Engana-se quem pensa que as estratégias de Black Friday funcionam apenas para grandes empresas. A cada nova edição do evento, mais empreendimentos menores participam – e fazem bonito! Neste artigo, vamos te mostrar alguns dos preparativos da Black Friday para micro e médios empreendedores!

Independentemente do porte da sua empresa, uma coisa é certa: a Black Friday é um momento cheio de oportunidades. É por isso que cada vez mais pequenos empreendedores adotam a data comercial em seus calendários, esperando vender mais, expandir a cartela de clientes, alavancar a marca e até mesmo desencalhar alguns produtos. 

Diante desse cenário, é importante estar preparado para saber como aproveitar a Black Friday para micro e médios empreendedores. 

Para te ajudar nisso, preparamos este artigo com algumas dicas essenciais, que vão te ajudar a aproveitar essa importante data comercial. Boa leitura!

Black Friday para micro e médios empreendedores: 7 dicas para se preparar 

Se você começou a vender há pouco tempo, ou ainda não conseguiu escalar a sua empresa, saiba que a Black Friday pode ser uma importante virada de chave no seu negócio… 

É nessa ocasião que sua empresa vai atrair mais tráfego para o site, alcançar novos compradores, aprofundar laços com clientes antigos e ainda provar que é confiável e capaz de fazer entregas dentro do prazo. 

Mas para que tudo isso se concretize, é preciso uma boa dose de preparação.

A seguir, vamos listar algumas dicas para pequenos empreendedores venderem mais na Black Friday. Leia! 

1. Planeje-se com o máximo de antecedência

O planejamento é o ponto de partida no aproveitamento da Black Friday para micro e médios empreendedores. Por isso, você deve antes de mais nada pensar em uma estratégia para aproveitar a data da melhor maneira.

Com uma boa estratégia em mãos, você vai poder direcionar quais passos seguir e em qual momento. Colocar tudo no papel vai te ajudar a ter uma visão mais completa da campanha. Assim, você consegue evitar atitudes sem estratégia ou por impulso.

💡 Como criar um planejamento de vendas para a sua empresa? Aprenda agora

2. Avalie o seu estoque e converse com os fornecedores

Por mais que colocar os produtos que estão há muito tempo estocados em oferta seja uma estratégia comum durante a Black Friday, usar apenas ela pode ser um grande erro. 

Até porque, em muitos casos, os produtos não vendem simplesmente porque não estão gerando interesse no consumidor.

Ainda assim, vale muito a pena aproveitar essa época para desencalhar produtos do estoque, porém é importante incluir outros produtos mais atrativos

Para chegar nesses produtos, verifique se há outros produtos no seu estoque que podem ser ofertados e converse com seus fornecedores para garantir que seus clientes aproveitem a Black Friday.

📦 Controle de estoque: o que é, para que serve e como fazer [GUIA]

3. Faça uma análise dos preços para calcular os descontos possíveis

Faça um levantamento dos preços de produtos que você pretende colocar em oferta e avalie seus custos. 

Fazer essa avaliação é fundamental para analisar sua margem de lucro e ter certeza de que conseguirá atender as expectativas dos clientes sem ficar no prejuízo.

Afinal, fazer com que a Black Friday para micro e médios empreendedores valha a pena exige muita atenção na hora de definir os preços para aproveitar a data tendo lucro.

💲 Se quiser uma ajuda com a precificação dos seus itens, baixe gratuitamente a planilha de precificação inteligente, criada por especialistas do Ecommerce na Prática!

4. Ofereça benefícios e vantagens reais para os clientes

Por muito tempo, a Black Friday teve o apelido de “black fraude” por conta de vendedores que aumentavam os preços dos produtos dias antes e para os diminuíam  durante a data. Por isso, nunca cansamos de deixar claro que essa estratégia só vai prejudicar o seu negócio.

Isso porque, durante a Black Friday, os seus clientes vão ser bombardeados com muitas ofertas reais. A concorrência é grande e você certamente vai competir com algumas das maiores empresas do mercado

Por isso, uma forma de se destacar é oferecer outros benefícios e vantagens para os clientes, como brindes, cupons para serem usados em outros períodos e outros tipos de promoção. 

Assim, além de atrair a atenção do cliente, você consegue estimulá-lo a comprar mais e aumentar as chances de fidelização desse público.

🎁 17 Ideias de promoções inteligentes para fechar mais negócios

5. Seja fiel às promessas que fizer

Nesse período são frequentes os casos de lojas que vendem muitos produtos, mas não conseguem entregar ou que não têm o produto que o cliente comprou em estoque. 

Isso acaba prejudicando muito a visão dos clientes sobre a empresa.

