Para o empreendedor que quer entrar de verdade no jogo do comércio eletrônico, saber vender em grande volume e anunciar dentro de marketplaces é uma habilidade fundamental. Confira o texto e aprenda como vender mais no Mercado Livre:

Como vender mais no Mercado Livre

Considerado o maior marketplace do mundo, o Mercado Livre opera centenas de milhões de operações de vendas todos os anos.

Não é à toa que tantos Ecommerces consigam faturar alto em seus primeiros meses sem nem mesmo precisar de uma plataforma.

Para vender lá, não existe segredo. Nas dicas de hoje, vou te explicar os principais pontos para fazer anúncios profissionais e vender MUITO no quinto site mais acessado do Brasil.

como vender mais no mercado livre

Criando títulos matadores para o Mercado Livre

No treinamento Ecommerce do Zero, eu disponibilizo um módulo bônus inteiro sobre o Mercado Livre. Essa é a importância que dou para esse marketplace.

Dentro desse bônus, separo uma aula inteira apenas para falar sobre a montagem dos títulos dos seus produtos.

E sabe por que isso é importante? Porque um bom título, além de ser mais persuasivo, também faz com que você apareça para mais gente (+ visibilidade = + possibilidades de compra).

Para saber como vender mais no Mercado Livre, é necessário usar recursos de comunicação que te coloquem no topo das buscas, aumentando suas chances de conversão.

O poder dos gatilhos mentais é arrasador. Saber se comunicar com o público é uma garantia de retorno financeiro. Jamais negligencie os títulos dos anúncios. Muitas vezes, é a única parte que vai ser lida pelos possíveis clientes da sua empresa.

Para aprender como vender mais no Mercado Livre, a primeira - e mais importante - dica que posso te dar é: entenda exatamente como o seu cliente procura pelo seu produto. A busca do cliente e o seu título precisam estar em sintonia, assim você multiplica o número de vezes que o seu anúncio será visualizado.

Para descobrir como os usuários estão buscando pelos produtos do seu mercado é bastante simples: acesse a seção “O mais buscado” do Mercado Livre.

Depois disso, selecione o seu mercado e comece a navegar entre produtos e categorias. O Mercado Livre vai mostrar quais são os 40 termos mais populares entre os usuários daquele segmento.

Leia mais: Como criar headlines incríveis para os seus anúncios do Facebook

Escolhendo a palavra-chave e estruturando um bom título

Agora que você tem a preciosa informação sobre como os clientes procuram pelos seus produtos, precisa saber exatamente como usar isso a seu favor.

No momento de criar o seu título, o primeiro passo é definir qual será a sua palavra-chave, o termo mais importante dentro do anúncio a ser montado. Essa palavra deve aparecer logo no início do título.

Depois disso, faça uma relação com todas as características mais importantes do produto (cor, tamanho, modelo etc), pois tudo precisa constar nesse título.

Usar a palavra-chave correta é ser cirúrgico na comunicação com seus possíveis clientes.

como vender mais no mercado livre

Fotos de qualidade

A experiência de compra online é totalmente diferente da física, portanto, investir em imagens de qualidade é fundamental para o sucesso de um Ecommerce.

As fotos fornecidas pelos fabricantes podem vir sem tratamento e com baixa resolução, o que acabam desvalorizando o produto e por vezes impossibilitando a publicação em marketplaces.

Por esse motivo, o ideal é arcar com algum investimento para tornar as fotos de seus produtos um diferencial no seu anúncio.

As imagens são essenciais para a venda de seus produtos.

É através delas que o seu cliente vai ver em qual estado o seu produto está, além de causar uma maior identificação e destaque no meio das outras ofertas desse mesmo produto.

Não economize nos ângulos! Quanto mais demostrações do produto, melhor.

Os vídeos também são muito bem-vindos, principalmente os demonstrativos, mostrando como o seu consumidor vai utilizar aquele produto.

Quando mais informações e detalhes, melhor!

como vender mais no mercado livre

Descrição elaborada

Criar uma descrição de um produto tem fator decisivo para convencer o visitante de uma loja virtual a efetuar uma compra.

Afinal, basta pensar na seguinte situação: se você entrar em uma loja física e tiver dúvidas sobre um determinado produto, poderá esclarecê-las com um vendedor, que vai estar a postos para ajudá-lo a fazer a melhor escolha.

Já em uma venda online, a descrição do seu produto é que terá esse papel, por isso precisa estar o mais completa possível.

No vídeo “Venda mais com o Círculo Dourado”, Babi Tonhela, Diretora de produtos do Ecommerce na Prática, ensina uma estratégia incrível de como vender mais mostrando o propósito do seu negócio.

Com essa estratégia, é possível atingir o emocional de seus compradores, fazendo eles quererem consumir aquilo que for ofertado.

Para isso, basta utilizar essa técnica do círculo dourado e falar o “porquê” do seu produto mudar a vida de seus consumidores.

Com ela, além de detalhar bastante todas as informações sobre o produto, as chances de compra só aumentam!

Assista esse vídeo para saber mais sobre a estratégia do circulo dourado:

Transação clara

Um dos principais pontos para anunciar de forma profissional, é a transação. É fundamental deixar de forma clara em qualquer anúncio os seguintes pontos:

  1. Como o seu cliente vai pagar.
  2. Como ele vai receber o produto.
  3. Como irá comprar.
  4. Explicar qual a garantia do produto.

Dessa forma, o seu cliente vai estar ciente de todas as etapas de compra. Confiando em você e no produto que oferece, fica muito mais fácil de comprar novamente ou indicar o seu produto.

