários inteligentes) e um serviço de importação de produtos da China para os sellers. 

Ou seja, tudo para tornar as entregas mais ágeis e fazer com que seus vendedores faturem ainda mais. 

Neste artigo, você consegue saber ainda mais sobre o marketplace. Dá só uma olhada: Como vender na Americanas Marketplace Passo a Passo

Amazon

A Amazon está entre as companhias mais valiosas do mundo e é simplesmente referência quando o assunto são as vendas no Ecommerce. 

Aqui no Brasil, o marketplace segue a mesma lógica do que os demais… e não está deixando passar a oportunidade de fazer investimentos para expandir ainda mais suas atividades no país. 

A abertura de novos centros de distribuição, a disponibilização de seu serviço de fulfillment (o FBA by Amazon) para os lojistas brasileiros e várias outras ações pontuais são reflexo disso. 

Ano após ano, a companhia se esforça para ficar entre as principais opções de marketplace para os vendedores daqui. E se você quiser saber como comercializar seus produtos por lá, nós te explicamos como neste artigo: Amazon Marketplace: o que é e como vender por lá

Magalu

Não dá para não citar o Magalu na hora de saber mais sobre quais são os canais de venda online, não é mesmo? O marketplace vem conquistando cada vez mais espaço entre os consumidores e vendedores. Afinal, quem nunca ouviu falar na Lu, do Magalu? Pois é…

A companhia tem investido pesado em sua expansão no mercado de Ecommerce e chama a atenção não só por ser uma excelente opção para os vendedores, mas também por suas fortes aquisições

Ao longo dos últimos anos, foram comprados pelo Magalu: Jovem Nerd, CanalTech, KaBuM!, Estante Virtual, Época Cosméticos e várias outras empresas de segmentos que estão em plena expansão no comércio eletrônico

Cada uma delas com o alto poder de chamar mais atenção para o marketplace, para o App Magalu e, consequentemente, para quem comercializa produtos no Magazine Luiza Marketplace. 

Ficou animado de vender por lá? Confira tudo o que você precisa saber para fazer isso neste artigo: Como vender no Magalu Marketplace

Via Marketplace

O Marketplace da Via (antiga Via Varejo) também merece destaque. Nele, você consegue vender pelas plataformas: Casas Bahia, Pontofrio e Extra.com, que são marcas do Grupo Via. 

Assim como os outros marketplaces, o Via também tem lançado as mais diversas iniciativas para crescer nas vendas online…

No último ano, disponibilizou para os lojistas o serviço de Drop Off (modalidade que permite aos clientes a retirada em loja física de produtos comprados no marketplace), apostou em veículos elétricos para a realização de entregas e implementou outras importantes ações.

Um ponto de destaque é que, em 2021, o marketplace venceu na categoria de melhor do ano pelo Prêmio ABComm de Inovação Digital. Ou seja, algo que só comprova o quanto a plataforma tem se esforçado para crescer no país.

Para saber mais sobre o Via Marketplace, leia o artigo: 5 Passos para vender na Via Varejo Marketplace

Redes sociais

Já foi o tempo em que as redes sociais eram apenas espaços para o compartilhamento de fotos e vídeos com família e amigos. Atualmente, essas plataformas são poderosos canais de vendas digitais. 

Segundo pesquisa feita pela All iN | Social Miner, em parceria com a Etus e a Opinion Box, 74% dos brasileiros usam redes sociais para comprar. Um percentual considerável, não é verdade?

Diante disso, vamos conhecer as principais redes sociais que você pode utilizar como canais de vendas digitais? Veja a seguir:

Facebook

Pertencente ao grupo Meta (conglomerado que também controla WhatsApp e Instagram), o Facebook tem sido importante para o crescimento de muitas empresas

É verdade que o seu alcance diminuiu consideravelmente ao longo dos últimos anos, mas, por meio de anúncios no Facebook Ads, a plataforma continua importante para quem empreende online.

Só que para ter sucesso utilizando a plataforma é preciso conhecer estratégias certas… no artigo 11 Formas de Impulsionar as Vendas no Facebook em 2022, por exemplo, nós mostramos algumas formas de você fazer isso para expandir ainda mais a sua empresa. Vale a pena a leitura. 

Instagram

Empresários mais atentos já perceberam o potencial absurdo que o Instagram tem para alavancar os negócios. Se você é um deles, ótimo. Mas se este não for o seu caso, é importante que você fique bem atento a isso o mais rápido possível… Vou explicar.

O Instagram é hoje uma das redes sociais queridinhas dos consumidores. Para você ter uma ideia, ainda de acordo com a pesquisa da All iN | Social Miner - citada anteriormente -, o Instagram é o preferido por quem usa as redes para buscar produtos (62%), seguido pelo Facebook (61%), Google Shopping (61%) e Whatsapp (37%):

Além disso, a audiência do Instagram já é 35% maior do que a do Facebook, segundo o relatório da Socialbakers. E investimentos feitos por marcas tanto no Instagram quanto no Facebook cresceram 60% só no 1º semestre de 2021. 

Ou seja, a plataforma é um poderoso canal de vendas digitais, em que você pode produzir os mais variados tipos de conteúdos, como posts no feed, stories e enquetes… tudo para alavancar o seu negócio por lá. 

Para saber mais sobre tudo isso, leia o artigo: 7 Passos para Vender no Instagram em 2022

Whatsapp

O Whatsapp não é considerado necessariamente como uma rede social, mas vale a pena ser inserido neste tópico como um canal de vendas digitais. Isso porque a plataforma tem feito a diferença diariamente na vida de consumidores e lojistas. 

Um dado que comprova isso é que o uso do Whatsapp para negócios cresceu 251% em 2021, segundo o Panorama Mobile Time/Opinion. 

Para ter sucesso utilizando a plataforma, um dos primeiros passos é entender bem como funciona o Whatsapp Business, sua versão direcionada para negócios. É com ela que os lojistas estão conseguindo não só atendimentos eficientes, mas também fechar vendas. 

Quer saber tudo sobre o poder do Whatsapp para as vendas? Confira o artigo: Guia Definitivo: Como vender pelo Whatsapp todos os dias

TikTok

De acordo com pesquisa feita pela Apptopia, o TikTok foi o aplicativo mais baixado no mundo em 2021, somando um total de 656 milhões de downloads. Com isso, a rede social vem deixando de ser um espaço apenas para compartilhamento de vídeos curtos e divertidos.

A verdade é que o Tik Tok tem se consolidado cada dia mais como um excelente canal de vendas digitais para as empresas. Um de seus diferenciais é justamente permitir que as marcas se destaquem por meio de ações com influenciadores digitais ou pela produção de conteúdo da própria empresa. 

Para ter sucesso por lá é preciso, antes de tudo, saber como anunciar no Tik Tok. Depois, vale a pena conferir este artigo que destrincha tudo sobre a rede social: Como Ganhar DINHEIRO no TIKTOK para Empresas [IDEIAS CRIATIVAS]

Youtube

O Youtube é um dos principais mecanismos de busca online da atualidade, ficando atrás apenas do Google. Ao todo, possui cerca de 2,29 bilhões usuários em todo o mundo… e cada vez mais se mostra uma forte opção entre os canais de vendas digitais. 

Na prática, o Youtube funciona bem para a criação de vídeos focados principalmente nas áreas de Educação e Entretenimento. Para saber o que produzir por lá (aliás, em qualquer uma das plataformas que citamos neste artigo), é crucial ter a persona do negócio bem definida. Assim, você fornece conteúdos que realmente são interessantes para o seu público. 

Para saber mais sobre como funciona o Youtube para os negócios, leia: Como ganhar dinheiro no Youtube

M-commerce (ou Mobile commerce)

Na hora de entender quais são os canais de vendas online, não tem jeito: o M-commerce não pode ficar de fora. Isso porque o uso de smartphones para pesquisa e compra de produtos tem crescido muito entre os compradores.

Ao longo da pandemia da Covid-19, por exemplo, as compras online por smartphone cresceram 36%, segundo levantamento feito pela Visa. E o Brasil foi o país que mais fez uso de dispositivos móveis para comprar no Ecommerce, marcando 20% das respostas versus 10% do computador.

Por isso, ficar atento às medidas que facilitam a experiência do usuário por meio de smartphones, tablets e demais dispositivos tornou- se algo vital para quem vende online. E, acredite, ignorar isso é desperdiçar valiosas oportunidades de vendas. 

Email Marketing

O Email Marketing é um dos canais de venda digitais mais conhecidos. É uma estratégia um pouco mais antiga, mas que se mantém relevante até hoje, pois ajuda as empresas a se comunicarem diretamente com seus clientes. 

Entre as principais vantagens do Email Marketing para o Ecommerce, estão:

  • Possibilidade de atingir o público certo;
  • Bom custo-benefício;
  • Fortalecimento da relação com os clientes;
  • Sustentabilidade;
  • E outras. 

Logo, se você ainda não utiliza esta estratégia de marketing digital no seu negócio, vale a pena repensar sobre o assunto. 

Google Ads 

É por meio do Google Ads que você consegue gerar tráfego para a sua loja virtual. Então, não há como não citar a sua importância como um dos principais canais de vendas digitais… 

Ele funciona da seguinte maneira: você compra palavras-chave relevantes para o seu negócio e, a partir disso, cria anúncios que serão exibidos no Google (e outros sites da companhia) para os consumidores no ato da pesquisa por produtos com base nesse termo.

Assim, você consegue fazer anúncios a fim de envolver e atingir o seu público, levando-os a comprar os produtos do seu Ecommerce. Excelente opção, não é mesmo?

Aproveite para saber mais: Google Ads: 4 Pilares para Aumentar a Performance dos Anúncios

Comparadores de preço

Como o próprio nome já indica, os comparadores de preço são sites que permitem ao lojista disponibilizar produtos para que os compradores analisem tanto a sua oferta quanto a de outras empresas.

Nesse sentido, os mais conhecidos são Google Shopping (que vamos falar em mais detalhes adiante), Buscapé, Zoom e Bondfaro.

Assim, eles são excelentes opções de canais de vendas digitais, uma vez que, se a pessoa clicar no seu produto, ela vai direto para a loja virtual e pode ter acesso a mais informações e fechar a compra. 

Google Shopping

Utilizar o Google Shopping é uma maneira eficiente de anunciar diretamente em um espaço onde os consumidores estão. Isso porque para vender online, é importante que você esteja presente onde eles estão… e não há lugar melhor como o Google, não é verdade?

Na prática, ele funciona como uma espécie de vitrine para os produtos anunciados no Google Ads. E é dos comparadores de preços mais conhecidos entre os consumidores por causa de sua praticidade e agilidade na hora de encontrar itens de desejo.

É uma boa opção entre os canais de vendas digitais, não é mesmo? Vale a pena ficar bem atento a ele! 

Programa de afiliados

O programa de afiliados funciona através de uma parceria entre quem produz o conteúdo a ser vendido e quem vai vendê-lo. Ou seja, produtor e afiliado.

Para isso acontecer, ambas as partes precisam contar com o auxílio de uma plataforma. Entre as opções mais conhecidas no mercado, estão: Hotmart, ClickBank e EDUZZ, por exemplo. 

Ao longo dos últimos anos, o programa de afiliados se tornou uma das principais escolhas das pessoas na hora de trabalhar com vendas online. Isso pela facilidade de executar o trabalho no dia a dia… já que dá para fazer isso apenas com um computador e/ou smartphone. 

Inclusive, é uma excelente forma de trabalhar em casa e gerar renda. E temos um vídeo falando sobre isso… veja só:

Qual o melhor canal de vendas na internet: como escolher

Isso vai depender de diversos fatores, como o tipo de produto ou serviço que você comercializa, a forma como você quer disponibilizá-lo para venda, o público que você quer atingir, etc. 

Na hora de saber qual o melhor canal de vendas na internet, pense no que mais se encaixa aos objetivos do seu negócio. Isso não quer dizer que você precisa escolher apenas um… Na prática, você pode vender o que deseja contando com um, dois, três ou mais canais de vendas digitais. 

Além disso, considere também a equipe que trabalha com você, isto é, quem vai administrar esses canais no dia a dia dos negócios. Para uma boa gestão do negócio, você precisa conhecer a fundo cada um deles e ter um time bem treinado para extrair o melhor desses meios de se vender online. 

Por fim, chegamos então a uma das etapas mais importantes quando o assunto são os canais de vendas digitais: como criar um negócio e aproveitar todo o potencial de cada um deles? É o que te mostro a seguir…

Tire a o seu negócio do papel com o checklist Ecommerce do Zero

Ao longo deste artigo, você conheceu as melhores e mais conhecidas opções de canais de vendas digitais. Todos eles têm o seu papel e desempenham uma função específica na hora de ter um empreendimento no Ecommerce.

Contudo, saber como criar um negócio do zero na internet ainda é um obstáculo para muitas pessoas… sejam elas iniciantes no mundo das vendas ou experientes no varejo de alguma forma. 

Se este é o seu caso, fique tranquilo… temos uma boa notícia para você nesse sentido: o checklist Ecommerce do Zero! 

Com ele, você vai conhecer os passos mais importantes para você tirar o seu negócio do papel e fazer vendas todos os dias

Este é um conteúdo elaborado por especialistas do Ecommerce na Prática e você pode baixá-lo gratuitamente clicando no botão abaixo. Então… aproveite!