Por essa razão é tão importante fazer um planejamento antes de tudo. Assim, você consegue evitar esse tipo de situação, ao acompanhar as vendas dos produtos e tirar as ofertas do ar assim que acabarem os estoques dos mesmos.

6. Comece o quanto antes

Levando em conta que são muitas as empresas disputando a atenção dos clientes, diversas empresas começaram a criar suas próprias semanas de descontos, antes da Black Friday. 

Afinal, essa é uma oportunidade de converter o cliente antes de outra empresa. 

Existe outro grupo de empresas que preferem fazer as ofertas depois, para converter quem não fez nenhuma compra ou não encontrou o desconto que estava esperando. Mas claro que essa estratégia pode ser mais arriscada, pois durante a Black Friday os clientes estão mais inclinados a comprar. 

Ou seja, a melhor estratégia é investir bastante em marketing e em ações de divulgação para aproveitar a Black Friday para atrair os clientes para a sua loja. 

7. Capriche no pós-venda

Após a Black Friday, seu trabalho não está concluído. O pós-venda é uma etapa crucial para garantir a satisfação contínua do cliente e incentivar compras futuras. Certifique-se de acompanhar os pedidos, enviar confirmações de entrega e solicitar feedback dos clientes sobre a experiência de compra.

Além disso, considere enviar mensagens de agradecimento e ofertas especiais de pós-Black Friday para demonstrar seu apreço pela escolha dos clientes em fazer negócios com sua empresa. Um atendimento pós-venda excepcional pode fortalecer o relacionamento com o cliente e criar clientes leais a longo prazo.

Lembre-se de que a Black Friday não é apenas sobre conquistar novos clientes, mas também sobre manter e nutrir os relacionamentos com os clientes existentes. 

Quais os erros mais comuns para pequenos e médios empreendedores durante a Black Friday?

A primeira Black Friday de uma empresa é um período marcado por muitos aprendizados. Apesar disso, a inexperiência pode fazer com que essa data não seja tão proveitosa para pequenos empreendedores. 

Pensando nisso, listamos alguns dos erros mais comuns que micro e médios empreendedores cometem durante a Black Friday. Veja só: 

  • Não ter metas específicas: é preciso traçar estratégias com base em metas específicas e realistas. Objetivos amplos demais, como “aumentar vendas” ou “queimar estoque” podem tornar o planejamento mais difícil; 
  • Oferecer promoções falsas: o seu cliente sabe quando está sendo enganado. Por isso, sempre prefira oferecer condições de compra que sejam genuínas, ainda que elas não pareçam tão vantajosas quanto as dos concorrentes; 
  • Não treinar a equipe de vendas: se você tem vendedores ou pessoas dedicadas ao atendimento ao cliente, é importante que elas estejam preparadas para tirar dúvidas, fazer ofertas e oferecer suporte ao cliente no que ele precisar; 
  • Errar na duração da campanha: a Black Friday é uma promoção sazonal, que deve acontecer durante o mês de novembro. Antecipar essas promoções pode causar uma desconfiança em seu cliente e comprometer as vendas durante o período.; 
  • Não acompanhar as métricas: todos os esforços que você faz durante a campanha de Black Friday precisam ser documentados e analisados ao fim do período. Isso vai permitir que você aprenda com os seus erros e construa uma campanha melhor no ano que vem. 

Aprenda o passo a passo para vender muito nessa Black Friday! 

Preparar-se para a Black Friday não pode ser uma etapa negligenciada pelo seu Ecommerce. São vários pontos aos quais deve prestar atenção, que vão além do simples desconto no produto.

Mas, sempre há tempo para se preparar e fazer uma Black Friday melhor do que a anterior! 

E para te ajudar com isso, criamos um material exclusivo com todos os passos que você deve seguir para se preparar para a próxima Black Friday.

Esse é um material gratuito que servirá como um guia para a sua loja virtual.

Baixe gratuitamente o playbook Black Friday, clicando aqui:

Perguntas Frequentes

Quais cuidados que micro e médios empreendedores devem ter durante a Black Friday?

1. Planeje-se com o máximo de antecedência; 2. Avalie o seu estoque e converse com os fornecedores; 3. Faça uma análise dos preços para calcular os descontos possíveis; 4. Ofereça benefícios e vantagens reais para os clientes; 5. Seja fiel às promessas que fizer; 6. Comece o quanto antes; 7. Capriche no pós-venda.

Quais os erros mais comuns para pequenos e médios empreendedores durante a Black Friday?

Não ter metas específicas; oferecer promoções falsas; não treinar a equipe de vendas; errar na duração da campanha; não acompanhar as métricas.