Não economize em detalhar todas as etapas de transação, isso passa muito mais credibilidade para o seu negócio online. Afinal, quando se tratamos de vendas digitais, estamos lidando com um computador, por isso, humanizar o seu processo em todas as etapas do anúncio, detalhando os pontos de compra e passando confiança, com certeza vai te fazer vender mais.

Assista esse vídeo para saber mais sobre as regras fundamentais para anunciar profissionalmente:

Ganhando em volume de vendas

Entender como vender mais no Mercado Livre está diretamente relacionado ao aprendizado sobre entender como a plataforma funciona, o que valoriza e quais são os pontos que considera relevantes.

Quanto mais um anúncio converte, mais o Mercado Livre entende que ele é relevante, passando a mostrá-lo para mais e mais consumidores.

Assim sendo, é muito importante que você explore todas as estratégias possíveis para criar alguns anúncios que sejam avassaladores em volume de vendas.

Quer uma dica simples de como aumentar as suas chances de vender muito um determinado produto?

Sabe quando você tem uma camiseta com a mesma estampa, mas que está sendo vendida em diversas cores diferentes? Se você cria um anúncio para cada cor, as vendas correm o risco de minguar:

  • Camiseta Estampa X Vermelha = 8 vendas
  • Camiseta Estampa X Roxa = 12 vendas
  • Camiseta Estampa X Preta = 29 vendas
  • Camiseta Estampa X Branca = 65 vendas

Se você anunciasse tudo em um único lugar, o total de vendas seria muito maior, mostrando ao Mercado Livre que aquele seu anúncio é relevante de verdade — além de ser mais persuasivo aos olhos do seu potencial comprador:

  • Camiseta Estampa X Diversas Cores = 114 vendas

Esse é o tipo de dica prática que funciona e traz resultados para muitos mercados, mas que pouca gente conhece e pratica.

Finalizado o seu título, confira se ele não tem sinais de exclamação, vírgula, dois pontos, esse tipo de coisa… O único recurso que você deve usar para separar informações, se necessário, é o hífen (-) - isso melhora sua indexação na plataforma.

como vender mais no mercado livre

Criando uma boa reputação no Mercado Livre

Saber como vender mais no Mercado Livre vai além do seu produto e das suas ofertas. A plataforma valoriza as marcas que tratam os clientes bem.

Se você quer faturar centenas de milhares de reais no Mercado Livre todos os meses, precisará construir uma reputação muito boa por lá.

Esse é um dos critérios que mais importam na hora que o cliente decide se vai fechar ou não uma compra com você.

Na verdade, não existe segredo para criar uma boa reputação: você só precisa trabalhar bem e com preços e produtos competitivos.

Para o Mercado Livre, é interessante que os seus vendedores assumam o compromisso de trabalhar segundo as boas práticas da plataforma, e foi por isso que ele criou uma hierarquia onde todo vendedor começa no mesmo patamar e pode ser promovido a MercadoLíder, MercadoLíder Gold ou MercadoLíder Platinum.

Quanto mais você sobe de patamar, mais o Mercado Livre te considera como um parceiro importante e prioriza as suas vendas, dando mais visibilidade aos seus produtos e, inclusive, encorajando os clientes a comprá-los.

Fora isso, capriche no feedback que você dá aos clientes e potenciais clientes nas perguntas sobre cada produto. Esses comentários ficam visíveis a todos e os consumidores costumam valorizar bastante os vendedores mais atenciosos.

Na hora de conversar com os outros usuários, seja cortês, profissional e demonstre que você não está ali apenas para vender, mas que sua marca realmente se importa com os clientes. Isso pode fazer toda a diferença aos olhos do público.

como vender mais no mercado livre

Conseguindo qualificações

A cada pedido realizado, esforce-se para ser eficiente. Tire todas as dúvidas do comprador, poste o produto o mais rápido possível e acompanhe a entrega para saber se ocorreu algum imprevisto.

Só fazendo isso, as chances são grandes de que, ao final do processo, você receba uma boa qualificação do cliente.

Por outro lado, alguns clientes só lembram de você até o produto chegar. Depois disso, eles simplesmente não querem “perder” um minuto classificando a experiência de compra.

Nesse caso, não perca a oportunidade de enviar um email emocional, dizendo o quanto aquela qualificação é importante para que você continue prestando um bom trabalho no Mercado Livre.

Aliás, você pode mandar um email desses imediatamente após o cliente receber o seu produto. Ninguém perde nada com isso.

Uma excelente reputação passa por excelentes qualificações, então não deixe nenhuma oportunidade passar.

como vender mais no mercado livre

Aprenda a Vender no Mercado Livre e Fature + R$ 18,5 mil por mês

Agora que você já sabe tudo sobre como vender no Mercado Livre, essa é a sua chance de aproveitar os números simplesmente incríveis do Mercado Livre para vender + R$18,5 mil reais por mês.

No treinamento Mercado Livre do Zero, você vai ter acesso ao caminho das pedras para praticamente Hackear o sistema e encontrar os produtos mais vendidos em qualquer categoria…

E o melhor: você NÃO precisa de nenhuma experiência prévia para alcançar esses resultados…

Veja só o que você vai aprender:

  • Como o Mercado Livre pode ser a maneira mais fácil de iniciar o seu negócio mundo das Vendas Online;
  • Como Encontrar Produtos com potencial de se tornar Campeões de Venda;
  • Como se Diferenciar da Concorrência e ser Encontrado pelos Clientes;
  • Como Fazer Anúncios Campeões de Vendas;
  • Como Ganhar Consistência Vendendo Todos os Dias;
  • Como Alcançar a Medalha de MercadoLíder (os Melhores Vendedores do Site).

Assine o Ecommerce na Prática para participar: